O GALE - Missões, Organização, Aeronaves

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mafets

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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #465 em: Maio 12, 2015, 12:05:01 pm »
Como até ao "lavar dos cestos é vindima", continuemos... :roll:
Citação de: "Luso"
Responda quem sabe:

Qual será a capacidade de sobrevivência de um A109?
Parece-me (repito: parece-me) reduzida, sobretudo pelo tipo e geometria do trem de aterragem, quando comparado com o Lynx ou blackhawk.
Pergunto-me se não seria mais racional adoptar o Lynx como plataforma comum interarmas.
Todavia já li algures - creio que aqui - que é um aparelho bastante caro.
O A109 tem como aspecto menos relevante a carreira militar. Salvo erro foi usado apenas pelos Argentinos nas Falklands, tendo inclusive 2 sido capturados pelos ingleses. Agora trata-se de um helicóptero em uso por cerca de 20 países e em praticamente todos os tipos de missão. A própria Guarda Costeira Americana usou até à pouco tempo em SAR, o exercito Italiano ainda usa e por exemplo os belgas apesar das vendas ainda utilizam 20. Também não é um aparelho com problemas de operações, tendo ideia que a nível de acidentes o rácio é normal. http://en.wikipedia.org/wiki/AgustaWestland_AW109


Não considero propriamente o Lynx caro, já que o preço de aquisição anda entre os 14,60 e os 27,14 milhões USD (este ultimo para o Future Lynx), quando por exemplo um Merlin é 25 milhões ou o EC725 está nos 24,40 USD. À porem opções mais baratas, como o A109 (9,00 USD), o AW149 (13,00 USD) ou o AS 565 (11,00 USD). Se formos para modelos dos EUA temos os S70/S60 nos 5 a 6 milhões USD ou Kiowa/Sh70 entre os 11 e 9,60 USD. É evidente que isto são estimativas e depois à que acrescentar despesas como extras, contratos de manutenção, custo operacionais etc. http://www.aircraftcompare.com/


Estou com o Martelo. Aqui está o Fennec da ANPC a fazer Heliassalto com o GIOE da GNR  :wink:

Citar
https://www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana/videos/763150737115981/

Cumprimentos
« Última modificação: Maio 12, 2015, 12:21:37 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Luso

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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #466 em: Maio 12, 2015, 12:19:05 pm »
Já fui recuperar um tópico com 10 anos dedicado à subtituição do Alouette III...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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PereiraMarques

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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #467 em: Maio 12, 2015, 12:37:07 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Os Pilotos recebem bem menos;
Pelo que li muitos dos pilotos do Exército acabaram para irem para a EMA;
Podia-se rentabilizar ao máximo o uso dos mesmo helicopteros em missões da Protecção Civil e Forças Armadas


Pelo que consegui investigar no google pelo menos quatro dos pilotos do Exército (um oficial e três sargentos) pediu passagem antecipada à reserva e está agora no "privado"   :roll: . Então no caso dos Sargentos que tinham o curso de piloto deve ser uma diferença de vencimentos da "noite para o dia"! Portanto a UALE não tem helicópteros e mesmo em termos de pilotos, entre as saídas e a falta de treino dos remanescentes...

PS: lista dos pilotos disponível aqui, depois trata-se de pesquisar pelo nome e pelo NIP.
 
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Crypter

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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #468 em: Maio 12, 2015, 02:42:28 pm »
Citação de: "night_runner"
Citação de: "Crypter"
SInceramente, muito curto e duro.. Estupidez é o que me ocorre quando vejo a criação deste tipo de unidades.

Num país como o nosso para quê isto??

FA - Para andar no ar (Lynx incluidos..), MGP - Para navegar e Exército para ter o pés assentes no chão!

O dinheiro é tão pouco, para quê estas megalomanias???
O curto e duro por vezes é contrário ao sensato e racional. Camarada, seguindo a sua "lógica", acabaria também com os fuzileiros? Afinal, um Batalhão de Infantaria não navega, certo?

Desde que bem planeada e definida, a atribuição de meios aéreos aos diferentes ramos das Forças Armadas não é nem nunca será um factor de inviabilidade.

Quando me refiro à correcta separação de meios, refiro-me única e exclusivamente aos meios bélicos (aviões, navios, blindados, etc..)! É uma questão de racionalidade de meios e uma mais que óbvia redução de custos devido à não duplicação de meios!

quanto ao resto.. Deixe estar como está.
 

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ACADO

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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #469 em: Maio 12, 2015, 04:50:28 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu continuo a achar que se o Estado já tem helicópteros e que os mesmos são pilotados por pessoas que recebem autênticas fortunas, porque não colocá-los a uso nas Forças Armadas.

Vantagens:

Os Pilotos recebem bem menos;
Pelo que li muitos dos pilotos do Exército acabaram para irem para a EMA;
Podia-se rentabilizar ao máximo o uso dos mesmo helicopteros em missões da Protecção Civil e Forças Armadas

Desvantagens:

...

Acrescentem aqui, porque eu não vejo nenhuma.

Se for so para brincar ao transporte de tropas aqui em Portugal ate tem logica.
Agora quando falamos em usar estes meios mlitarmente nao me parece que estes meios tenham viabilidade. Um helicoptero e tripulacao militar ainda tem alguns  requesitos.
E claro, ao contrario, como e o caso dos EH andarem a gastar horas a fazer salvamentos, tambem nao acho bem...
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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #470 em: Maio 12, 2015, 04:58:36 pm »
Porque é que os Kamov e os Ecureil não têm viabiliade. Os Ecureil ainda entendo porque são helis civis, mas o Kamov são helis militares de origem.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #471 em: Maio 12, 2015, 05:17:10 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Porque é que os Kamov e os Ecureil não têm viabiliade. Os Ecureil ainda entendo porque são helis civis, mas o Kamov são helis militares de origem.

Tem pouca sobrevivencia em ambiente hostil.
E quando faltar pecas, vamos busca-las aos Russos?!!
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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #472 em: Maio 12, 2015, 05:29:59 pm »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Porque é que os Kamov e os Ecureil não têm viabiliade. Os Ecureil ainda entendo porque são helis civis, mas o Kamov são helis militares de origem.

Tem pouca sobrevivencia em ambiente hostil.
E quando faltar pecas, vamos busca-las aos Russos?!!

Nós já temos problema de arranjar peças e quem faça a manutenção dos helicópteros actualmente, por isso até posso ver o problema como algo muito real.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #473 em: Maio 12, 2015, 05:48:39 pm »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Porque é que os Kamov e os Ecureil não têm viabiliade. Os Ecureil ainda entendo porque são helis civis, mas o Kamov são helis militares de origem.

Tem pouca sobrevivencia em ambiente hostil.
E quando faltar pecas, vamos busca-las aos Russos?!!

O Kamov é um heli robusto e competente
Os Russos, ucranianos, chineses, indianos e até os sul-coreanos usam-nos, até em versões de assalto:




O problema do Kamov é a cadeia de logística russa. Mas os gregos, sul-coreanos e até os brasileiros são clientes satisfeitos, ao que parece.
E não esquecer que tivemos EH-101 parados devido à falha na cadeia de logística.
Para o tal heli armado embarcado no Scirocco era uma opção viável.
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ACADO

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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #474 em: Maio 12, 2015, 06:23:01 pm »
Nao estou muito convencido!!
Uma coisa boa seria que em Africa deve haver pecas disto aos montes...
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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #475 em: Maio 12, 2015, 06:34:49 pm »
Lá vou eu chatear o pessoal com o "pilim". Já pareço o Ministério das Finanças... :mrgreen:  :mrgreen:


O Kamov 27 está nos 14,50 milhões USD e o Ka32 nos 6,50 milhões USD. http://www.aircraftcompare.com/manufacture-aircraft/Kamov/43


Para o preço do segundo prefiro o super Lynx 300 que é mais barato e mesmo comparando com o preço do Ka32 os S70i/UH60M são para mim melhores e mais baratos pois situam-se entre os 5 a 6 milhões, com maior facilidade nas peças e na logística que são americanas. Portanto uma coisa é usar porque já cá estão outra é adquirir mais.
http://www.aircraftcompare.com/manufacture-aircraft/Sikorsky-Helicopter/39

Saudações
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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #476 em: Maio 12, 2015, 06:38:42 pm »
Citação de: "ACADO"
Nao estou muito convencido!!
Uma coisa boa seria que em Africa deve haver pecas disto aos montes...

Nem por isso, sendo um heli com génese naval (Ka-27) e complexo devido ao design de rotores coaxiais, não se encontra em muitos lados fora da Europa e Ásia. Os argelinos estão a adquirir e tenho sérias reservas sobre o estado da frota síria. Os motores  Klimov TV3-117MA também equipam os helicanhões Mi-24 e Mi-28A/N.

http://en.wikipedia.org/wiki/Kamov_Ka-27
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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #477 em: Maio 12, 2015, 09:01:13 pm »
Citação de: "Get_It"
Por mais incrível que pareça todos os NH-90 vêm de fábrica com o sistema para dobrar a cauda e as pás do rotor principal. A diferença é que num TTH o sistema é manual (TTH Missions Packages - NHIndustries), enquanto na variante NFH tem um sistema já automático (NFH Automatic Folding - NHIndustries). Mesmo os NH-90 para o Omã têm essa capacidade.

Essa não sabia :G-beer2: , boa ideia.
 

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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #478 em: Maio 12, 2015, 09:03:49 pm »
Citação de: "NVF"
Para as restantes missões do Exército e Marinha adquiria-se um heli com provas dadas, daqueles que toda a gente utiliza (NH90 ou H-60). A minha preferência seria o modelo americano, simplesmente por já ser mais que testado e por ser mais mais barato de operar (e também por ser o meu favorito  :D mas... eles não são grandes demais para operar das nossas Fragatas? :?
 

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Lightning

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Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #479 em: Maio 12, 2015, 09:11:48 pm »
Citação de: "mafets"
Andamos para aqui a divagar e para a UALE a solução é simples: Agora que se acabou com a EMA passa-se os KAMOV e Fennec para o Exercito, fazendo os primeiros heliassalto e os segundos escolta. Nas horas vagas continuam a fazer SAR, evacuação médica, e na época de incêndios volta-se a por o Balde. E assim só é preciso adquirir helicópteros para a FAP...

Não sei se os nossos soldados gostariam de ser transportados por um Kamov... Se não me engano a cabine interna possui uma altura de 1.40m... :mrgreen:
 
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