Fogos Florestais

  • 1019 Respostas
  • 227051 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Fogos Florestais
« Responder #120 em: Julho 28, 2012, 12:29:01 am »
Citação de: "chaimites"
Estes HOMENS são voluntários,  arriscam  a vida,  deixam as suas familias  durante dias     e depois são tratados como lixo descartável

Vi essa noticia na tv, realmente acho lamentável e desnecessário, qual seria o problema de os deixar ter uma noite de descanço e partir só no dia a seguir? Só se fizeram a viagem por vontade propria de regressar mais cedo...
Parece que a ANPC (ou quem manda nessa situação), falta sensibilidade para as necessidades humanas.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Fogos Florestais
« Responder #121 em: Julho 28, 2012, 12:43:50 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Basicamente o GIPS é uma duplicação da FEB (Canarinhos). Mas isso não é novo na GNR…

Não sei o que é que queres dizer com isso :twisted:

Não te estás a referir à Unidade de Controlo Costeiro que na prática é uma 2ª Policia Maritima, nem de forças da GNR serem enviadas para TOs internacionais para efectuar missões estilo Exército? Ou de um modo geral no pais a GNR é uma 2ª Policia.

Pelo que me parece a GNR é a carta joker do poder politico, de um modo geral o poder politico nunca quis dar muito poder a uma só instituição, por isso é que em Portugal há muitas capelinhas, quando uma das capelinhas falha, há outra que a pode substituir, e nesse aspecto tenho que dar o mérito há GNR, sempre que teve que substituir outras entidades (do que me apercebo) não falhou, fez o seu trabalho no Iraque como força militar, nos incendios faz o trabalho de GIPS...
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Fogos Florestais
« Responder #122 em: Julho 28, 2012, 11:04:15 am »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Basicamente o GIPS é uma duplicação da FEB (Canarinhos).


NAH!!!!  

Os Gips combatem incendios de pistola a cintura!!! :roll:
 


 Todos são uteis!!   e nunca são demais!!

  A criaçao dos GIPS e Canarinhos visa dar uma resposta mais rapida aos incendios florestais algo que só pode ser feito com forças profissionais o nivel de prontidao é de 2 minutos para as equipas terrestres  e 6 minutos  para o Helitransportados  em media o heli levanta voo 3 minutos depois do alerta.

O Ponto chave continua a ser a coordenaçao de todos estes meios  no terreno que continua a ser amadora!!!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
Re: Fogos Florestais
« Responder #123 em: Julho 28, 2012, 02:57:29 pm »
Meus senhores, enquanto as pessoas não perceberem que ser voluntário não é a mesma coisa que ser escravo, o país não evolui. E os problemas de coordenação que são tão patentes nos grandes incêndios (o mesmo não acontece nos pequenos quando são apenas um ou dois corpo de bombeiros no terreno), são provocados por pessoas que estão no topo da hierarquia, que deviam saber o que estão a fazer e muitas vezes não o sabem.

Volto a repetir, meter um militar que não tem qualquer experiência de Bombeiro, qualquer experiência no que é o funcionamento da Protecção Civil é uma estupidez. Isso só explica-se com compadrios que há nos lugares de topo, de forma a obter a posição X ou Y para determinado fulano. Andamos a brincar à Protecção Civil... :N-icon-Axe:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Fogos Florestais
« Responder #124 em: Julho 30, 2012, 12:37:12 am »
O que vou dizer possivelmente não tem interesse para a situação portuguesa, mas como é algo que não existe cá serve para cultura geral :lol: , podias ser bombeiro e pára-quedista ao mesmo tempo :wink: .
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Fogos Florestais
« Responder #125 em: Julho 30, 2012, 09:03:25 am »
Lightning    poe-te com ideias..... não va algum iluminado.... lembrar-se

Se reparares os Bombardeiros pesados começaram a ser utilizados nesses mesmo paises e ja ca andaram Beriev´s á experiencia a ver se colavam.

Mas ate era interessante  ver um C130 carregadinho de Canarinhos a descerem sobre o Gerês :D
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Fogos Florestais
« Responder #126 em: Julho 30, 2012, 12:08:50 pm »
E como eu sou um adepto incondicional dos Kamov´s aqui fica mais um video.

 

*

joao emilio

  • 15
  • +0/-0
Re: Fogos Florestais
« Responder #127 em: Julho 30, 2012, 04:22:49 pm »
Olá caros amigos mais um ano e mais uma vez a falar dos incêndios florestais.
Efectivamente na ilha da madeira um dos grandes problemas dos últimos incêndios é a falta de meios humanos e materiais aliado á topografia e nenhuma vontade e respeito politico faz o resto enfim não á muito que comentar.
Já o problema do incêndio do Algarve e a respeito do comandante em questão algumas palavras.
Em nenhum teatro de operações seja de combate a incêndios ou militar é preciso desmobilizar para fazer reuniões para proceder ao ponto da situação e delinear estratégias e tácticas, isso cabe às altas chefias que depois transmitem sobre a forma de ordens operacionais aos chefes de companhia, grupo ou viatura.
Mesmo um incêndio estando completamente extinto e mesmo já com o rescaldo efectuado não fica sem vigilância um erro muito muito grande da estratégia de combate a incêndios em Portugal.
O que se passa é os seguinte e acho que já o disse aqui no fórum, os incêndios antes de serem grandes são pequenos começam com um fósforo a arder, os meios locais iniciam o ataque e não pedem ajuda em tempo útil, quando o decidem fazer fazem deslocar para o local X meios quando o incêndios para ceder já precisa do dobro ou triplo, esta reacção em cadeia vai evoluindo não existe um ataque musculado á nascença.
O maior problema de todos neste grande flagelo não é nem a falta de meios humanos, nem materiais terrestres e digo mesmo nem aéreos não soa muitos mas até chegam.
O problema é mesmo a coordenação ou melhor a desordenação de quem comanda, um bom comando é a chave para os nossos problemas, e isto não funciona porque simplesmente é tudo uma grande confusão, é polícias a fazer de bombeiros, é a criação de dezenas de grupos diferentes para combate a incêndios comandados por dezenas de instituições diferentes não existe comunicação, depois a formação é muito pouca, e dinheiro para manutenção zero.
Os tais coronéis e tenentes-coronéis em vez de serem nomeados para comandantes distritais deveriam sim ser destacados por quem de direito para dar formação aos comandantes de bombeiros, comandantes distritais e nacionais para saberem bem o que é cadeia de comando e hierarquia, para eles saberem bem o que soa ordens e disciplina, para saberem o que é comandar em vez de mandar.
Não existe muito mais o que dizer quando vejo a segundo comandante nacional de protecção civil dizer em praça pública a quando do simulacro nacional de sismo em Lisboa, que Portugal até está preparado para um sismo, quando na verdade sei como foi o simulacro e nem sequer as viaturas foram estacionar a onde estava estipulado, uma grande mentira descabida até porque no melhor pai do mundo ninguém está preparado para um evento desta natureza.
Cada macaco no seu galho, quando muito pelotões do exército, GNR, e outros parecidos eram realmente muito úteis a partir da fase de rescaldo, consolidar o rescaldo e acima de tudo vigilância isso sim, patrulhamento em áreas sensíveis como zonas protegidas, só a presença dum militar faz dissuadir qualquer eventual pirómano ou descuido.
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Fogos Florestais
« Responder #128 em: Julho 30, 2012, 08:01:50 pm »
Concordo plenaqmente com o que dizes ,

mas,............. coordenação como?   a gente  nem radios em condições tem! as pilhas so duram 30 minutos!!!  depois é de telemovel  ou aos gritos para tentar falar com o radio do carro....................

Junto a tudo o que dissentes, que os GIPS da GNR seriam muito mais uteis se depois dos 90 minutos de ataque inicial  usassem seu poder para identificar e multar quem nao cumpre a lei,  se a lei fossem cumprida a floresta podia arder mas as habitaçoes estavam a salvo!

deves saber muito bem que por vezes se posicionam todos os meios exclusivsmente para defender as habitações que se não tivessem o mato e as silvas a "entrar pela porta dentro" estariam a salvo.

