Batalhão da Guarda Presidencial (BGP)

  • 2 Respostas
  • 1527 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6831
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Batalhão da Guarda Presidencial (BGP)
« em: Novembro 23, 2015, 03:32:58 pm »
Batalhão da Guarda Presidencial



O Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), também conhecido como Batalhão Duque de Caxias, é uma unidade do exército brasileiro que tem por finalidade realizar a proteção do presidente da República Federativa do Brasil e a guarda das instalações dos principais palácios da Presidência da República. Para integrar esta unidade, que tem a missão mais importante das forças armadas brasileiras, seus integrantes passam por uma rigorosa seleção técnica operacional, psicológica e física. Sua denominação histórica é uma homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro, que foi o primeiro porta-estandarte do Batalhão.

História

O BGP foi criado em 18 de janeiro de 1823, como o Batalhão do Imperador, por Decreto de Dom Pedro I e sediado no Rio de Janeiro, formado por infantes e granadeiros, para apaziguar os ânimos naquela região, por ocasião da Independência do Brasil. Em 1825, deslocou-se para a Província Cisplatina, em Montevidéu, com o objetivo de atuar na Colônia do Sacramento. Com a abdicação de Dom Pedro I, e por falta de normatização, o batalhão é extinto.

Seria recriado por Getúlio Vargas, em 1933, agora como Batalhão de Guardas, com sede no Rio de Janeiro. Envergava, em ocasiões solenes, o mesmo uniforme especial, exibindo as tradições herdadas da Infantaria do Império. Lutou contra a Intentona Comunista em 1935, debelou o Levante integralista em 1937, quando combateu dentro do Palácio da Guanabara.
Em 1960, tem sua sede transferida junto com a Capital Federal para Brasília, passando também a ter a atual denominação. O Batalhão é pioneiro no uso de motocicletas.


Emprego

Tem por finalidade realizar a proteção do presidente da República Federativa do Brasil e a guarda das instalações dos principais palácios da Presidência da República: Palácio da Alvorada (residência oficial do presidente), Palácio do Planalto (local de trabalho do presidente), Palácio do Jaburu (residência oficial do vice-presidente) e a Granja do Torto (local de lazer da presidência).  Além disso, tem por missão participar da cerimônia de entrega de credenciais de embaixadores, guardas de honra a autoridades nacionais e estrangeiras e ainda participar de operações da garantia da lei e da ordem em territórios do Planalto Central.

































« Última modificação: Novembro 23, 2015, 05:40:28 pm por Vitor Santos »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6831
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Batalhão da Guarda Presidencial (BGP)
« Responder #1 em: Agosto 02, 2019, 02:46:02 pm »
Presidente participa de troca da guarda


Batalhão da Guarda Presidencial assume pelos próximos seis meses

Citar
O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da troca de guardas que ocorre a cada seis meses no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (31). O Batalhão da Guarda Presidencial passa a cumprir as funções que estavam com os Dragões da Independência. Simultaneamente, ocorreu a troca das Guardas nos Palácios Alvorada e Jaburu e na Granja do Torto.

Dragões da Independência


A criação de Brasília, do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, o “Dragões da Independência” e do atual Comando Militar do Planalto, entrelaçam-se num contexto histórico nacional.

Com a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, Dom João VI, então Príncipe Regente, resolve criar uma tropa a fim de guarnecer a sede do governo. Com isso, em 13 de maio de 1808, é criado um corpo de Cavalaria com a denominação de 1º Regimento de Cavalaria do Exército. Com o passar o tempo, o Quartel teve diversas denominações, até que, em 4 de julho de 1946, recebeu a denominação atual. O titulo “Dragões da Independência” tem a sua origem nos Dragões de Minas, cuja palavra  simboliza a fidelidade à casa de Bragança, da família Real Portuguesa.

Atualmente, o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas tem como missão: guarnecer as instalações da Presidência da República; realizar o cerimonial militar representativo do Brasil; contribuir para a formação do cidadão brasileiro; manter as tradições equestres da Cavalaria; e participar de missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Batalhão da Guarda Presidencial

Em 12 de outubro de 1822, Dom Pedro I, então imperador do Brasil, escolheu, pessoalmente, os homens que iriam constituir o Batalhão do Imperador, origem do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), criado, formalmente, em 18 de janeiro de 1823. Assim, o BGP é considerado a primeira Unidade genuinamente brasileira.

Atualmente, o “Batalhão Duque de Caxias” – denominação histórica do Batalhão da Guarda Presidencial – permanece no cumprimento de suas ímpares missões constitucionais, segundo as quais deve guardar as instalações presidenciais, realizar o Cerimonial Militar da Presidência da República, do Ministério da Defesa e do Comando do Exército, bem como participar de operações de Garantia da Lei e da Ordem.

FONTE:  https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2019/07/presidente-participa-de-troca-da-guarda

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6831
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Batalhão da Guarda Presidencial (BGP)
« Responder #2 em: Agosto 02, 2019, 02:54:37 pm »