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32 (28.1%)
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15 (13.2%)

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Substituiçao dos F-16's

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PereiraMarques

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1635 em: Abril 22, 2019, 11:48:50 pm »
Além dos valores em despesa directa, empregos e (manutenção de) Infraestruturas, alguém sabe qual é o valor anual a descontar em futuras FMS?... Eu tenho ideia, remota, sem fontes, apenas uma ideia de que seriam 75 milhões de USD/anuais, alguém consegue confirmar?
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1636 em: Abril 23, 2019, 09:53:31 am »
Além dos valores em despesa directa, empregos e (manutenção de) Infraestruturas, alguém sabe qual é o valor anual a descontar em futuras FMS?... Eu tenho ideia, remota, sem fontes, apenas uma ideia de que seriam 75 milhões de USD/anuais, alguém consegue confirmar?

Há que analisar o acordo das Lajes.

Mas creio que a ultima vez que se pensou em vendas de material militar novo foi em 1991 com o acordo do PA I e em 2003 com a tentativa de venda das OHP para a MG.

Cumprimentos,

 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1637 em: Abril 23, 2019, 12:24:15 pm »
Vamos ser é se os americanos não nos acabam por impingir os Super Hornet. :mrgreen:

O melhor para já é mesmo esperar. Também vai ser importante ver o que projeto do Exercito Europeu vai dar.

E o Super Hornet é mau? Então com uns Growler à mistura...  :mrgreen: :-P


É um projeto sem futuro, assim que a US Navy virar para os F-35C acaba o financiamento.
Mas é melhor sistema de armas que o F-16V.

Quanto ao Growler, preferia os EP-3 que os americanos vão aposentar este ano. Pelo custo de hora de voo para andar a trás de traficantes de droga e pescadores ilegais não se justifica um F-18. Se meterem um transmissor do SIRESP no EP-3 será que da para enganar o Costa?

Continua a ser produzido em qualquer das versões, pelo menos até 2025.  ;)

https://www.flightglobal.com/news/articles/boeing-fa-18-super-hornet-production-line-busy-unti-447363/

Citar
06 APRIL, 2018 SOURCE: FLIGHTGLOBAL.COM BY: GARRETT REIM ST LOUIS
In a swift reversal of fortunes, Boeing's F/A-18 Super Hornet production line now has a seven-year backlog after nearly expiring two years ago due to a lack of orders.

In March, Kuwait ordered 22 F/A-18E and six F/A-18F Super Hornets for delivery through 2022, with options for 12 more. During the same month, Congress topped off the US Navy’s request list with 10 more Boeing F/A-18 Super Hornets, worth $739 million. In all, the Navy is buying 24 Super Hornets for a sum of $1.8 billion in fiscal 2018, with more than 100 additional fighters planned for procurement over the next five years.

The company believes production of the aircraft could extend even beyond 2025, citing potential sales of the fighter to India and Finland.



Os EF-18 e EP-3 têm funções diferentes. O Growler é de guerra electrónica enquanto que o EP-3 é uma aeronave SIGINT. Mas sem dúvida que qualquer um deles tem o seu valor.  ;)



Cumprimentos
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1638 em: Abril 23, 2019, 01:00:14 pm »
Ignorando o Growler, os Super Hornet são realmente melhores que os F-16? Em que pontos? Não será um F-16 mais ágil e mais rápido? Sei que o SH tem um RCS menor que o F-16, segundo se diz. Com a calha tripla para AMRAAM nos Viper, o F-18 deixa de ter essa vantagem no payload que tinha antes, no que respeita a misseis ar-ar. Em termos de radar, como se comparam?

E já agora, como se comparam com um F-15X, um Typhoon, um Rafale... já que todos estes são igualmente bimotores, cai bem a comparação.

Eu acho que com os custos do F-35, deixou de se tornar um "no brainer" a FAP estar contra a operação de qualquer bimotor. Do ponto de vista do argumento usado, isto é, os custos acrescidos dos bimotor, deixa de fazer sentido por o F-35 vir a custar o mesmo ou até mais que qualquer bimotor acima referidos, me manutenção.

Cá para mim a FAP embrulhava a dita estratégia, aceitava aqui a ideia genial de ter F-15X (12) e F-16V (18), e, pelo preço e custo de operação de 20 F-35, tínhamos duas esquadras de 30 caças com os dois caças anteriores, cada uma com funções diferentes. 201 e 301 respectivamente.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1639 em: Abril 23, 2019, 05:44:33 pm »
Geralmente fala-se do custo de operaçãp do F-35 por hora mas só gostava de lembrar que o F-35 ainda está looooooooooooonge de ser uma aeronave REALMENTE operacional.
A lista de bugs, limitações e defeitos estruturais ainda têm prai um quilometro. E todas essas correções vão ter de ser pagas por alguem. (mais vale não sermos nós!)
Mal dos males mais valia optar pelo upgrade dos F-16 para  a versão V e se calhar juntar o F-15X á mistura não seria mau negocio....

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1640 em: Abril 23, 2019, 08:23:40 pm »
Geralmente fala-se do custo de operaçãp do F-35 por hora mas só gostava de lembrar que o F-35 ainda está looooooooooooonge de ser uma aeronave REALMENTE operacional.
A lista de bugs, limitações e defeitos estruturais ainda têm prai um quilometro. E todas essas correções vão ter de ser pagas por alguem. (mais vale não sermos nós!)
Mal dos males mais valia optar pelo upgrade dos F-16 para  a versão V e se calhar juntar o F-15X á mistura não seria mau negocio....

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Por isso é que ainda só esta disponível para os participantes do projeto, afinal eles concordaram em gastar dinheiro a desenvolver o F-35. Antes do Block 5 este não deve entra em full production.
Estes primeiros F-35 ainda não totalmente operacionais podem acabar por ser bons para nos, afinal podem acabar por aparecer no mescado de usados onde podemos usar a carta Lages para sacar uns para a 301.

O que Portugal precisa é de uns Typhoon tranche 3 com contrato manutenção de 10 anos da BAE ou então uns Rafale F3R com a promessa de desconto no upgrade para F4R para a 201.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1641 em: Abril 23, 2019, 09:02:13 pm »
Geralmente fala-se do custo de operaçãp do F-35 por hora mas só gostava de lembrar que o F-35 ainda está looooooooooooonge de ser uma aeronave REALMENTE operacional.
A lista de bugs, limitações e defeitos estruturais ainda têm prai um quilometro. E todas essas correções vão ter de ser pagas por alguem. (mais vale não sermos nós!)
Mal dos males mais valia optar pelo upgrade dos F-16 para  a versão V e se calhar juntar o F-15X á mistura não seria mau negocio....

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Por isso é que ainda só esta disponível para os participantes do projeto, afinal eles concordaram em gastar dinheiro a desenvolver o F-35. Antes do Block 5 este não deve entra em full production.
Estes primeiros F-35 ainda não totalmente operacionais podem acabar por ser bons para nos, afinal podem acabar por aparecer no mescado de usados onde podemos usar a carta Lages para sacar uns para a 301.

O que Portugal precisa é de uns Typhoon tranche 3 com contrato manutenção de 10 anos da BAE ou então uns Rafale F3R com a promessa de desconto no upgrade para F4R para a 201.

O problema com muitos destes F-35 de pré produção é que muitos já estão dados como "perdidos", ou seja não será possivel recupera-los ou repara-los para o padrão "normal".
E pra estar a ir buscar aeronaves de segunda classe mais vale optar por outra coisa. Tanto o Rafale como o Typhoon seriam boas escolhas, era preciso é que saisse o Eurobilliões ao Estado para suportar tanto o preço como o custo de voar ambos.
Nisso mantenho a preferencia do F-15X.

https://www.popularmechanics.com/military/aviation/a28685/f-35s-unfit-for-combat/

 :(
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1642 em: Abril 23, 2019, 09:24:45 pm »
Geralmente fala-se do custo de operaçãp do F-35 por hora mas só gostava de lembrar que o F-35 ainda está looooooooooooonge de ser uma aeronave REALMENTE operacional.
A lista de bugs, limitações e defeitos estruturais ainda têm prai um quilometro. E todas essas correções vão ter de ser pagas por alguem. (mais vale não sermos nós!)
Mal dos males mais valia optar pelo upgrade dos F-16 para  a versão V e se calhar juntar o F-15X á mistura não seria mau negocio....

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Por isso é que ainda só esta disponível para os participantes do projeto, afinal eles concordaram em gastar dinheiro a desenvolver o F-35. Antes do Block 5 este não deve entra em full production.
Estes primeiros F-35 ainda não totalmente operacionais podem acabar por ser bons para nos, afinal podem acabar por aparecer no mescado de usados onde podemos usar a carta Lages para sacar uns para a 301.

