Votação

Deveriam os Militares das Forças Armadas fazer patrulhamentos nas ruas???

Sim
23 (27.7%)
Só em zonas problemáticas
24 (28.9%)
Não
36 (43.4%)

Votos totais: 67

Votação encerrada: Novembro 13, 2008, 06:49:49 pm

Militares das Forças Armadas nas ruas

  • 128 Respostas
  • 25276 Visualizações
*

Frezze

  • 17
  • +0/-0
Re: Militares das Forças Armadas nas ruas
« Responder #120 em: Novembro 08, 2010, 02:39:44 am »
Citação de: "BarrosTugax"
Concordo plenamente com este topico.

Os Quarteis deveriam servir para dar formção obrigatoria a Todos os jovens ate aos 25 anos como a lei do serviço militar obrigatorio de antigamente e os Militares das Forças Armadas ja formados poderiam e deveriam fazer Patrulhamento nas ruas tendo em conta os elevados indices de criminalidade a subir de ano para ano.
Peço desculpa mas que "elevados indices de ciminalidade" sao esses? Indices do Correio da Manha? É porque pelo menos a 3 anos atras Portugal era considerado o 9º País mais seguro do mundo, e não ser que a criminalidade de facto tenha disparado para niveis ridiculos e nem me aprecebi, e mesmo  que tivesse (o que não aconteceu), peço desculpa mas a sua afirmação de colocar militares na rua é um perfeito disparate. :!:
 

*

Red Line

  • 5
  • +0/-0
Re: Militares das Forças Armadas nas ruas
« Responder #121 em: Novembro 22, 2010, 11:02:21 pm »
Editado
Razão: Não vale a pena estar a argumentar contra quem não merece
« Última modificação: Dezembro 10, 2010, 12:50:53 am por Red Line »
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: Militares das Forças Armadas nas ruas
« Responder #122 em: Novembro 23, 2010, 12:39:18 am »
Na minha humilde opinião, cada macaco deve estar no seu galho.
As forças policiais, bombeiros e serviços de saude, devem ser responsaveis em situações normais por tudo o que diz respeito à população civil, exeptuando areas onde se podem rentabilizar meios ja existentes nas forças armadas (caso do SAR em alto mar, patrulhamento da ZEE, utilização dos meios de engenharia para apoiar as camaras municpais que podessem tirar proveito das suas valencias e aqui incluo todos os meios aereos (exepto os helis organicos das fragatas) que na minha opinião deveriam pertencer exclusivamente à força aerea (e depois seriam atribuidos X aeronaves ao MAI (para funções de evaquação medica, apoio às policias, combate a incendios), X helicopteros ao exercito (a UALE é um desperdicio de dinheiro e a criação de outra quinta), etc...)).
As restantes valencias das forças armadas devem servir somente quando os meios civis não tiverem capacidade de resposta, como por exemplo um incidente NBQR que exeda a capacidade dos bombeiros (e meios para alem dos pertencentes a estes, na minha opinião são exessivos, dada tanto a validade dos equipamentos, como a ameaça, como o preço), ou incendios que exedam a capacidade dos mesmos, ou a inactivação de UXO's (a ultima vez que a PSP o tentou fazer quase que deu cabo de umas instalações que não vêm para o caso e tiveram que chamar o pessoal EOD do exercito para acabar a limpeza) para os quais as forças de segurança não têm conhecimentos, nem competencia juridica, ou qualquer calamidade onde a organisação e os meios do exercito possam ser uma mais valia para o actual ANPC, como foi o caso das enxurradas que houveram há uns anos no baixo alentejo ou nas grandes cheias ou nos incendios (onde a vigilancia extra e o reforço de equipas de sapadores e logistica são uma ajuda à diminuição dos efeitos dos mesmos).

Depois temos um outro assunto que esta aqui a ser debatido, e a esse acrescento, porque é que em vez de termos somente duas forças/serviços policiais, temos: PSP; GNR; Policia Maritima; PJ; ASAE; SEF; Guarda Prisional; e uma carrada de Vigilantes armados com uma formação de meia duzia de semanas que são denominados de Policias Municipais?

Temos GOE da PSP e COE da GNR e a GISP da guarda prisional
Temos UCA dos Bombeiros e Hazmat da GNR e uma unidade NBQR da PSP
Temos GIPS que duplicam os bombeiros
Temos unidades de inactivação de engenhos explosivos em ambas as forças policiais
Temos corpos de intervenção em ambas as forças policiais
Temos equipas de Busca cinotecnica para catastrofes quer nos Bombeiros, quer na GNR
e poderia continuar por aqui a fora

e nas forças armadas não está melhor, pois houve uma proposta que era do interesse da componente operacional e maximização de recursos dos tres ramos, mas que não foi efectuada, pelo espirito das capelinhas. Estou a falar por exemplo da fusão das escolas EOD dos tres ramos, a fuzão das escolas NBQ dos tres ramos, a criação de unidades conjuntas, que dentro delas teriam subunidades do ramo que iriam apoiar.

quem vir isto e tiver dois dedos de testa so pode tirar uma de duas conlusões, ou somos um pais com uma area enorme e muito rico (tipo estados unidos), ou um pais pequeno e pessimamente gerido (à custa dos impostos de todos nós).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

Primy

  • Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
Re: Militares das Forças Armadas nas ruas
« Responder #123 em: Novembro 23, 2010, 05:06:33 pm »
Camarada Red Line leve as minhas palavras de bom tom  c34x

Quanto ás competências da PE isso no papel é tudo muito giro,eu também sou Operador de Carro de Combate e tenho uma infinita lista de competênçias na minha especialidade (na maior parte nem formação nem competênçias tenho para as aplicar) o que as mesmas não são iguais nem de perto nem de longe de formação,a PE é destinada para um serviço directamente ligado ao Exército porque para a comunidade Civil existe a Guarda Nacional Repúblicana mas nunca a PE está ao nivel de competências da mesma,basta ver pelo conteudo do Curso de Formação de Guardas e de Agentes e para a especialidade de PE,um dura 9 meses outro 9 semanas entre uma vasta lista de diferenças que nem vale a pena meter aqui,mas se tiver curiosidade pode pesquisar,quanto ás fotos a que se deu ao trabalho de postar só lhe posso dizer que Show-Off é o que não falta neste mundo,e mais,ser PE é uma especialidade e não um posto na tropa ao contrário do que muitos PE´s se julgam e digo isto como Militar,acho engraçado muitos PE´s fazerem peito como se fossem mais que as restantes FA,é triste e é por isso que não são bem vistos pelas restantes Forças Armadas,sendo eu de Cavalaria e Praça Graduada,tanto participo de um Atirador como de um PE,nunca foi necessário felizmente,enfim,você deve de ser PE quase que aposto...

O uso das Forças Armadas como muito foi falado era pura e simplesmente um auxilio para as Forças de Segurança nunca as Forças Armadas assumirem as responsabilidades das Forças de Segurança,da mesma forma que as equipas de Sapadores Florestais do Exército não substituem os Bombeiros as equipas que fossem formadas para patrulhamentos em espaço Civil também não iriam substituir as Policias (PSP,GNR),e da mesma forma deveriam de ter Formação para o fazer como as equipas de Sapadores do Exército antes de irem para as áreas destinadas anualmente.

Camarada tyr excelente post  :wink:
 

*

mms

  • 13
  • +0/-0
Re: Militares das Forças Armadas nas ruas
« Responder #124 em: Novembro 24, 2010, 11:02:13 pm »
Boas, eu fui militar e em parte o Trafaria tem razão na PE não estão lá grandes homens eu estive no antigo quartel da policia do exercito na Constituição, agora Unidade de Apoio,e todos os camaradas da PE tinham um bocado a mania que eram muito importantes por serem PE.
Infelizmente trabalhei com um sargento contratado que era PE e não tenho muito boas recordações dessa pessoa, mil vezes o meu primeiro sargento comando.
E a PE lá só tinha a função de fazer porta d' armas no antigo QG e predio militar e mudanças.
 

*

263 pe car

  • 11
  • +0/-0
Re: Militares das Forças Armadas nas ruas
« Responder #125 em: Dezembro 13, 2010, 12:24:12 am »
Nota-se que não sabe o que fala acerca da PE , no presídio militar onde fiz serviço durante 3 anos a bem pouco tempo . o faziamos porta de armas mas sim serviço ao bloco prisional onde guardavamos pessoas competentes da GNR .
Em relaçao ao curso da PE , sao 9 semanas sim tem razão , quanto tempo é o curso da polícia municipal?? pensou nisso ??
 

*

Frezze

  • 17
  • +0/-0
Re: Militares das Forças Armadas nas ruas
« Responder #126 em: Dezembro 13, 2010, 01:41:01 pm »
Pois mas a Policia Municipal é pouco mais, que uma força de "vigilantes" que podem passar autuações de transito e fazer algumas fiscalizações que sejam da competencia do seu municipio (não confundir com a Policia Municipal de Lisboa e Porto).  :!:
 

*

Primy

  • Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
Re: Militares das Forças Armadas nas ruas
« Responder #127 em: Dezembro 23, 2010, 11:31:18 pm »
Camarada 263 PE CAR acho que achou a solução para a segurança interna...

acho que vou pedir para desistir do CFG e ir para a PE e acho que os Camaradas que vão iniciar o CFA em Janeiro também o deviam fazer  :roll:
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Militares das Forças Armadas nas ruas
« Responder #128 em: Dezembro 24, 2010, 01:13:48 am »
Frezze,
Na verdade as competências das policias municipais são iguais por todo o pais. A lei de enquadramento é a mesma.
Nos casos de Lisboa e Porto o que difere è o estatuto e provimento do seu pessoal, mas a missão no geral é igual.
::..Trafaria..::