Notícias (Forças de Segurança)

  • 716 Respostas
  • 226078 Visualizações
*

Silent_Storm

  • 143
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #15 em: Dezembro 31, 2009, 01:38:14 pm »
Citar
GNR a postos para missão europeia em território afegão

Vai tudo para missões e nos Postos temos de andar a tapar-buracos com falta de homens...
Preocupam-se mais em mandar homens para ficarmos bem vistos lá fora do que em proteger o território nacional.
Enfim... sempre fomos um povo de aparências.
"Esta é a ditosa Pátria minha amada"
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #16 em: Dezembro 31, 2009, 02:58:55 pm »
Citação de: "Silent_Storm"
Vai tudo para missões e nos Postos temos de andar a tapar-buracos com falta de homens...
E como não há o tal horário de referência é um tal explorar os guardas!

Citar
Estatuto entra em vigor sem regulamentação do horário de referência
As associações sócio-profissionais da Guarda Nacional Republicana lamentaram hoje que o estatuto dos militares da GNR entre sexta-feira em vigor sem a regulamentação do horário de referência.
O horário de referência está previsto no novo estatuto dos militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), que entra em vigor sexta-feira, mas a sua regulamentação carece de uma portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da Administração Interna.
"A regulamentação do horário de referência deveria suceder até à entrada em vigor do estatuto militar", considera a Associação dos Profissionais da Guarda (APG), que defende um horário de 35 horas semanais, com definição do respectivo sistema de pausas e folgas.
http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t= ... ut=10&tm=8
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

quinto

  • 11
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #18 em: Janeiro 20, 2010, 05:01:46 pm »
Um militar da GNR de Samora Correia, alistado nesta força de segurança há cerca de um mês, foi anteontem espancado por dois homens no centro daquela vila do concelho de Benavente. O jovem militar tem pouco mais de 20 anos e foi violentamente atacado com um taco de basebol quando se encontrava de folga e trajava à civil.


A agressão ocorreu pelas 16h00 de terça-feira numa rua do centro de Benavente repleta de gente. Os dois homens abordaram o guarda, tentando vender artigos de vestuário. Sem nunca se identificar como militar da GNR, o jovem guarda suspeitou de que se tratassem de bens furtados e recusou o negócio.

Os dois vendedores afastaram--se, entrando num automóvel que se encontrava estacionado nas imediações, e o militar anotou a matrícula, o que terá despertado a ira dos dois homens.

Ambos saíram do veículo e cercaram o guarda, gritando-lhe que ele era militar da GNR. Sem defesa, o jovem foi agredido com um forte soco na cara por um dos homens. Enquanto isso acontecia, o segundo agressor voltou ao carro, de onde tirou um taco de basebol. Já cambaleante, a vítima foi agredida na cabeça, e assim que caiu no chão, os dois agressores puseram-se em fuga, de carro. Assistido depois no centro de saúde de Samora Correia, já teve alta mas está inapto para o trabalho.

PORMENORES

TESTEMUNHAS CALAM-SE

Fontes policiais asseguraram ao CM que a agressão ao jovem guarda do posto de Samora Correia teve várias testemunhas, mas nenhuma destas disse ter visto a agressão.

ENTROU EM DEZEMBRO

O militar agredido anteontem pertence ao último alistamento de militares na GNR. Foi colocado no posto de Samora Correia em finais de Dezembro.

REFUGIOU-SE EM CAFÉ

Ensanguentado, o jovem militar da GNR procurou refúgio num café situado perto do local das agressões, de onde foi activado o socorro do INEM.

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000010
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #19 em: Janeiro 21, 2010, 01:57:12 am »
Código: [Seleccione]
TESTEMUNHAS CALAM-SE
A ser verdade COBARDES! :evil:  :evil:
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #20 em: Janeiro 22, 2010, 09:38:10 pm »
Citar
“Novas ‘Glock’ com coldres traiçoeiros”
“Das 50 mil pistolas Glock 19 que o Governo está a distribuir de forma faseada pelas forças de segurança não chegam a dez mil as que estão equipadas com coldres adequados a este tipo de arma”, avança o Diário de Notícias.

A denúncia foi feita ao jornal “por dois dirigentes sindicais que representam a PSP e a GNR e, segundo os quais, este desajuste entre a arma e o coldre pode colocar em risco a vida dos agentes/militares ou a de terceiros. Já os porta-vozes das duas forças de segurança garantem que ‘esta é uma falsa questão’ e que todos os testes realizados garantem a eficácia dos coldres”.
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #21 em: Janeiro 23, 2010, 03:33:30 am »
Citar
Exigida a saída de comandante da PSP/Amadora
08 Janeiro 2010


amadora O Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) entregou ontem à Direcção Nacional da PSP um pedido de exoneração do comandante da Divisão da PSP da Amadora. Em causa, "o sentido nega-tivo" com que o subintenden- te António Manuel Pereira comanda a divisão, "através de medidas irracionais e incompreen-síveis" que limitam a actuação dos agentes no terreno, que "estão proibidos de entrar com viatu- ra policial nos bairros ditos problemáticos e mesmo de realização de operações nas suas imediações".

Segundo o sindicato, alguns moradores "com processos-crime"chegam a telefonar directamente para o telemóvel do comandante, "vitimizando-se face à actuação policial e fazendo crer que existe um excesso de violência por parte do dispositivo policial". A solução, diz Rui Carvalho, vice-presidente do Sinapol, "é sempre a mesma, contenção, sair dos bairros e das imediações, proteger essencialmente as viaturas policiais, menosprezando a protecção individual dos agentes". Isto, acrescentam, num concelho com uma especificidade muito própria, na zona da Grande Lisboa, "onde a criminalidade é constante e não com picos como os registados em Setúbal ou Sacavém".

O Sinapol recorda que a "falta de uma operacionalidade visível de prevenção e repressão à delinquência sob todas as suas formas" tem levado a falhas, fazendo com que António Manuel Pereira seja "o único comandante ao nível nacional a registar três mortes de agentes policiais durante o exercício das suas funções", referindo--se aos polícias mortos na Cova da Moura e Bairro D. Filomena.

O DN tentou obter uma reacção junto da Direcção Nacional da PSP, mas a instituição recusou-se a comentar o assunto.
 

*

quinto

  • 11
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #22 em: Janeiro 23, 2010, 06:10:26 pm »
Sintra: Dois cocktails molotov destroem carro particular de chefe de ala da cadeia do Linhó
Atacam guarda-prisional
Dois cocktails molotov foram atirados, ontem de madrugada, contra o carro particular do chefe de uma das alas do Estabelecimento Prisional do Linhó (EPL), Sintra, destruindo a viatura. No ataque foram arremessados pelo menos mais cinco cocktails molotov, que destruíram outros dois veículos e causaram danos no portão de uma casa.


Os crimes ocorreram pouco depois da 01h00 de ontem, e surgem no meio de uma vaga de protestos dos reclusos do EPL contra a direcção da cadeia. Desconhecidos aproveitaram a escassa iluminação do bairro onde moram guardas do EPL, para fazer o atentado, em que foram usadas garrafas de plástico cheias de combustível e com pavios de pano. O primeiro alvo terá sido o Opel Corsa do chefe de uma das alas prisionais do EPL.

Dois cocktails molotov foram arremessados contra o vidro frontal da viatura, que explodiu. Seguiu-se a destruição, pelo mesmo método, de um Lancia Y10, propriedade de um guarda da cadeia de Monsanto ali residente. O último carro destruído, um Fiat Punto, pertence ao mesmo dono e foi alvo do arremesso de mais um engenho explosivo. As três explosões resultantes do atentado causaram ainda danos no portão de uma residência.A Polícia Judiciária investiga os crimes de ontem de madrugada.

PORMENORES

TRANSFERÊNCIAS

Desde que começaram os protestos na cadeia do Linhó, oito reclusos já saíram deste estabelecimento prisional. Três estão em Paços de Ferreira e os outros cinco na cadeia de Monsanto, em Lisboa.

MORTE NA CADEIA

A 16 de Janeiro, um recluso do Linhó apareceu morto na cela, em circunstâncias que permanecem por explicar. A revolta na cadeia começou nesse momento.

NOVE MESES ISOLADO

O recluso morto esteve nove meses isolado da população prisional, e quando saiu da ‘solitária’, tinha mais 30 quilos.

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx? ... 0000000010
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #23 em: Janeiro 25, 2010, 12:17:27 pm »
Citar
Polícia apanhado em assalto à mão armada

Um elemento da PSP do Porto foi ontem detido pelos investigadores da PJ de Braga, quando fazia um assalto à mão armada num armazém de roupa, em Gualtar, segundo o Correio da Manhã. O polícia estava já a ser investigado há vários meses.
O agente, que actualmente frequentava o curso de subchefes em Torres novas, fazia parte de um gangue composto por mais dois indivíduos e estava a ser investigado há vários meses.
O polícia terá actuado encapuzado – tal como os outros indivíduos que o acompanhavam – e ameaçou com armas quem se encontravam dentro do armazém, de acordo com a notícia do CM.
Os ladrões foram surpreendidos no momento do roubo, já que na altura estavam a ser fortemente vigiados pela judiciária.
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Socied ... _id=160690

Isso é daquelas coisas que não consigo perceber.
Como é que um criminoso, para além de ser policia, já estava perto de se tornar graduado :?:
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #24 em: Janeiro 27, 2010, 12:10:59 am »
Mais meios e equipamentos para forças de segurança combaterem crime violento


O recrutamento de agentes e a modernização das forças de segurança para combater o crime violento é prioridade do Governo no documento preliminar do Orçamento do Estado para 2010, a que a Agência Lusa teve hoje acesso.

Sem adiantar ainda números, o documento estabelece a "permanente e melhorada prontidão" das polícias como objectivo a atingir para combater especialmente a "criminalidade violenta, grave e organizada, causadora de maior alarme social".

"Em 2010, reforçar-se-à a ênfase colocada na formação e equipamento das forças de segurança", avança o Governo, sem referir ainda quaisquer números da dotação orçamental para o Ministério da Administração Interna.

O Sistema de Segurança Interna continuará a ser reforçado, refere-se ainda no documento.

Quanto à Protecção Civil, o "maior esforço orçamental" irá para os "dispositivos de operações de protecção e socorro", esperando-se ainda a actualização dos planos de emergência que estão em vigor.

Este ano será instalado o Centro de Recursos de Protecção Civil e Segurança e haverá "reequipamento das estruturas e forças operacionais", com "reabilitação e construção de instalações" com comparticipação de fundos europeus, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Na Segurança Rodoviária, o objectivo é colocar Portugal "entre os dez países da União Europeia com mais baixa sinistralidade".

O dinheiro irá principalmente para "campanhas de prevenção e sensibilização", para mais sistemas de controlo de velocidade nas estradas e para equipamentos que permitam "agilizar o processo de contra-ordenações".

O Governo quer fazer "novos contratos locais de segurança" com os municípios - e continuar os 31 já celebrados -, mantendo também "estreita articulação" com as autarquias que têm programas de videovigilância "en zonas com especiais necessidades de prevenção criminal".

Projectos já divulgados, como o "voto em mobilidade" - que permitirá a um eleitor votar em qualquer ponto do país - são também indicados no documento, tal como a criação de uma Brigada de Investigação Tecnológica, novas funcionalidades dos portais da GNR, PSP, 112, Sistema de Vigilância, Comando e Controlo da Costa.

O Governo aponta também para a conclusão do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal, com "incremento do número de utilizadores".

No que toca ao controlo de fronteiras, o Orçamento estabelece como prioridades a "luta contra a imigração clandestina e o tráfico de seres humanos", com mais cooperação internacional, "novas tecnologias no controlo de fronteiras e nos documentos de viagem".

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras vai também passar parte do ano nas escolas, na campanha "SEF vai à Escola", destinada a promover a regularização dos menores estrangeiros sem os documentos em ordem.

Lusa
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #25 em: Janeiro 27, 2010, 01:50:35 am »
Citação de: "Açoriano"
Citar
Polícia apanhado em assalto à mão armada

Um elemento da PSP do Porto foi ontem detido pelos investigadores da PJ de Braga, quando fazia um assalto à mão armada num armazém de roupa, em Gualtar, segundo o Correio da Manhã. O polícia estava já a ser investigado há vários meses.
O agente, que actualmente frequentava o curso de subchefes em Torres novas, fazia parte de um gangue composto por mais dois indivíduos e estava a ser investigado há vários meses.
O polícia terá actuado encapuzado – tal como os outros indivíduos que o acompanhavam – e ameaçou com armas quem se encontravam dentro do armazém, de acordo com a notícia do CM.
Os ladrões foram surpreendidos no momento do roubo, já que na altura estavam a ser fortemente vigiados pela judiciária.
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Socied ... _id=160690

Isso é daquelas coisas que não consigo perceber.
Como é que um criminoso, para além de ser policia, já estava perto de se tornar graduado :?:

Pois é… a resposta não e nada fácil...

E se eu te disser que ao longo dos anos e dos locais por onde passou nunca deu a mais pequena indicação que pudesse levar alguém a prever este desfecho?
Por colegas e superiores sempre foi considerado um bom profissional.

O ser humano é realmente muito complexo…
::..Trafaria..::
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #26 em: Janeiro 28, 2010, 09:54:25 pm »
PSP e GNR recebem reforço de viaturas para comandos de Lisboa


A PSP e a GNR vão receber sexta-feira 70 automóveis e 28 motociclos adquiridos pelo Governo Civil de Lisboa, que vão servir para reforçar os meios nas esquadras e postos territoriais da Área Metropolitana da capital.

Os veículos, que serão entregues sexta-feira à tarde numa cerimónia na Torre de Belém, presidida pelo ministro da Administração Interna (MAI), Rui Pereira, e na presença do governador civil de Lisboa, António Galamba, destinam-se "a aprofundar as acções de policiamento de proximidade e da segurança comunitária", segundo uma nota do MAI.

Fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) disse à agência Lusa que os 42 automóveis e 11 motociclos que a corporação irá receber serão para reforçar todos os postos da Grande Lisboa, "preferencialmente o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade e mais no âmbito da Escola Segura".

A mesma fonte explicou que a PSP recebeu, no âmbito da transferência de algumas competências territoriais da GNR, a incumbência de policiamento de proximidade de cerca "de mais 600 mil habitantes e várias escolas", tendo sido obrigada a redimensionar os seus meios, numa fase que já tinha algum défice de mobilidade.

Assim, todas as Divisões da PSP do distrito de Lisboa apresentavam carência de veículos, mas a maior necessidade prende-se com as áreas recebidas da GNR, designadamente nos casos de Vila Franca de Xira, Sintra, Loures e Cascais, disse a fonte.

No caso da Guarda Nacional Republicana (GNR), os novos 28 automóveis e 17 motociclos que serão entregues ao Comando Territorial de Lisboa irão reforçar fundamentalmente os destacamentos de Alenquer, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, revelou fonte do Comando-Geral da corporação.

Segundo a mesma fonte, estes novos meios irão "reforçar o dispositivo, para a GNR continuar a ser mais rápida e mais eficiente na ajuda que presta aos cidadãos".

A cerimónia, onde estarão também presentes os autarcas do distrito de Lisboa, intervêm o governador civil da capital e o ministro da Administração Interna, adianta a nota de imprensa do MAI.

De acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI), no âmbito da política de apetrechamento das forças de segurança, nesta legislatura foram já entregues 12 viaturas no distrito de Faro e 18 no distrito de Évora.

Lusa
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #27 em: Janeiro 29, 2010, 12:05:57 am »
Porque diabo hão-de as viaturas chegar à PSP via Governo Civil e não directamente do orçamento do MAI?
Vá-se lá entender isto....
::..Trafaria..::
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #28 em: Fevereiro 02, 2010, 03:00:46 pm »
Citar
1100 correm às reformas

Mais de 1100 polícias estão à espera de sair da PSP. E para tal estão a utilizar as baixas médicas para aguardar as Juntas Superiores de Saúde.
O número a que o CM teve acesso ilustra o descontentamento destes profissionais em relação, entre outras questões, ao aumento da idade da reforma – com a nova lei de 2005 passou dos 55 para os 60 anos. Mais: a maior parte dos agentes tem 55 anos e entraram na idade em que poderiam estar já reformados. Obrigados a trabalhar mais cinco anos, a maior parte destes polícias tem a esperança de que estando de baixa médica, a Direcção Nacional da PSP os declare inaptos – após devida avaliação – e, portanto, decrete a sua reforma compulsiva.
Na realidade são mais os agentes que querem sair daquela força de segurança do que os que entraram no ano passado – saíram da Escola Prática de Polícia em Torres Novas cerca de 900 polícias, sendo espalhados por diversas esquadras do País.
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx? ... 0000000181
 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #29 em: Fevereiro 02, 2010, 11:49:05 pm »
Agora é ter paciência e esperar que abram os concursos, abrir em 2010 vão, agora quando é que ainda não se sabe.