O que Portugal precisa é de uns Typhoon tranche 3 com contrato manutenção de 10 anos da BAE ou então uns Rafale F3R com a promessa de desconto no upgrade para F4R para a 201.
Desculpa? Então os EUA não vão fazer o upgrade dos primeiros F35 que assim ficam para treino e nós pelintras é que pagávamos isso, ou então ficamos com um F35 que até agora não é grande espingarda, dos 300. Epá, para pagar, paga-se uma coisa de jeito e seria o F35 de ultima produção. Mas é claro que isso não passa de um sonho...  :-P

Citar
Lockheed Martin has officially announced that it has hired Raytheon to supply a new set of cameras for the F-35 Joint Strike Fighter that will further improve the pilot’s situational awareness. This upgraded Distributed Aperture System, or DAS, will be both cheaper and more capable, but could lead to complications in the future as the U.S. Air Force, Marine Corps, and Navy all have to decide whether or not to upgrade existing aircraft that still have the original setup.

https://www.thedrive.com/the-war-zone/21509/f-35s-x-ray-vision-system-is-getting-an-upgrade-but-it-will-it-actually-save-money

Typhoon? Excelente caça, só com apenas um ligeiro problema: Os custos operacionais, que até para uns tipos mais endinheirados são um problema, imagino nós que mandamos tostões para a defesa, reduzindo inclusive os F16 para uns miseráveis 25.  ;)

Citar
It is a matter of concern for an aircraft manufacturer when one of the richest countries in the world declares its fighter is too expensive to operate. But then Austria is a something of a special case. Critics generally agree that the landlocked neutral state probably never really needed the 15 Eurofighter Typhoons it ordered in 2003.

https://aviationweek.com/defense/austria-plans-phase-out-costly-eurofighters


O Rafale é dos melhores caças a nível mundial. Novamente a questão tem a ver com gastos de aquisição e manutenção da frota. Sejamos claros, da maneira como se faz defesa cá no Burgo, dificilmente vejo Portugal com mais do que uns F16 ou Gripen. Aliás, consta que no negócio com os indianos cada Rafale fica a... 91 milhões.  ;)

Citar
Each Rafale fighter costs 91 million euros, cheaper than UPA govt's deal: Sources
India is paying about 91 million euros for each of the 36 Rafale fighters it is buying from France, about 8 million euros cheaper than what the UPA government was negotiating, top sources have told India Today.

https://www.indiatoday.in/india/story/each-rafale-fighter-costs-91-million-euros-cheaper-than-upa-govt-s-deal-sources-1164832-2018-02-09

Cumprimentos

P.S. Sendo tanto o Super Hornet como o F15X da Boeing é credível que tanto a USAF como a US NAvy tenham em ambos os aparelhos um desenvolvimento semelhante, tendo em conta obviamente as especificidades da marinha e da força aérea. Agora em termos de vantagens entre um e outro programa, a realidade é que o SH já voa e o F15X ainda está em desenvolvimento (embora venha do Strike Eagle, nomeadamente do QA). Relativamente ao Viper, falar de vantagens e desvantagens é claramente "babar na maionese" porque face às parcas verbas alocadas à FAP, jamais existira algo mais que um Viper, e que se for versão V (ou F21  :mrgreen: ), já seria uma bênção dos céus.  c56x1 ;)



« Última modificação: Abril 23, 2019, 09:30:59 pm por mafets »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1643 em: Abril 23, 2019, 11:02:33 pm »
Citar
Desculpa? Então os EUA não vão fazer o upgrade dos primeiros F35 que assim ficam para treino e nós pelintras é que pagávamos isso, ou então ficamos com um F35 que até agora não é grande espingarda, dos 300. Epá, para pagar, paga-se uma coisa de jeito e seria o F35 de ultima produção. Mas é claro que isso não passa de um sonho...  :-P
A grande diferença ente o Block 3 e o Block 5 vai ser a internal bay, e nós não precisamos do míssil extra. 
Grande parte dos problemas é de software e podem ser facilmente resolvidos com um upgrade de software

Citar
Typhoon? Excelente caça, só com apenas um ligeiro problema: Os custos operacionais, que até para uns tipos mais endinheirados são um problema, imagino nós que mandamos tostões para a defesa, reduzindo inclusive os F16 para uns miseráveis 25.  ;)
Por isso é que disse que tinha que ser com o contrato de manutenção da BAE. O contrato da BAE consegue os custos operacionais para um nível aceitável e ate competitivo.


Citar
O Rafale é dos melhores caças a nível mundial. Novamente a questão tem a ver com gastos de aquisição e manutenção da frota. Sejamos claros, da maneira como se faz defesa cá no Burgo, dificilmente vejo Portugal com mais do que uns F16 ou Gripen. Aliás, consta que no negócio com os indianos cada Rafale fica a... 91 milhões.  ;)
No Rafale é aproveitar a vontade do Macron de criar um exercito Europeu. É aproveitar as tangas do Costa para enganar o Macron.
« Última modificação: Abril 23, 2019, 11:03:10 pm por Red Baron »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1644 em: Abril 23, 2019, 11:52:45 pm »
Typhoon é um mito. O preço de tudo junto, não compensa de todo. Com a sorte que temos, ainda nos impingiam com uns das primeiras tranches. Um caça de geração 4.5 que custa na prática o mesmo que um de 5ª geração... Mais depressa os americanos nos vendem F-22.  :mrgreen: E o Rafale seria igual, e este teria uma desvantagem, leva quase só armamentos franceses, certo?

Pois, o F-35 continua a ter problemas, e mais uma vez, alguém tem de os pagar, o que inflaciona o preço unitário. Poderá até ser uma obra de arte enquanto caça no futuro, mas é aí que entra a possibilidade de um dia se operar dois caças, mas de momento, F-35 é para esquecer. Antes prefiro ter F-16V, e sobrar orçamente para o resto das necessidades das Forças Armadas, do que adquirir algo como o F-35 e congelar tudo o resto. E não esquecer que isto vai coincidir inevitavelmente com a substituição das fragatas, outro programa muito dispendioso dos próximos 5/10 anos.
 

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tenente

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1645 em: Abril 24, 2019, 07:19:22 am »
Meus senhores, vocês ainda são mais ingénuos que eu se pensam que vamos substituir os F16 por F35, Typhoons, Rafales e afins, quando uma Nação como a nossa:

- andou 50 anos para substituir a G3;
- um pouco mais para substituir os ALIII, e quando o substituiu escolheu um heli monomotor, sem capacidade de ser armado;
- Possui uma classe de fragatas, que serão melhoradas, a ver vamos se tal vai acontecer, quando tiverem a bonita idade de trinta ou mais anos;
- A infantaria mec anda em M113 originais, da década de 70;
- Não tem dinheiro para comprar mais uma dúzia de leos, para no mínimo ter um GCC a três esq, mas, também não tem pessoal para mais CC's é verdade ;
- Comprou cinco cascos de patrulhas á Dinamarca em 2015 e, em 2019, só possui três ao serviço, e armados á maneira;
- Não tem seis milhões para adquirir dois sistemas oto melara Marlin;
- Iniciou a construção da classe VdC em 2005, a primeira unidade entrou ao serviço em 2011 e a quarta em 2019, oito anos para ter quatro patrulhas oceânicos, para substituir corvetas quase com 50 anos, tendo ainda duas ao serviço;
- Possui um reabastecedor com mais de 50 anos ao serviço, e não sabe quando o irá substituir;
- Não pensa em, pois não tem dinheiro para, substituir a frota dos A-Jets;
- anda a bater com a cabeça nas paredes para substituir a frota dos C's.

E ainda aqui se fala em substituir os F16 que no mínimo custaria ao Estado Português uns 3.000 milhões ??
Vocês acreditam nisso??
Eu também não!
quando muito teremos uns upgrades aos F16, assim tipo Classe BD, e é um pau !!

Abraços
« Última modificação: Abril 24, 2019, 08:01:46 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1646 em: Abril 25, 2019, 02:32:34 pm »
No outro dia passei no tópico dos helicópteros de evacuação, e quando vi pessoal a questionar-se sobre o porquê do interesse dos militares portugueses a olhar para os A-109 Belgas, ocorreu-me... ninguém arranja uma foto de F-22 nas Lajes, em que apareça algum/ns militar português a ver o bicho? A conspiração que se criava em redor do interesse da FAP no F-22 era engraçada  :mrgreen:
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1647 em: Maio 04, 2019, 11:21:05 am »
Citar
(...) De fora, ficou dotação para a futura substituição dos caças F-16, eventualmente dependente de negociações com os EUA, no âmbito da utilização da base aérea das Lajes. (...)

http://www.passarodeferro.com/2019/05/aprovada-lei-de-programacao-militar.html

Como já tinha referido há umas semanas: o futuro caça será aquele que, na prática, os norte-americanos quiserem que nós venhamos a ter.


