Os 30 F16A/B MLU da FAP

  • 3383 Respostas
  • 633051 Visualizações
*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1275 em: Novembro 20, 2018, 04:58:17 pm »
Um pequeno aparte na questão do F-16. Se de alguma maneira lhe fosse colocado o F135-PW-100 do F-35, isso poderia dar ao F-16 a possibilidade de Supercruise!?
 :-\
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +469/-31
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1276 em: Novembro 20, 2018, 08:57:52 pm »
Um pequeno aparte na questão do F-16. Se de alguma maneira lhe fosse colocado o F135-PW-100 do F-35, isso poderia dar ao F-16 a possibilidade de Supercruise!?
 :-\

1 million dollar  question:
A estrutura da célula F16 está concebida para tal motor?
O F135-PW 100  é um monstro de potência!
Não se pode montar um motor  de um Ferrari num Fiat 127.
Poder até pode,  mas torná-lo manobrável e seguro daria de certo muito trabalho!

Ficamos à espera de resposta de alguém conhecedor do assunto!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1277 em: Novembro 20, 2018, 09:11:52 pm »
Não sou especialista em motores, mas numa pesquisa no Wikipedia descobri isto.

F135 (motor do F-35)
Length: 369 in (937.3 cm)

F100 (motor do F-16)
Length: 191 inches (490 cm)

Parece-me que... não cabe.
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1278 em: Novembro 21, 2018, 09:26:58 am »
Não sou especialista em motores, mas numa pesquisa no Wikipedia descobri isto.

F135 (motor do F-35)
Length: 369 in (937.3 cm)

F100 (motor do F-16)
Length: 191 inches (490 cm)

Parece-me que... não cabe.

Apesar de achar que a questão não faz muito sentido na pratica.
Não sei se esses 9 metros não incluem a "ventoinha" vertical do F35.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1279 em: Novembro 21, 2018, 11:04:32 am »
Não sou especialista em motores, mas numa pesquisa no Wikipedia descobri isto.

F135 (motor do F-35)
Length: 369 in (937.3 cm)

F100 (motor do F-16)
Length: 191 inches (490 cm)

Parece-me que... não cabe.

Apesar de achar que a questão não faz muito sentido na pratica.
Não sei se esses 9 metros não incluem a "ventoinha" vertical do F35.

Mas a "ventoinha" vertical do F35 só há na versão "B", certo?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: asalves

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1280 em: Novembro 21, 2018, 01:15:55 pm »
Não sou especialista em motores, mas numa pesquisa no Wikipedia descobri isto.

F135 (motor do F-35)
Length: 369 in (937.3 cm)

F100 (motor do F-16)
Length: 191 inches (490 cm)

Parece-me que... não cabe.

Apesar de achar que a questão não faz muito sentido na pratica.
Não sei se esses 9 metros não incluem a "ventoinha" vertical do F35.

Mas a "ventoinha" vertical do F35 só há na versão "B", certo?

bem visto.

Depois de alguma pesquisa e acreditando que os dados estão certos:
https://en.wikipedia.org/wiki/Lockheed_Martin_F-35_Lightning_II#Engines
https://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/f-35-specs.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Pratt_%26_Whitney_F135
https://en.wikipedia.org/wiki/Rolls-Royce_LiftSystem

O motor do f35 o F135 tem 3 versões:
  • F135-PW-100 : Used in the F-35A Conventional Take-Off and Landing variant
  • F135-PW-400 : Used in the F-35C carrier variant
  • F135-PW-600 : Used in the F-35B Short Take-Off Vertical Landing variant

A versão convencional tem 559 cm e a VLOT tem 937.3 cm que inclui a "ventoinha" e o que eles chamam de "Thrust vectoring nozzle"

Uma curiosidade e acreditando na info da wiki o motor F135 não foi pensado para supercruise mas o F-35 consegue atingir  Mach 1.2 (sem afterburner) por 150 milhas (12 minutos).
« Última modificação: Novembro 21, 2018, 04:01:46 pm por asalves »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1281 em: Novembro 21, 2018, 02:50:59 pm »
Vendo as respostas a este topico ainda percebo menos o motor do F-35.
É o mais potente alguma vez feito mas:
Velocidade maxima: mach 1.6
Supercruise: não
É o motor mais potente e nem sequer permite ao piloto fugir de um confronto se ficar sem munições! (em modo stealth)
 :-\
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1149
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1282 em: Novembro 21, 2018, 03:27:47 pm »
Olá a todos, este é o meu primeiro post aqui no fórum, ao fim de meses a tentar registar-me. :)

O F35 não tem supercruise, porque este não foi um requisito quando foi lançado o projecto, portanto não tem e possivelmente nem virá a ter.

Foi pensado mais numa lógica de penetração stealth, para recolha de "intel" e de ataque, com protecção do F22. Claro que depois tudo isto mudou e o que temos agora é o canivete suíço que se tornou o F35, Ataque/Ar/Avião espião, provavelmente controlador de drones daqui a uns anos etc :), um datacenter de guerra voador.

O voo a Mach 1, como tem fricção provoca mais calor, e o calor é inimigo do stealth, por isso o Raider muito provavelmente irá ser sub sónico como os  restantes "irmãos" stealth de ataque (F117,B2) e como o Bone ficou depois da extinção do modelo A, embora este por razões distintas
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar, Lightning, HSMW, jorgeshot1

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8654
  • Recebeu: 3242 vez(es)
  • Enviou: 1001 vez(es)
  • +4060/-6482
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1283 em: Novembro 22, 2018, 09:49:56 am »
Além do que foi referido, a potência do motor do F35 deve-se também à necessidade que este "pato-voador" (devido às formas específicas para minimizar o sinal de radar), monomotor e onde apenas a versão B possui possui o escape variável, usar essa mesma potência para manobrar muito mais que qualquer caça convencional.  Existe uma entrevista de um piloto norueguês no tópico do F35, onde é explicada esta situação bem como a necessidade de desenvolver praticamente um novo modo de pilotagem face às especificidades do aparelho.



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5523
  • Recebeu: 5498 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1284 em: Novembro 22, 2018, 12:15:58 pm »
Um pequeno aparte na questão do F-16. Se de alguma maneira lhe fosse colocado o F135-PW-100 do F-35, isso poderia dar ao F-16 a possibilidade de Supercruise!?
 :-\

1 million dollar  question:
A estrutura da célula F16 está concebida para tal motor?
O F135-PW 100  é um monstro de potência!
Não se pode montar um motor  de um Ferrari num Fiat 127.
Poder até pode,  mas torná-lo manobrável e seguro daria de certo muito trabalho!

Ficamos à espera de resposta de alguém conhecedor do assunto!

Bom, vamos por partes. Capaz de "supercruise" calmamente a Mach 1.5 só mesmo o P&W F-119 do F-22A para já.

A pergunta de um milhão de dólares: se se consegue enfiar literalmente um motor F-135 numa célula F-16? A resposta é não. Teoricamente? Talvez existisse uma hipótese remota, mas isso obrigaria a que para tal fosse necessário redesenhar e reforçar extensamente o Viper a nível estrutural, e tendo em conta que o F-35 já aí está é algo que obviamente não irá acontecer. A turbina F-135 é um pouco mais larga que as F-100 e as GE F-110, porém a potência que debita ultrapassa os parâmetros estruturais toleráveis para o F-16, mesmo se se tratasse de uma aeronave nova pertencente ao mais recente bloco de fabrico.

O F-135-PW-100 é um monstro de potência, mas não nos podemos esquecer que o F-35 é um caça novo, que ainda se está a aprender a voar, pilotar e combater, que à medida que capacidades vão sendo adicionadas vai ganhando mais peso, e como tal não é de estranhar que a velocidade máxima se limite a Mach 1.6 o que é bastante bom, diga-se de passagem. Se não se quiser comprometer a invisibilidade do aparelho é bom que se voe a uma velocidade mais baixa (criando menos atrito, e por conseguinte calor como bem escreveu o MATRA), além de que a história mostra que combates aéreos só muito raramente ocorreram a velocidades supersónicas. Durante os testes um F-35A atingiu Mach 1.7 e continuava a acelerar, no entanto teve de abortar porque os alarmes de excesso de temperatura soaram e depois em terra é que se viram bem os graves danos provocados à camada reflectora anti-radar.

Para o que esperamos sejam os nossos futuros F-16 também não vamos nada mal servidos com o F-100-PW-229 EEP que utiliza tecnologia precisamente derivada dos F-119 e F-135.  ;)
« Última modificação: Novembro 22, 2018, 12:18:01 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Lightning, HSMW, jorgeshot1, MATRA

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5377
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9965 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1285 em: Novembro 22, 2018, 02:17:00 pm »
O RAM coating do F-22 ainda é mais suscetível que o do F-35, por isso duvido que em operações alcance regularmente a velocidade máxima de Mach 2, excepto em situações de emergência. Mesmo o supercruise de Mach 1.5 ou 1.6 é duvidoso a bem da conservação do RAM coating. Mesmo com todas estas condicionantes, o F-22 só pode realizar uma missão de dois em dois dias, o que é ridículo comparado com os caças da 4a geração. Ao que parece, o objectivo para o F-35 é uma missão por dia. A ver vamos.

Nota: o B-1B ainda é capaz de voo supersónico em altitude (Mach 1.2).
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MATRA

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5523
  • Recebeu: 5498 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1286 em: Novembro 22, 2018, 03:16:38 pm »
O RAM coating do F-22 ainda é mais suscetível que o do F-35, por isso duvido que em operações alcance regularmente a velocidade máxima de Mach 2, excepto em situações de emergência. Mesmo o supercruise de Mach 1.5 ou 1.6 é duvidoso a bem da conservação do RAM coating. Mesmo com todas estas condicionantes, o F-22 só pode realizar uma missão de dois em dois dias, o que é ridículo comparado com os caças da 4a geração.

A Lockheed argumenta mais até: que a capacidade supercruise do F-22 pode fazê-lo atingir Mach 1.8 sem carga externa, mas a que custo é que não diz. Tendo em conta os problemas quase sempre escondidos do Raptor, diria que é melhor nem se saber.

O Typhoon, Rafale, Gripen E/F e Su-35 possuem também capacidade supercruise com alguma carga externa ar-ar e/ou tanques de combustível entre os Mach 1.2 e 1.5.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MATRA

*

PMFM

  • Membro
  • *
  • 99
  • Recebeu: 79 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +12/-4
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1287 em: Novembro 22, 2018, 03:53:32 pm »
Conselho de Ministros autoriza verbas para manutenção dos caças F-16 e fragatas

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira uma despesa de 16 milhões de euros, no prazo de três anos, para a manutenção dos caças F-16 da Força Aérea e um montante de 4,3 milhões de euros para a manutenção de uma fragata.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, a verba autorizada para os F-16 visa a “aquisição de bens e serviços relativos à sustentação logística do sistema de armas” daquelas aeronaves.

Quanto à despesa de 4,3 milhões de euros para a manutenção das fragatas da classe Bartolomeu Dias, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, adiantou que Portugal aderiu a um grupo de países que têm fragatas da mesma classe.

Com a adesão a esse grupo, que integra a Bélgica, Reino Unido e Holanda, vai ser possível “fazer a manutenção das fragatas a um preço mais baixo”, disse, em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros.

Fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/conselho-de-ministros-autoriza-verbas-para-manutencao-dos-cacas-f-16-e-fragatas
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 679
  • Recebeu: 109 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +11/-10
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1288 em: Novembro 22, 2018, 06:33:49 pm »
Reino Unido..... o Chile mudou de nome.....
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1289 em: Novembro 22, 2018, 06:37:33 pm »
Reino Unido..... o Chile mudou de nome.....

Ora aí está, ás vezes mais vale ficarem calados que mandarem papos como estes !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!