Cinotecnia - muitas dúvidas

  • 12 Respostas
  • 12695 Visualizações
*

tugz

  • Membro
  • *
  • 21
  • +0/-0
Cinotecnia - muitas dúvidas
« em: Julho 10, 2012, 03:53:56 pm »
Boa tarde a todos, este é o meu primeiro post e vem cheio de dúvidas que procure junto de vós clarificar.

Tenho 20 anos, e com 21 acabarei a minha licenciatura. No entanto á uns dias para cá veio de novo o bicho das forças de segurança. Sempre foi uma área que me fascinou e estou disposto a abdicar de trabalho ( que já tenho) , para ingressar nesta área.

A área que mais me interessa é a cinotecnia , e sei que para fazer trabalho com os cães tenho de ingressar na UEP , no caso da Psp.

Eu gostava de saber onde é mais fácil fazer trabalho com os cães, na PSP ou na GNR? existem vagas todos os anos?

Em relação á Policia Judiciária, eu penso que não tenha grande hipótese pois a minha licenciatura não é relacionada com a área.

Gostava ainda de saber outra coisa. Se eu tivesse um cão treinado por mim, poderia fazer patrulhamento com ele, e andar comigo no carro ? Ou isso é totalmente impossivel? (Existe alguém que o faça ?)

Um Gnr , ou psp , sem fazer parte das unidades de cinotecnia , tem alguma forma de fazer trabalho com um cão ?

Isto pode parecer descontextualizado, mas peço que respeitem, eu não conheço como são os regulamentos nas forças de segurança, e estou a fazer as perguntas que penso serem improváveis de obter respostas positivas, mas , perguntar não ofende .

Obrigado desde já.
 

*

tugz

  • Membro
  • *
  • 21
  • +0/-0
Re: Cinotecnia - muitas dúvidas
« Responder #1 em: Julho 10, 2012, 04:07:14 pm »
Queria ainda fazer outra questão . Sou magro e leve, isso será problema para o ingresso nas forças de segurança?

Nunca cumpri serviço militar, isso será um problema?
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1681
  • Recebeu: 394 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +99/-45
Re: Cinotecnia - muitas dúvidas
« Responder #2 em: Julho 10, 2012, 04:19:46 pm »
Para fazer trabalho com cães não tem obrigatoriamente de ingressar nas forças de segurança. A ideia é como hobby ou mesmo profissão? O trabalho que pretende desenvolver com cães é em que área(s)?
Tenha atenção que por muito próxima que seja a relação que tenha com o canídeo, nas forças de segurança é sempre encarado como um instrumento de trabalho, um meio para um fim.
Há casos em que particulares doam canídeos para serem treinados e utilizados pelas forças de segurança, mas a partir desse ponto o cão deixa de ser seu ponto final. O transporte é sempre feito em veiculos adaptados para o efeito.
Há por aqui uma mistura que ainda não percebi....o que tem a PJ a ver com a Cinotecnia??
Se tiver hipótese assista a umas aulas de adestramento com cães dadas por entidades civis e veja bem se é isso que quer. Porque estar a ingressar nas forças de segurança só porque gosta de cães...é capaz de não ser a melhor opção.
A licenciatura que está a tirar não lhe permitirá outros objectivos? A componente de trabalho com o cão pode ser integrada em hobby. ou não?
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12772
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +801/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Cinotecnia - muitas dúvidas
« Responder #3 em: Julho 10, 2012, 04:22:54 pm »
Se o sonho é mesmo trabalhar com cães o Exercito tem a PE e os Para-quedistas e a FA tem a PA.
Mas como já foi dito gostar de cães pouco tem em comum com querer ser militar ou de qualquer força de segurança.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

tugz

  • Membro
  • *
  • 21
  • +0/-0
Re: Cinotecnia - muitas dúvidas
« Responder #4 em: Julho 10, 2012, 04:43:41 pm »
Obrigado pelas rápidas respostas.

A minha licenciatura é na área da hotelaria, em nada tem a haver com isto.

Sim o meu gosto pelas forças de segurança é grande, estive quase a abdicar da universidade aos 18 anos para ir para a "tropa" , mas acabei por ser mais sensato e investir nos estudos. Mas voltou a vontade das forças de segurança.

A minha questão sobre a Pj prende-se com o facto de eu gostar de investigação , e acreditar ter jeito  para isto . Mas é um percurso que me obriga a voltar a tirar uma licenciatura , para depois ingressar. E pelo que parece aquilo está estagnado e deve continuar. ( ou estou errado?)

Continuando, eu tenho dois Pastores Alemães , e poderia fazer disto um hobby, (embora na minha área os horários sejam bem piores que nas forças de segurança, mas isso são outras rezas), no entanto eu quero saber tudo sobre as forças de segurança pois é o meu gosto de "pequeno" digamos assim.

Eu nunca fiz serviço militar. É importante fazer para ingressar nas forças de segurança?

As equipas que falaram, que fazem parte das forças militares, eles não trabalham no terreno  como a UEP , ou trabalham? Digo isto porque eu quero servir as pessoas e não ficar no quartel a vida toda a treinar .

É muito dificil entrar na brigada de cinotecnia?

E outra questão, o que me estão a dizer é que posso ser policia de rua, um agente normal, e posso ter o meu cão treinado , ou isso é impossivel?
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1681
  • Recebeu: 394 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +99/-45
Re: Cinotecnia - muitas dúvidas
« Responder #5 em: Julho 10, 2012, 05:03:49 pm »
Citação de: "tugz"
Obrigado pelas rápidas respostas.

A minha licenciatura é na área da hotelaria, em nada tem a haver com isto.

Sim o meu gosto pelas forças de segurança é grande, estive quase a abdicar da universidade aos 18 anos para ir para a "tropa" , mas acabei por ser mais sensato e investir nos estudos. Mas voltou a vontade das forças de segurança.

A minha questão sobre a Pj prende-se com o facto de eu gostar de investigação , e acreditar ter jeito  para isto . Mas é um percurso que me obriga a voltar a tirar uma licenciatura , para depois ingressar. E pelo que parece aquilo está estagnado e deve continuar. ( ou estou errado?)

Continuando, eu tenho dois Pastores Alemães , e poderia fazer disto um hobby, (embora na minha área os horários sejam bem piores que nas forças de segurança, mas isso são outras rezas), no entanto eu quero saber tudo sobre as forças de segurança pois é o meu gosto de "pequeno" digamos assim.

Eu nunca fiz serviço militar. É importante fazer para ingressar nas forças de segurança?

As equipas que falaram, que fazem parte das forças militares, eles não trabalham no terreno  como a UEP , ou trabalham? Digo isto porque eu quero servir as pessoas e não ficar no quartel a vida toda a treinar .

É muito dificil entrar na brigada de cinotecnia?

E outra questão, o que me estão a dizer é que posso ser policia de rua, um agente normal, e posso ter o meu cão treinado , ou isso é impossivel?

Para saber tudo sobre as forças de segurança é importante utilizar uma ferramenta essencial neste fórum...o pesquisar tópicos.
Não se pode dizer que seja importante ter sido militar para ingressar nas forças de segurança, no entanto, tanto gnr como psp nos seus concursos para guardas e agentes têm um número reservado de vagas para ex-militares com um tempo de serviço mínimo cumprido (2 anos??).
Quando se licenciar em história, essa ferramenta, nas forças armadas permitir-lhe-à concorrer para oficial em regime de contrato.
As equipas mencionadas têm o trabalho especifico nas Unidades respetivas, o contato maior com a UEP desenvolve-se em exercicios conjuntos, como foi o caso do kanicross 2012 exemplificado no video  postado.
A ideia que o militar cinotecnico fica "a vida toda no quartel a treinar" advém de onde? onde obteve esse input?
A questão do policia de rua, penso que foi mal interpretada.
Você pode não estar na Cinotecnia (PSP ou GNR) e ter os seus dois pastores alemães com algum nível de adestramento, mas só pra fins particulares, respondendo por algum dano causado pelos mesmos como qualquer cidadão comum.
Mas não você não pode usar o seu cão particular para funções de policia. Essa esqueça. Até porque mesmo pelo senso comum você percebe perfeitamente que tal seria impossível. E além do mais uma coisa é ter um cão adestrado em termos do básico, o senta, deita, ao lado, alto....outra coisa é ter um cão treinado literalmente como uma arma.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

tugz

  • Membro
  • *
  • 21
  • +0/-0
Re: Cinotecnia - muitas dúvidas
« Responder #6 em: Julho 10, 2012, 05:18:44 pm »
Desculpe, mas a minha licenciatura é em HOTELARIA. Muda alguma coisa , ou é igual a se fosse licenciado em História?

Posso concorrer como oficial ? Como funciona isso?

É melhor concorrer para a GNR ou para a PSP, onde é mais fácil subir na carreira ? Onde existe melhor ambiente de trabalho?

O que é um oficial a regime de contrato?

Muito obrigado por tudo ilucidou-me já de algumas coisas.

Quanto ao pesquisar, eu estou a ler imenso este fórum, só não posso ver videos pois estou numa casa alugada e a net que tenho é fraquinha para ver videos, mas estou a devorar textos.


Obrigado
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5170/-235
Re: Cinotecnia - muitas dúvidas
« Responder #7 em: Julho 10, 2012, 05:25:40 pm »
Oficiais da GNR são Mestres (pós-Bolonha) em Ciências Militares pela Academia Militar, Oficiais da PSP são Mestres (pós-Bolonha) em Ciências Políciais pelo Instituto Superior de Ciências Polícias e Segurança Interna. Portanto, Licenciatura em Hotelaria não tem qualquer espécie de relevância.
 

*

tugz

  • Membro
  • *
  • 21
  • +0/-0
Re: Cinotecnia - muitas dúvidas
« Responder #8 em: Julho 10, 2012, 05:40:10 pm »
Exacto faz todo o sentido que assim seja.

Ainda não percebi como funciona o ingresso na UEP , na unidade cinotecnica, e o equivalente na GNR.

Quantas vagas existem por ano? São sempre preenchidas ? Existem muitos concorrentes ?

Obrigado.

PS: Existe alguem da brigada cinotecnica da PSP ou da GNR, para me explicar o percurso que fez ?

Muito obrigado
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5170/-235
Re: Cinotecnia - muitas dúvidas
« Responder #9 em: Julho 10, 2012, 05:54:33 pm »
Mas quer ser Agente da PSP ou Guarda da GNR ou não quer? É que antes de "brincarem" com os cães são acima de tudo agentes da autoridade. E mesmo quem pertence a essas unidades cinotécnicas não começa a sua carreira nas mesmas, nem permanece nelas a vida profissional toda.

Vamos supor que até consegue ingressar e ser aprovado no concurso de Agentes da PSP. Está disposto a passar dois ou três anos como "patrulheiro" num qualquer bairro "problemático" dos arredores de Lisboa antes de abrir concurso para a unidade cinotécnica? E mesmo se abrir o tal concurso e não conseguir entrar o que é que vai fazer? Vai desistir de ser Agente? Se calhar deve colocar a si próprio estas questões...

Porque os cães são um aspecto infímo das forças políciais...
 

*

tugz

  • Membro
  • *
  • 21
  • +0/-0
Re: Cinotecnia - muitas dúvidas
« Responder #10 em: Julho 10, 2012, 06:00:11 pm »
Eu não tenho preferencia entre as duas forças policiais. Na minha terra existe GNR ,e perto é PSP, portanto eu não vejo grandes diferenças.

O senhor sabe me dizer que grandes diferenças existem?

Pois patrulhar em bairros problemáticos é algo que acredito ser dificílimo, mas isso faz parte da vida de agente.

Estou a tentar perceber pelo seu comentário, ao que parece nem todos os anos existem concursos, e pela forma como falou é muito difícil . É isso?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5170/-235
Re: Cinotecnia - muitas dúvidas
« Responder #11 em: Julho 10, 2012, 06:07:13 pm »
Mais do que difícil o que eu não estou a detectar é um grande interesse da sua parte na actividade policial, apenas na cinotécnia. Podendo correr o risco de fazer algo que não quer (restante actividade policial) e não conseguir fazer o que quer (cinotécnia)...
 

*

tugz

  • Membro
  • *
  • 21
  • +0/-0
Re: Cinotecnia - muitas dúvidas
« Responder #12 em: Julho 10, 2012, 06:39:40 pm »
Sobre a vida de agente eu estou ciente do árduo que é, a internet está cheia de informações acerca do assunt e dentro deste fórum Histórias repetem-se, entende? por isso eu não estar a questionar esse assunto. Para além disso o meu avô foi agente da GNR , e o meu pai oficial miliciano do exército em tempos idos.

Como eu procuro respostas ás minhas duvidas eu entendo que não esteja a ver o interesse, mas isso é errado.

Se eu quisesse só "brincar" com os cães já tinha os meus 2 pastores ( que já foram 5 ainda á uns anos atrás), e não pensava abdicar do meu emprego a 2 kms de casa.

Acredite, a motivação existe .Fiz o ensino secundário em Desporto e pratiquei anos de taekwondo, o que de certa forma se enquadra , acredito, no perfil de um agente.

Mas como estava a dizer o que eu quero mesmo, é saber informações sobre progressão na carreira, principalmente na área da cinotecnia pois é uma área que me interessa, entre outras.

Para além da possibilidade de ingressar no instituto superior de Policia, que também é outra hipótese dentro da PSP, que me agrada, mas que só posso concorrer quando estiver dentro da instituição, pois ultrapasso o máximo de idade para civis.

Em relação á GNR para a área de cinotecnia, ainda não percebi, mas suponho que seja igual á PSP, os concursos abram internamente e as vagas variem.





Cumprimentos e muito obrigado.