Batalhas de Portugal

  • 63 Respostas
  • 27470 Visualizações
*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #15 em: Dezembro 12, 2005, 12:05:32 am »
Saudações guerreiras.

Srs. administradores, moderadores e demais intervenientes do FórumDefesa, permitam-me saúdar de novo o nosso vizinho e parente Carlos Duran.

Seja bem vindo a este espaço, de novo, D. Carlos Duran.  :(   :wink:  

-------------------------------

Só uma sugestão: Talvez seja melhor, não sei, para que a informação seja mais fácil entender, se a mesma seja apresentada de modo esquemática/gráfica. (*)  

Cumprimentos/Saludos

PS: C. Duran eu não odeio a Espanha e/ou o seu povo, mas tenho razões proficionais para estar zangado.

(*)Mas também não é preciso exagerar eu sei ler uma ou várias letras ao mesmo tempo, ou seja, não é preciso fazer nenhum desenho para eu entender. Muito obrigado.  :mrgreen:
 

*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
Ormuz
« Responder #16 em: Agosto 22, 2007, 01:52:13 pm »
Concordo com Duran, a verdade é preferível ao exagero típico dos Lusos.
Estou a ler o Ormuz um livro espectacular.

O autor diz que na Ilha de Moçambique 25 Lusos venceram 500 holandeses numa sortida e não tiveram uma unica baixa. Isto só pode ser treta!!
Mesmo que os Holandeses fossem toscos, teríamos sempre algumas baixas.
Nessa época os Portugueses eram melhores no corpo a corpo porque tinham soldados profissionais nas Naus, enquanto que os Anglo-holandeses só tinham marinheiros e preferiam assim usar apenas os canhões e evitar a abordagem. Alem disso tinhamos canhões de maior alcance.

Outro factor importante na história de Portugal que normalmente ignorado é que houve uma pequena idade do gelo do seculo 14 ao 19.
No seculo 16 o rio Ebra em Espanha gelave no inverno, pelo que isto era mesmo frio.
As implicações é que nesse tempo eramos mais disciplinados e organizados, sem aquela indolencia que nos tomou com o aumento da tempratura média no sec. 19. c34x
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton
 

*

Mueda

  • 56
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Agosto 22, 2007, 02:16:28 pm »
Boas,

O combate que referes contra as forças holandesas na ilha de Moçambique está documentado nos dois paises.

A explicação para a força de uma Nação e de um Povo assente em razões climáticas é ... bem ... nem sei o que dizer  :lol:  :lol:

Mueda
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Agosto 22, 2007, 03:50:40 pm »
A Austrália é conhecida pelos seus grandes glaciares :conf:
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Agosto 22, 2007, 04:33:39 pm »
Citação de: "Mueda"
Boas,

O combate que referes contra as forças holandesas na ilha de Moçambique está documentado nos dois paises.

A explicação para a força de uma Nação e de um Povo assente em razões climáticas é ... bem ... nem sei o que dizer  :lol:  :idea:

Em relação a Moçambique gostava de conhecer a versão Holandesa :twisted:
« Última modificação: Agosto 22, 2007, 04:37:28 pm por macholuso »
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton
 

*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Agosto 22, 2007, 04:35:47 pm »
Citação de: "macholuso"
Citação de: "Mueda"
Boas,

O combate que referes contra as forças holandesas na ilha de Moçambique está documentado nos dois paises.

A explicação para a força de uma Nação e de um Povo assente em razões climáticas é ... bem ... nem sei o que dizer  :lol:  :idea:


eu estive na Australia em 1996, e tal como nós os australianos são trabalhadores no estrangeiro, mas em casa, quando o surf está bom nem aparecem ao trabalho. Os patrões já nem se queixam
Alem disso a Australia é um caso especial, uma vez que os europeius levaram para lá a sua mentalidade protestante e a ética do trabalho.
Mas vá a Alice Springs e diga-me se eles são ativos e dinamicos :P
« Última modificação: Agosto 22, 2007, 04:40:50 pm por macholuso »
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #21 em: Agosto 22, 2007, 04:38:39 pm »
Desculpa-me mas isso são balelas. As maiores civilizações que o mundo alguma vez viu não são da Europa do norte, mas sim da dita Europa latina.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #22 em: Agosto 22, 2007, 04:42:02 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Desculpa-me mas isso são balelas. As maiores civilizações que o mundo alguma vez viu não são da Europa do norte, mas sim da dita Europa latina.


 :shock:  :?

 

*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Agosto 22, 2007, 04:43:19 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Desculpa-me mas isso são balelas. As maiores civilizações que o mundo alguma vez viu não são da Europa do norte, mas sim da dita Europa latina.


Sim mas foram construídas com base na escravatura, e o clima mediterranico favorece o tipo de civilização que os Romanos criaram. No norte estavam tão ocupados com a sobrevivencia que não tinham tempo para criar civilização e grandes filosofos :P
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #24 em: Agosto 22, 2007, 04:45:53 pm »
Então quais são essas Grandes Civilizações do Norte da Europa de que estás a falar?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Agosto 22, 2007, 04:54:55 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Então quais são essas Grandes Civilizações do Norte da Europa de que estás a falar?


Nenhuma. O que eu disse relaciona-se puramente com o desenvolvimento de capacidades mentais latentes para sobreviver num clima hostil.
Aqui, pelo menos no sul de Portugal e junto à costa, a vida é um pouco mais fácil.
É como nos estudos. Se estiveres muito tempo sem estudar começas a perder algumas capacidades. Um clima mais quente nos ultimos 150 anos tornou-nos mais displicentes. Se isto gelasse no inverno não estávamos aí nas esplanadas dos cafés a sonhar acordados em vez de fazer alguma coisa. c34x
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #26 em: Agosto 22, 2007, 05:00:50 pm »
Já para não falar dos esquimós, essa potência económica e militar...
 

*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Agosto 22, 2007, 05:03:11 pm »
Acho que é importante que vivamos no presente.
Se olharem para o mapa da europa é fácil de ver que qualquer outro povo na nossa situação geográfica, tinha feito o mesmo que nós, dar a volta ao mundo em 100 anos. Dum lado Castela do outro o mar.Até eu quando olho o oceano aqui no Algarve, o meu primeiro instinto é fazer-me ao mar.
O problema em Portugal, é que quando algo corre mal ninguem é responsável, é sempre o sistema.
Pensamos que os outros nasceram civilizados e que nós somos selvagens por natureza. Nada mais falso. Eu vivi na Holanda e Inglaterra e lá, basta um pouco de alcóol para toda a civilização ir por água abaixo. Tem que haver alguma repressão para as pessoas serem civilizadas, ou julgam que os Lisboetas vão parar de cuspir no chão se não for proíbido? :twisted:
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #28 em: Agosto 22, 2007, 05:12:06 pm »
Agora perdi-me, estás a dizer que os britânicos não apanham grandas bebedeiras...os britânicos?! :roll:

E depois o Tuga é que é um vândalo, eu pessoalmente até acho que somos demasiado brandos.

Se soubesses as m#$% que os Belgas fizeram num exercicio que fizeram em tancos...tudo pessoal muito civilizado, é claro.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #29 em: Agosto 22, 2007, 05:15:25 pm »
Outro fator importante na guerra é a estatura. É sabido hoje que quanto mais rico um povo é maior a sua estatura, embora a qualidade de vida e alguns fatores genéticos sejam importantes. Hoje os Holandeses e Montenegrinos são os povos mais altos do mundo, os ultimos tambem por fatores genéticos, uma vez que Montenegro é pobre mas as pessoas lá sempre foram altas.
Quando nós eramos uma potencia provavelmente eramos um dos povos mais altos da europa, dada a nossa riqueza. Já os Holandeses, pelo menos no Séc. 19 eram um dos povos mais baixos da Europa.
A altura é particularmente importante numa época em que as batalhas envolviam muito a luta corpo a corpo.
No Séc. 18, e até 1950 os americanos eram o povo mais alto do mundo, e os 7 centimetros de difrernça que tinham a mais sobre os ingleses em 1776 foram determina~tes para a vitória Americana.
Felizmente que atualmente estamos a recuperar altura. O Portugues de 1.60 já vai longe. :D
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton