Low-Cost Nacional ?

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Marauder

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Low-Cost Nacional ?
« em: Julho 14, 2006, 12:08:24 pm »
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Amorim Turismo disponível para lançar aérea low cost

A Amorim Turismo está disponível para participar num consórcio que, em conjunto com os principais grupos nacionais e as capitais de risco estatais (API Capital), estude a viabilidade da criação de uma empresa de aviação da tarifas reduzidas (low cost carrier.


Citado no Diário de Notícias de sexta-feira, Jorge Armindo, presidente da empresa, defende que o sector turístico precisa, como qualquer outro, de ter influência sobre os meios de distribuição e acredita que «é possível reunir um conjunto de factores de sucesso» que possam levar à criação de uma nova companhia.

O presidente da Amorim Turismo levantou a questão da necessidade de uma companhia low cost no decorrer do painel «A estratégia de branding do turismo português: A perspectiva empresarial», na III Conferência Internacional em Hotelaria e Turismo, situa o DN.

14-07-2006 9:40:48


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=69489

Esta notícia surge num timing interessante, visto que ainda no outro dia estive a pensar nesta situação, quando confrontado com a intransigência dos pilotos da Iberia, face à possivel criação de uma low-cost por parte desta.

No entanto, tal jogada teria que ser muito cuidadosamente pensada. Deve sim existir uma low-cost que opere principalmente na Península Ibérica. Mas, o facto é, que consultando o site da Spanair, vemos que esta já cobre de uma maneira muito eficiente o lado espanhol, e, embora não sendo classificada como low-cost (pelo menos nos sites que vi), a verdade é que pratica preços baixos semelhantes a uma.

No entanto, existem outra hipóteses...tal como a Ryanair e Easyjet não se concentram apenas numa determinada região, esta suposta Low-cost nacional poderia inicialmente realizar a ligação, numa primeira fase, entre a Península ibérica(PI) e norte de África. A ligação da PI com o resto da europa já está aparentemente coberta pela Ryanair e Easyjet, e uma guerra de preços com estas duas empresas (de grande dimensão, logo com mais baixos custos operacionais, conseguindo preços mais baixos) não seria muito desejável.

Nota: Com a actividade desta empresa em Portugal, prejudicaria as operações da TAP e da Portugália. É uma situação normal agora na Europa, a perda de clientes de determinado nível (ou segmento utilizando termos correctos) para as low-cost.

A ultima ideia que tive, pode ser mais atractiva, mas também envolve riscos maiores. A criação desta sim....mas na América do Sul. Estive a tentar ver companhias low-cost naquele sub-continente, e aparentemente não existem muitas. Mas pessoalmente não conheço muito bem isto de que falo, talvez o Paisano consiga fazer um melhor retrato.


 Algumas opiniões inovativas dos restantes membros, ou falhas na minha opinião?

Cumprimentos
 

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Doctor Z

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« Responder #1 em: Julho 14, 2006, 04:02:08 pm »
Olha que seria uma boa ideia !

E porque não pensar numa low-cost que pudesse interessar ao emigrantes ?

A Aerocondor (que não é low-cost), já faz vôos de Paris para Bragança,
de Bragança para Vila Real e de Vila Real para Lisboa e vice versa ! Ou
seja, se quiser ir para Bragança e se estiver em Lisboa, com a
Aerocondor estou no aeródromo  de Bragança em pouco menos de 1h30 ...
em vez de 5h com o carro ...

Não estou a fazer publicidade, mas para tornar a falar do assunto do
tópico, uma low-cost portuguesa que ligasse as principais cidades
europeias onde estão radicados os portugueses e as principais terras de
emigração em Portugal (Trás os Montes, Beira Interior, Minho, Leiria,
Açores [se houver algum erro, não hesitem em assinalá-lo !]) penso que
podia dar resultado e muito bom resultado até !

Para a América do Sul, porque não ?
« Última modificação: Julho 14, 2006, 05:49:27 pm por Doctor Z »
Blog Olivença é Portugal
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Marauder

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« Responder #2 em: Julho 14, 2006, 05:12:06 pm »
Hum..consultando o site da Aerocondor (http://www.aerocondor.com/) dá a ideia ainda tem muito para crescer, mas que cresça! Aparentemente os voos de França para Portugal são estilo Charter, tanto que aparentemente somente contactando a central de reservas é possivel conseguir informações.

Interessou-me a ideia do transporte de correio expresso que a Aerocondor faz para companhias multinacionais..isso e o facto de a TAP não ter algo como TAP cargo...(o que poderia talvez evoluir para uma aliança para cobrir esse buraco, mas não sei se é possivel outras alianças fora da Star Alliance)

 :arrow:  Outra opção viável, e a meu ver muito mais lógica e que já me tinha passado pela cabeça, era a participação da TAP nessa low-cost. Visto que em caso de operar em Portugal e nos voos para cidades estrangeiras com grandes comunidades portuguesas, quem iria ficar a perder seria...a TAP.

Assim, desta forma, a Tap conseguiria manter uma parte desses lucros através de uma canibalização dos serviços...mas sempre seria melhor do que ficar parada a ver a Ryanair, Easyjet, AirBerlin, entre outras avançarem...que é o que está a acontecer..

Numa excelente situação, a TAP até poderia fornecer aviões e tripulações, mas penso que não tem essa disponibilidade no momento. (Nem financeira provavelmente..)

Um hipotético problema de esta opção da TAP é...será que a aliança Star Alliance tem algum tipo de acordo contra a criação de Low-costs?
 

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pedro

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« Responder #3 em: Julho 14, 2006, 11:43:47 pm »
Caros amigos e estive eu a pensar e que tal uma low-cost  apatir da madeira ao porto santo para o mundo,os principais destinos seriam os paises onde ha comunidades de madeirenses?
Cumprimentos
 

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Marauder

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« Responder #4 em: Julho 14, 2006, 11:47:28 pm »
Citação de: "pedro"
Caros amigos e estive eu a pensar e que tal uma low-cost  apatir da madeira ao porto santo para o mundo,os principais destinos seriam os paises onde ha comunidades de madeirenses?
Cumprimentos


As low-cost ainda não fazem voos de longa duração/transcontinentais..

Embora à uns meses ouvi falar da criação da 1ª companhia Low-cost de longo percurso, nunca mais se ouviu falar dela ou de outras companhias com as mesmas ideias..logo parece que o modelo não funciona..
 

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ricardonunes

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« Responder #5 em: Julho 14, 2006, 11:56:36 pm »
Pode ser um grande disparate, mas porque não uma "Low-cost" nacional, utilizando os aerodromos existentes no país?
Potius mori quam foedari
 

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Marauder

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« Responder #6 em: Julho 15, 2006, 12:08:33 am »
Citação de: "ricardonunes"
Pode ser um grande disparate, mas porque não uma "Low-cost" nacional, utilizando os aerodromos existentes no país?


É possivel, mas os meios a utilizar teriam que ser adaptados à procura. Seriam do tamanho dos Skylanders ou dos aviões que a Aercondor opera. EHe..um futuro negócio envolvendo skylanders...

Num cenário destes, a expansão seria feita para regiões espanholas fronteiriças. Mas com um volume de passageiros transportados não muito grande, a acumulação de capital para futuras expansões poderá ser lenta.

Não valeria a pena estar a meter alguns nas ilhas dos Açores..estariam somente a meter a Sata em apuros..

Outra futura expansão para este cenário "mais reduzido" seria uma extensão de actividades para o norte de África..isto é...em vez de fazermos as conexões África-Europa, ficariamos a trabalhar entre as cidades marroquinas, algerianas, tunisinas (estas talvez com ligação a Malta ou Sicília).

Mas pronto...ideias que se ficam por palavras..
 

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Marauder

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« Responder #7 em: Julho 27, 2006, 07:04:45 pm »
Entretanto o mercado europeu vai-se fechando a esta ideia..

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=237710
 

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Doctor Z

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« Responder #8 em: Julho 27, 2006, 07:06:45 pm »
Não aproveitamos nós, aproveitam os outros que são mais finos ...
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"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
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patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

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Bravo Two Zero

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« Responder #9 em: Agosto 08, 2006, 08:10:31 am »
Do DD:

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Lisboa perde base operacional da easyJet para Madrid
A transportadora aérea de baixo custo, easyJet, escolheu Madrid para sedear a sua base operacional, avança o Jornal de Negócios desta terça-feira.

O periódico de economia e negócios escreve que o aeroporto da Portela se encontrava na short list, mas foi preterido. Madrid vai ser agora a sede da base da low cost para as operações no mercado do Sul da Europa.




http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5Fdigital/
"Há vários tipos de Estado,  o Estado comunista, o Estado Capitalista! E há o Estado a que chegámos!" - Salgueiro Maia
 

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Marauder

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« Responder #10 em: Agosto 08, 2006, 02:29:14 pm »
Citação de: "Bravo Two Zero"
Do DD:

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Lisboa perde base operacional da easyJet para Madrid
A transportadora aérea de baixo custo, easyJet, escolheu Madrid para sedear a sua base operacional, avança o Jornal de Negócios desta terça-feira.

O periódico de economia e negócios escreve que o aeroporto da Portela se encontrava na short list, mas foi preterido. Madrid vai ser agora a sede da base da low cost para as operações no mercado do Sul da Europa.



http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5Fdigital/


Em termos operacionais, a Portela é "aquela base", mas não digam isso ao Carmona que ele passa-se, quando vai a aeroportos estrangeiros ele deve fechar os olhos para continuar a ter grande admiração pela Portela.

Em termos estratégicos, eu também escolheria Madrid. Ora, em Portugal, se queremos meter um centro logistico que sirva Portugal inteiro faz mais sentido estar em Coimbra do que em Sagres :wink: