Os 30 F16A/B MLU da FAP

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nelson38899

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1290 em: Novembro 22, 2018, 07:06:14 pm »
Já vi que o F16V só na proxima reencarnação.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1291 em: Novembro 23, 2018, 12:02:43 pm »
Já vi que o F16V só na proxima reencarnação.

Também já vi a coisa mais bem encaminhada, para te ser sincero. Esta revisão da LPM não contemplar a modernização ou substituição dos F-16 MLU, mas antes alocar verbas para a manutenção da frota, é algo preocupante porém pode não querer dizer nada. No entanto, pelo que tenho ouvido de Monte Real, a coisa já esteve mais animadora; por exemplo, de entre as novas células que estão e irão ser modificadas para MLU a fim de repôr aquelas vendidas e prestes a ser alienadas de novo para a Roménia, nenhuma será bilugar. Ou seja, uma frota de 30 caças contará apenas com 3 bilugares para conversão operacional dado que o número de novos pilotos a chegar às Esquadras é tão escasso que não justifica a necessidade da existência de mais F-16BM.

Eu ainda acredito no Pai Natal... mas isso sou eu.
« Última modificação: Novembro 23, 2018, 12:03:37 pm por Charlie Jaguar »
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typhonman

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1292 em: Novembro 23, 2018, 07:10:41 pm »
Já vi que o F16V só na proxima reencarnação.

Também já vi a coisa mais bem encaminhada, para te ser sincero. Esta revisão da LPM não contemplar a modernização ou substituição dos F-16 MLU, mas antes alocar verbas para a manutenção da frota, é algo preocupante porém pode não querer dizer nada. No entanto, pelo que tenho ouvido de Monte Real, a coisa já esteve mais animadora; por exemplo, de entre as novas células que estão e irão ser modificadas para MLU a fim de repôr aquelas vendidas e prestes a ser alienadas de novo para a Roménia, nenhuma será bilugar. Ou seja, uma frota de 30 caças contará apenas com 3 bilugares para conversão operacional dado que o número de novos pilotos a chegar às Esquadras é tão escasso que não justifica a necessidade da existência de mais F-16BM.

Eu ainda acredito no Pai Natal... mas isso sou eu.

Parece-me que vamos é saltar o F-16V e ir logo para F-35A, ou Gripen E.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1293 em: Novembro 23, 2018, 08:59:05 pm »
Já vi que o F16V só na proxima reencarnação.

Também já vi a coisa mais bem encaminhada, para te ser sincero. Esta revisão da LPM não contemplar a modernização ou substituição dos F-16 MLU, mas antes alocar verbas para a manutenção da frota, é algo preocupante porém pode não querer dizer nada. No entanto, pelo que tenho ouvido de Monte Real, a coisa já esteve mais animadora; por exemplo, de entre as novas células que estão e irão ser modificadas para MLU a fim de repôr aquelas vendidas e prestes a ser alienadas de novo para a Roménia, nenhuma será bilugar. Ou seja, uma frota de 30 caças contará apenas com 3 bilugares para conversão operacional dado que o número de novos pilotos a chegar às Esquadras é tão escasso que não justifica a necessidade da existência de mais F-16BM.

Eu ainda acredito no Pai Natal... mas isso sou eu.

Parece-me que vamos é saltar o F-16V e ir logo para F-35A, ou Gripen E.

Como estão a fazer os nossos congéneres da EPAF? Até pode ser que sim, mas só lá para 2032/2035.  ::)

No entanto, como os 16 milhões de euros falados se destinam somente à aquisição de bens e serviços relativos à sustentação logística da frota F-16 entre este ano e 2021 (entenda-se, manutenção da frota), pode ser que após essa data hajam novidades. Quem sabe a FAP não esteja à espera de contar de facto fisicamente com 30 MLU para poder avançar para o Viper.
« Última modificação: Novembro 24, 2018, 08:56:32 am por Charlie Jaguar »
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Joaoferriva

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1294 em: Novembro 24, 2018, 05:59:33 pm »
Is there any news of mentioning Portugal looking to join the European MALE RPAS program I assum?  I heard a source said that Airbus believes there is a strong potential more European countries such like us, Sweden, Denmark could join the development. I don't know which countries may join but these are what I think will.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1295 em: Novembro 24, 2018, 08:44:34 pm »
Is there any news of mentioning Portugal looking to join the European MALE RPAS program I assum?  I heard a source said that Airbus believes there is a strong potential more European countries such like us, Sweden, Denmark could join the development. I don't know which countries may join but these are what I think will.

Not at the moment. But the Airbus MALE RPAS (Medium Altitude Long Endurance Remotely Piloted Aircraft System) will be an unmanned aircraft especially designed to support ISTAR missions... what's that got to do with the F-16 fleet or its future?  ???
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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1296 em: Novembro 26, 2018, 12:38:44 pm »
Faz sentido a FAP esperar para ver o que esta conversa do exercito europeu vai dar. Melhor do que tomar uma decisão para os próximos 20 anos e depois nos arrependermos. 
 

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Johnnie

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1297 em: Novembro 26, 2018, 01:23:57 pm »
Já vi que o F16V só na proxima reencarnação.

Também já vi a coisa mais bem encaminhada, para te ser sincero. Esta revisão da LPM não contemplar a modernização ou substituição dos F-16 MLU, mas antes alocar verbas para a manutenção da frota, é algo preocupante porém pode não querer dizer nada.

Exactamente...é uma questão de português e de falta de rigor nos artigos que vêm a lume...Vejam as "M" que estão a sofrer um upgrade e não uma simples manutenção mas pelos vistos metem tudo no mesmo saco….

Tenho convicção que o "V" será uma realidade
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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mafets

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1298 em: Novembro 26, 2018, 02:35:41 pm »
Faz sentido a FAP esperar para ver o que esta conversa do exercito europeu vai dar. Melhor do que tomar uma decisão para os próximos 20 anos e depois nos arrependermos.

Qual exercito europeu? Os Alemães estão nas lonas...

http://www.atlanticcouncil.org/blogs/natosource/is-germany-s-military-readiness-problem-a-critical-vulnerability-for-nato
Citar
Germany’s military is virtually undeployable and security experts say it is too weak to meet its obligations to its allies, as it prepares to assume command of NATO’s crisis response force next year.

Pressure on Berlin is mounting after a series of revelations has exposed the German military as one of the least combat ready in NATO, despite its economic heft.

“The readiness of the German military is abysmal,” said Jorge Benitez, a NATO expert with the Atlantic Council in Washington. “For years, German leaders have known that major elements of their armed forces, such as tanks, submarines and fighter jets, are not fully operational and can’t be used for actual military missions....”

New German capability gaps have been brought to light in recent weeks, piling up on top of old ones that Berlin has failed to fix.

Among the failures: none of Germany’s submarines are currently operational, only four of its 128 Eurofighter jets are combat-ready and the army is short on dozens of tanks and armored vehicles needed for NATO missions....

On Monday, Merkel conceded German “credibility” was at stake and that defense expenditures must increase.

Yet Merkel also vowed during last year’s election campaign that spending on Germany’s welfare state — including a national pension plan, public health care and nursing care, generous unemployment benefits, social welfare and education — would continue to take precedence over the increased military expenditure demanded by Trump.

Von der Leyen is requesting a $14 billion boost over current budget plans. The request is facing resistance from Germany’s finance ministry, which has planned a roughly $6.6 billion increase over four years.

Von der Leyen’s office called the current plan “inadequate in view of the huge accumulated needs and required modernization, particularly in the medium term....”

“Germany has the largest economy in Europe, but has been dragging its feet on fixing its scandalous defense problems,” Benitez said. “Part of the problem is political and reflects the willingness of German leaders to consistently inhibit defense spending for the sake of other priorities.”


Na França é aumentar impostos e cortar despesa, com claras convulsões sociais e militares, pelo que não estou a ver nenhum exercito europeu...

https://www.telegraph.co.uk/news/2017/12/16/ground-force-half-frances-military-planes-unfit-fly/

Citar
French warplanes and helicopters may be battling jihadists in the deserts of Africa and the Middle East, but the French Air Force on the whole is in a disastrous state, with 56 per cent of all its aircraft unfit to fly at any given moment, according to a senior minister.

“If I compare the current situation … of our planes with a car, it is as if I wanted to have a car every morning that works, I would have to own four cars,” Florence Parly, the armed forces minister, said during a visit to an air base in Evreux in Normandy.

She made the remark in a scathing speech about the state of the French fleet, where aircraft availability has gone from bad to worse despite a 25 per cent boost to the maintenance budget over the past five years that brought the total to €4 billion (£3.5 billion) in 2017.

Ms Parly went to Evreux last week to announce wide-ranging plans to cut soaring costs and free up more aircraft by streamlining the current maintenance programme, which is so complex that it can take 30 different contracts to get a helicopter repaired



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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MATRA

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1299 em: Novembro 26, 2018, 03:10:48 pm »
É muito mau mesmo.

Nos que diz respeito à Alemanha, penso que, embora a situação seja dramática, não é tão má quanto a pintam alguns meios de comunicação externos, nomeadamente norte americanos, com a retórica de "nós pagamos a NATO", e até internos por razões quer políticas quer pelos próprios lobby´s da gigantesca industria de defesa alemã que tem todo o interesse que exista grandes investimentos nas forças armadas do país. Mas realmente dramática sem dúvida.

No caso da França, a situação não é assim tão diferente de países como os EUA ou o UK, estes são os custos de ter forças constantemente em "deployment" de combate, o material dá de si, basta ver o caso da aviação US Navy / marines por exemplo.

Mas se algumas forças ocidentais estão desta maneira, nem quero imaginar alguns ramos da Federação Russa por exemplo, o Kremlin é que não deixa sair nada cá para fora :)

“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Joaoferriva

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1300 em: Novembro 26, 2018, 03:57:50 pm »
Can I ask why has the Portuguese Air Force has been facing gradual reduction in personnel, aircraft & firepower? The government is putting less budget into the Air Force but spends the money directly to Army, marines & the navy.
I think the FAP is facing a serious shortcoming in the future but this issue must be addressed. Portugal has not done enough for it's own people.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1301 em: Novembro 26, 2018, 05:48:38 pm »


E, já agora, o F-16AM "15103" com a pintura na cauda comemorativa do 60º aniversário dos Falcões para quem ainda não o conheça.  ;)




Agora faz mais sentido.  ;)
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1302 em: Novembro 26, 2018, 07:42:29 pm »
Enquanto os parceiros EPAF continuarem a manter esquadras de F-16 MLU (que até são mais antigos que os nossos), forem fazendo actualizações de sistemas, e for possível fazer cursos FWIT na Holanda para a aeronave F-16, a FAP vai adiar a decisão.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1303 em: Novembro 27, 2018, 02:08:23 pm »


Agora faz mais sentido.  ;)


Ainda antes da colocação do motor já que a pintura foi efectuada no 15105 que veio de manutenção prolongada  :) (crédito: Jaguar-Mor)




E a aeronave completa, igualmente crédito Walkarounds  ;)







Enquanto os parceiros EPAF continuarem a manter esquadras de F-16 MLU (que até são mais antigos que os nossos), forem fazendo actualizações de sistemas, e for possível fazer cursos FWIT na Holanda para a aeronave F-16, a FAP vai adiar a decisão.

Há-que ver que os nossos aparelhos originais são década e meia mais novos que os dos nossos parceiros da EPAF. É natural também que a FAP pense que têm ainda um bom potencial de exploração, sobretudo quando se está a querer agora implementar a toda a frota a OFP 6.5 e já aí se encontra a 7.1 e se fala inclusivamente na M8. Acho que após 2022 teremos novidades, não sei explicar mas tenho essa sensação.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1304 em: Dezembro 08, 2018, 12:24:23 pm »
Citar
Aprovados 16 milhões para despesa com F-16
Bens e serviços vão ser adquiridos à Força Aérea dos EUA. Encargos orçamentais em causa estão previstos até 2021.
Por Janete Frazão|01:50

O Governo autorizou a realização da despesa no valor de 16 milhões de euros com a aquisição de bens e serviços relativos à sustentação logística do sistema de armas das aeronaves F-16, para os anos de 2018 a 2021. Segundo a resolução do Conselho de Ministros, assinada pelo primeiro-ministro, António Costa, e publicada ontem em Diário da República, sustenta-se que "a Força Aérea necessita de proceder a um rigoroso planeamento dos mais variados fatores, entre os quais se inclui o planeamento das ações de manutenção, a reparação das suas aeronaves e a aquisição de peças, obedecendo às instruções, vinculativas, dos fabricantes das mesmas".

Neste sentido, lê-se ainda que "é indispensável para a sustentação e a operação das aeronaves F-16 da Força Aérea adquirir à Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), através do respetivo Governo, bens e serviços que incluem, nomeadamente, atualização de publicações operacionais e técnicas, aquisição de sobressalentes, reparações, apoio técnico, gestão e atualização de sistemas de guerra eletrónica, calibração de equipamentos e sustentação de software, nos anos de 2018 a 2021". A resolução sublinha que esta aquisição apenas pode ser efetuada à USAF, por ser "a única entidade apta a fornecer os bens e a prestar os serviços em causa". Será, por isso, assinada uma ‘Letter of Offer and Acceptance’, uma vez que essa é a forma exigida e aceite pelo Governo norte-americano.

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/aprovados-16-milhoes-para-despesa-com-f-16


À falta do PM ;), deixo eu hoje aqui a dita Resolução do Conselho de Ministros publicada ontem em Diário da República e a que se refere a notícia do CM.

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/117279881/details/maximized?serie=I&day=2018-12-07&date=2018-12-01
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Charlie Jaguar

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