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Marinha Portuguesa / Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 12:50:42 am »
A Bofors Mk4 nem precisava de ser temporária, e podia ser o armamento permanente do navio, dado que continuaria a ser relevante, e não se gastava dinheiro duas vezes (ao modernizar primeiro, e ao substituir mais tarde pela Marlin). A alternativa podia ser manter a Bofors Mk4 e adicionar a Marlin logo atrás, mas seria muito bélico.

Não sei é se haverá ainda munição de 40mm, e se era necessário irem comprar mais de propósito.

O Exército chegou a ter centenas de Bofors, (400 a 500 segundo algumas fontes) da peça AA 4 cm m/1940-1942-1960 e Fléche-Haute m/1980, e muitos navios da Marinha nos últimos 60 anos tiveram peças de 40mm.. Deve haver algumas em armazém para modernizar, para utilizar em navios patrulhas?
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Força Aérea Portuguesa / Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 12:33:26 am »
Seria, porque o AW-119M é um monomotor, ao contrário do "irmão" AW-109 e do primo AW-169 e dos amigos H-135M e H-145M.

A intenção parece ser a obtenção de um heli "faz tudo", e aí algo na classe do UH-60 acaba por fazer mais sentido, especialmente se considerarmos o interesse do EP num helicóptero médio.

Ok, obrigado pelo esclarecimento!

Mas sendo assim, e se um AW-109 começa nos €4.600.000 e um AW-169 começa nos €5.520.000, isto daria um custo entre €8.830.000 (6 células) a €10.600.000 (5 células) por helicóptero, possivelmente com algum armamento. Ou seja, muito provavelmente, só dá para um dos dois modelos da Leonardo... Ou Black Hawk, como referido anteriormente, usados. Airbus parece-me que está fora de questão.

A outra questão que me surge é que, se percebi bem, na LPM fala na "Aquisição de 5 Helicópteros de apoio" para a FA e não para o Exército... Será assim mesmo?
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Força Aérea Portuguesa / Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por Red Baron em Hoje às 12:08:33 am »
Citar
O Contrato de Recuperação da Capacidade SATCOM foi assinado em dezembro de 2023 e, como tal, não foi possível avançar com execução financeira durante o ano transato, tendo igualmente transitado para 2024

Parece que o projeto de modernização do SATCOM está novamente vivo, mas sem verbas.
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Força Aérea Portuguesa / Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Última mensagem por dc em Hoje às 12:06:23 am »
Seria, porque o AW-119M é um monomotor, ao contrário do "irmão" AW-109 e do primo AW-169 e dos amigos H-135M e H-145M.

A intenção parece ser a obtenção de um heli "faz tudo", e aí algo na classe do UH-60 acaba por fazer mais sentido, especialmente se considerarmos o interesse do EP num helicóptero médio.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Eventos/Exposições/Visitas
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 12:04:53 am »
Beja Air Show 2024
Base Aérea N.º 11 (BA11)
1 e 2 de junho

https://www.emfa.pt/p-1075-beja-air-show

Presenças:
• Mirage 2000 Couteau Delta – Armée de l'air et de l'espace (França)
•  Saab JAS 39 Gripen – Magyar Légierő (Hungria)
• Northdrop F-5E Tiger II – Patroulle Suisse (Suíça)
• Eurofighter Typhoon – Ejército del Aire y del Espacio (Espanha)
• CASA C-101 Aviojet – Patrula Aguila (Espanha)
• Yakovlev Yak-52 – YAKSTARS (Espanha / Portugal)
• Falcons Display Team – Royal Air Force (Reino Unido)
• McDonnell Douglas F-15E Strike Eagle – United States Air Force (EUA)
• General Dynamics F-16 Fighting Falcon – Forțele Aeriene Române (Roménia)
• Embraer A-29A Super Tucano – Força Aérea Brasileira (Brasil)
• Embraer KC-390 Millenium – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Sikorsky UH-60 Black Hawk – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Lockheed Martin F-16M Fighting Falcon – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Leonardo AW119 MkII Koala – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Avions Mudry & Cie CAP 232 – Adwas ujenna ageldan (Marrocos)
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 12:01:22 am »
Menos peso ser bom ou mau, é relativo. Como estamos a falar de MTOW, quanto maior o MTOW, melhor seria, pois indiciava que o drone tinha ainda mais capacidades e mais margem para o payload. Neste momento pouco se sabe do drone, mas uma comparação directa será o Bayraktar TB2, com um MTOW de 700kg, e 150kg de payload. No caso do ARX, são 600kg, e o objectivo era suposto ser 150kg de payload, não sei se se mantém.

Quanto a operar no PNM, o navio ainda nem foi construído, mas tudo depende das dimensões do drone, e da sua capacidade de descolar e aterrar em menos de 100 metros. Mas a dúvida por si só, já devia servir de alerta que um porta-drones de dimensões reduzidas, terá sempre limitações no tipo e tamanho de drones que pode usar.

É, continuam na estupidez do CAS, com Tucanos...

É uma palhaçada. Numa altura em que se devia preparar para uma possível guerra convencional, onde se inclui CAS, vamos investir em aeronaves a hélice, só para satisfazer interesses.
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por LuisPolis em Abril 23, 2024, 11:56:19 pm »
Artigo de opinião do Chefe de Estado Maior Norueguês Gen. Eirik Kristoffersen

Citar
Doctrinally, Russia is also finally catching up to the lessons from its failed 2022 invasion, Kristoffersen warned.

They have these lessons learned that they’re using. I think it took them some more time. I think the Ukrainians are much more innovative in the beginning. But if you have a very hierarchical system, once you have learned some lessons learned that you actually want to implement, they can do it fast,” he said. “So if they [decide to] move from manned to unmanned systems in one area, then when they decide to do it, it will go fast.


https://breakingdefense.com/2024/04/why-supporting-ukraine-is-main-priority-for-norways-defense-chief-this-year/
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Subsea7 em Abril 23, 2024, 11:41:48 pm »
É, continuam na estupidez do CAS, com Tucanos...
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Força Aérea Portuguesa / Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Última mensagem por goncalobmartins em Abril 23, 2024, 11:18:46 pm »
Sim, 5 ou 6, consoante o que seja possível comprar com aquele dinheiro.

Escusado será dizer que o orçamento sempre foi curto para hélis novos, excepto uns AW-119M (versão militar do Koala), e portanto as opções realistas são em segunda-mão.
Se houve um corte, ainda mais grave é.

Mas seria assim tão descabido ter 7 AW119 MkII (5 para SAR + 2 para RFSS) e 5 AW119M, e 4 EH-101 Merlin (CSAR) operacionais? Atenção, eu não percebo nada disto  :-P
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