Sector do Turismo e Hotelaria

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #90 em: Outubro 26, 2009, 01:53:27 am »
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Revista americana põe Porto no top do Mundo
00h35m
MARTA NEVES
 
foto Adelino Meireles/JN
Revista americana põe Porto no top do Mundo
O casal americano, Sharon e Frederik, já tinham vindo a Portugal, mas só agora conheceram o Porto
 

 "Travel & Leisure" elogia património. Comerciantes agradecem incentivo.

A revista americana "Travel & Leisure" considerou, na edição deste mês, o Porto como um dos destinos "mais charmosos e acessíveis" do Mundo. Comerciantes vêem no elogio um "incentivo". Já os turistas valorizam a cidade de "beleza única".

"Arquitectos de renome internacional dão um toque de modernidade ao cenário medieval da segunda maior cidade de Portugal, como são disso exemplo a Casa da Música, desenhada por Rem Koolhaas ou o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, projectado pelo arquitecto português Álvaro Siza Vieira", pode ler-se na publicação americana, que destacou igualmente outros locais de interesse da cidade como o café Majestic, a livraria Lello, a esplanada da praia da Luz, o restaurante Shis, a Guest House Douro e o Hotel Pestana Porto.

Carmen Rodriguez, proprietária do hotel de charme Guest House Douro, que goza de vista privilegiada para o rio Douro, recordou, ao JN, a "experiência magnífica" de, em Julho, ter recebido a equipa da "Travel & Leisure", e especificamente a directora de moda da revista, Mimi Lombardo.

"Foi formidável ver como se apaixonaram pelo Porto e como ficaram encantados com tudo o que viram", contou a proprietária do hotel, que não tem dúvidas que sendo a publicação "a maior revista de viagens dos Estados Unidos" da América, o impacto da notícia "é obviamente enorme e muito interessante para o Porto".

Antero Braga, responsável da livraria Lello, também reconhece que "é uma honra estar continuamente a receber elogios" por parte da Imprensa estrangeira , porque funcionam como um "incentivo para se tentar fazer um melhor trabalho" (ler texto na página).

"Bairrismos à parte", José Gomes, de 75 anos, natural do Porto, confessou ser um "amante da Invicta" e, por isso, explicou "ser difícil eleger o local mais bonito da cidade". Ainda assim, o idoso não tem dúvidas que os "lugares citados pela revista amerciana são muito elitistas", preferindo destacar "a vista sobre o rio Douro". "Ao menos é gratuita", sublinhou.

Depois de terem conhecido Lisboa e o Alentejo, os americanos Sharon e Frederick Klein decidiram regressar a Portugal. "Mas desta vez para ir ao Pinhão e ao Porto", contou Sharon ao JN.

De máquina fotográfica em punho direccionada para o café Majestic, Frederick desabafa que "ao contrário do que se sente em Lisboa, o Porto é centro cultural com muito mais dinamismo. "É com toda a certeza a cidade do país com mais charme". E será a do Mundo? "Bem, uma coisa é certa, o Porto não pode ser comparado a nada, porque o seu maior charme é a simpatia das pessoas", concluiu.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/co ... id=1401308
"Ask DNA"
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #91 em: Dezembro 29, 2009, 07:32:12 pm »
Alentejo registou em 2009 o melhor ano turístico de sempre


O presidente do Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, garantiu hoje que, apesar da crise, este foi "o melhor ano turístico de sempre" na região, tendo sido ultrapassados os resultados de 2007 em "todos os indicadores".

"Esperamos que os números do Alentejo, que fizeram de 2009 o melhor ano turístico de sempre, possam continuar em 2010", afirmou o responsável da Entidade Regional de Turismo (ERT), em conferência de imprensa realizada em Évora.

Acompanhado pelos vice-presidentes da ERT, Ceia da Silva apresentou hoje aos jornalistas as principais linhas de actuação do Turismo do Alentejo para o próximo ano, em que vai vigorar um orçamento de 6,4 milhões de euros.

Além das linhas de orientação para 2010, o presidente da ERT aludiu aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) para afiançar que o Alentejo vai fechar 2009 com os melhores indicadores turísticos de sempre, não obstante a crise nacional e internacional.

"Estamos perante o melhor ano turístico de sempre", sublinhou, garantindo que as estatísticas do INE, já com dados oficiais até final de Outubro, dão conta do crescimento da região "em todos os indicadores".

Segundo Ceia da Silva, mesmo "partindo dos pressupostos mais negativos", uma vez que ainda não há dados oficiais sobre Novembro e Dezembro, "no final deste mês o Alentejo estará perante um número de dormidas anual como nunca teve", ultrapassando os resultados obtidos em 2007.

"Só teremos os números globais no final de Dezembro. Mas, até final de Outubro, já estávamos muito próximos dos dados totais de 2007, que tinha sido, até agora, o melhor ano da região", acrescentou.

O crescimento deve-se "fundamentalmente ao turismo nacional", adiantou o responsável, destacando, contudo, que o Alentejo conseguiu também "aguentar os números de 2007 e 2008" no que respeita ao número de turistas estrangeiros.

Os resultados do Alentejo traduzem-se "em mais dormidas, numa melhor taxa de permanência média, que vai subir ligeiramente de 1,6 para 1,7 ou 1,8 noites na região, e no aumento das receitas e do rendimento por quarto", disse.

"Vendemos mais sem baixar os preços", afiançou Ceia da Silva, assegurando que este desempenho não é explicado pela abertura de novas unidades hoteleiras, porque ao mesmo tempo "fecharam outras".

"Será que os portugueses não foram para o estrangeiro por causa da crise e vieram para o Alentejo? Se o fizeram, estamos satisfeitos porque escolheram o Alentejo e não outras regiões de Portugal, como o Algarve, Lisboa, Madeira e Açores, que desceram, ou o Norte e Centro, que se mantiveram mais ou menos iguais", frisou.

O crescimento turístico do Alentejo, enfatizou o presidente da ERT, também se deve à aposta na promoção da região junto do mercado interno.

A Turismo do Alentejo, recordou, foi a "única ERT do país" a lançar, há precisamente um ano, uma campanha destinada ao turismo interno, designada "No Alentejo Há Mais", que vai prosseguir em 2010, com o reforço das vantagens oferecidas ao turista.

No próximo ano vai ainda avançar o projecto do Observatório Regional de Turismo do Alentejo, a implementar em parceria com os núcleos empresariais e instituições de ensino superior da região (Universidade de Évora e institutos politécnicos de Beja e Portalegre).

"Neste momento, só temos os dados da actividade turística que são fornecidos pelo INE, mas vamos criar o Observatório porque entendemos que temos que ter outros números, nomeadamente do turismo em espaço rural, do movimento na restauração, do grau de satisfação e do perfil do turista", explicou o presidente da ERT.

Lusa
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #92 em: Janeiro 11, 2010, 07:10:41 pm »
Guimarães bate recorde de procura turística em 2009


O ano de 2009 registou um recorde absoluto de afluência aos postos de informação de turismo de Guimarães, com 70.075 visitantes, o que "confirma o aumento da procura turística do concelho", disse hoje a autarquia.

A fonte adiantou que o aumento da afluência em 2009, mais 4,3%," resultou principalmente por via dos turistas espanhóis, com 33% do total".

"Espanha afirma-se como o principal mercado emissor, mantendo o primeiro lugar, seguido de Portugal e de França, com 22 e 16%, respectivamente", acentua o organismo, frisando que as três nacionalidades representaram 71% do total.

A Zona de Turismo de Guimarães - cidade património mundial da UNESCO - assinala que os dados apurados, relativamente à origem por províncias dos visitantes espanhóis em 2009, indicam que "42% são oriundos da província espanhola mais próxima e com melhores acessibilidades com a região minhota - a Galiza".

Sublinha que o período de Abril a Setembro, com especial incidência dos meses de Julho e Agosto, foi o que registou maior número de visitantes. Estes seis meses representaram 76% do total de visitantes.

Acrescenta que a taxa média de ocupação por quarto de hotel acompanhou a evolução positiva do número de visitantes, com um aumento de três pontos percentuais.

Lusa
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #93 em: Janeiro 11, 2010, 09:10:11 pm »
Hotel de luxo em Évora nos 500 melhores do mundo


O Hotel Convento do Espinheiro, em Évora, instalado num edifício do século XV classificado como Monumento Nacional, é a única unidade hoteleira portuguesa no ranking das 500 melhores do Mundo, elaborado por uma revista norte-americana.

Na sua edição deste mês, a publicação Travel and Leisure divulga a lista dos 500 Melhores Hotéis do Mundo para 2010 (500 World's Best Hotels 2010), elaborada a partir da votação dos leitores da revista norte-americana.

O Hotel Convento do Espinheiro - A Luxury Collection Hotel & Spa, de cinco estrelas, conseguiu 87.50 pontos, em 100 possíveis, tendo o primeiro classificado (Bushmans Kloof - Wilderness Reserve and Wellness Retreat, na África do Sul) atingido os 98.67.

