Porque é que a Espanha ignora Portugal?

  • 69 Respostas
  • 36788 Visualizações
*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Porque é que a Espanha ignora Portugal?
« em: Fevereiro 22, 2007, 11:48:41 pm »
Já a algum tempo que pensei lançar este tópico. Espanha ignora simplesmente Portugal, a começar na imprensa espanhola e a terminar nos próprios espanhois, não é que isso me preocupe, mas será interessante debater as causas de tal comportamento suspeito.

Portugal é ignorado por Espanha, será que esse desprezo é propositado?
Sem a menor dúvida, faz parte de uma conspiração castelhana/espanholista(desculpem mas este parece o nome mais indicado).

No outro dia li num forum espanhol, em que um foreiro dizia o seguinte: ignorar uma pessoa é a melhor maneira de a mandar á m....
Já estão a ver o que se passa nas mentes castelhanas daquela gente.

Espanha ignora-nos porque Portugal nunca aceitou os avanços castelhanistas de incorparação em Espanha, nunca aceitou as derrotas e humilhações impostas pelo exército e povo português aos castelhanos, nunca aceitou que o castelhano não seja a língua falada pelos portugueses, nunca aceitou que tenhamos feito alianças com outros países para defrontar Espanha, nunca aceitou que Portugal tenha criado sózinho um dos maiores impérios do mundo e sem qualquer necessidade de ajuda de Espanha, nunca aceitou que Portugal possa viver independente e singrar no mundo, nunca aceitou os exitos desportivos de Portugal, nunca aceitou que Portugal seja reconhecido no mundo como um país que tenha um grande passado histórico, nunca aceitou que Portugal tenha dado um grande contributo para a humanidade com os seus descobrimentos, nunca aceitou que Portugal esteja bem económicamente e socialmente.

Por isso Espanha vive uma frustação em relação a Portugal, tudo o que possa correr de bem a Portugal é visto como um mau exemplo para as suas regiões independentistas, quanto pior correrem as coisas a Portugal, mais eles poderão argumentar, a Catalães, Bascos, Galegos, Canários e outras regiões que não vale a pena serem independentes.

Se Portugal não for um País importante, eles poderão dizer-lhes, vêm o que é que acontece a quem a quem não quer viver no seio de Espanha!
todos os boletins metereológicos espanhois mostram sempre o mapa da peninsula Ibérica completo e nunca só Espanha sem Portugal(como acontece em Portugal) esta é também uma mensagem dessimulada para o povo espanhol que a peninsula é una e que nunca serão aceites separações, mais aqui se vê a atitude de megalonamia castelhanista.

Como estão a ver esta atitude em relação a Portugal, é uma maneira dos castelhanista/espanholistas dissuadirem os nacionalistas independentistas.

Eu sei que muitos Catalães invejam Portugal pela sua independência, e ESPANHA TEM MEDO QUE PORTUGAL POSSA SER UM BOM EXEMPLO PARA ELES
Já tenho constatado em foruns sempre o Catalães elogiam Portugal, os espanholistas/castelhanistas imediatamente rebaixam ao máximo Portugal!

não me venham com a treta que é por Portugal ser um país menos desenvolvido, somos vizinhos e temos grande trocas comerciais.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 23, 2007, 12:49:54 am »
Por norma quando Espanha percebe que tem um vizinho sem ser a França...há porcaria!

Pessoalmente tanto me faz e tanto me fez se eles ignoram Portugal. O que é que eu ganho ou perco com isso?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

mllom

  • Membro
  • *
  • 74
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 23, 2007, 10:43:03 am »
Siento no poder responder en portugués pero creo que nos entendemos perfectamente con un poco de interés.
Señor comanche un claro ejemplo de porqué dice usted que en España se ignora Portugal podría ser su actitud llena de resentimiento y odio hacia mi país. No sé lo que le habrán enseñado pero parece uno de los "batasunos" que en las ikastolas radicales desde pequeños le enseñan a odiar a España. En España se quiere a Portugal, no hay el más mínimo problema de convivencia pero ustedes (o mejor algunos de ustedes) viven en un contínuo complejo de inferioridad que le hace crear fantasmas donde no los hay.
Usted mismo se contradicen, ahora dice que España nunca aceptó las derrotas y humillaciones ejercidas por lo portugueses. Supongo que querrá decir Castilla porque a mí me importa bien poco las batallitas entre Portugal y Castilla, me importan las españolas y de esas tenemos cientos. Se pasan toda la vida negando la existencia de España y ahora las derrotas de Castilla se la asignan a los españoles :roll:  :roll: No creo que deportivamente se puedan comparar con éxito con nosotros (supongo que a lo mejor sólo está hablando dé fútbol...)
Bueno, en resumen, dejen de inventarse conflictos y desagravios con España porque jamás he tenido el más mínimo problemas con un portugués y mira que he disfrutado varias veces de su país el cual aprecio y respeto. Pero cada vez que escriban algo para criticar mi nación por el simple hecho de dañar y faltar el respeto tendrán mi contestación porque a patriota podrán igualarme pero no ganarme.
 

*

João Oliveira Silva

  • Membro
  • *
  • 195
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 23, 2007, 12:57:48 pm »
Não partilho da opinião do Comanche.
Conheço muito bem Espanha. Melhor que muitos espanhóis. Apenas conheço melhor Portugal.
Sempre que posso - e felizmente a vida têm-me corrido bem - lá vou eu e a família por aí fora. Carro, avião, comboio tudo me serve para ver e sentir a nossa e as outras realidades, sempre na Europa.
Pelo facto de estar mais perto, a Espanha têm sido o destino de talvez já um cento de viagens.
A impressão que o amigo Comanche têm,  todos a temos numa área que anda por perto de Madrid, entre a nossa fronteira e Madrid, talvez até um pouco mais para lá ( não é fácil delimitar geográficamente ).  Aí há, indubitávelmente, um sentimento de superioridade face ao Português e um piar fininho face aos outros europeus.
Agora no resto da Espanha, não.
Vá à Galiza, às Astúrias, ao País Basco, à Catalunha, à Andaluzia, a toda a costa do mediterrâneo e os Portugueses são considerados e há uma palavra ou um gesto de amizade, ou pelo menos são tratados como todos os outros. Então se forem correctos, como se quer, tem a melhor receptividade.
Há, em minha opinião, em Espanha ainda bastante desconhecimento da actual realidade portuguesa ( como há muitissimos portugueses que não vão, se alguma vez foram, há mais de 20 anos a Espanha ). Isto está a ser ultrapassado com o forte movimento turístico que se regista. Está a acontecer que há sempre alguém que agora cá veio, ou algum familiar, e passa a realidade portuguesa, que hoje é bem diferente da de há 20 anos atrás.
Tenho a firme ideia que os Galegos e os Bascos gostam mais dos Portugueses que " os de abajo ( os de Madrid ) ".
O resto é como tudo. Misérias e tristezas, sucesso e glória há cá, há lá, há por essa europa fora. Ricos, pobres, coisas bem feitas, coisas mal feitas, há em todo o lado.
Aliás, na europa que achamos rica, o fosso entre os que tudo lhe sobra e esbanjam e os que estão a cair está a crescer a olhos vistos e está a tornar-se escandaloso, isto mesmo sem falar da imigração.
No geral não estamos, apesar desta maldita crise, tão mal como isso e somos governados a todos os níveis da forma que somos e pela gente que conhecemos.
Cumprimentos,
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 23, 2007, 02:43:05 pm »
Eu estou é farto destas guerrinhas que acontecem no fórum Portugal vs Espanha e vice-versa! Já não há pachorra nenhuma!!!
Epá viagem, conheçam as pessoas, falem...talvez assim parem de dizer #$%. Eu tanto me passo com Espanhóis que vem para o fórum armados em bons, como de Portugueses que parecem que só sabem é dizer mal de Espanha. Mais parece uma religião qualquer, em que Espanha é a origem de todos os males, que têm que andar sempre a comparar os dois países, mesmo sabendo que são duas realidades completamente distintas. Meus senhores, CRESÇAM!!!  :evil:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #5 em: Fevereiro 23, 2007, 04:25:54 pm »
Exactamente Cabeça de Martelo, eu até gosto das forças armadas espanholas, principalmente as forças navais e aéreas. Sou contra a integração de Portugal em Espanha, mas cada um tem a sua opinião, mas eu para os portugueses que defendem uma integração de Portugal em Espanha porque assim teriamos um melhor nivel de vida eu só tenho duas coisas a dizer.

1- Então o melhor seria fazer integração com o melhor pais que pudessemos, tipo o Canadá ou Noruega ou um qualquer pais nórdico, ai até ficavamos melhor que os Espanhois.

2- O Zimbabwe tem a mais alta inflação do mundo (vi na tv à uns dias) e a sua economia está de rastos o presidente só faz porcaria, etc e não é por isso que deixam de ser independentes.
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 23, 2007, 07:35:22 pm »
Citação de: "João Oliveira Silva"
Não partilho da opinião do Comanche.
Conheço muito bem Espanha. Melhor que muitos espanhóis. Apenas conheço melhor Portugal.
A impressão que o amigo Comanche têm,  todos a temos numa área que anda por perto de Madrid, entre a nossa fronteira e Madrid, talvez até um pouco mais para lá ( não é fácil delimitar geográficamente ).  Aí há, indubitávelmente, um sentimento de superioridade face ao Português e um piar fininho face aos outros europeus.
Agora no resto da Espanha, não.
Vá à Galiza, às Astúrias, ao País Basco, à Catalunha, à Andaluzia, a toda a costa do mediterrâneo e os Portugueses são considerados e há uma palavra ou um gesto de amizade, ou pelo menos são tratados como todos os outros. Há, em minha opinião, em Espanha ainda bastante desconhecimento da actual realidade portuguesa ( como há muitissimos portugueses que não vão, se alguma vez foram, há mais de 20 anos a Espanha ).
Tenho a firme ideia que os Galegos e os Bascos gostam mais dos Portugueses que " os de abajo ( os de Madrid ) ".


Dizes que não partilha da minha opinião, mas concordas que há um sentimento de superioridade na região entre a nossa fronteira e Madrid e até mais longe, confirmas ainda que tens a firme ideia os de madrid gostam menos do portugueses que os Bascos e Galegos, aliás não é á toa que quando os de Madride querem insultar os Galegos, chama-lhe portugueses.

Quando eu me disse que Espanha ignora Portugal (isto é um facto indesmentivel) referia-me mais aos povos castelhanos que habitam a região central de Espanha e alguns espanholistas e castelhano descendentes que habitam outras provincias espanholas.
Sei que no País Basco, Andaluzia, Catalunha, Galiza há muita gente que gosta de Portugal, mas quem tem o poder é Madrid (região castelhana por excelência), aí é que estão as sedes das televisões, imprensa escrita, centro cultural do país, são essa pessoas que ignoram Portugal, falando pouco de Portugal ou quando falam geralmente é para falar de coisas negativas para o nosso país, ou seja essas pessoas não deixam que Portugal seja publicitado e referenciado, têm medo que Portugal seja bem visto pelas outras regiões autonomas nacionalistas, para onde emitem os canais televisivos e são distribuidos os jornais e revistas.

Enquanto os Castelhanos de Madrid continuarem com esta atitude, Portugal será ignorado por muitos anos em Espanha, principalmente nas regiões castelhanas, isto por mais viagens turisticas que possam haver de um lado para outro.

Para mim é igual ao litro, não é isso que vai afectar o meu orgulho em ser português, apenas sinto vontade de os "desmascarar"
Esta é a minha opinião, poderá haver outras, mas uma coisa é certa, Portugal é ignorado por milhões de pessoas em Espanha, facto por mim já constactado em  muitos foruns espanhois ( nos quais muitos espanhois assumem sem problemas, eu ignoro Portugal) e a imprensa portuguesa  já várias vezes referiu este facto, mas não dizem porquê, eu apenas quis ir ao cerne da questão e perguntar

                    PORQUÊ ESTA ATITUDE DE ALGUNS/MUITOS ESPANHOIS?
 

*

Aponez

  • Membro
  • *
  • 289
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Fevereiro 23, 2007, 08:04:47 pm »
O primeiro que tem de ter vocé en contar comanche é que Portugal non é o centro do mundo, para nos é máis importante Francia que Portugal, en quanto a isso de que en Cataluña os querem tanto, pois como no resto de España depende da gente, eu som galego e trabalhei en Lleida (Cataluña) e quando me insultaban non me andaban a dizer gallego muerto de hambre, o que normalmente andaban a dizer era "vuelve para tu casa portugues muerto de hambre" cansaron quando viron que non tiñan resposta, a fin de contas eu non son portugues son gallego así que por min non ía :roll:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #8 em: Fevereiro 23, 2007, 08:33:22 pm »
Eu acho isso que o Aponez referiu em relação aos insultos uma coisa triste, cá em Portugal sei que se brinca um bocado com o pessoal que vem de outras regiões mais pelo sotaque (norte, alentejano, ilhas,) que por qualquer outra razão mas nunca assisti a insultos regionais (exepto no futebol, tripeiros, lampiões, lagartos, mas pronto) que denegrissem as origens de um ou outro português.

Acho que isso demonstra que os Castelhanos são um povo ignorante, talvez até pudesse existir um dia uma Espanha unificada mas com Castela de fora, só por serem convencidos :twisted: .
 

*

Aponez

  • Membro
  • *
  • 289
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Fevereiro 23, 2007, 08:38:17 pm »
Citação de: "Lightning"

Acho que isso demonstra que os Castelhanos são um povo ignorante, talvez até pudesse existir um dia uma Espanha unificada mas com Castela de fora, só por serem convencidos :wink:

Ja se sabe, hai amores que matan :P
 

*

Migas

  • Membro
  • *
  • 173
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Fevereiro 23, 2007, 09:00:31 pm »
Aponez a intenção do insulto era mesmo atingi-lo e não ofender os portugueses.

Acha que se lhe chamarem "filho da p***" estão a tentar insultar a sua mãezinha?

E já que estamos numa de comparações depreciativas em relação aos portugueses, em Itália por exemplo um "portoghese" é um penetra.  :)

Fama não nos falta!
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
(sem assunto)
« Responder #11 em: Fevereiro 23, 2007, 09:32:18 pm »
Aponez ->

Por favor, faça o que afirma que os seus compatriotas fazem.

Ignore-nos Puerra!  :mrgreen:

O que é que nos importa se aparecemos no boletim metereologico ou não?
Numas estações de TV aparece, noutras não aparece e já ouvi pessoas a queixarem-se das duas coisas.

A Espanha tem muitas coisas a criticar, outras a elogiar. Mas não podemos andar a pegar no pé dos espanhóis por tudo e por nada  :shock:

É uma questão de credibilidade. Não devemos andar continuamente a gritar que "Lá vem Lobo"...

Penso eu de que

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 487
  • Recebeu: 32 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +13/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Fevereiro 23, 2007, 11:12:58 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu estou é farto destas guerrinhas que acontecem no fórum Portugal vs Espanha e vice-versa! Já não há pachorra nenhuma!!!
Epá viagem, conheçam as pessoas, falem...talvez assim parem de dizer #$%. Eu tanto me passo com Espanhóis que vem para o fórum armados em bons, como de Portugueses que parecem que só sabem é dizer mal de Espanha. Mais parece uma religião qualquer, em que Espanha é a origem de todos os males, que têm que andar sempre a comparar os dois países, mesmo sabendo que são duas realidades completamente distintas. Meus senhores, CRESÇAM!!!  :evil:


 APOIADO

 Chiça, abrir tópicos só para dizer mal do vizinho... Se em vez de se esgadanharem que tal agarrar num carro e irem dar uma volta por Espanha?
 Começo a ficar convencido que anda por aqui malta que se casou com uma Espanhola e que esta lhe deu com os pés...
 

*

Aponez

  • Membro
  • *
  • 289
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Fevereiro 24, 2007, 08:48:02 am »
Citação de: "Migas"
Aponez a intenção do insulto era mesmo atingi-lo e não ofender os portugueses.

Acha que se lhe chamarem "filho da p***" estão a tentar insultar a sua mãezinha?

E já que estamos numa de comparações depreciativas em relação aos portugueses, em Itália por exemplo um "portoghese" é um penetra.  :wink:
 

*

Aponez

  • Membro
  • *
  • 289
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Fevereiro 24, 2007, 08:50:34 am »
Citação de: "papatango"
Aponez ->

Por favor, faça o que afirma que os seus compatriotas fazem.

Ignore-nos Puerra!  :roll: