Alpha-Jet

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Leonidas

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« Responder #30 em: Janeiro 17, 2006, 03:49:57 am »
Saudações guerreiras.

Já agora e para completar o ramalhete das aeronaves de treino aqui fica o Castiço Chipmunk & companhia lda.:

Chipmunk:


Planador L-23 Super Blanik:


Planador Ask-21:


Todos os Alphajet cedidos a Portugal estavam num estado impecável. Será que desde a altura em que foram dados como operacionais na FAP tiveram um desgaste assim tão grande?  :wink:

M-346:


Cumprimentos
 

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TOMKAT

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« Responder #31 em: Janeiro 17, 2006, 04:26:17 am »
Citação de: "Leonidas"
Saudações guerreiras.
....
Já agora, se o MAKO for para a frente, quais as reais hipóteses de Portugal participar a sério na sua construção? Neste momento deverá resumir-se á fabricação de alguns componentes e mais nada. Por isso mesmo, acredito que haja mais hipóteses de Portugal ter uma participação a sério na construção do M-346 italiano, por compra de licença, e, assim, impulsionar-se/reavivar, de uma maneira inteligente e séria, a construçaõ aeronática em Portugal.  :(
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

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Leonidas

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« Responder #32 em: Janeiro 17, 2006, 05:47:45 pm »
Saudações guerreiras.

Caro Tomkat, eu não tenho muitas fantasias (nenhumas, até) em relação á substituição dos Alpha-jet rapidamente, até porque - pelo menos eu - não se ouviu falar nada acerca desse assunto, nem um boato e porque também a FAP tem outras prioridades. Tanto não as tenho, que coloquei, como hipótese, na minha intervenção anterior, para os restantes aviões existentes em Beja, sofrerem uma atualização e, desse modo, poderem corresponder melhor ás exigências mais exigentes - passo a redundância - em termos de treino ou até mesmo para desempenhar missões como bombardeiro que é.

O programa do MAKO julgo estar bastante atrasado. Deve ser como o do A400M. Existe "qualquer coisa" com asas, mas que não voa. A coisa promete (no papel).  :wink:   8)

Aquilo que não me ocorreu na altura foi exatamente colocar como (somente por) hipótese, também a própria construção integral do MAKO em Portugal.

http://www.airforce-technology.com/projects/mako/

Cumprimentos
 

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papatango

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« Responder #33 em: Janeiro 17, 2006, 06:27:39 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
As coisas que se escrevem por aqui...
Já agora, a título de curiosidade, o que é que se escreve por aqui que seja assim tão esquisito?

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Moi

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« Responder #34 em: Janeiro 18, 2006, 05:47:58 pm »
A ideia que tenho é que de facto o Alpha Jet está já ultrapassado e necessitamos de uma aeronave mais avançada. Pessoalmente, acho que a escolha deveria ser o M-346. Embora não acredite que isso venha a acontecer nos próximos 10 anos.

Também concordo com a opção SuperTucano ou o suíço Pilatus PC21 (este mais avançado tecnologicamente e por isso mais caro). Ainda assim, a escolher entre estes dois, acho que o nosso país devia dar preferencia ao avião da Embraer.

Existem outras opções que se podem tomar, como são o caso do M-311 (a jacto), que a Aermacchi propõe para competir com os turbo-prop de treino, ao mesmo preço e até com custos operacionais inferiores.
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #35 em: Janeiro 18, 2006, 05:50:05 pm »
Citação de: "papatango"
Já agora, a título de curiosidade, o que é que se escreve por aqui que seja assim tão esquisito?

Nada que não se escreva noutros lados.

O que todos têm de entender é que existem três coisas nos fóruns: o informar, o desinformar e o fantasiar. O primeiro assenta em se dizer o que é de facto; o segundo em não fazê-lo; o terceiro não precisa de explicação.

É muito bonito falar em Tucanos, Super Tucanos, Hawks, etc. Mas tudo isso, se for aplicado ao que é a realidade da Força Aérea Portuguesa, não passa de pura ficção. E nisso nem o PT pode discordar. Os Alpha-Jet estão de pedra e cal na FAP, pelo menos até 2015. Agora que as suas competências passaram a ser apenas a de treino e conversão operacional, o Alpha está liberto de todas aquelas incumbências que tinha enquanto aeronave de apoio aéreo ofensivo e que colocavam a descoberto as suas mais flagrantes limitações. A nível de sustentação da frota não parece haver, de momento, quaisquer problemas dado haverem células suficientes para aproveitamento de peças e partes, continuar a haver o inestimável apoio das OGMA e se ter assegurado o suporte para os motores Larzac 04-C20.

