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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Arqueologia/antropologia/ADN
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 08:24:57 pm »Museu de Israel - Tesouros Esquecidos Do Mediterrâneo
Já agora e não sei se sabem, os PPA italianos que o sr dr concerteza considera obsoletos também têm uma rampa na popa para embarque e desembarque de forças especiais
Faria sentido rearmar os eventuais Bradley com Bushmaster II 30mm?
Li em tempos um artigo com fotos de experiencias dos projeteis de 25 e 30, feitos pelos americanos e mostrava uma diferença considerável, tendo em conta que parece pouca.
É como a diferença imensa do canhão de 30mm para 40mm. O 40mm já pertence a outro campeonato fora dos 25 e 30.
E contudo todas essas viaturas blindadas em geral, podem usar qualquer um deles. E em termos de cadencia, embora altere de uns para outros, mas dado os tipos de projeteis que podem usar, não será tão relevante. Mas viram-se muito para o 35mm por alguma razão. Deve haver um certo equilíbrio
No fundo como está a acontecer algo assim com os calibres de carabina. 5,56mm, 7,62mm e agora o 6,5mm que veio equilibrar, segundo consta, as diferenças
Três pontos rápidos:O Gripen faz o mesmo que o F16 e é da mesma geração. E se estamos a falar de uma questão de motores, o que vale ao F35 ter um se não o pode usar em pleno, além de levar 36 horas a desmontar? o Rafale tem dois e leva 75 minutos a desmontar cada um. Mas enfim, siga o F35, gripens e seus muchachos...
Saudações
P.S. Dois caças significam duas linhas de logística. Se não faz sentido para aviões de treino, de transporte, muito menos para caças.
https://www.airforce-technology.com/projects/f-16v-viper-fighting-falcon-multi-role-fighter/
P.S. Para a solução F35, preferia o complemento do Leonardo M346. Fazia treino, intercepção no espaço continental, etc. Mas é só uma opinião.
Espero que não esteja a ser incluído no "grupinho" mesmo não sendo propriamente fã do Gripen, no entanto dado o desprezo que o poder politico devotou às FA durante décadas tenho que frisar alguns pontos:
1- Baixo custo de manutenção deixaria verba para comprar munições decentes (estou a pensar nos misseis meteor, no míssil antinavio RBS-15, qiçá até mesmo o stormshadow).
2- outro risco é o seu elevado custo operational e necessidades de manutenção especiais do F-35 (reparação do revestimento stealth por meio de projetores laser num edifício construído para o propósito) Tenho receio que os compremos por uma questão de imagem, e não por realismo custo beneficio face ás possibilidades financeiras do país para depois os encostar num armazém a seguir como foi com os Leos, (com as tradicionais e inevitáveis canibalizações).
3- Au acho que comprar o F-35 constitui um maior risco operacional considerando que Portugal é o ultimo país europeu a substituir os seus caças e tem mais inercia em o fazer. Neste momento a maior parte da sua mais-valia está no facto que é stealth. Se surgir algum desenvolvimento futuro que negue esta vantagem (mais rapido de desenvolver um sensor que um caça) o F-35 não tem mais pontos fortes que lhe valham. Por outras palavras, se o F-22 perdesse a sua capacidade stealth hoje continuaria ainda assim ser o melhor caça do mundo por uma larga margem. O mesmo será verdade para o FCAS, tempest e os NGAD (USAF+USN). O F-35 não tem esta polivalência.
4- às vezes mais vale um caça barato que pode ser operado a partir de uma garagem do que os ter inutilizados no solo, especialmente para um país barateiro, sujeito a decisões populistas e sem planeamento de futuro como o nosso.
Resumindo, não é o avião que quero para Portugal mas é o avião que vejo realisticamente a ser operado com elevados níveis de disponibilidade e com tolerância para ser maltratado pelos donos .
O Gripen faz o mesmo que o F16 e é da mesma geração. E se estamos a falar de uma questão de motores, o que vale ao F35 ter um se não o pode usar em pleno, além de levar 36 horas a desmontar? o Rafale tem dois e leva 75 minutos a desmontar cada um. Mas enfim, siga o F35, gripens e seus muchachos...
Saudações
P.S. Dois caças significam duas linhas de logística. Se não faz sentido para aviões de treino, de transporte, muito menos para caças.
https://www.airforce-technology.com/projects/f-16v-viper-fighting-falcon-multi-role-fighter/
P.S. Para a solução F35, preferia o complemento do Leonardo M346. Fazia treino, intercepção no espaço continental, etc. Mas é só uma opinião.
https://www.thalesdsi.com/wp-content/uploads/2018/12/Smart-S-Data-Sheet.pdf
Eu tinha descoberto um PDF com o "nosso" radar e muita informação relevante. Colei o link e enviei e agora é que vi que o link é o anterior ao dito PDF.
Este é o S-Mk2, os instalados na classe BD são S "apenas"...