2005, Ano Mundial da Física

  • 0 Respostas
  • 1447 Visualizações
*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
2005, Ano Mundial da Física
« em: Janeiro 13, 2005, 07:45:31 pm »
É verdade, este ano é especial. :P




Citar
Ano Mundial da Física Começa Hoje Oficialmente em Paris
Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2005

Cerimónia patrocinada pela Unesco

Dezassete estudantes do ensino superior portugueses participam na conferência

O lançamento oficial do Ano Mundial da Física é feito a partir de hoje, com uma conferência organizada pela UNESCO, a organização das Nações Unidas para a ciência e a cultura. Será o momento de pompa e circunstância que fará arrancar um ano que se pretende que sirva para divulgar a física como uma ciência apelativa aos jovens, e também para comemorar o centenário daquele que ficou conhecido como o ano fantástico de Albert Einstein: 1905, quando publicou três artigos científicos que mudaram para sempre a forma como se pensa acerca do Universo.

"Há uma tendência para reagir negativamente à física, para achar que é chata e difícil. Estamos a tentar mudar isso", disse Caitlin Watson, do Instituto de Física em Londres, na apresentação do programa britânico do Ano da Física. "Queremos pôr de lado o estereótipo do cientista louco, mostrar que os físicos são pessoas normais que fazem coisas normais", disse ainda, citada pela Reuters.

Para atingir esse objectivo, vale um pouco de tudo: desde canções de "rap" até acrobacias em bicicleta (Einstein era fã de ciclismo), até às mais tradicionais palestras proferidas por cientistas eminentes, como os oito galardoados com o Prémio Nobel que estarão em Paris. Para ouvi-los falar de temas como a física quântica no dia-a-dia, a nanotecnologia ou a astrofísica, foram convidados 500 jovens de 70 países, que participam na conferência "Physics for Tomorrow", que só terminará dia 15.

Lá estará também uma comitiva portuguesa, que inclui 17 estudantes portugueses do ensino superior, bem como o secretário de Estado da Ciência e Inovação, Pedro Sampaio Nunes. Os 17 estudantes foram seleccionados pela sua prestação escolar pela Sociedade Portuguesa de Física para participarem neste evento, a pedido da UNESCO, explica uma nota do Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior. A comitiva integra ainda o secretário de Estado da Educação, Diogo Feio, e o comissário nacional para as comemorações do Ano da Física, José Dias Urbano.

A física e o desenvolvimento, a relação desta área do conhecimento com as ciências da vida, o ensino e a educação desta disciplina e o seu contributo para a economia e a indústria serão alguns dos temas abordados na conferência "Physics for Tomorrow".

A nível nacional, estão já traçadas algumas iniciativas e medidas para assinalar o Ano da Física.

Um dos objectivos é melhorar o ensino da disciplina nas escolas, através da "correcção da estrutura curricular e programática dos cursos do ensino básico e secundário, reforçando o ensino da física e das ciências físicas", adianta a agência Lusa.

Alteração dos critérios de formação, contratação e colocação dos docentes do ensino básico e secundário, de forma a assegurar que todos os que estão ou vão ensinar física se encontrem em condições de o fazer com qualidade, é outra das medidas.

A participação portuguesa em encontros internacionais, a realização de concursos como as Olimpíadas da Física ou o Eureka, destinado a alunos do secundário, estão também no programa. Serão ainda promovidas exposições, como "À Luz de Einstein", na Fundação Gulbenkian, em Lisboa



http://jornal.publico.pt/2005/01/13/Ciencias/H01.html

E o site oficial:

http://www.wyp2005.org/
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman