Projecto Embraer KC-390

  • 1429 Respostas
  • 387494 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #120 em: Setembro 16, 2010, 11:18:45 am »
Como em qualquer projecto depende do que o cliente pedir.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #121 em: Setembro 16, 2010, 04:41:42 pm »
Citação de: "Cláudio C."
O C-390 vai ser equipado com um radar tactico (acho que e assim que se denomina) a semelhança do c-130 ou do c-295? E que olhando para o nariz da aeronave nao me parece, mas como sou leigo...

Muito obrigado desde ja

Todos as aeronaves "de algum porte" tem radar (F-16, C-130, Aviocar, Puma, EH101, P-3, Alpha Jet), e só alguns aparelhos "pequenos" é que não tem (Alouette III, Epsilon).

Agora se o radar vai ser o mesmo do C-130/C-295M, já não sei.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #122 em: Setembro 25, 2010, 04:56:14 pm »
Citar
Portugal cria comissão interministerial para projeto da Embraer

O Governo português vai criar uma comissão interministerial que acompanhará as negociações da participação de Portugal no programa de desenvolvimento e produção da aeronave de transporte multiusos KC-390, da Embraer, após o convite do governo brasileiro.

As negociações entre os dois países serão lideradas, do lado luso, pelo Ministério da Defesa, mas haverá o acompanhamento por parte da comissão, que vai juntar representantes do Ministério das Finanças e da Administração Pública, do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

"A indústria aeronáutica constitui um fator para o desenvolvimento econômico dos países e, associada à política de defesa dos Estados, se beneficiou de incentivos que permitiram que esta se desenvolvesse e se assumisse como uma indústria de ponta no setor tecnológico, de elevado valor acrescentado e como vetor de inovação", declarou o governo português.

http://www.mercadoeeventos.com.br/scrip ... ndSeguro=0

Citar
Com Governo brasileiro
Defesa lidera negociações de fabrico do avião KC-390

24.09.2010 - 07:52 Por Inês Sequeira

Santos Silva, o ministro da Defesa, vai liderar as negociações com o Governo brasileiro para a entrada de empresas portuguesas no desenvolvimento e construção do novo avião militar KC-390.

Esta é uma decisão de uma resolução ontem aprovada em Conselho de Ministros, que confirma o interesse de Portugal em participar no projecto. Augusto Santos Silva tem sido o membro do Governo que dá a cara nos contactos com o lado brasileiro, mas a resolução de ontem veio confirmar que a participação portuguesa neste projecto vai ser gerida pela Defesa e pelos militares. Até porque o ministro admite a compra dos futuros KC-390 para substituir os actuais aviões de carga utilizados pela Força Aérea Portuguesa, os Hércules C-130.

A nova aeronave brasileira é um avião de transporte militar que está a ser desenvolvido pelo grupo aeronáutico Embraer, num projecto apoiado pelo Governo Lula, e para o qual a Força Aérea Brasileira já encomendou 28 aviões. O KC-390 só deve entrar em operações em 2018, mas Santos Silva já afirmou que uma das intenções do Governo português é preparar "atempadamente" a substituição dos Hércules C-130 utilizados pelos militares portugueses.

"O KC-390 é, do ponto de vista técnico e operacional, uma aeronave que satisfaz os requisitos necessários para o transporte estratégico militar", indicou o ministro no início de Setembro, quando assinou uma declaração de intenções sobre a eventual participação de Portugal no projecto. Santos Silva lembrou também nessa altura que os seis C-130 portugueses vão ser modernizados no próximo ano e deverão ter mais cerca de cinco anos de vida operacional.


Do lado das empresas, a lista de participantes no projecto terá de estar concluída durante os próximos dois meses, mas já está definido que vão estar ligadas às áreas de fabrico de fuselagem e de tecnologias de informação e de software. O calendário em cima da mesa prevê que o primeiro protótipo esteja pronto em 2014 ou 2015.

Por outro lado, as negociações entre Portugal e o Brasil vão ser também acompanhadas por uma comissão interministerial com membros dos ministérios da Economia, da Ciência, das Obras Públicas e também das Finanças.

Várias empresas portuguesas têm pedido apoios do Estado para participarem neste novo projecto, como foi o caso da Ogma, com sede em Alverca, que actualmente é o principal fabricante aeronáutico em Portugal. Outra empresa que pode entrar no projecto é a própria Embraer, através das suas duas novas fábricas em Évora.

http://economia.publico.pt/Noticia/defe ... 90_1457690
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #123 em: Setembro 25, 2010, 09:48:36 pm »
Devo confessar que há uns tempos atras não gostava nada do KC-190, e preferia o A-400. Mas agora com as alterações ao projecto, esta aeronave já é a minha favorita.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #124 em: Outubro 03, 2010, 05:35:55 pm »
¿Se han fjado en las semejanzas entre el avioao de Embraer, y el Antonov An-148 y el Ilyushin 214?


Embraer 390



Antonov 148


Ilyushin 214

Serán duros rivales en los mercados.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #125 em: Outubro 05, 2010, 08:23:18 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Paisano"
Citação de: "PRick in Fórum Defesa Brasil"
Em homenagem ao acordo assinado, aí está minha nova arte do KC-390.  

[]´s


Essas cores...  :roll:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #127 em: Outubro 05, 2010, 08:52:56 pm »
Não sei até que ponto as cores serão essas.. Até porque temos o exemplo dos c-295M que vieram com uma cor completamente diferente á aeronave que estavam a substituir..

Cinzentinhos..
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #128 em: Outubro 05, 2010, 09:07:57 pm »
Espero que Portugal aproveite o facto de uma parte ser fabricada cá e compre mais do que apenas 6.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #129 em: Outubro 05, 2010, 10:12:56 pm »
Citação de: "GI Jorge"
Espero que Portugal aproveite o facto de uma parte ser fabricada cá e compre mais do que apenas 6.

Na versão de transporte não me parece que sejam necessárias mais que seis unidades, no entanto, há sempre a possibilidade de adquirir mais tarde aeronaves adicionais para patrulhamento marítimo para substituírem o P-3C, isto se esta versão for de facto desenvolvida.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #130 em: Outubro 05, 2010, 10:15:53 pm »
Citação de: "Crypter"
Não sei até que ponto as cores serão essas.. Até porque temos o exemplo dos c-295M que vieram com uma cor completamente diferente á aeronave que estavam a substituir..

Cinzentinhos..

Nas aeronaves recentes também temos o EH101 Merlin que veio camuflado :mrgreen: , eu pessoalmente prefiro a pintura camuflada à cinzenta, acho mais bonita, mas se vierem cinzentos também não lhes cai nenhuma asa por causa disso, voam na mesma, os Americanos usam tudo cinzento, seja no deserto, seja na selva, seja na neve, etc
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #131 em: Outubro 05, 2010, 10:19:01 pm »
Citação de: "LuisC"
Na versão de transporte não me parece que sejam necessárias mais que seis unidades, no entanto, há sempre a possibilidade de adquirir mais tarde aeronaves adicionais para patrulhamento marítimo para substituírem o P-3C, isto se esta versão for de facto desenvolvida.

Só se acontecer alguma catástrofe, os P-3C não vão ser substituidos tão cedo, ainda vão estar cá uns 20 anos... tal como os P-3P estiveram (estão).
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #132 em: Outubro 05, 2010, 10:29:07 pm »
Eu gostava que o KC-390 tivesse capacidade de ser reconfigurado de transporte para reabastecedor (pelo que se vê nos desenhos vai ter essa capacidade ou versão especifica) caso tenha que ser uma versão especifica de reabastecedor aéreo então além das 6 de transporte queria mais 2 de reabastecimento aéreo mas o ideal seria que todos pudessem mudar de uma versão para a outra (é possivel?).
Como temos aeronaves com capacidade de serem reabastecidas em voo por esse sistema de mangueira como o C-295M e o EH101 Merlin CSAR, há que mais tarde ou mais cedo treinar essa capacidade, um dia pode ser precisa.
 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #133 em: Outubro 05, 2010, 10:49:50 pm »
Caro Lightning, uma questão, as nossas aeronaves C-295M e EH-101 já têm a sonda instalada para o sistema "probe and drogue"?

O problema do sistema "probe and drogue" a ser instalado no KC-390 é que é incompativel com os F-16, e normalmente são os caças as aeronaves com maiores necessidades de reabastecimento aéreo.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #134 em: Outubro 05, 2010, 11:25:18 pm »
Citação de: "Edu"
Caro Lightning, uma questão, as nossas aeronaves C-295M e EH-101 já têm a sonda instalada para o sistema "probe and drogue"?

Nunca vi nenhuma dessas aeronaves com a sonda instalada (para quê é que a haviam de instalar?, só vale a pena caso haja um exercicio de treino de reabastecimento em voo, só se fosse para confirmar que elas realmente instalam e não foram enganados pelo fabricante :shock: ?

Citar
O problema do sistema "probe and drogue" a ser instalado no KC-390 é que é incompativel com os F-16, e normalmente são os caças as aeronaves com maiores necessidades de reabastecimento aéreo.

Pois mas não se pode agradar a gregos e a troianos :? .

PS: Lembrei-me agora de outra coisa importante, essa parte em que normalmente são os caças que mais necessitam de reabastecimento aéreo, isso é verdade, mas Portugal poucas vezes usa os seus caças fora do pais (em missões reais), ainda só aconteceu duas vezes e todas foram no ambito da NATO, mas se formos ver quantas vezes é que já enviamos aeronaves de transporte para fora de Portugal em operações reais, são centenas, quer para a NATO, a UE, a ONU, CPLP, etc.

E ainda recentemente se comentou aqui no Forum que caso o governo de Portugal quisesse efectuar uma evacuação de portugueses de Moçambique por causa dos motins não tinha capacidade de enviar lá nenhuma aeronave (a não ser que algum pais em África permitisse que aterrassem para reabastecer), mas com um reabastecedor já deve dar para lá chegar.