Finalmente: Leopard II para Portugal

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snakeye25

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« Responder #15 em: Junho 11, 2006, 04:47:10 pm »
Cá para mim, o Exército está a servir de cobaia à mistura de biodiesel ao gasóleo...  :lol:

Agora a sério. Tendo por comparação os desfiles que assisti, por exemplo em 2004, no Porto, ou em 1999, no Parque das Nações, não creio que o fumo dos restantes veículos fosse excessivo.

Em 1999:



Em 2004:
Um abraço,

André Carvalho
 

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papatango

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« Responder #16 em: Junho 12, 2006, 02:11:27 pm »
Relativamente à questão dos Leopard-II-A5 holandeses, deixo aqui o esquema sobre as quantidades disponíveis dos ditos.



A acreditar nos numeros conhecidos, a Holanda não tem Leopard-II-A5 disponíveis.

Ou tem Leopard-II-A4 (e não há nenhuma noticia sobre esse assunto, nomeadamente no que respeita ao seu estado), ou então o que existe são 70 Leopard-II-A6.

Se alguém tiver alguma informação em contrário sería interessante cruza-la com esta.

Creio que há um relatório que refere o Leopard-IIA5, mas não o Leopard-IIA5 holandês e sim alemão.

De qualquer forma, não nos podemos esquecer de uma coisa:

A modernização da brigada mecanizada, é tudo menos prioritária.
Não por não ser necessário trocar os carros, mas porque a unidade faz cada vez menos sentido.

E nem vamos discutir se há ou não peças para pelo menos manter quatro veículos em estado utilizável, para não encrencarem no meio de um desfile.


Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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fealcap

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« Responder #17 em: Junho 12, 2006, 02:36:48 pm »
Te faltan los vendidos a Noruega que fueron 52 Leopard 2A4NL

http://www.haaland.info/norway/tank/index.html

saludos
 

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Luso

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« Responder #18 em: Junho 12, 2006, 02:41:43 pm »
Também questiono a existência de Carros de Combate no exército português.
Pergunto aos entendidos se não seria mais eficaz adoptar um bom blindado de combate de infantaria (mais leve), bem protegido com blindagem adicional. A luta anti-carro seria feita por mísseis.
O canhão, de 35/50mm, poderia disparar munição programável que pode servir em diversas plataformas: na Marinha como um novo CIWS ou como armamento dos NPO´s e no próprio Exército como defesa antiaérea de ponto (Millenium).
Referência: CV90 MKIII.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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fealcap

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« Responder #19 em: Junho 12, 2006, 03:00:09 pm »
A tabla esta equivocada ni el M-60 pesa tanto ni el Leopard 2 tampoco pesa eso.

Según la Página oficial de Holanda un Leopard 2A6 pesa 59.900 kg osea un A5 menos.

http://www.landmacht.nl/materieel/huidi ... rd2A6.aspx

Además te boy a explicar una cosilla ves el circulo pintado en color amarillo pone 54 ósea ser en siglas NATO/OTAN (MLC 54). MLC = Military Load Class

Saludos
 

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Luso

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« Responder #20 em: Junho 12, 2006, 03:41:48 pm »
São dados obtidos noutras fontes (Defense Systems, etc). Podem ser corrigidos.
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fealcap

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« Responder #21 em: Junho 12, 2006, 04:15:21 pm »
El peso de un Leopard 2 A5 es de 59.700 kg la diferencia de peso es mínima solo hay el cambio del cañón puesto que el L44 completo pesa  3.780 kg y el L55 pesa 4.160 kg. la diferencia de pesos de un A5 a A6 es mínima.

Sobre el articulo que no esta mal habéis colocado lo de 114 Leopard 2A4NL que habían sido vendidos a Austria también hay que sumar los 52 Leopard 2A4NL vendidos a Noruega dando un total de 166 Leopard 2 vendidos hasta la fecha. Restarian a la venta solo 99 Leopard 2A4 y 70 Leopard 2A6

http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?nrnot=136

Saludos
 

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papatango

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« Responder #22 em: Junho 12, 2006, 04:47:00 pm »
Por curiosidade, qual é a sua fonte?

A minha é a Jane's (2006) e afirma-se que a Noruega recebeu 52 carros Leopard-2A4 da Alemanha.