E o custo de operação do F-35A não diminuirá tão cedo, o que para uma Força Aérea que se queixava do Alpha-Jet A por essa mesma razão, continuará a tornar proibitiva a sua aquisição nos tempos mais próximos.

Citar
Pentagon Does Not See Path To Reduce F-35 Jet's Cost - Program Evaluation Director
 Sumaira FH   2 days ago   Thu 02nd May 2019 | 11:11 PM

The US Department of Defense does not see a way to reduce the cost per flying hour for the fifth generation F-35 jet by fiscal year (FY) 2025 and projects that the cost will increase, Pentagon Cost Analysis and Program Evaluation Director Robert Daigle said in a congressional hearing on Thursday

WASHINGTON (UrduPoint News / Sputnik - 02nd May, 2019) The US Department of Defense does not see a way to reduce the cost per flying hour for the fifth generation F-35 jet by fiscal year (FY) 2025 and projects that the cost will increase, Pentagon Cost Analysis and Program Evaluation Director Robert Daigle said in a congressional hearing on Thursday."The Department does not see a path to get to $25,000 per flying hour by FY 2025," Daigle told the US House of Representatives Subcommittee on Tactical Air and Land Forces. The F-35A Joint Program Office, Daigle said, estimates the cost per flying hour for the F-35A variant of the aircraft in 2024 would be $34,000."Our [Pentagon] estimate is $36,000 for the [F-35]A's. About the same," Daigle said.

Daigle noted there are a number of ongoing studies that will provide more information on the issue of cost and specifically on the initiative to reduce the cost per flying hour to $25,000 by fiscal year 2025."But that is a target and is not projection for where we actually are going to be," Daigle said.

Daigle pointed out that after fiscal year 2024, the Defense Department projections are the cost per flying hour for the F-35 will flatten out and increase because the jets are starting to age and will have to be brought to depots for check-ups and repairs. Vice Adm. Mathias Winter said during the hearing that the current F-35A cost per flying hour stands at $44,000."We know the levers and we know the initiatives in spare parts in what we call 'depot level repair,' being able to repair those parts, the ability for our service members to conduct the maintenance on the flight line which reduces the turnaround times and being able to give them the tools and the maintenance plans to do that work," Winter said. Winter said the Pentagon's target cost for the F-35A is $25,000 by 2025.

On Monday, the Government Accountability Office (GAO) said in a report that the controversial Lockheed Martin F-35 jet, the military's most expensive weapons system, is going to be less reliable and more costly to maintain than expected. The total life cycle cost of the F-35 program is expected to reach $1.105 trillion, according to the Defense Department's Program Office Estimate (POE).

https://www.urdupoint.com/en/world/pentagon-does-not-see-path-to-reduce-f-35-jet-611834.html


A própria USAF admite que levarão muitos anos até o custo de HV do Lightning II se equiparar ao do F-15EX.

https://www.defensedaily.com/air-force-officials-say-f-35-will-take-years-meet-cost-per-flying-hour-f-15ex/congress/


Tudo isto só vem reforçar a ideia de que poderemos ter de explorar o F-16 MLU durante mais uns bons anos até que hajam novos desenvolvimentos, sensivelmente em meados da próxima década e caso não surjam novas crises claro.
« Última modificação: Maio 04, 2019, 11:26:49 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1648 em: Maio 04, 2019, 01:08:58 pm »
Citar
(...) De fora, ficou dotação para a futura substituição dos caças F-16, eventualmente dependente de negociações com os EUA, no âmbito da utilização da base aérea das Lajes. (...)

http://www.passarodeferro.com/2019/05/aprovada-lei-de-programacao-militar.html

Como já tinha referido há umas semanas: o futuro caça será aquele que, na prática, os norte-americanos quiserem que nós venhamos a ter.

E o upgrade, feito por nós, para a versão V dos nossos F16MLU é uma hipótese viavel de ser apoiada pelos EUA no âmbito  Lages?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1649 em: Maio 04, 2019, 03:58:22 pm »
Antes fosse. É preferivél ter os nossos F-16 no padrão V e que possam utilizar todo o armamento (Harpoon, JASSM,etc) do que andarmos a sonhar com um substituto que nem funciona direito.
QUANDO chegar a altura definitiva da substituição se são os americanos que escolhem, até pode ser que o F-35 já voe direito....
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