"Museu" de Cavalaria

  • 15 Respostas
  • 9930 Visualizações
*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
"Museu" de Cavalaria
« em: Abril 23, 2009, 03:38:50 pm »








Citar
Tenente Coronel Abreu segura um megafone identico ao que Salgueiro Maia utilizou no 25 de Abril






Citar
Interior da Bula



Citar
Réplica de trincheira da Grande Guerra



Citar
coronel Viriato Coelho do Amaral, comandante da Escola Pratica de Cavalaria (EPC) segura um album com fotografias datadas de 20 de Março de 1974, com Salgueiro Maia na fotografia ao centro, durante um Juramento de Bandeira




Citar
25 de Abril: Colecção da Cavalaria reunida por Salgueiro Maia exposta em Abrantes  

   *** Maria de Lurdes Lopes (texto) e Paulo Cunha (fotos), da Agência  Lusa ***  

 

 

   Abrantes, Santarém, 23 Abr (Lusa) - A célebre Bula, a chaimite que transportou  Marcello Caetano e dois dos seus ministros no momento que simbolizou a capitulação  do Estado Novo, em 25 de Abril de 1974, serve de prelúdio ao "museu" da  Cavalaria, "reinstalado" no quartel de Abrantes.  

 

   Na fachada do edifício, um painel evoca Salgueiro Maia, o homem que  há 35 anos chefiou a coluna que, na madrugada de 25 de Abril, saiu da Escola  Prática de Cavalaria, em Santarém, rumo a Lisboa, onde participou em momentos  decisivos da Revolução, como o do ultimato ao chefe do Governo de então.  

 

   Salgueiro Maia é o patrono da "Colecção Visitável da Cavalaria Portuguesa"  que, desde sexta-feira passada, pode ser visitada no quartel de Abrantes,  para onde se mudou a Escola Prática de Cavalaria (EPC) em Novembro de 2006.  

 

   Não podendo ser classificado como museu à luz da actual legislação,  o edifício permitiu reorganizar espacialmente a colecção que estava reunida  no antigo ginásio da EPC em Santarém, seguindo uma lógica cronológica que  se inicia na Pré-História e acaba nas participações da Cavalaria nas operações  de paz internacionais.  

 

   "Esta colecção tem origem na década de 1980 em recolhas que o tenente-coronel  Salgueiro Maia foi fazendo sobre os meios que a Cavalaria possuía, como  viaturas blindadas, uniformes, armamento e arreios", disse à agência Lusa  o responsável científico da mostra, tenente-coronel Amado Rodrigues.  

 

   Os materiais recolhidos e cuidadosamente etiquetados e inventariados  por Salgueiro Maia foram alvo de uma "programação científica" inaugurada  em 17 de Abril (dia da Arma) de 2005, em Santarém.  

 

   Com a saída da EPC de Santarém, as peças vieram para Abrantes, ocupando  agora um dos edifícios do quartel, num projecto que não está ainda terminado  já que, aos 13 capítulos repartidos por oito compartimentos, se há-de juntar  uma sala multimédia, uma loja e o museu do arreio (este à espera do edifício  provisoriamente ocupado pelos alunos da escola de primeiro ciclo da Chainça).  

 

   Guiados por um friso cronológico, colocado frente às salas, os visitantes  contactam com os primeiros instrumentos bélicos (réplicas) e as primeiras  alusões ao uso do cavalo (nomeadamente figuras rupestres), são confrontados  com a importância da cavalaria na consolidação do território (alusões à  conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques e à Batalha de Aljubarrota).  

 

   A participação da Cavalaria na conquista de novos territórios e na Guerra  da Restauração da Independência, o envolvimento na Guerra Peninsular e do  patrono da Arma, Mouzinho de Albuquerque, nas campanhas do Ultramar são  outros elementos presentes.  

 

   Uma trincheira da I Guerra Mundial, numa sala onde ecoam os tiros e  os sons dos bombardeamentos e onde os visitantes podem "vestir a pele" de  soldado na defesa da trincheira, os primeiros equipamentos motorizados,  a participação da cavalaria em eventos equestres, nomeadamente nos Jogos  Olímpicos, ou na guerra colonial, com destaque para os "Dragões de Angola",  constituem outros pontos de interesse da exposição.  

 

   A última sala evoca a participação da Cavalaria no 25 de Abril de 1974,  com uma imagem gigante da Bula e a presença de objectos como o megafone  (réplica) que Salgueiro Maia usou no quartel do Carmo para gritar a famosa  frase: "10 minutos, meus senhores, têm 10 minutos para que todos os homens  saiam de braços no ar e desarmados".  

 

   A visita termina com imagens e referências à participação da Arma em  missões internacionais, nomeadamente na Bósnia, Kosovo e Timor-Leste.  

 

   Para o comandante da EPC, coronel Amaral, a abertura da exposição constitui  um passo importante na ligação da unidade à comunidade local, frisando que  o espaço está aberto ao público.  

 

   A colecção pode ser visitada às segundas à tarde e de terça a quinta-feira  (09:00/12:30-14:00/17:00), sendo necessária marcação prévia às sextas-feiras,  fins-de-semana e feriados.  
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 23, 2009, 04:04:49 pm »
Estão porreiras as fotos, deve ser um sitio interessante.

Qual é a fonte das fotos? A Lusa?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 23, 2009, 04:13:56 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Qual é a fonte das fotos? A Lusa?


Sim, o autor está assinado no texto.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 23, 2009, 10:25:49 pm »
É o espólio do museu que estava na EPC em Santarém. O tal que se falava que iria lá ficar.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Primy

  • Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 24, 2009, 12:05:05 am »
Ai a EPC  :D
 

*

Luis_Rocha

  • 9
  • +0/-0
EPC
« Responder #5 em: Abril 24, 2009, 03:22:28 pm »
Boa tarde.

Fiz o meu curso de sargentos (2.º CFS RC 08) e especialidade (PE) em Abrantes, mas infelizmente não tive oportunidade para admirar tal colecção.

Gostei de Abrantes, e lembro-me perfeitamente daquelas tardes tórridas debaixo do velho telheiro junto ao pórtico.

Belos tempos, sem dúvida.
 

(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 27, 2009, 01:03:40 am »
Citação de: "HSMW"
É o espólio do museu que estava na EPC em Santarém. O tal que se falava que iria lá ficar.

Será que está a falar dos carros de combate que estavam dipostos de um lado e do outro no acesso ao antigo campo de obstaculos
Se for esta a questão tambem tenho curiosidade  em saber qual o destino dos mesmos pois já tive 3 versões não coincidentes sobre o destino dado aos mesmos.
Haverá algum dos forenses que possa esclarecer?
Cumps
José Miragaia Tomás
 

*

Primy

  • Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 27, 2009, 10:03:18 am »
JMiragaiaTomas os carros foram retirados,já não se encontram em Santarém

Luis_Rocha,eu não fui para Abrantes sou do tempo da mesma em Santarém depois quando soube que a mesma ia para Abrantes sai e vim para a Brigmec.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 27, 2009, 11:51:54 am »
Citação de: "JMiragaiaTomas"
Citação de: "HSMW"
É o espólio do museu que estava na EPC em Santarém. O tal que se falava que iria lá ficar.
Será que está a falar dos carros de combate que estavam dipostos de um lado e do outro no acesso ao antigo campo de obstaculos
Se for esta a questão tambem tenho curiosidade  em saber qual o destino dos mesmos pois já tive 3 versões não coincidentes sobre o destino dado aos mesmos.
Haverá algum dos forenses que possa esclarecer?
Cumps


Eu sou do tempo de Santarém e de Abrantes.
O museu das viaturas foi movido quase na totalidade para Abrantes, à excepção de algumas que foram para o Entroncamento ou Alcochete nem sei porquê...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 27, 2009, 03:43:39 pm »
Citação de: "HSMW"
à excepção de algumas que foram para o Entroncamento ou Alcochete nem sei porquê...


Alcochete para o DGME ou para alvo no CTA?
 

*

sivispacem

  • Perito
  • **
  • 587
  • Recebeu: 168 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +42/-11
(sem assunto)
« Responder #10 em: Abril 27, 2009, 08:00:56 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "HSMW"
à excepção de algumas que foram para o Entroncamento ou Alcochete nem sei porquê...

Alcochete para o DGME ou para alvo no CTA?


Bom, eu saí da EPC em 85 (ano em que foram retirados os M47, a título de curiosidade... :))

E atendendo ao estado (e anos) das viaturas do museu, acho muito dificil que tenham ido para o DGME.... provavelmente foram mesmo para alvos...
 

*

Primy

  • Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Abril 27, 2009, 09:04:07 pm »
Citação de: "HSMW"
Citação de: "JMiragaiaTomas"
Citação de: "HSMW"
É o espólio do museu que estava na EPC em Santarém. O tal que se falava que iria lá ficar.
Será que está a falar dos carros de combate que estavam dipostos de um lado e do outro no acesso ao antigo campo de obstaculos
Se for esta a questão tambem tenho curiosidade  em saber qual o destino dos mesmos pois já tive 3 versões não coincidentes sobre o destino dado aos mesmos.
Haverá algum dos forenses que possa esclarecer?
Cumps

Eu sou do tempo de Santarém e de Abrantes.
O museu das viaturas foi movido quase na totalidade para Abrantes, à excepção de algumas que foram para o Entroncamento ou Alcochete nem sei porquê...


Quem serás... :roll:
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 886
  • Recebeu: 138 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +22/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #12 em: Abril 27, 2009, 11:43:05 pm »
Algumas das viaturas antes expostas em Santarém e recuperadas e expostas hoje em dia em Abrantes:
http://pedromonteiro-photography.blogsp ... laria.html

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #13 em: Abril 28, 2009, 01:38:51 pm »
Citação de: "Primy"
Quem serás... :censurado:  :mrgreen:
« Última modificação: Abril 28, 2009, 10:52:58 pm por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Primy

  • Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Abril 28, 2009, 08:43:17 pm »
:lol: