Nesta história dos principais beligerantes da WWI que levaram ao acelarado desenvolvimento de uma nova arma de guerra, as viaturas blindadas de lagartas, resta falar da Rússia.
Ainda na era czarista as primeiras viaturas blindadas que apareceram na Rússia foram os
Austin, carros blindados de rodas encomendados pelo exército do Czar aos ingleses seus contrutores, que já os estavam a utilizar, e continuaram até ao fim da guerra.
Construido em 1914, o modelo desenvolvido para eles, a seu pedido,
tinha duas torres equipadas com metralhadoras.
Ficaram conhecidos como
Austin the 1st seriesApesar de algumas qualidades reconhecidas pelos russos, aos primeiros veiculos recebidos, estes rapidamente se aperceberam que estes veículos estavam limitados a estradas ou terrenos com solos duros, tendo especiais dificuldades em progredirem em neve profunda, coisa habitual no inverno russo.
Por isso os militares russos mostraram interesse num sistem que estava a ser desenvolvido por um francês emigrado na Rússia, Adolphe Kégresse, director técnico dos automóvies imperiais, que tinha concebido um sistema de lagartas flexíveis adaptado a um Mercedes 45Hp, para utilização na neve, patenteado em seu nome.
Em agosto de 1916 começou a ser recebida uma 2ª série de Austin's.
Austin 1st seriesUm desse veiculos da 2ª série ...
Austin 2nd series...foi a titulo experimental adaptado com o sistema Kégresse.
Os testes foram um sucesso tendo o veículo surpreendido pela sua capacidade de manobra e movimento em qualquer tipo de terreno.
Como resultado disso decidiram-se a alterar toda a 2ª série de Austin's e a construi-los com este novo sistema na Rússia.
Austin 2nd seriesAustin KégresseDevido à situação no país, revolução republicana bolchevique em 1917, e à saída de Kégresse do país, este programa ficou suspenso, sendo retomado em 1919 de forma parcial.
Apenas foram construídas 12 destas viaturas.
Este veiculo e o seu tipo de tecnologia foi adoptado no pós-guerra pelo exército polaco.
evolução esquemática desde o Austin 1st até ao Austin Kégresse.