Abraço
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Fogos Florestais
« Responder #129 em: Julho 30, 2012, 09:42:34 pm »
Citação de: "chaimites"
Lightning    poe-te com ideias..... não va algum iluminado.... lembrar-se

Xiiii, que é que eu fui fazer... :N-icon-Axe: .

Citar
Mas ate era interessante  ver um C130 carregadinho de Canarinhos a descerem sobre o Gerês :D

Não sei se o Gerês é um bom sitio para largar um C-130 carregado seja do que for, era uns a cair nos rios, outros a ficar pendurados nos cabos eléctricos... :?:
Mas concordo que não há essa necessidade, o tamanho de Portugal e a existência de várias estradas e locais de onde os helicopteros podem operar poe de parte este tipo de operações, até parece que temos 1000km de floresta sem nada nem ninguém por perto que lá possa ir se deflagrar um incêndio como os paises que eu falei acima...

Acho que se fosse preciso mais capacidade de helitransporte para os Canarinhos/GIPS, um EH101 já devia chegar, e nem era preciso treino adicional (curso de pára-quedismo)... talvez saberem fast rope, já que é um helicoptero relativamente grande e poderia haver locais onde seria complicado aterrar.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
Re: Fogos Florestais
« Responder #130 em: Julho 31, 2012, 03:12:40 pm »
Citação de: "Lightning"
O que vou dizer possivelmente não tem interesse para a situação portuguesa, mas como é algo que não existe cá serve para cultura geral :lol: , podias ser bombeiro e pára-quedista ao mesmo tempo :wink: .

Já conheço a existência desses senhores à mais de 10 anos, acho queli num livro no liceu. Para países como os que mencionaste, faz todo o sentido em ter uma espécie de Sapadores Florestais a serem transportados até ao incêndio dessa forma, mas para nós faz mais sentido equipas como os Canarinhos nos helicópteros. Como podes imaginar, o dinheiro que teriam que gastar para formar este pessoal seria proibitivo para Portugal.

Se fosse saltos com calotes hemisféricas estilo as que são usadas nos saltos militares, seria demasiado impreciso e causaria demasiadas lesões ao pessoal que iria saltar em todo o tipo de terreno. Se fosse saltos com calotes de tipo asa, aí era muito melhor para a precisão do salto, mas ao mesmo tempo custaria para aí 10 vezes mais a formar estes homens. Se os saltos são em automático ou manual tanto faz para algo semelhante, a grande diferença seria mesmo o tipo de calote. Não é à toa que há tão poucos SOGAs em Portugal.

Podem perguntar se há calotes hemisféricas mais precisas que as simples AZR. Há, mas mesmo assim...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Fogos Florestais
« Responder #131 em: Julho 31, 2012, 08:54:04 pm »
Por falar em fast rope ......este queria fazer fast rope ao contrario :mrgreen:  :mrgreen:



uma formação de futuros canarinhos

 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Fogos Florestais
« Responder #132 em: Julho 31, 2012, 09:52:25 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "chaimites"
Lightning    poe-te com ideias..... não va algum iluminado.... lembrar-se

Xiiii, que é que eu fui fazer... :N-icon-Axe: .

.

A FEB força especial de bombeiros foi formada para combate a incendios florestais e ao longo do tempo foi ganhando outras valencias,

tem equipas resgate em montanha, equipas de recuperadores salvadores para salvamento em meio aquatico ja tem equipas de busca e salvamento em desastres naturais (estiveram no Haiti etc,    nunca se sabe....

Pena que todos os bombeiros  nao tenham o nivel de equipamento e treino destes profissionais, que tem tudo do que ha de melhor.

 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Fogos Florestais
« Responder #133 em: Agosto 11, 2012, 02:01:49 am »
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Fogos Florestais
« Responder #134 em: Setembro 02, 2012, 11:35:02 pm »
Descarga de um Beriev.  :?
Estes nunca mais voltaram cá pois não?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."