Em declarações à agência Lusa, o director da unidade hoteleira alentejana congratulou-se hoje por o Convento do Espinheiro constar do ranking e ser mesmo o único empreendimento turístico português referido na revista.

"É o reconhecimento da qualidade do hotel e dos seus serviços, assim como do trabalho que temos vindo a fazer junto do mercado norte-americano, com um investimento intensivo ao longo de vários anos", disse Dinis Pires.

Esta aposta, acrescentou, deu visibilidade à unidade hoteleira nos EUA, fazendo com que este seja "o principal mercado estrangeiro" do hotel.

"É um mercado onde já somos fortes e onde ainda esperamos continuar a crescer. Estes reconhecimentos dão muita credibilidade, muito mais do que qualquer publicidade que possamos fazer", afirmou.

O responsável destacou, por outro lado, que as características do Hotel Convento do Espinheiro, "com muita história e uma ligação ao património português, também agradam os clientes norte-americanos".

"Temos tido a capacidade de transformar este monumento num sítio onde é muito agradável estar", disse Dinis Pires, dando como exemplo das "verdadeiras experiências" que constam da oferta do Convento do Espinheiro "a degustação de produtos vínicos dentro de uma cisterna gótica".

Uma das grandes mais-valias desta unidade é o facto de aproveitar um antigo convento do século XV, que tem uma igreja anexa, o que "transporta" os turistas para episódios da História de Portugal.

"Temos um conjunto de pessoas que têm tido muitas aulas para partilharem um pouco da História de Portugal com os nossos clientes", revelou.

Situado a cerca de dois quilómetros de Évora, o Hotel Convento do Espinheiro dispõe de 82 quartos e dez suites, Spa, salas para conferências, piscinas exterior e interior, campos de ténis e vários jardins.

Um restaurante gourmet, instalado na antiga adega do convento, com grandes talhas de vinho e azeite, e a antiga cisterna, hoje adaptada às provas de vinho, são outras das valências da unidade hoteleira.

O Convento de Nossa Senhora do Espinheiro, construído em 1458, por decisão do então Bispo de Évora, D. Vasco Perdigão, com o apoio da Casa Real, mais precisamente de D. Afonso V, recebeu, com frequência, ao longo dos séculos, a visita de monarcas e chegou a acolher as Cortes em 1481.

Lusa
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #94 em: Janeiro 14, 2010, 09:38:57 pm »
Madeira mantém aposta de atrair turistas portugueses em 2010


A grande aposta do Turismo da Madeira este ano continua a ser nos turistas portugueses, que representam 60 por cento do total dos visitantes, de acordo com a secretária regional do Turismo da região.

"Em 2009, o Aeroporto da Madeira apresentou um crescimento de 13 por cento no número de passageiros com origem no mercado português", disse à agência Lusa Conceição Almeida Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes da Madeira.

"O período de estada média do cliente português na Madeira aumentou de Janeiro a Agosto de 2009. Temos tido uma resposta favorável, pelo que esperamos que 2010 possa compensar a quebra sentida em 2009", afirma.

Por via marítima foram 37.161 os passageiros que passaram pelo Porto do Funchal, na ligação entre a Madeira, Portimão e Canárias. Destes, mais de 10.000 foram transportados para a Madeira, a partir de Portimão.

No total, houve uma movimentação de 346.649 passageiros no Aeroporto , menos 4,1 por cento. Os passageiros de cruzeiro chegaram a 435.821, tendo crescido em 8 por cento face ao ano anterior.

"A Madeira recebeu, em 2009, 177.549 hóspedes, mais 16 por cento; registando 636.643 dormidas, mais 18,6 por cento do que no ano anterior; com uma estada média de 3,3 noites", referiu a responsável.

O transporte aéreo é uma das peças chave deste sector. A novidade de 2010 é a entrada no circuito de uma nova companhia 'low-cost', a Transavia, que passará a operar entre o Porto e o Funchal.

Conceição Estudante espera que 2010 seja um ano de consolidação: "Estamos a preparar a emissão da mini-série 'Até amanhã, meu amor', na TVI, no primeiro trimestre deste ano. Estaremos presentes nas principais feiras de turismo (BTL, Expo noivos, Mundo VIP, Mundo Abreu e Braga Noivos) e continuaremos com iniciativas de promoção junto do consumidor final, designadamente em diversos Centros Comerciais 'Dolce Vita'".

Nas palavras da secretária regional, "2009 foi o ano de grande projecção, com o lançamento da Campanha 'Madeira, Viagem de Encantar'; com a emissão da novela 'Flor do Mar', no ar ao longo de um ano, na TVI, e com o arranque das gravações para a nova mini-série da TVI".

"O turismo da Madeira tem como mercado alvo os seniores, aqueles que têm possibilidade de viajar todo o ano", refere Conceição Estudante.

As ofertas são variadas, estando o turismo de natureza, e o turismo de saude e bem estar no centro da estratégia global. Gastronomia, flores, beleza da paisagem e mais recentemente as actividades radicais são as maiores atractividades para clientes portugueses, alemães, ingleses, franceses, espanhóis e dos mercados emergentes do Leste Europeu e do Norte Báltico da Europa.

"O sector do turismo tem mantido alguma estabilidade ao nivel das receitas, com 300 milhoes de euros anuais (2008). Em 2009 houve uma quebra das receitas na ordem dos 14 por cento. Prevemos acabar o ano com valores que serão muito proximos aos alcançados em 2007", antecipou.

Para 2010 espera-se "um ligeiro crescimento", acrescenta a responsável pelo turismo na Região Autónoma da Madeira, com um orçamento para o presente ano que ascende a cerca de 23 milhões de euros.

Lusa
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #95 em: Janeiro 25, 2010, 08:01:24 pm »
2009 foi o pior dos últimos quinze anos no Algarve


O ano turístico de 2009 foi o pior dos últimos quinze anos no Algarve, com a taxa de ocupação hoteleira a registar uma diminuição de doze por cento em relação ao ano anterior, revelou hoje a principal associação do sector da região.
O cenário é ainda mais negro do que o registado em 2004, ano em que as taxas de ocupação foram bastante baixas no Algarve, disse hoje em conferência de imprensa o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos do Algarve (AHETA).

Segundo Elidérico Viegas, esta descida acentuada não significa que em termos globais para o País tenham havido menos turistas ou receitas desde há quinze anos, significa que em termos médios para as empresas a situação "foi a pior" desde há quinze anos.

"A crise generalizada reflectiu-se numa descida bastante acentuada das taxas de ocupação e sobretudo nas receitas turísticas das empresas", afirmou Elidérico Viegas à margem da conferência de imprensa onde fez o balanço do ano turístico de 2009.

Por outro lado, salienta, a crise interna existente no Reino Unido - principal mercado emissor de turistas para o Algarve, causada pela desvalorização da libra face ao euro, também afastou alguns turistas para destinos onde têm mais poder de compra.

Outro dado novo registado em 2009 foi o facto das unidades hoteleiras de três estrelas terem sido as que apresentaram as maiores taxas de ocupação, quando normalmente eram as de quatro e cinco estrelas.

A zona de Monte Gordo foi a que registou a taxa de ocupação média mais elevada do Algarve, com 76 por cento, seguindo-se Albufeira, com 55 por cento e Vilamoura e Quarteira, com 53 por cento.

Quanto a outras áreas do turismo, Elidérico Viegas salientou que se registou no Aeroporto de Faro, em 2009, uma redução de sete por cento no movimento total de passageiros face ao ano anterior.

Lusa
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #96 em: Fevereiro 24, 2010, 03:28:12 pm »
Madeira: Hoteleiros pedem promoção agressiva para evitar quebra


Os hoteleiros da Madeira pediram hoje medidas concretas, como campanhas de marketing agressivas e a redução das taxas aeroportuárias para evitar a redução do fluxo de turistas nos próximos meses.

"Março e Abril são os dois meses com preços de hotelaria mais altos durante o ano" e "estamos a ter muitos cancelamentos de viagens", afirmou à Lusa António Trindade, um dos principais hoteleiros da ilha.

Neste momento, "a maioria dos operadores turísticos não está a devolver" o preço pago pelos bilhetes, apesar dos "cancelamentos diários".

No entanto, é necessário evitar "o desvio das férias" por parte dos turistas, pelo que será preciso "sermos particularmente agressivos com os nossos possíveis clientes", seja "ao nível de preços ou de marketing", afirmou António Trindade.

Para o hoteleiro, a Madeira tem de "aprender com os desastres naturais de outros destinos turísticos" que conseguiram "recuperar rapidamente a sua imagem" nos mercados internacionais, numa referência à Indonésia e à Tailândia.

"O preço e as acessibilidades são factores essenciais" para contrariar a quebra turística, mas também uma "aposta na revalorização da imagem pública da ilha".

"Temos de tentar compensar as más imagens que foram passadas de sábado com a divulgação do trabalho de recuperação que está a ser feito, que é a todos os níveis louvável", afirmou o responsável.

Posição semelhante tem outro grupo hoteleiro da ilha, que reclama uma maior aposta do Turismo de Portugal na promoção da Madeira nos próximos meses.

"Se não corrigirmos a nossa imagem rapidamente, o futuro do sector está em risco", afirmou fonte da empresa.

Apesar disso, ainda são muitos os turistas que permanecem no Funchal depois de sábado.

Lusa
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #97 em: Março 01, 2010, 05:20:01 pm »
Portugal investe 5,5 M€ na promoção externa


Portugal vai investir 5,5 milhões de euros em 2010 na promoção do país no estrangeiro, anunciou hoje o vice-presidente do Turismo de Portugal, que destacou Espanha e França como fortes apostas para este ano.

Em declarações à Lusa, Frederico Costa, reconheceu as fragilidades de alguns mercados devido à crise económica que se faz sentir, como é o caso do Reino Unido, mas apontou França e Espanha como sendo "as fortes apostas de Portugal para este ano", pois são países que revelam "alguma recuperação no sector".

O investimento de 5,5 milhões de euros será o valor base do investimento anual até 2013, menos meio milhão de euros por ano em relação aos últimos três anos, segundo explicou.

Esta poupança prende-se com o facto de o Turismo de Portugal ter decidido alterar o seu stand de apresentação para o próximo triénio tendo para isso aberto um concurso público ao qual concorreram 14 empresas.

Assim, o novo stand hoje apresentado aos jornalistas estreia-se em Berlim, na Alemanha, na feira de turismo ITB que decorrerá de 14 a 15 de Março.

Segundo Frederico Costa, "a nova estrutura pretende projectar internacionalmente uma imagem moderna e dinâmica de Portugal enquanto destino turístico, recorrendo a um visual esteticamente mais apelativo".

Captar a atenção de novos turistas e aumentar a percepção da qualidade da oferta turística do país são os principais objectivos desta nova imagem que realça a diversidade de ofertas: sol, praia, cultura, golfe e gastronomia.

O novo stand estará presente em cerca de 30 feiras em mais de 20 países.

Lusa
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #98 em: Março 13, 2010, 01:55:40 am »
Açores: Estratégia no sector turístico passa pela divulgação das ilhas como destino


O secretário regional da Economia dos Açores admitiu hoje que a intervenção no setor turístico da região "tem de passar cada vez mais por uma maior notoriedade do destino Açores".

"A intervenção no desenvolvimento turístico tem de se centrar cada vez mais na notoriedade dos destinos e no maior conhecimento do destino Açores junto dos principais mercados emissores", explicou Vasco Cordeiro, durante a apresentação do Livro ""Marketing Turístico: Conceitos e Tendências", em Ponta Delgada.

O responsável pela pasta da economia nos Açores adiantou que estão em curso algumas parcerias públicas e privadas que visam aumentar a notoriedade do destino Açores e o reposicionamento em alguns mercados.

No dia em que foram reveladas estatísticas que apontam para uma quebra nas dormidas na ordem dos 25,5 por cento na hotelaria açoriana, em janeiro de 2010 e face ao ano homólogo, o secretário regional da economia justifica o decréscimo com a "suscetibilidade do sector face a fatores externos" e a "contração a nível mundial".

"Se analisarmos, esse decréscimo tem a ver fundamentalmente com um decréscimo muito substancial do mercado escandinavo, resultante da suspensão de um dos operadores turísticos que operava nesta área", adiantou.

Vasco Cordeiro sublinhou ainda que "não existem receitas milagrosas que de um momento para o outro permitam resolver o assunto" e que o importante é traçar uma estratégia a médio-longo prazo que possa contribuir para potenciar um crescimento turístico ainda possível em 2010.

O secretário regional da economia espera poder ver os resultados das medidas implementadas pelo governo dos Açores para inverter a situação, a partir do mês de fevereiro, sobretudo no que toca ao reflexo das operações da SATA para Estocolmo e Copenhaga e às campanhas de promoção dos Açores no mercado escandinavo.

Vasco Cordeiro falava esta noite durante a apresentação do livro da autoria de João Couto, Carlos Faias e Cláudia Faias, docentes na área do Turismo, na Universidade dos Açores.

Trata-se de um manual dedicado aos alunos e que avalia as tendências de evolução do marketing turístico dos Açores comparativamente ao da Região Autónoma da Madeira.

Para Cláudia Faias, uma das autoras do livro, o marketing turístico dos Açores está em evolução, mas ainda numa fase muito inicial, que, por exemplo, os Estados Unidos já passaram há mais de meio século.

"Estamos numa fase em que o marketing adota um papel praticamente igual a qualquer departamento, como por exemplo a função da produção, dos recursos financeiros e humanos, enquanto nos Estados Unidos já existem muitas empresas em que o marketing já adota uma função integradora, em que o cliente é o principal objetivo da operação", explicou.

Ionline
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #99 em: Abril 11, 2010, 03:14:45 pm »
Campanha: «Este ano há uma razão extra» para ir à Madeira


Anúncios de televisão, rádio e imprensa começam no próximo fim de semana a lembrar que «este ano há uma razão extra» para fazer férias na Madeira, numa campanha organizada por cidadãos sem que tenha sido pago «um cêntimo».

A iniciativa será apresentada na quarta feira em Lisboa, na presença de várias das figuras públicas que se disponibilizaram para apoiar a região depois da intempérie de 20 de fevereiro, como Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Veloso, Manuela Moura Guedes, Margarida Rebelo Pinto, Maria Rueff, Judite de Sousa ou Fernando Alvim.

Segundo Filipe Santos Costa, um dos promotores da campanha «Este ano vá de férias à Madeira», o objetivo não é vender o arquipélago como destino turístico, mas mostrar que a escolha do local para as férias é «um ato de solidariedade» que vai ajudar a economia regional a recompor-se.

O representante sublinhou à Lusa que os anúncios começam a ser divulgados nos cerca de 30 «media partners' durante a Festa da Flor, altura de recomeço para a região, e vão surgir ao longo do resto do ano.

«A campanha é lançada agora porque já há um distanciamento suficiente em relação àquelas imagens terríveis que todos vimos, mas por outro lado estamos a entrar naquele momento em que o que aconteceu corre o risco de cair no esquecimento ou em que as pessoas podem julgar que está resolvido», explicou.

Filipe Santos Costa referiu esta á uma iniciativa «100% sociedade civil», em que um primeiro grupo de cidadãos foi reunindo amigos e conhecidos de várias áreas profissionais, e com um caráter totalmente voluntário: «Não foi pago um cêntimo a quem quer que seja, desde a agência de publicidade, a produtora, o estúdio de fotografia, o estúdio de gravação ou as ‘voz off’ dos anúncio».

O promotor lembrou que o temporal de 20 de fevereiro, que provocou 43 mortos e oito desaparecidos, motivou prejuízos de cerca de 1400 milhões de euros.

Lusa
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #100 em: Abril 21, 2010, 12:55:26 pm »
Portugueses elegem Algarve e Madeira para férias


O Algarve e a Madeira foram as regiões que, nos últimos cinco anos, denotaram uma maior sazonalidade das dormidas das famílias residentes em Portugal.
De acordo com os números do INE, entre 2005 e 2009, o mercado dos residentes em Portugal registou um acréscimo de 1,6 milhões no número de dormidas e de cerca de 1 milhão no número de hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros.

Em 2009, 57,6% das dormidas das famílias residentes em Portugal, ocorreram em hotéis, mais 2,5 pontos percentuais face a 2005. Desde 2008, os portugueses preferem fazer viagens turísticas com destinos nacionais em vez das internacionais.

A Madeira e o Algarve foram as regiões que denotaram uma menor importância relativa do mercado nacional, avaliada tanto em termos de dormidas como de hóspedes, com percentagens nas dormidas de 16,3% e 27,7%, respectivamente, em 2009.

Na situação oposta encontravam-se a região do Alentejo e a região Centro, com percentagens superiores a 65%, quer ao nível das dormidas, como nos hóspedes.

Nos últimos 5 anos, o Algarve, a par dos Açores, foram as regiões onde o mercado dos residentes mais cresceu em termos de quota, sendo que no Norte se verificou o contrário», avança a mesma fonte.

Os motéis, seguidos das pensões e das pousadas, correspondem aos tipos de estabelecimentos onde predominaram as dormidas de hóspedes portugueses face aos hóspedes estrangeiros, tendência que, entre 2005 e 2009, se acentuou nos motéis e nas pousadas.

Em média, em 2005, os hóspedes passaram 3,1 dias nos estabelecimentos hoteleiros, tendo esse período baixado para os 2,8 dias em 2009. Por mercado, a quebra foi mais intensa no caso dos não residentes (estrangeiros), cuja estadia passou de 4 dias em 2005 a 3,6 dias em 2009. No caso dos residentes (portugueses), a quebra foi de apenas 0,1 dias.

Lusa
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #101 em: Maio 03, 2010, 05:48:44 pm »
Turismo é «a principal indústria nacional»


O presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, apontou hoje o sector turístico como "a principal indústria nacional", destacando ser "o único" que, ao exportar, cria riqueza e emprego a nível interno.

"O turismo é o único que exporta mandando vir os compradores do exterior para o interior, para consumirem os seus produtos aqui, criando riqueza e emprego no território nacional".

Luís Patrão falava aos jornalistas à margem da conferência internacional "Gastronomia Mediterrânica: Um Tesouro de Gerações", que decorreu hoje em Évora.

Questionado sobre qual o contributo do turismo para ajudar o País a ultrapassar as dificuldades económicas, o responsável lembrou que a área "caminha a passos largos, se é que não pode já reivindicar essa condição", para ser "a principal indústria nacional".

"É talvez aquela área, só por si, identificado sector por sector, em que o ganho para o País é mais evidente e mais sentido", sublinhou.

Segundo Luís Patrão "o volume consolidado de negócios" do turismo em Portugal representa já "cerca de 7 mil milhões de euros anuais", podendo "claramente aumentar" sem requerer "um esforço extraordinário" de todos os envolvidos no sector.

O turismo nacional caracteriza-se por "dois terços de procura externa e um terço de procura interna", o que demonstra "bem o potencial" do sector, ao "trazer divisas, riqueza e desenvolvimento económico" para o País.

Nesse âmbito, afirmou, o produto turístico que engloba a gastronomia e os vinhos ainda pode ser melhor trabalhado, para atingir o profissionalismo já existente na hotelaria.

Quando este "puder ser transferido também para a generalidade da restauração, para que a qualidade média do serviço atinja níveis ainda mais elevados de prestação, estaremos em condições de retirar mais benefícios do turismo", para "atrair mais turistas externos", sustentou.

A conferência em Évora, com especialistas nacionais e internacionais, insere-se na iniciativa "Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas", que decorre até domingo na cidade alentejana.

Centrado na promoção das potencialidades da gastronomia tradicional e dos vinhos da região, o evento integra também workshops, conversas temáticas, aulas de culinária, demonstrações e jantares com chefes de cozinha, assim como a Semana das Comidas de Azeite.

O presidente do Turismo de Portugal classificou o Alentejo como "uma das duas regiões do País, juntamente com o Norte, que têm na gastronomia e nos vinhos um dos seus produtos de excelência".

E, para incrementar a sua importância turística, salientou que a região deve, em primeiro lugar, trabalhar para melhorar o produto e, em segundo lugar, na sua promoção.

"Quando nos sentamos à mesa de um restaurante e escolhemos um prato, é desejável que possa estar algo explicado ou desenvolvido nas ementas", exemplificou, defendendo ainda a existência de "interacção entre quem serve e quem é servido" para dar ao produto gastronómico "a dimensão de uma verdadeira experiência cultural".

Lusa
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #102 em: Maio 28, 2010, 01:24:35 pm »
Receitas turísticas aumentaram 6,3% no primeiro trimestre


As receitas turísticas do primeiro trimestre de 2010 aumentaram 6,3%, comparativamente com o mesmo período do ano passado, apesar da conjuntura desfavorável, anunciou hoje em Tróia o Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

"Em termos de valor acumulado, as receitas turísticas entre Janeiro e Março deste ano, tiveram um crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período de 2009, o que é notável", disse.

"E nesse particular gostaria de destacar esta região do Alentejo que, no ano de 2009, em que a generalidade das regiões turísticas dos países, decresceram, a região do Alentejo foi a única que apresentou resultados positivos", acrescentou.

Bernardo Trindade, que falava na abertura da Conferência Turismo, Ambiente e Biodiversidade, que decorre hoje no Centro de Congressos de Tróia, salientou a importância dos empreendimentos turísticos do Litoral Alentejano e o esforço de afirmação dos investidores e das autarquias locais.

"Portugal é hoje um país mais forte e competitivo enquanto destino turístico, o que se tem reflectido nos bons resultados deste ano", disse, elogiando o trabalho desenvolvido na região do Alentejo.

"Isto resulta seguramente do empenho da competência com que os agentes locais levaram por diante a prossecução dos objectivos de afirmação desta região, mas também da capacidade de intervenção dos promotores", frisou.

A Conferência Turismo, Ambiente e Biodiversidade, organizado pela Região de Turismo Alentejo Litoral propõe-se debater as relações entre a indústria do Turismo, a conservação da Natureza e a Biodiversidade, tendo como pano de fundo a emergência de um novo destino turístico no litoral alentejano.

O encontro conta com as participações dos empresários Belmiro de Azevedo, Manuel Fernando Espírito Santo, Pedro Queiroz Pereira, bem como dos presidentes da Quercus, da Liga de Protecção da Natureza e do GEOTA, pretende contribuir para um desenvolvimento turístico sustentável e para uma nova relação entre as áreas do Turismo e do Ambiente.

O presidente do Turismo do Alentejo Litoral e da Câmara de Grândola, Carlos Beato, salientou a importância de uma maior celeridade no desenvolvimento dos projectos nos últimos anos e lembrou que já estão investidos no litoral alentejano cerca de 400 milhões de euros em projectos turísticos.

Carlos Beato salientou ainda a necessidade de se investir na área de congressos, desporto, golfe e náutica, entre outras, como forma de fomentar cada vez mais o turismo de qualidade.

O autarca sublinhou ainda o interesse demonstrado pela região por algumas das grandes cadeias hoteleiras internacionais, adiantando, sem revelar os nomes, que algumas já têm contratos firmados para se instalarem na região.

Lusa
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #103 em: Junho 06, 2010, 01:27:34 pm »
Cavaco Silva pede aos portugueses para passarem férias em Portugal


O Presidente da República manifestou-se hoje preocupado com a «grave» situação económica de Portugal, e apelou aos portugueses para que façam férias «cá dentro», para ajudar a inverter e ultrapassar a difícil situação em que o país se encontra.

«Neste tempo difícil que atravessamos, os portugueses devem fazer turismo no seu próprio país, pois é uma ajuda preciosa para ultrapassar a situação difícil em que o país se encontra», disse Cavaco Silva, em Albufeira, onde inaugurou o pavilhão desportivo local.

«Se não estivesse preocupado com a situação geral do país, não teria feito um apelo forte e veemente para que os portugueses passem férias no seu próprio país», sublinhou o Presidente.

«Aqueles que podem passar férias, devem fazê-lo cá dentro para ajudar Portugal a vencer as dificuldades atuais, pois passar férias cá, é criar emprego, combater o desemprego e ajudar à melhoria das condições de vida dos portugueses», destacou Cavaco Silva.

«Ajudar é reduzir o sofrimento daqueles que não conseguem entrar no mercado de trabalho ou que perderam o seu posto de emprego e encontram dificuldade em recuperar um outro», sublinhou.

Segundo o chefe de Estado, o turismo é uma das atividades «mais importantes do nosso país, pelo emprego que cria, pela riqueza que permite acumular – mais de 10 por cento da produção nacional - e também pelo seu baixo conteúdo de importações».

Cavaco Silva recordou que fazer turismo no estrangeiro, significa importações de serviços e consequentemente o agravamento da divida externa de Portugal que «é um dos nossos maiores problemas».

«Cada um de nós deve pensar no contributo que pode dar para inverter esta situação, e iniciar um movimento sustentável de recuperação económica e parar o agravamento do desemprego», disse Cavaco Silva.

Segundo o Presidente da República, «passar férias cá dentro, nesta altura difícil, é também uma atitude patriótica».

Lusa
 

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Re: Sector do Turismo e Hotelaria
« Responder #104 em: Julho 05, 2010, 05:48:23 pm »
Turismo no Porto e Norte cresceu 6% no último trimestre


O presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, explica que esta é a única região do País com resultados positivos, a rondar os 6%, em termos de proveitos turísticos.

Citando dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), Melchior Moreira afirma que "há 11 meses consecutivos que a região (Porto e Norte) é a única em crescimento".

"Para nós têm sido surpreendentes os resultados em termos de crescimento. O Porto e o Norte têm contrariado de certa maneira os resultados em termos nacionais", considerou.

Os resultados do INE relativos ao último trimestre apontam para um "crescimento negativo no País na ordem dos 3%. Nós no Porto e Norte contrariamos estes resultados, ou seja, temos um crescimento de 6%", frisou.

A promoção da região por produtos estratégicos e o combate à sazonalidade, através da oferta de um conjunto de eventos, ajudam a explicar os bons resultados, mas Melchior Moreira reconhece que o "sucesso turístico" da região não se deve apenas à estratégia definida pela entidade.

"Obviamente tem também a ver com este boom das low-costs e com o crescimento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro". Citando um estudo recente sobre o perfil dos turistas no Norte, o responsável pela Entidade Regional de Turismo diz que 57,5% vai por motivos de lazer e 42,5 em negócios.

As pessoas que visitam o Porto e o Norte em negócios geralmente utilizam as companhias de bandeira, enquanto as que vão em lazer optam maioritariamente pelas low-cost.

O mesmo acontece com as opções em relação ao alojamento, os que vão em negócios optam pelos hotéis mais tradicionais e de qualidade superior, enquanto os que viajam em turismo optam muitas vezes por pequenas unidades, a preços também low-cost.

Lusa