Tiro Desportivo

  • 35 Respostas
  • 27116 Visualizações
*

Tuga1143

  • 1
  • +0/-0
Tiro Desportivo
« em: Julho 08, 2012, 04:03:18 am »
Olá, sou membro novo aqui no forum mas já o sigo á algum tempo em várias temáticas. Queria agora expor o seguinte:
Estou interessado em começar a praticar Tiro Desportivo, já pesquisei sobre o assunto e parece que o que me suscita mais curiosidade é o IPSC. Vou entrar em contacto para breve com a federaçao portuguesa de tiro para esclarecer tudo o que for necessario e tenho de me filiar num clube, moro em lisboa portanto talvez um na margem sul, porque tem instalaçoes proprias para o desporto e é o mais perto que conheço até ao momento: o jsr clube de tiro. Claro que talvez vou ter de esperar para me inscrever devido á situaçao economica do momento, portanto talvez para o ano que vem, estou a estudar eainda não tenho um emprego proprio apenas faço uns parttime quando calha.

Agora a minha questão: já percebi como funciona o sistema de evolução das licenças federativas tipo A(inicial), B e C, mas não entendo o seguinte, a de Tipo C permite: "Tiro de Precisão com armas curtas até ao calibre 9mm ou .38 e armas longas até ao calibre de 8mm. Tiro Dinâmico com armas curtas até ao calibre .45 ou 11,43mm" é possivel uma pessoa com esta licença adquirir uma pistola Glock 17, 9×19mm Parabellum (por exemplo) que é uma arma classe B?
De acordo com a FPT:"Os calibres utilizados são no mínimo de 9x19m/m, este poder de fogo representa a principal herança deste desporto... ".
A minha confusao deve-se  ao facto de por um lado falar-se em calibres e por outro em Classes B.

Além desta questão se alguem praticar este desporto agradeço qualquer conselho.
 

Re: Tiro Desportivo
« Responder #1 em: Julho 11, 2012, 04:41:58 pm »
boas, sou novo por estas andanças e gostaria de saber quais os [recrimentos]requerimentos para fazer tiro desportivo com pistola .22lr :G-beer2:
 

*

ee02004

  • 24
  • +0/-0
Re: Tiro Desportivo
« Responder #2 em: Julho 11, 2012, 09:47:04 pm »
1º) Tens que te inscerever num clube de tiro federado na FPT.
2º) Fazes o exame de obtenção de licença A,
3º) Após seres aprovado no exame e federares-te, vais à PSP e pedes a licença de porte de arma desportivo.
4º) Depois de teres a licença nas mãos podes entrar em provas com armas emprestadas (existem vários clubes com armas que podem ser emprestadas) ou então pedir a tão esperada autorização de compra.
 

Re: Tiro Desportivo
« Responder #3 em: Julho 13, 2012, 04:02:14 pm »
Boas, gostaria de saber os pros e os contras destas  armas.
GSG-1911
Chiappa 1911-22
Sig 1911
Algum de voces conhece estas armas e como elas se comportao?
Abraço :G-beer2:
 

Re: Tiro Desportivo
« Responder #4 em: Julho 13, 2012, 08:27:32 pm »
Citação de: "ee02004"
1º) Tens que te inscerever num clube de tiro federado na FPT.
2º) Fazes o exame de obtenção de licença A,
3º) Após seres aprovado no exame e federares-te, vais à PSP e pedes a licença de porte de arma desportivo.
4º) Depois de teres a licença nas mãos podes entrar em provas com armas emprestadas (existem vários clubes com armas que podem ser emprestadas) ou então pedir a tão esperada autorização de compra.
Mas sou menor, msm assim ja me informei, e com autorizaçao parental posso fzr tiro desportivo,mas poderei ter arma?essa parte ainda nao chegai a uma resposta concreta, alguem me podera responder a esta questao?
 

*

ee02004

  • 24
  • +0/-0
Re: Tiro Desportivo
« Responder #5 em: Julho 17, 2012, 03:22:35 pm »
Se és menor por enquanto só podes praticar modalidades de ar comprimido.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Re: Tiro Desportivo
« Responder #6 em: Julho 18, 2012, 10:12:39 am »
- Apre, aprende a escrever em português primeiro!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Tiro Desportivo
« Responder #7 em: Setembro 15, 2012, 02:11:44 pm »
Citação de: "Luso"
- Apre, aprende a escrever em português primeiro!

Será uma ajuda para passar no teste..  :mrgreen:
 

Re: Tiro Desportivo
« Responder #8 em: Abril 27, 2014, 05:07:27 am »
Boas a todos !

Também sou de Lisboa ! , e tal como o utilizador em questão sou menor de idade , pelo que posso afirmar que  o dito  de : " Se és menor por enquanto só podes praticar com pressão de ar " é uma pura mentira  , sou detentor neste momento de uma Licença federativa A e D e irei a DN da PSP dentro de pouco tratar das coisas para o Uso e Porte de Arma ,  para tiro desportivo ou caça pode-se deter armas de fogo apartir dos 14 anos !  , quem não acredita pode ir constatar estes factos ao Diário da República na lei das armas 42 de 2006 .

Não percebi sinceramente as intervenções de alguns utilizadores ao dizerem " Aprende a escrever primeiro "   posso as ter interpretado mal , mas passo a referir que menor de idade não e sinónimo de "incapacitado"  aliás eu e mais uma rapariga menor de idade no curso e exame demonstramos mais educação e preparação para o que é lidar com armas que muitos adultos  de 40 e muitos anos e digo mesmo ex militares  que demonstraram atitudes imaturas ... para não falar que corriji por varias vezes erros nas leis que alguams pessoas estavam me a dizer, como  por proprios detentores desta licença, com mais uma vez a de eu não poder praticar com armas de fogo  ( o que não faria sentido se não não estaria ali ) que tiramos de imediato a limpo pegando nas proprias folhas do curso  :G-beer2:  demora uma imensidão de tempo até conseguires ter o porte , mas apesar de longe é bastante fácil o processo , involve[envolve] é muita coisa.. ,e o curso e exame obrigatórios por lei também são muito faceis quase impossivel chumbar mesmo que quise-se , desde que no dia do exame a pessoa não se ponha a atirar de pressão de ar 4,5mm feito Rambo :snipersmile:

Comprimentos [quando é uma saudação, escreve-se Cumprimentos, comprimentos refere-se à dimensão longitudional]!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Tiro Desportivo
« Responder #9 em: Abril 27, 2014, 04:02:02 pm »
Sê bem-vindo ao fórum. :G-beer2:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

Re: Tiro Desportivo
« Responder #10 em: Abril 28, 2014, 12:56:45 am »
Boas ! Muito obrigado pelas boas vindas Cabeça de Martelo ! :G-beer2:
Aproveito também o momento para perguntar se alguém aqui do forúm soubesse, (em relação ao primeiro comentário meu das armas .22 magnum e espingardas) de algum local onde se possa praticar com armas .22 magnum ou espingardas que me avisa-se por favor, dado que na carreira de tiro não e permitido, e muito menos em locais de caça sendo que a licença e federativa não de caçador. Acho mal a pessoa ficar limitada a armas apenas .22 lr ou .22 short sendo que seria passivél de práticar com uma variadade de armas bem maior que essa legalmente..

Cumprimentos a todos ! :snipersmile:
 

*

ctrfn2

  • 3
  • +0/-0
Re: Tiro Desportivo
« Responder #11 em: Julho 31, 2014, 08:35:04 pm »
Boas Tardes   :wink:

Será que me podiam tirar uma duvida relativamente ao tiro desportivo e aquisição das respectivas licenças?

É o seguinte:
Estava a pensar inscrever-me num clube de tiro para tirar a licenca A/D passada pela federação. Depois iria adquirir a licença de uso e porte de arma junto da PSP penso que seja a classe C.
A minha questao é a seguinte: se eu deixar caducar a licença A/D e deixar de estar inscrito na federação perco a licença de uso e porte de arma da PSP ???

Grato pela atenção

Cumprimentos
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Tiro Desportivo
« Responder #12 em: Agosto 01, 2014, 12:35:05 am »
No ambito do tiro desportivo:
  Para ter a licença da PSP classe c terá que estar inscrito nessa classe  na federação de tiro    depois de passar os respectivos exames
    Quanto ás licenças A/D como todas as outras são renovadas anualmente.
   Terá que estar inscrito num clube federado e enquanto pretender praticar nessas classes terá que renovar a licença anualmente.
    Se sair do clube perde todas as licenças incluindo a de porte de arma para tiro desportivo  passada pela PSP
   

    Tens aqui os regulamentos da federação:

   http://fptiro.net/fotos/editor2/2013/documentosoficiais/regulamento_de_licencas_federativas2013.pdf

   PS: Podes manter a licença classe C se por exemplo estiveres  habilitado com carta de caçador com arma de fogo; que igualmente é renovada anualmente.
 

*

ctrfn2

  • 3
  • +0/-0
Re: Tiro Desportivo
« Responder #13 em: Agosto 01, 2014, 06:50:46 am »
Obrigado pelo esclarecimento

Cumprimentos
 

*

ctrfn2

  • 3
  • +0/-0
Re: Tiro Desportivo
« Responder #14 em: Agosto 04, 2014, 07:28:48 pm »
Em relação á carta de caçador com arma de fogo, como é que está actualmente a obtenção de licenças de caçador?
Exigem muita papelada, e há muita burocracia, ou é relativamente simples ?

E em relação a provas como é que funciona ?

Cumprimentos