Portugal termina missão militar no Kosovo ao fim de 18 anos

  • 0 Respostas
  • 2604 Visualizações
*

Rui_tex

  • Membro
  • *
  • 21
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Portugal termina missão militar no Kosovo ao fim de 18 anos
« em: Outubro 08, 2016, 10:31:41 pm »
O Conselho Superior de Defesa Nacional deu na quinta-feira parecer favorável a uma proposta do Governo para a retracção da força nacional destacada no Kosovo, que começa no segundo trimestre de 2017 e estará completa até Junho. Na resposta enviada à Lusa, Azeredo Lopes defendeu que "a continuação da presença de militares portugueses na missão não se afigura, neste momento, essencial para a defesa dos interesses nacionais na região".

Actualmente estão 189 militares na KFOR (Kosovo Force), que serão rendidos durante este mês. O primeiro grupo do último batalhão em missão no Kosovo parte a 17 de Outubro e será constituído por 48 efectivos do Exército, num total de 186, da Brigada de Reacção Rápida (2º Batalhão de Infantaria Paraquedista), para integrar o Batalhão de Reserva Tática da KFOR.

"O desempenho das missões atribuídas aos militares portugueses foi considerado excepcional, correspondendo aos elevados padrões da NATO, tendo contribuído decisivamente para a estabilidade social e política do território do Kosovo", destacou Azeredo Lopes.

O governante frisou ainda que "é certo" que o Governo pretende manter "idêntico empenhamento português no âmbito da Aliança Atlântica" em 2017, embora sem adiantar quais os teatros de operações em perspectiva.

A possibilidade de Portugal participar numa missão da NATO no Iraque já tinha sido admitida pelo ministro em Junho passado.
O Kosovo declarou-se unilateralmente independente da Sérvia em fevereiro de 2008, com Portugal a reconhecer o novo país em Outubro do mesmo ano.

Portugal participa na força de manutenção de paz da NATO para o Kosovo desde Julho de 1999, com contingentes de diferentes dimensões e especialidades em regime de rotação semestral.

Integrou a KFOR com uma unidade de escalão batalhão composto por 300 militares, um destacamento de operações especiais e um destacamento de controlo aéreo-táctico, ocupando um sector na região de Klina, a Oeste do território.

Actualmente, estão 189 militares portugueses em missão no Kosovo, mas o contingente já chegou a exceder os 300, como aconteceu de 1999 a 2001, ano em que a maior parte dos militares regressou a Portugal.

Entre 2003 e 2004 Portugal manteve apenas uma equipa reduzida no aeroporto da capital kosovar, Pristina, mas em 2005 voltou a enviar cerca de 300 militares para o território, regressando ao formato de rotação semestral de tropas.

A KFOR é actualmente composta por cerca de 5000 militares de várias nacionalidades.

In Publico: https://www.publico.pt/sociedade/noticia/portugal-termina-missao-militar-no-kosovo-ao-fim-de-18-anos-1746672

Nota: De referir que a noticia saiu com um erro, pois o 2º Batalhão Para-quedistas está lá neste momento e eles é que vão ser rendidos e não ser eles a render como saiu na noticia. O batalhão (ultimo no kosovo pelas noticias das declarações) será o 1º Batalhão de Infantaria (RI 13 Vila Real) e estes sim iram render o 2º Batalhão Para-quedistas no presente mês, nos próximos dias.
« Última modificação: Outubro 08, 2016, 10:38:29 pm por Rui_tex »
[glow=blue]Infantaria do Marão![/glow]