Embraer E-99/R-99

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Vitor Santos

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Embraer E-99/R-99
« em: Julho 20, 2015, 09:10:03 pm »
AVIÕES DA FAB: EMB E-99, OS OLHOS DO BRASIL NO CÉU

Embraer E-99 é o aparelho da FAB especializado na busca e viligância aérea, função que exige um radar instalado sobre a fuselagem do avião


O radar é a forma mais eficaz para detectar um avião que voa distante. O equipamento, contudo, não é tão efetivo na busca de aeronaves que voam em baixa altitude, na maioria dos casos aviões que não tem autorização para tal, por isso voam “escondidos” dos radares. Para encontrar esse tipo de ameaça não basta um radar baseado no solo, é preciso “instalá-lo” no céu, de modo que seu campo de varredura seja ampliado.

Tal função cabe aos “aviões-radares” ou AEW&C, sigla em inglês para “Avião de Alerta Antecipado e Controle Aéreo”. Esse tipo de aeronave ficou imortalizada pelo Boeing E-3 Sentry, um jato 707 que leva sob a fuselagem uma enorme antena de radar rotativa. Outra versão famosa dessa aplicação é o turbo-hélice Northrop Grumman E-2 Hawkeye, que pode operar em porta-aviões. Essa tecnologia, porém, é cara e poucas forças armadas a possuem.

O Brasil faz parte desse seleto time de Forças Aéreas que possuem aeronaves AEW&C, no caso o EMB E-99, uma versão do avião comercial EMB-145 adaptada para carregar uma enorme antena na fuselagem. Mas diferente dos E-2 e E-3, o avião usado pela Força Aérea Brasileira não utiliza um radar rotativo, mas sim uma antena plana e fixa com um sistema de busca diferente e melhor adaptado a busca de aviões em baixa altitude.

O radar usado no E-99 é o Erieye, desenvolvido pela SAAB. O equipamento possui em seu interior 192 módulos auto-direcionáveis de transmissão e recepção de sinais. Por isso, em vez de uma varredura rotativa convencional (e mais lenta), o equipamento faz uma busca seletiva, podendo acompanhar simultaneamente diferentes aeronaves que voam ao redor da antena. Segundo o fabricante, o equipamento possui um alcance de busca de 350 km a 450 km voando a 7.620 metros.

O desenvolvimento do E-99 começou ainda nos anos 1990 como uma exigência do plano SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) e o plano original era utilizar o radar embarcado no turbo-hélice EMB-120 Brasília. Com atrasos no projeto, a aplicação do Brasília para essa função se tornou obsoleta e a Embraer decidiu utilizar o jato EMB-145.


O E-99 voou pela primeira vez em 22 de maio de 1999 e estreou o radar Erieye oito meses depois. Considerado operacional, o avião começou a ser entregue a FAB em 2002. Os aviões, cinco ao todo, são operados pelo “Esquadrão Guardião” (2º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação) e ficam baseados na base da FAB em Anápolis (GO), prontos para voarem a qualquer ponto do Brasil em poucas horas para efetuar sua missão de busca e controle aéreo.

Transformação

No intuito de carregar a antena, que tem quase de 10 metros de comprimento, a Embraer reforçou a parte superior da fuselagem do EMB-145 e acrescentou winglets nas pontas das asas e nos elevadores para compensar as variações aerodinâmicas causadas pelo radar “pendurado” na aeronave. Para cumprir missões de cunho militar, a fabricante ainda aumentou a capacidade de combustível do avião e também o equipou com lançadores de chaff e flares, recursos usados para enganar mísseis inimigos (guiados por radar ou calor).

Comparado ao EMB-145, que cobre uma distância média de 2.500 km, a variante E-99 pode fazer viagens de até 3.000 km ou permanecer voando por 6 horas sobre a área de vigilância. E o alcance da aeronave está programado para aumentar, só não se sabe quando. Em 2003, Embrear e FAB realizaram testes com um sistema de reabastecimento em voo para o avião. O projeto, entretanto, ainda não foi levado a diante.

O interior do avião também passou por uma completa reformulação para a função militar. Em vez dos 44 assentos do EMB-145, o E-99 leva apenas dois pilotos e seis tripulantes que operam os sistemas do radar em complexos computadores com telas que mostram as posições dos aviões.

A aeronave também possui recursos que permitem “conectá-lo” a redes de vigilância em solo e outras aeronaves, que recebem informações captadas do avião em voo e as utilizam para montar um plano de ação de coordenado.

Outra variação militar do EMB-145 é o R-99, um avião de missões ELINT (Serviço de Inteligência Eletrônica). A FAB possui três dessea aviões, que em vez da antena Erieye carregam sensores na parte inferior da fuselagem, formando estranhas pretuberâncias no corpo do avião. Essas antenas servem para descobrir defesas inimigas, como a origem de um sinal de radar em terra e sinais de mísseis terra-ar teleguiados.

Outros usuários

Com o surgimento do E-99 na FAB e sua elogiada capacidade de busca, surgiram outros países interessados no avião, que é uma das opções mais em conta no mercado militar para missões AEW&C. Além do Brasil, Grécia, México e Índia também compraram a aeronave, que custa US$ 80 milhões e tem um custo operacional de US$ 2.000 por hora.

Já o radar SAAB Erieye é utilizado pela Força Aérea da Suécia e da Tailândia, a bordo do turbo-hélice SAAB 340, e pelas Força Aérea do Paquistão e da Arábia Saudita com o também turbo-hélice sueco SAAB 2000.

O E-99 ainda pode desempenhar missões de comando e controle, gerenciamento de espaço aéreo, coordenação de operações de busca e salvamento, controle e vigilância de fronteiras, vigilância marítima, inteligência de sinais e comunicações e posto de comunicação aéreo. Na América Latina, apenas o Brasil e o Chile (com um Boeing EB-707) possuem aeronaves AEW&C.








Fonte: http://airway.uol.com.br/avioes-da-fab- ... il-no-ceu/
« Última modificação: Junho 25, 2019, 09:25:19 pm por Vitor Santos »
 

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Re: EMB145 E-99/R-99
« Responder #1 em: Outubro 14, 2018, 01:58:29 pm »
Projeto E-99M: avião-radar da FAB será modernizado pela Embraer


Segunda aeronave radar da FAB é entregue à Embraer para ser modernizada. Projeto de modernização da Força Aérea prevê a atualização dos sistemas das aeronaves E-99

A Força Aérea Brasileira (FAB) entregou, nesta quinta-feira (04), a segunda aeronave E-99 para a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), responsável pelo processo de modernização do avião radar da FAB.

A aeronave foi preparada para ser transferida do Esquadrão Guardião, 2°/6° GAV, sediado na Ala 2, na cidade de Anápolis (GO), para as instalações da empresa contratada em Gavião Peixoto (SP).

Essa é mais uma etapa do projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

Durante o processo de modernização, serão atualizados o sistema de missão e outros subsistemas relacionados, ampliando as capacidades da aeronave, que atualmente é empregada em operações de controle e defesa do espaço aéreo brasileiro.

“A modernização contribuirá para o emprego mais eficiente do poder aeroespacial brasileiro. Ela é necessária para ampliar o ciclo de vida e elevar a capacidade operacional da aeronave. Vai aumentar o alcance radar, a velocidade de processamento das informações e possibilitar a identificação de alvos com mais antecedência e melhor precisão. Serão ampliados o número de operadores embarcados e de rádios que, com a implementação do novo sistema de comando e controle, vão aperfeiçoar a realização da missão.”, afirmou o Gerente do Projeto E-99M, Coronel Aviador Carlos Sérgio da Costa Lima.

O escopo de trabalho prevê a realização de vários testes em solo e em voo antes de a modernização ser concluída, além da certificação coordenada pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

A previsão é de que a primeira aeronave fique pronta e seja apresentada para a Força Aérea no primeiro semestre de 2020.

Ao todo, cinco aeronaves vão passar pelo mesmo processo, que promoverá o desenvolvimento e a integração plena dos sistemas até 2022.


E-99

O avião, cuja característica marcante é a antena radar existente na sua parte superior, é capaz de detectar alvos aéreos e transmitir essas informações para os centros de controle em terra. Essas aeronaves foram desenvolvidas a partir do jato de transporte regional Embraer-145.

Os E-99 entraram em operação na FAB em 2002, como parte das aquisições destinadas a compor o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). Seu radar permite que cumpra missões de alarme aéreo antecipado, incluindo o controle de voos de aeronaves de caça em voos de defesa aérea, coordenação de operações de busca e salvamento e vigilância de fronteiras.


Seus sensores, agora em fase de modernização, constituirão o sistema mais avançado e de menor custo para o emprego em missões de controle e alarme em voo.

O E-99 é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altitude. Quando os pilotos de caça recebem as suas ordens e partem para as missões de interceptação, as aeronaves E-99 já monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação.

Qualquer pequeno avião operando sem o conhecimento dos órgãos de controle é monitorado e identificado pelo E-99. A tripulação é habilitada a fazer o controle das aeronaves interceptadoras, conduzindo-as até os tráfegos desconhecidos.


Segundo o Comandante do Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador Pedro Gustavo Schmidt Siloto, essas características evidenciam a relevância do processo de modernização.

Para ele, isso permitirá a continuidade da participação com excelência da FAB em missões aéreas compostas e de combate aos tráfegos ilícitos, atuando com protagonismo nas operações interagências como as Operações Ágata e, recentemente, a Operação Óstium.

“Com o advento da tecnologia e de métodos e equipamentos mais eficazes, a modernização desta aeronave primordial para a atuação decisiva do Comando da Força Aérea Brasileira fez-se necessária. Esta ação permitirá que os olhos do esquadrão mantenham-se abertos e atentos, permitindo, inclusive, a expansão de seus horizontes. Assim, mais uma vez, a FAB estará à frente de seu tempo, antevendo as necessidades para a manutenção de uma proteção ideal de todos os nossos 22 milhões de quilômetros quadrados”, ressaltou.

Além disso, as aeronaves E-99 têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego civil.


Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Major Alle
Fotos: André Hansen de Oliveira

FONTE: http://tecnodefesa.com.br/projeto-e-99m-aviao-radar-da-fab-sera-modernizado-pela-embraer/
 

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Re: Embraer E-99/R-99
« Responder #2 em: Agosto 19, 2019, 10:24:53 pm »
Embraer E-99M – Detalhes da Modernização


Por Sérgio Santana*

Há alguns poucos dias, na manhã de 16 de agosto, o FAB 6703 (uma das duas aeronaves de alerta antecipado e controle aerotransportado Embraer E-99 ora em processo de modernização para o padrão E-99M, a outra sendo o FAB 6702) decolou para o seu primeiro voo, no âmbito da campanha de ensaios para a certificação do modelo, em um projeto que teve as primeiras verbas aprovadas em 2013.

O E-99 entrou em operação oficial na Força Aérea Brasileira (FAB) em julho de 2002, então sendo designado R-99A (denominação que foi alterada para E-99 em outubro de 2008), com todos os cinco exemplares (FAB 6700 a 6704) tendo sido entregues até o ano seguinte, com as aeronaves desde então sendo intensamente empregadas em missões de alerta antecipado e controle aerotransportado, designadas CAV (Controle e Alerta em Voo) pela FAB.

Após tantos anos de operação, o esforço de modernização dos E-99, portanto, se faz necessário, ainda mais considerando que a eletrônica (a razão de ser deste tipo de aeronave) evolui e se torna rapidamente obsoleta, o que explica as constantes atualizações dos sistemas de missão de aeronaves com a mesma função, como os Boeing E-3 Sentry.

Cabe ressaltar, entretanto, que antes mesmo deste voo recente, o FAB 6702 foi empregado durante a Copa do Mundo de 2014, mesmo que as modificações não tivessem sido instaladas em sua totalidade.


O E-99M entra em cena

Ainda existem poucos detalhes sobre as modificações a serem incorporadas, mas comparado com o E-99, o E-99M será uma aeronave radicalmente modificada em muitos aspectos, a começar pelo principal sensor de missão.

Embora continue sendo o PS-890 Erieye, cuja antena proporciona os mesmos 300 graus de cobertura hoje disponíveis ao E-99, o modelo instalado no E-99M é uma versão do radar Erieye-ER que equipa o Saab Global Eye, já descrito pelo Poder Aéreo, mas adaptada aos requerimentos operacionais da FAB, como aliás já foi o caso com o Erieye operado pelo E-99.

De acordo com publicações do fabricante, antes limitado a alvos aéreos e navais, o novo radar agora será capaz também de detectar alvos terrestres, com o limite mínimo de velocidade de alvos nas três arenas (aérea, naval e terrestre) sendo inferior a 108km/h, o limite mínimo do Erieye no E-99. A gama de alvos que podem ser detectados agora vai de embarcações e aeronaves de grande porte a motos náuticas, botes de borracha e veículos, além de helicópteros em voo pairado. O alcance de detecção também foi consideravelmente aumentado, passando para 723km, um dos mais elevados dentre os disponíveis a todos os modelos de aeronaves de AEW&C.

Outros requisitos operacionais para o E-99M incluem a incorporação de um novo conjunto de comunicações, novo sistema de identificação amigo/inimigo (IFF, Identification Friend or Foe), de uma suíte inteligência de sinais e outra de auto-defesa.

Já é de conhecimento público que os rádios empregados em cada um E-99 – cinco Rohde & Schwarz SECOS 400U, complementados por 3 controles remotos GB406S1 – serão substituídos no E-99M por modelos do mesmo fabricante, mas dentro da filosofia Rádio Definido por Software, que proporciona níveis superiores de atualização e vida útil quando comparados aos modelos tradicionais, além da capacidade de sintonizar qualquer banda de frequência.

Também de acordo com notícias amplamente divulgadas pela mídia especializada, o E-99M terá como equipamento IFF o dispositivo Thales TSC 2030, que atua na frequência 1090 +/- 0.5 MHz e modos 1, 2, 3/A, C, S nível 3, 4 Criptografado e 5 nível 2, podendo ser operado em temperaturas entre -40°C a +71°C e a até 70.000 pés de altitude.


Entretanto, as suítes de inteligência eletrônica (ELINT, responsáveis por efetuar missões de Inteligência de Comunicações, COMINT, e de sinais, SIGINT) e de autodefesa (Self Protection Suite, conhecida genericamente como SPS), responsáveis pelas protuberâncias na fuselagem e na empenagem do E-99M quando seu primeiro voo e inexistentes no E-99, permanecem envoltas em segredo quanto aos modelos escolhidos.

Sabe-se apenas, através de documentos oficiais tornados públicos, que serão da empresa israelense Elbit, representada no Brasil pela AEL Sistemas S.A. Embora um dispositivo ELINT (fabricado pela empresa L3 Systems, subsidiária da Raytheon, que venceu a concorrência como principal contratada para o projeto SIVAM) já exista no E-99, ele é reconhecidamente limitado, tanto nas frequências que é capaz de cobrir quanto na capacidade de localizar geograficamente a emissão dos sinais, ainda que tenha sido de fundamental importância na “Operação Ayacucho” que em 2003 detectou as comunicações por celular efetuadas por guerrilheiros do grupo terrorista peruano Sendero Luminoso que mantinham reféns brasileiros na Selva Amazônica.

Por outro lado, a incorporação de um SPS alçará o E-99M ao nível dos derivados gregos (EMB-145H) e indianos (EMB-145I) que já possuem este tipo de equipamento, e será composto por um detector de alerta radar (alertando a sua tripulação da ativação de radares contra a aeronave) e contramedidas como dispensadores de chaff e flare, o que é extremamente desejável para uma aeronave que opera em um ambiente amazônico, no qual vez por outra surgem notícias de apreensão de mísseis ar-ar de curto alcance, cujo sistema de guiagem é baseado na emissão de radiação infravermelha oriunda do alvo.

Para gerenciar as novas capacidades foi decidido aumentar de três para cinco a quantidade de operadores, como nos já mencionados EMB-145H e EMB-145I. Os novos tripulantes terão à sua disposição monitores de tela plana em substituição aos três antigos conjuntos de monitores do tipo CRT fabricados pela Barco (cada conjunto com um monitor MPRD 9651 de 19.5 polegadas e dois MPRT 126 de 10.4 polegadas).

Espera-se que todos os cinco E-99 tenham sido convertidos para o novo padrão até 2022.

FONTE:  https://www.aereo.jor.br/2019/08/19/embraer-e-99m-detalhes-da-modernizacao/
 
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Re: Embraer E-99/R-99
« Responder #3 em: Julho 30, 2020, 04:40:36 am »
Concluída mais uma etapa no Projeto de Modernização da aeronave E-99


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O processo de pintura da primeira unidade foi concluído sexta-feira, 24 de julho, e será entregue para a Força Aérea Brasileira

O Projeto de Modernização das aeronaves E-99 concluiu, na última sexta-feira (24), nas instalações da Embraer em São José dos Campos, interior de São Paulo (SP), o processo de pintura da primeira unidade que será entregue para a Força Aérea Brasileira (FAB). A conclusão dessa etapa é um marco para o projeto e confirma mais um passo na direção da atualização tecnológica dos vetores da Força.

O projeto E-99M foi iniciado em 2012 é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. Além do processo de modernização e atualização dos sistemas de missão e subsistemas relacionados, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira.

Clique aqui para baixar a imagem originalO Gerente do projeto, Tenente-Coronel Aviador Fabio Pires Vieira, esclareceu a importância da conclusão de mais uma etapa do projeto. “A conclusão dessa etapa é um indicativo importante de que, apesar de todas as adversidades enfrentadas em função das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, a entrega da aeronave para emprego operacional ocorrerá este ano, conforme planejado”, afirmou.

E-99

O emprego das aeronaves AEW&C é indispensável em um cenário de operações aéreas, em face da flexibilidade de posicionamento da aeronave juntamente com a capacidade do detecção de tráfegos à baixa altura, permitindo realizar a cobertura radar das áreas de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER), além do controle das aeronaves, independentemente da estrutura de Comando e Controle existente no solo.


A modernização dos sensores aeroembarcados da aeronave E-99 permitirá à Força Aérea Brasileira ampliar a sua capacidade de execução de missões de Controle e Alarme em Voo, Reconhecimento Eletrônico, dentre outras.

Fotos: Tenente-Coronel Marcones/COPAC
 

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Re: Embraer E-99/R-99
« Responder #4 em: Novembro 28, 2020, 04:32:04 pm »
 

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Re: Embraer E-99/R-99
« Responder #5 em: Novembro 30, 2020, 12:10:45 am »
FAB recebe primeira aeronave E-99M modernizada


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A cerimônia de entrega ocorreu nessa sexta-feira (27), em Gavião Peixoto (SP)

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu da Embraer a primeira aeronave E-99M modernizada. A cerimônia de entrega ocorreu nessa sexta-feira (27), em Gavião Peixoto (SP), e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que foi recebido pelo Presidente & CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, e pelo Presidente & CEO da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Medeiros de Farias Schneider. Também participaram da cerimônia integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira, Vice-Presidentes, Diretores, Executivos e funcionários da Embraer, além de representantes das empresas parceiras.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou a importância de uma Instituição moderna e que se atualiza sempre. "A Força Aérea, fazendo valer a tradição de se manter atualizada, coesa e em prontidão, decidiu modernizar os sistemas desta aeronave, além de outras capacidades para garantir a soberania do nosso espaço aéreo", declarou o Oficial-General.

A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em conjunto com a Embraer e fornecedores internacionais, como a Saab, a Aeroelectronica International e a Rohde & Schwarz.

Clique aqui para baixar a imagem originalO Presidente da COPAC, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, esclareceu sobre como o projeto de modernização do E-99M fará a diferença no cumprimento da missão da Instituição. "Esse avião participa não só da ação de Controle, mas também da ação de Defesa, facilitando a atividade da Força Aérea na vigilância do nosso espaço aéreo", disse.

O Presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, enfatizou a importância da parceria entre a FAB e a Embraer, além das novas capacidades. "Estamos entregando uma aeronave que vai ter um melhor alcance, uma capacidade de emprego mais eficiente, muito mais atualizada", comentou.

A aeronave E-99M

Clique aqui para baixar a imagem originalAlém do processo de modernização e atualização dos sistemas de missão e subsistemas relacionados, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira. O emprego das aeronaves E-99M é indispensável em um cenário de operações aéreas, em face da flexibilidade de posicionamento do avião, juntamente com a capacidade de detecção de tráfegos à baixa altura, permitindo realizar a cobertura radar das áreas de interesse do Comando da Aeronáutica.


O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura. Quando os pilotos de caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. Isso permitirá a continuidade da participação, com excelência, da FAB em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium. Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.Clique aqui para baixar a imagem original

A aeronave será operada pelo Esquadrão Guardião (2°/6° GAV), sediado na Ala 2, na cidade de Anápolis (GO). Segundo o Comandante do Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, essas características evidenciam a relevância do processo de modernização. "É uma honra muito grande receber esta aeronave neste momento. É um ganho, não só para o Esquadrão e para a Força Aérea Brasileira, mas principalmente para o País", afirmou.

Inspeções de Recebimento

Antes da entrega da aeronave, ocorreram inspeções interna e externa da aeronave; verificações operacionais no solo (plataforma básica e sistema operacional); dois voos de inspeção, sendo um da plataforma básica e outro com teste de todos os sistemas operacionais; além de verificação documental da aeronave.

Fotos: Soldado Wilham Campos / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Barros e Santiago / CECOMSAER
 

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« Responder #6 em: Novembro 30, 2020, 12:11:37 am »
 

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« Responder #7 em: Novembro 30, 2020, 12:18:57 am »

 

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Re: Embraer E-99/R-99
« Responder #8 em: Agosto 10, 2021, 05:46:45 pm »
R-99 utiliza sensor modernizado em Operação no norte do País


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Esta é a primeira missão operacional após o processo de atualização por qual a aeronave passou

A Aviação de Reconhecimento realiza rastreamento minucioso de dados de inteligência e monitoramento de áreas de interesse. A bordo das aeronaves, câmeras, sensores e radares são os olhos da Força Aérea Brasileira (FAB) que, do alto, auxiliam na detecção de ameaças e na proteção do território brasileiro. A aeronave R-99, operada pelo Esquadrão Guardião (2º/6º GAV), é uma das plataformas utilizadas na Operação Samaúma, ação deflagrada pelo Ministério da Defesa.

Esta é a primeira missão operacional após o processo de Gerenciamento de Obsolescência pelo qual a aeronave passou, que contou com o suporte logístico do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). A aeronave R-99 recebeu um Sensor Elétrico Óptico (OIS, sigla em inglês para Optical Electrical Sensor) mais moderno, que permite um melhor desempenho. Trata-se do MX-15, que inclui um sensor infravermelho (IR) e é otimizado para desempenho de longo alcance.


De acordo com o Comandante do Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador Santos, o sensor de última geração possibilita o reconhecimento de alvos em profundidade e em alta definição. “Os sensores anteriores limitavam o voo a baixas altitudes e com qualidade inferior de imagem. Hoje, voamos mais alto e ainda conseguimos obter imagens com qualidade muito superior, permitindo a furtividade da aeronave”, explicou.

Operação Samaúma

A FAB está atuando na Operação Samaúma, que foi deflagrada pelo Governo Federal, representado pelo Ministério da Defesa, para combater o desmatamento ilegal e os incêndios florestais nas terras indígenas e nas unidades federais de conservação ambiental, na região norte do País. A Operação é um esforço conjunto das Forças Armadas, órgãos e entidades de proteção ambiental, além de agências e instituições policiais. Na missão, a FAB é responsável por dar todo o suporte de inteligência, vigilância e reconhecimento, no fornecimento de imagens aéreas, por meio do emprego das aeronaves RQ-900, P-3 AM Orion, R-99, A-1 e H-60 Black Hawk.

Fotos: Sargento Rezende / CECOMSAER
 
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Re: Embraer E-99/R-99
« Responder #9 em: Dezembro 21, 2021, 06:06:59 pm »
FAB recebe sua terceira aeronave E-99 modernizada


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Mais uma aeronave E-99M foi recebida pela Força Aérea Brasileira (FAB). O evento de entrega aconteceu nessa sexta-feira, dia 17 de dezembro, na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). Essa é a terceira unidade do avião que passa pela modernização e integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em conjunto com a Embraer e fornecedores internacionais, como a Saab, a Aeroelectronica International e a Rohde & Schwarz.

Participaram da solenidade o presidente da COPAC, brigadeiro do ar Alan Elvis de Lima; o vice-presidente de contratos da Embraer Defesa & Segurança, Marcio Monteiro; o chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC) e presidente da Comissão de Recebimento (CRA), coronel aviador Fernando Paes de Macedo; o gerente do Projeto E-99M na COPAC, tenente-coronel Aviador Marcones dos Santos Silveira; além de diretores, executivos e funcionários da Embraer e representantes das empresas parceiras.


O presidente da COPAC recordou que em meados de 2012 a FAB, fazendo valer sua tradição de manter-se atualizada, coesa e em prontidão, decidiu modernizar os sistemas da aeronave E-99. “Hoje, a FAB recebe o terceiro E-99 modernizado, agora na versão mais atualizada denominada Certificado Suplementar de Tipo Provisório (CST-P), com mais de 90% das funcionalidades e requisitos implementados. Essa aeronave evidencia o progresso no projeto de modernização do E-99, inaugurando novos tempos na vanguarda da nobre missão de controle e alarme em voo, enchendo os nossos corações de esperança e realimentando o vigor que outrora fez diferença para o Brasil”, destaca o oficial-general.

O vice-presidente de contratos da Embraer Defesa & Segurança, Marcio Monteiro, ressaltou a importância da entrega de mais uma aeronave modernizada. “É um momento de esforço conjunto entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer desde a concepção do projeto no início dos anos 2000 e depois na assinatura do contrato de modernização em 2012. Esta terceira aeronave representa a coroação do trabalho de muitas pessoas e propicia à FAB um melhor desempenho para o cumprimento de uma de suas funções constitucionais, que é a proteção e o controle do espaço aéreo nacional”, comenta.


O E-99 na FAB

Quando passou a integrar a frota de aeronaves da FAB, em 2002, o vetor era então denominado R-99A, que contemplava modernos equipamentos aeroembarcados e uma capacidade expressiva para a história da Instituição. Cumpriu diversas missões, voando por quase 30 mil horas em 18 anos. Neste período, vigiou do alto todo o território nacional. Porém, com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade da modernização.

Atualmente, a aeronave modernizada conta com cinco consoles atualizados no estado da arte em sistemas de comando e controle, com recursos modernos e com operação mais intuitiva. As aeronaves são dotadas com novos rádios com capacidade de comunicações seguras de voz e de dados, detecção de alvos a baixa altura e de guerra eletrônica ampliadas, além de modificações estruturais para melhor desempenho dos operadores.

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real. Quando os pilotos de caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. As aeronaves têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.

Além do processo de modernização e atualização dos sistemas de missão e subsistemas relacionados, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira. O emprego das aeronaves E-99M é indispensável em um cenário de operações aéreas, em face da flexibilidade de posicionamento do avião, juntamente com a capacidade de detecção de tráfegos à baixa altura, permitindo realizar a cobertura radar das áreas de interesse do Comando da Aeronáutica.


Texto: tenente Letícia Faria / Agência Força Aérea
Fotos: Soldado A. Soares / CECOMSAER

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/fab-recebe-sua-terceira-aeronave-e-99-modernizada/
 
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Re: Embraer E-99/R-99
« Responder #10 em: Janeiro 21, 2022, 02:13:02 pm »
Esquadrão Guardião (2º/6º GAV) completa 23 anos


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O 2º/6º GAV, Esquadrão Guardião, completa 23 anos. Sediado na Base Aérea de Anápolis, o Esquadrão emprega as aeronaves R-99 e E-99M.

O esquadrão realiza ações de Controle e Alarme em Voo, além de atuarem nas missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo.

As aeronaves E-99M modernizadas do Esquadrão Guardião são capazes de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura.

Quando os pilotos de Caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação.

Isso permite à FAB a realização com excelência em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium.

Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.


 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2022/01/18/esquadrao-guardiao-2o-6o-gav-completa-23-anos/
 
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Re: Embraer E-99/R-99
« Responder #11 em: Janeiro 22, 2022, 07:42:41 pm »
 
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Re: Embraer E-99/R-99
« Responder #12 em: Maio 16, 2023, 06:47:06 pm »
Força Aérea Brasileira certifica aeronave Embraer E-99M de alerta aéreo antecipado


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O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) entregou, no dia 05/04, pelo Diretor Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro da Aeronáutica Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Certificado Suplementar Final de Tipo do E-99 Modernizado para a Embraer, empresa responsável pela modernização da aeronave. A emissão do certificado, resultado do trabalho dos técnicos da Divisão de Certificação de Produtos Aeroespaciais (CPA) do IFI – em interação com a Embraer – atesta que o projeto de modernização dos sensores dessa aeronave atende aos requisitos de segurança e desempenho estabelecidos no contrato. Isso significa que a aeronave pode voar com segurança e está apta a cumprir a missão determinada pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O Chefe da Assistência Técnica do IFI, Tenente-Coronel Gustavo Borges Basílio, disse: “A certificação de sua modernização, realizada pela Embraer em conjunto com o IFI, promove uma melhoria considerável na capacidade estratégica brasileira, na Tarefa de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, além das Ações de Alerta em Voo e Controle e Alarme em Voo.”

O vice-presidente e engenheiro-chefe da Embraer, Henrique Langenegger, disse: “Foram muitas viagens ao exterior para fazer os ensaios, além de planejar oficinas para agilizar os trabalhos. O IFI sempre esteve disposto a cooperar para que a atividade pudesse ser realizada.”

O Embraer R-99 é a designação militar da Força Aérea Brasileira do EMB-145-RS. É uma aeronave baseada no jato regional civil ERJ 145. A série R-99 está equipada com motores turbofan Rolls-Royce AE1 3007. As versões militares fornecem 20% a mais de impulso do que a versão civil. O primeiro voo foi em 1999. No serviço brasileiro, o E-99 e o R-99 estão baseados na Base Aérea de Anápolis. Cinco E-99s e três R-99s são operados pela Força Aérea como partedo programa SIVAM. Os E-99 estão em um programa de modernização que visa atualizar toda a parte eletrônica, incluindo um novo radar Erieye-ER (extended range), o mesmo usado no GlobalEye Detection, o alcance aumentou de 450 km para 723 km na versão E99M. A gama de alvos que podem ser detectados agora varia de embarcações e grandes aeronaves a embarcações, botes de borracha e veículos, bem como helicópteros pairando. O primeiro E-99M (“M” significa modernizado) foi entregue à Força Aérea Brasileira em 27 de novembro de 2020.

A modernização da aeronave E-99 introduziu modificações no Sistema de Missão Erieye, com a instalação de novos consoles, novos rádios e a implantação de gravação de áudio e dados de missão, aumentando a capacidade de comando e controle, principalmente em operações aéreas compostas. Ao longo do processo, foram verificadas 434 exigências contratuais, distribuídas em 30 diferentes tecnologias, gerando mais de 250 laudos técnicos. O Grupo de Trabalho responsável pelas atividades de certificação envolveu cerca de 60 pessoas, contando com a colaboração do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), do Grupo de Monitoramento e Controle – Programa de Aeronaves (GAC-PAC) , o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e o Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV – Esquadrão Guardião), responsáveis ​​pela operação das aeronaves.

 :arrow:  https://militaryleak.com/2023/05/13/brazilian-air-force-certifies-upgraded-embraer-e-99m-airborne-early-warning-aircraft/
 
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Re: Embraer E-99/R-99
« Responder #13 em: Novembro 23, 2023, 09:30:05 pm »
 
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Re: Embraer E-99/R-99
« Responder #14 em: Novembro 24, 2023, 12:49:49 pm »
Embraer entrega quinto jato E-99 modernizado à FAB


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Gavião Peixoto, 23 de novembro de 2023 – A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) a quinta aeronave modernizada EMB 145 AEW&C, designada na FAB como E-99M. A E-99M executará funções de Alarme Aéreo Antecipado e Controle e Alarme em Voo, além de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo.

“A entrega do quinto E-99 é um importante marco para o projeto E-99M. Essa é a primeira aeronave entregue na configuração FOC – Full Operational Capability – com os sistemas totalmente certificados para emprego pela Força Aérea Brasileira na proteção do Brasil e de sua soberania nacional”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “As quatro aeronaves entregues previamente serão atualizadas para a versão FOC, para que possam desempenhar plenamente todas as missões para quais foram projetadas”.


Desenvolvido sobre a plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ 145, o E-99 da FAB é capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link. A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.

Com a modernização, a aeronave E-99M passa a contar com os sistemas Radar Erieye e Comando & Controle (C2) totalmente modernizados. A aeronave também possui novos sistemas de Guerra Eletrônica (Non-Communication – NCOM), novo IFF Transponder, 7 rádios V/UHF definidos por software, novo sistema de Áudio de Missão de tecnologia VOIP e novo gravador de Áudio e Dados de Missão, além da função Data Link adaptada à nova arquitetura. O interior da aeronave também foi atualizado para aumentar o conforto da tripulação e ampliar a capacidade de operação, com cinco consoles reprojetados e otimizados para melhor emprego dos sistemas modernizados.


O projeto E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. A Atech, empresa do grupo Embraer, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle, fornecendo seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.

Além da operação pela FAB, o EMB 145 AEW&C também é operado pelas forças aéreas da Índia, México e Grécia.

 :arrow: https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/embraer-entrega-quinto-jato-e-99-modernizado-a-fab