O piloto que passar do Alpha-Jet A para o F-16MLU sentir-se-à desfasado? Até pode ser mas é para isso que se encontram em Monte Real os bilugares B/BM, ou seja, para dar a conhecer os "cantos à casa" do novo aparelho ao instruendo. Seja como for, o futuro do treino de pilotagem aeronáutica militar de combate em Portugal (LIFT - Lead-In Fighter Training) deverá sempre passar pelo programa AEJPT, residindo, ainda assim, três dúvidas fundamentais: primeiro, se certas hesitações patentes o ano passado durante o certame Le Bourget serão apenas sinónimo da crise económico-financeira que abala a Europa; segundo, qual a aeronave escolhida para a função de Eurotrainer e, terceiro, se cada uma das nações aderentes terá a sua própria frota ou, pelo contrário, os aviões pertencerão a uma estrutura comum multinacional.

A instrucção para os plurimotores deverá passar a ser assegurada pelos C-295, depois destes substituirem a frota Aviocar e quanto aos helicópteros, o treino prosseguirá no Alouette III até este ser igualmente substituído pela plataforma comum que equipará tanto a FAP como o GALE.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Miguel

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« Responder #36 em: Janeiro 18, 2006, 06:06:50 pm »
Charlie Jaguar alias Charlie Golf :wink:

Isto é um forum.... amigo esta stressado, que se passa? o exilio?? na Kiwilandia 8)
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #37 em: Janeiro 18, 2006, 06:30:25 pm »
Miguel, não queres participar num importante estudo científico?

Então é assim (já que te encontras em Paris): pegas num cronómetro e sobes à Torre Eiffel; sobes bem, bem lá ao cimo. A seguir atiras-te mas não sem antes começar a contar o tempo que durará a tua queda. Ah, não apontes para o Sena porque assim os resultados ficarão sem efeito.

Depois disso, caso se consiga encontrar o cronómetro intacto no local onde te despenhares, prosseguiremos então para a análise dos dados e respectiva conclusão desse mesmo estudo. O teu contributo não terá sido em vão, asseguro-te.  :toto:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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papatango

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« Responder #38 em: Janeiro 18, 2006, 07:10:12 pm »
Citação de: "Charile Jaguar"
O que todos têm de entender é que existem três coisas nos fóruns: o informar, o desinformar e o fantasiar. O primeiro assenta em se dizer o que é de facto; o segundo em não fazê-lo; o terceiro não precisa de explicação.
Eu, do meu humilde ponto de vista, acho que você deve entender que nem toda a gente tem a mesma ideia ou opinião sobre o que é um Fórum de Discussão.

Num fórum, dicute-se. O Fórum, e este caso é um caso típico, é um gigantesco "Brainstorming" via internet.

Num lugar como este, trocamos opiniões, não damos notícias, nem fazemos relatórios sobre a situação.

Desculpe-me Charlie Jaguar, mas até nos lugares mais insuspeitos nós encontramos o velho espirito português do imobilismo, e do não fales que isso já está falado.

Eu até posso estar de acordo com o facto de os "Alphajet" estarem de pedra e cal, mas isso não impede ninguém de apontar caminhos, discutir possibilidades, e acima de tudo apresentar opiniões, porque afinal caro Charlie Jaguar, somos nós que pagamos isto tudo.

Todas as opiniões são bem vindas, e muitas vezes, as boas ideias vêm de pessoas que à partida parecem não ter nem a minima ideia sobre o tema que estamos a tratar.

Essa é a vantagem do Brainstorming.

Infelizmente, como saberá, é uma técnica que não se utiliza em Portugal, porque pode correr-se o risco de aparecer alguém com uma porra de uma ideia de jeito. E o pior é que a ideia pode vir do homem que distribui o correio, da secretária ou do electricista. É um risco que não se pode correr.

A grande vantagem de forums como este, onde a visão dos militares não é determinante e onde os pontos de vista das chefias militares podem ser postos em causa, é que há um espírito aberto para falar de coisas que se a uns parecem "fechadas" e definidas, a outros podem não parecer.

Aqui há uns anos, também se diria ,que o futuro dos C-130, passava pelo A-400 e que não havia nada a decidir ou a falar sobre isso.
Depois passou-se para uma posição diferente, e ultimamente nem posição há.

O que hoje é verdade amanhã pode não ser.
Em casos como o C-295 versus C-27J, o governo pode até ter decidido comprar o C-295, mas nós não vamos deixar de, quando for caso disso, apontar o dedo aos responsáveis pela compra, porque é uma compra errada.

As decisões das chefias militares, não passam automaticamente a BOAS, apenas porque foram tomadas.

Portanto Charlie Jaguar, o que se diz por aqui, é o que se deve dizer, e que é produzido por pessoas livres que pensam pela sua própria cabeça.

= = =

Quanto ao Super Tucano, como sabe o avião foi apresentado à FAP mas não se enquadrava nas necessidades, porque era demasiado avançado e caro para treinador básico, e pouco rápido para treinador avançado.

Logo, num Fórum de discussão faz não só sentido falar de Tucanos, como de Pilatus ou de outra coisa qualquer.

Nós não estamos a Informar, nem a Fantasiar, nem a Desinformar, pois para isso servem os "comunicados à imprensa" e os sites oficiais. Nós estamos a discutir, saudávelmente em amena cavaqueira "digital" como normalmente fazemos - independentemente de nos pegarmos à porrada verbal às vezes, mas isso também faz parte da sã convivência. :mrgreen:

Se não fosse assim, só estaríam aqui cinco ou seis pessoas "Doutas" a falar sobre o que já se sabe, e a concordar com o que já se disse.

Mas se fosse para isso, este Fórum não servia para nada...

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 18, 2006, 08:30:28 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Luso

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« Responder #39 em: Janeiro 18, 2006, 07:49:47 pm »
E depois sobrancerias improdutivas são isso mesmo: inúteis.
Inúteis e parvas.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #40 em: Janeiro 18, 2006, 11:02:39 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
O que todos têm de entender é que existem três coisas nos fóruns: o informar, o desinformar e o fantasiar. O primeiro assenta em se dizer o que é de facto; o segundo em não fazê-lo; o terceiro não precisa de explicação.
Caro papatango, esta minha frase não era dirigida a si, e não lhe digo isto por pelo facto de ser um dos moderadores do Fórum Defesa; não o tinha como destinatário. Apenas para um certo "ruído de fundo" que por vezes se intromete e fala sem saber. Isso sim, penso eu, acaba por retirar a relevância e credibilidade ao que se está a falar. Mas como disse, nem toda a gente tem a mesma opinião sobre um mesmo assunto.

Li com atenção o que escreveu e digo-lhe que, afinal, são mais as semelhanças que nos unem do que as diferenças que nos separam. Também eu advogo que um fórum de discussão seja um espaço de discussão livre, um género de "think tank", caso contrário teria recusado o cargo de moderador do fórum 9G's. Felizmente que há mais de 30 anos que podemos exprimir livremente as nossas opiniões e eu sou um dos seus mais acérrimos defensores. Não preciso assim que me esteja a ensinar o ABC da liberdade até porque todos aqui parecem pensar pela sua própria cabeça.

Daí que, aparte divergências pontuais em relação a certos aspectos (ou como diz muito bem, " independentemente de nos pegarmos à porrada verbal às vezes, mas isso também faz parte da sã convivência  :?

Estou a par da apresentação do Super Tucano à FAP e das razões para a sua recusa, assim como de outros casos que nunca se chegaram a concretizar tais como o EMB-110 Bandeirante em 1980, o Northrop F-5A Freedom Fighter em 1963, etc, etc.


Citação de: "Luso"
E depois sobrancerias improdutivas são isso mesmo: inúteis.
Inúteis e parvas.

O Luso, ao fazer esta afirmação, proferiu-a a nível geral ou pessoal? É porque se esta crítica me foi dirigida, nem sequer merece resposta.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Luso

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« Responder #41 em: Janeiro 18, 2006, 11:45:58 pm »
Não tenha dúvida, CJ: é para si mesmo.
Para si e para qualquer um que tenha a mesma atitude.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Miguel Silva Machado

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« Responder #42 em: Janeiro 19, 2006, 12:28:38 am »
Espero que o "Charlie Jaguar" se mantenha a opinar sobre o que sabe pois tem prestado ao forum bons contributos.
Um Abraço,
MMachado
Miguel Silva Machado
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Luso

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« Responder #43 em: Janeiro 19, 2006, 03:04:40 am »
E é isso que queremos que continue a fazer, Miguel Machado...
A DAR opiniões.
Aqui o ignorante agradece-as.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Miguel Silva Machado

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« Responder #44 em: Janeiro 19, 2006, 03:16:13 am »
Citação de: "Luso"
E é isso que queremos que continue a fazer, Miguel Machado...
A DAR opiniões.
Aqui o ignorante agradece-as.


 :?:
MMachado
Miguel Silva Machado
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