Esta noticia, coincide com outra que eu me lembro de ter visto, que dizia que  a Noruega desistia de adquirir carros Leopard-II à Holanda.

Estou a falar de memória, quanto ao cancelamento dos carros holandeses, no entanto a Jane's afirma claramente numa página sobre os Leopard da Noruega que os Leopard-II são do exército alemão.

Por outro lado a Jane's contradiz-se, afirmando noutra página (na tabela em que totaliza os valores)  que os carros noruegueses são holandeses (ou pelo menos fabricados na holanda)
 :conf:

Já agora, segundo a Janes os pesos (pronto para combate são):
Leopard-II A4 = 55 toneladas
Leopard-II A5 / A6 = 62 toneladas

Os pesos mencionados no "redondel" não têm necessáriamente a ver com o peso do carro em situação de combate.
Para movimentações em tempo de paz, o veículo em principio não se mocimenta completamente equipado (armado e carregado)

Cumprimentos
« Última modificação: Junho 12, 2006, 05:08:53 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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snakeye25

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« Responder #23 em: Junho 12, 2006, 05:04:06 pm »
Caro Papatango

Aparentemente a Jane's errou de novo.

A Noruega declarou às Nações Unidas ter importado da Holanda 10 Leopard 2A5 em 2001 e 42 Leopard 2A5 + 5 Leopard 2A4 (apenas para sobressalentes) em 2002. :wink:

A Holanda, por seu turno, declarou a exportação dos mesmos 57 carros de combate.
Um abraço,

André Carvalho
 

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fealcap

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« Responder #24 em: Junho 12, 2006, 05:10:22 pm »
Azme caso que hasta en la pagina Oficial de Noruega pone que son ex-Holandeses.

http://odin.dep.no/odinarkiv/norsk/stol ... ok-bn.html

Saludos
 

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papatango

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« Responder #25 em: Junho 12, 2006, 05:13:24 pm »
Estive a fazer as contas e encontrei uma "falha" nesses 10 Leopard-IIA5

A verdade, é que parece que em nenhum lugar essa situação está correctamente explicada.

É sempre bom cruzar dados para chegar a alguma conclusão.

Portanto, nestas circunstâncias, tendo a noruega recebido carros A4 (e os 10 A5 que eu não considerei), as coisas mudam ligeiramente de figura.

Logo à noite vou corrigir a tabela.

A terceira parte do areamilitar, sobre os veículos e sistemas terrestres vai ter um campo para o numero estimado de veículos e é sempre bom ter dados actualizados para não escrever disparates.

Cumprimentos
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« Responder #26 em: Junho 12, 2006, 05:21:01 pm »
Vendo o link colocado pelo Fealcap dá para concluir que foram portanto 52 + 5 Leopard 2A4. A descrição do modelo no UN Register está portanto errada (na página norueguesa de 2001).

Já agora, para Portugal, em 2005, foram declaradas as importações de 1 Iveco (provavelmente a ambulância blindada), 12 Carl Gustaf (Mk3 para os Comandos) e os 20 Uro Rebeco. É indicada a exportação de um Humvee para Israel, para ser sujeito a modernização.
Um abraço,

André Carvalho
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #27 em: Junho 13, 2006, 11:03:35 am »
Carl Gustav para os Comandos?  :twisted:

Afinal do que vale apena termos uma BRR se depois no que mais interessa ela não funciona?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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snakeye25

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« Responder #28 em: Junho 13, 2006, 01:35:01 pm »
Não confirmo que seja para os comandos, mas a seguinte notícia está na página do Regimento de Infantaria 1:
Citar
Estágio de Carl Gustaff M3

Decorreu durante o período de 12 a 20 JAN06 o estágio do Canhão de alma estriada sem recuo 84 mm CARL GUSTAF M3, ministrado por três formadores da empresa SAAB DYNAMICS. Frequentaram o estágio onze militares, oito do Regimento de Infantaria um da EPI e dois da EPSM. O estágio decorreu com sessões teóricas nas instalações da unidade e sessões praticas, tiro com redutor nas Carreiras de Tiro do GML e tiro real no Campo de Tiro de Alcochete.
 
1/20/2006
Um abraço,

André Carvalho
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #29 em: Junho 13, 2006, 01:49:34 pm »
EPSM?
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