Unidade de Intervenção da GNR (ex-BOP/RI/GNR)

  • 83 Respostas
  • 56990 Visualizações
*

RicP

  • 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #75 em: Julho 18, 2009, 02:30:10 pm »
Citação de: "pxcastro"
Muito bom.
E mais não digo. :D


E eu assino por baixo.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #76 em: Julho 21, 2009, 05:21:51 pm »
Equipas anticarjacking saltam para helicópteros

CARLOS VARELA
GNR treina as suas forças especiais em meios aéreos para o combate ao crime violento.

Snipers, cães e helicópteros. Na GNR, as equipas anticarjacking estão a ganhar novos meios. Na PSP, não há grandes alterações no modelo, mas numa e noutra força de segurança as equipas criadas há um ano vieram para ficar.

As alterações na GNR estão muito associadas ao combate ao "Gangue do Multibanco", um processo de investigação atribuído à Guarda pela Unidade contra o Crime Especialmente Violento do DIAP de Lisboa, e que ficou concluído no mês passado, com a detenção de 15 elementos do gangue.

Durante um ano as equipas da GNR da Unidade de Intervenção (UI) - com origem no Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE), num total de cerca de 70 homens - dedicaram-se quase exclusivamente ao combate ao gangue.

Elementos que estão já a treinar outros modelos de intervenção, "no âmbito das competências definidas legalmente para a GNR", como sustentou, ao JN, o comandante da UI, major-general Luís Newton. E das intercepções em estrada, com recurso a veículos, o figurino passa já pela aplicação de helicópteros no combate ao crime violento.

Os treinos estão a ser feitos para aplicaçar quer em deslocação das forças para assalto, quer no seguimento de veículos suspeitos, com recurso às aeronaves da Empresa de Meios Aéreos (EMA), normalmente usadas no combate aos fogos. É um meio usado para garantir o factor surpresa, mas também para estabelecer perseguições em segurança.

As equipas começaram também a ser usadas no combate ao tráfico de droga, sempre que haja receio da existência de armas na posse de suspeitos ou de conduta violenta. Ainda há duas semanas, em Castelo Branco, três traficantes foram detidos com o auxílio de cães de ordem pública, que entraram pela casa dos suspeitos para os deter e apanhar na cama.

Uma valência que vai também ser mantida é um núcleo de investigação criminal no GIOE, que trabalha em colaboração com a investigação criminal das unidades territoriais, responsável pela recolha, tratamento e análise de informações, uma actividade que pode preceder o início das investigações.

Actualmente estão 10 a 15 casos criminais em avaliação na UI, relacionados com crime violento e alguns com ligações ao Norte do país, que poderão ser entregues ao GIOE ou à investigação territorial.

Um papel muito activo - e na sequência da investigação ao "Gangue do Multibanco" - está a ser dado aos snipers, que operam não como atiradores, usados enquanto tal apenas em situações extremas, mas sim em tarefas de vigilância de suspeitos ou de locais onde estes se encontrem.

Na PSP, com as Equipas de Reacção Táctica Encoberta concentradas na Unidade Especial de Polícia, as alterações não são de monta, mas as lições aprendidas estão a levar à aplicação das "equipas anticarjacking" no combate ao tráfico de droga, com intercepção de viaturas suspeitas. No total, foram feitas 11 detenções, todas elas em flagrante, as primeiras em Agosto de 2008 e as últimas em Maio.

 :arrow: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia ... id=1313042
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

david 6

  • 1
  • +0/-0
Re: Unidade de Intervenção da GNR (ex-BOP/RI/GNR)
« Responder #77 em: Junho 24, 2011, 04:49:45 pm »
Boa tarde, eu gostava de entrar nas forças especiais da gnr mas nao sei como fazer.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Unidade de Intervenção da GNR (ex-BOP/RI/GNR)
« Responder #78 em: Junho 24, 2011, 04:58:00 pm »
Começa por tentar entrar na GNR. c34x
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Pitbull28

  • 3
  • +0/-0
Re: Unidade de Intervenção da GNR (ex-BOP/RI/GNR)
« Responder #79 em: Agosto 12, 2012, 08:04:02 pm »
Boa tarde a todos,

Eu tenho 19 anos, alguem daqui sabe os requesitos para entrar po COE da GNR?

Gostaria de entrar para essa força, uma vez que li aqui no forum que eles fazem treino no CIOE
e eu estava a pensar primeiro ir para o CIOE de Lamego se alguem me pode-se tirar as duvidas agradecia

obrigado!
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Unidade de Intervenção da GNR (ex-BOP/RI/GNR)
« Responder #80 em: Agosto 12, 2012, 10:20:19 pm »
Primeiro tem de entrar na GNR "normal"...portanto...
 

*

Pitbull28

  • 3
  • +0/-0
Re: Unidade de Intervenção da GNR (ex-BOP/RI/GNR)
« Responder #81 em: Agosto 13, 2012, 02:44:13 pm »
Ok e depois de entrar para GNR dita "Normal" que tenho de fazer?

quantos anos de serviço (se necessario),quando abre o curso, se o curso do CIOE tambem da para entrar para essa força...
os requesitos que pedem

obrigado
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Unidade de Intervenção da GNR (ex-BOP/RI/GNR)
« Responder #82 em: Agosto 13, 2012, 04:15:59 pm »
Se o concurso de acesso ao curso de formação de guardas da GNR já não exige o cumprimento do serviço militar, muito menos o acesso a qualquer curso de especialização da GNR (por exemplo, Operações Especiais da GNR) exige que se tenha realizado qualquer curso específico nas forças armadas (por exemplo, Operações Especiais do Exército).

Quanto ao resto não sei dizer. De qualquer maneira, parece-me lógico que inclua provas físicas, podendo eventualmente incluir provas culturais. É esperar que surja alguém que consiga responder a essas questões, mas este fórum não tem praticamente elementos da GNR. Talvez tentar o fórum GNR ou outro fórum mais orientado para as forças de segurança.
 

*

Pitbull28

  • 3
  • +0/-0
Re: Unidade de Intervenção da GNR (ex-BOP/RI/GNR)
« Responder #83 em: Agosto 13, 2012, 05:51:41 pm »
Ok obrigado pela ajuda...