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Substituiçao dos F-16's

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1575 em: Março 06, 2019, 04:57:23 pm »
Com tanto guito vai ser cá uma modernização, ui, ui.  :mrgreen:

Dá para fazer como Singapura e encomendar 4 unidades. :mrgreen:

Só que Singapura, que para já irá adquirir apenas 4 F-35A para efeitos de "avaliação" antes de eventualmente alargar essa mesma encomenda caso a aeronave prove ser a sucessora adequada dos seus Fighting Falcon, possui por esta altura 60 F-16C/D Block 52 com uma média de 18 anos de serviço e em processo de modernização de sensores e aviónicos, mais 40 F-15SG com uma média de 7 anos de serviço. É tal e qual como cá.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1576 em: Março 06, 2019, 07:44:47 pm »
Com tanto guito vai ser cá uma modernização, ui, ui.  :mrgreen:

Dá para fazer como Singapura e encomendar 4 unidades. :mrgreen:

Só que Singapura, que para já irá adquirir apenas 4 F-35A para efeitos de "avaliação" antes de eventualmente alargar essa mesma encomenda caso a aeronave prove ser a sucessora adequada dos seus Fighting Falcon, possui por esta altura 60 F-16C/D Block 52 com uma média de 18 anos de serviço e em processo de modernização de sensores e aviónicos, mais 40 F-15SG com uma média de 7 anos de serviço. É tal e qual como cá.  ::)

Singapura vê mais os F-35 mais numa ótica de apoio/comando, um pouco como a USAF vai fazer inicialmente. É com lembrar que o F-35 tem mais capacidade de deteção e jamming que o F-18 growler alem de que tem o melhor radar do mercado que é sobretudo superior aos outros pela sua capacidade de air-to-ground.

É sempre melhor ter um burro de carga(F15) carregado de AMRAAM e HARM e nunca te teres que expor para os disparar.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1577 em: Março 06, 2019, 10:08:33 pm »
Singapura vê mais os F-35 mais numa ótica de apoio/comando, um pouco como a USAF vai fazer inicialmente. É com lembrar que o F-35 tem mais capacidade de deteção e jamming que o F-18 growler alem de que tem o melhor radar do mercado que é sobretudo superior aos outros pela sua capacidade de air-to-ground.

É sempre melhor ter um burro de carga(F15) carregado de AMRAAM e HARM e nunca te teres que expor para os disparar.

Claro que sim. O exemplo que estava a dar nem se baseava propriamente na doutrina seguida por Singapura, mas antes pela disparidade de meios disponíveis e, obviamente, por esta admissão do MDN de que as verbas para o substituto dos nossos F-16 MLU sairão da venda de material militar usado. Se para manter e actualizar minimamente a frota actual de F-16 teremos de vender mais 5 aeronaves à Roménia porque houve um corte de 11% nas verbas, e isso pelos vistos ninguém pergunta ao Ministro, então se vamos estar dependentes do dinheiro que façamos com a venda de equipamento usado para adquirir no futuro o F-35A, realmente dá que pensar e põe qualquer um a imaginar o que poderá ser. Só se forem os submarinos ou mesmo vender os restantes F-16 antes mesmo de termos um novo caça ao serviço. ::)

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1578 em: Março 07, 2019, 10:46:28 am »
E mais material para alienar? Os alpha jet já têm destino?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1579 em: Março 07, 2019, 10:59:52 am »
E mais material para alienar? Os alpha jet já têm destino?

Os 5? As células e motores ainda devem estar mais esgotadas que as dos SA-330...
Um abraço
Raphael
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1580 em: Março 07, 2019, 12:20:12 pm »
Os 5? As células e motores ainda devem estar mais esgotadas que as dos SA-330...

Tenho ouvido insistentemente rumores vindos da BA11 que alguns dos 5/6 Alpha-Jet A que estavam operacionais à altura do seu abate têm estado a fazer testes de motor no solo, o último dos quais no passado dia 1 de Março. Talvez uma hipotética venda à Nigéria ou a empresas privadas de treino avançado a jacto/agressors não seja assim tão improvável como se julgue.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1581 em: Março 07, 2019, 12:35:45 pm »
Os 5? As células e motores ainda devem estar mais esgotadas que as dos SA-330...

Tenho ouvido insistentemente rumores vindos da BA11 que alguns dos 5/6 Alpha-Jet A que estavam operacionais à altura do seu abate têm estado a fazer testes de motor no solo, o último dos quais no passado dia 1 de Março. Talvez uma hipotética venda à Nigéria ou a empresas privadas de treino avançado a jacto/agressors não seja assim tão improvável como se julgue.

O que ouvi falar é que havia uma empresa privada interessada em comprar os alpha
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1582 em: Março 07, 2019, 02:04:52 pm »
Os 5? As células e motores ainda devem estar mais esgotadas que as dos SA-330...

Tenho ouvido insistentemente rumores vindos da BA11 que alguns dos 5/6 Alpha-Jet A que estavam operacionais à altura do seu abate têm estado a fazer testes de motor no solo, o último dos quais no passado dia 1 de Março. Talvez uma hipotética venda à Nigéria ou a empresas privadas de treino avançado a jacto/agressors não seja assim tão improvável como se julgue.

O que ouvi falar é que havia uma empresa privada interessada em comprar os alpha

A minha única dúvida tem a ver com a versão do motor dos nossos que parece-me que eramos o único operador com aquela versão do motor ainda no ativo...mas se é para a Nigéria força nisso e que rendam mais que tudo o resto que já alienámos no passado.
Um abraço
Raphael
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tenente

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1583 em: Março 07, 2019, 06:24:31 pm »
Os 5? As células e motores ainda devem estar mais esgotadas que as dos SA-330...

Tenho ouvido insistentemente rumores vindos da BA11 que alguns dos 5/6 Alpha-Jet A que estavam operacionais à altura do seu abate têm estado a fazer testes de motor no solo, o último dos quais no passado dia 1 de Março. Talvez uma hipotética venda à Nigéria ou a empresas privadas de treino avançado a jacto/agressors não seja assim tão improvável como se julgue.

O que ouvi falar é que havia uma empresa privada interessada em comprar os alpha

A minha única dúvida tem a ver com a versão do motor dos nossos que parece-me que eramos o único operador com aquela versão do motor ainda no ativo...mas se é para a Nigéria força nisso e que rendam mais que tudo o resto que já alienámos no passado.

A venda dos Ajet deve render tanto pilim quanto a venda dos Aviocar, devemos conseguir comprar um F35, mas á escala 1/72, com esse guito !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1584 em: Abril 05, 2019, 12:02:28 pm »
Bom, para arrumar a casa será melhor regressarmos a este tópico. ;)


Como aqui no nosso rectângulo à beira-mar plantado nada se passa, não é com estranheza que na notícia abaixo reproduzida nem sequer conste o nome do nosso país...

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Pentagon eyes F-35 sales to Greece, Romania and Poland -U.S. official
APRIL 4, 2019 / 9:01 PM / UPDATED 14 HOURS AGO

Mike Stone

WASHINGTON (Reuters) - The United States is considering expanding sales of Lockheed Martin Corp-made F-35 fighter jets to five new nations including Romania, Greece and Poland as European allies bulk up their defences in the face of a strengthening Russia, a Pentagon official told Congress on Thursday. In written testimony submitted to the U.S. House of Representatives and seen by Reuters, Vice Admiral Mathias Winter - the head of the Pentagon’s F-35 office - said that “future potential Foreign Military Sales customers include Singapore, Greece, Romania, Spain and Poland.” News of the new customers coincides with U.S. tension with F-35 development partner Turkey over Ankara’s plans to buy a Russian missile defence system.

Foreign military sales like those of the F-35 are considered government-to-government deals where the Pentagon acts as an intermediary between the defence contractor and a foreign government. Other U.S. allies have been eyeing a purchase of the stealthy jet including Finland, Switzerland and the United Arab Emirates. Winter’s full written testimony, which will be made public as soon as Friday, said the United States would respond to all official requests for information about the jet.

Last year, Belgium was the first new customer for the F-35 in years, choosing it over the Eurofighter Typhoon to replace its ageing F-16s in a 4 billion euro ($4.55 billion) deal. Under President Donald Trump the United States has rolled out a “Buy American” plan that relaxed restrictions on sales and encouraged U.S. officials to take a bigger role in increasing business overseas for the U.S. weapons industry. Lockheed, the jet’s prime contractor, is developing and building three models of the new warplanes for the U.S. military and 10 other countries that have signed up to buy the jets: Britain, Australia, Italy, Turkey, Norway, the Netherlands, Israel, Japan, South Korea and Belgium.

U.S. arms sales to foreign governments rose 13 percent to $192.3 billion in the year ending Sept. 30, the State Department said in November. Lockheed delivered 91 F-35 fighter jets to the United States and its allies in calendar 2018.

https://uk.reuters.com/article/uk-usa-defense-f35/pentagon-eyes-f-35-sales-to-greece-romania-and-poland-u-s-official-idUKKCN1RG2O7


Entretanto ontem, também em Washington, o comité do Senado norte-americano para as Forças Armadas questionou a chefia da USAF sobre a intenção do ramo de adquirir o F-15X e os receios que isso signifique o abandono de uma compra em grande escala do F-35A como inicialmente delineado. A notícia pode ser lída na íntegra no link em baixo, no entanto ressalvo este excerto.

Citar
(...) The Air Force still hopes to acquire more than 1,700 F-35s at a per-plane cost under $100 million. An F-15X costs roughly as much as an F-35 does but is cheaper to maintain and operate, according to the Air Force. An F-15X also boasts a 20,000-hour service life. That's around three times greater than the F-35's own service life. New Eagles could be launch platforms for "stand-off weapons, hypersonics," Air Force major general David Krumm, the service's director of strategic plans and requirements, told Air Force magazine reporters John Tirpak and Brian Everstine. (...)

https://nationalinterest.org/blog/buzz/air-force-official-f-15-not-f-35-it-will-never-be-f-35-50792


E neste artigo é possível ver como a USAF pretende utilizar o F-15X. Como se pode ver, numa Europa cuja maioria das Forças Aéreas virão ou poderão vir a operar o F-35A Lightning II, uma FAP hipoteticamente equipada com o Super Eagle seria uma mais valia e não um atraso.

Citar
Stealth's Little Helper: How the F-15EX Will Make the F-22 and F-35 Even Better
April 5, 2019

Good news.

Boeing’s new incarnation of the venerable F-15 will be padding the ranks of high-dollar aircraft such as the F-35 Lightning II and F-22 Raptor- and they won’t cost the US Air Force and arm and a leg to do so. New reports reveal that the new Boeing F-15X will come in two variants and are not an attempt by Boeing to disrupt Lockheed Martin’s F-35 rollout, but are instead going to replace 30-plus-year-old F-15Cs and F-15Ds currently in service.

“We’ve got to refresh the F-15C fleet because I can’t afford to not have that capacity to do the job and the missions.” Air Force Chief of Staff General David Goldfein explained in January. “That’s what this is all about. If we’re refreshing the F-15C fleet, as we’re building up the F-35 fleet, this is not about any kind of a trade.” According to The Drive, sources close to the acquisition claim the new “Super Eagles” will cost the US Air Force “less than an F-35 is ever forecast to cost, best case,” and that much of the costs that would otherwise be incurred are nonexistent, thanks to research and development paid for by other countries interested in “close, but not as awesome” export variants.

While F-35s and F-22s are stealthy, the very nature of what makes them stealthy also limits their armament capacity and other capabilities that might come in handy when confronting near-peer “swarm” adversaries such as China and Russia. The F-15Xs would effectively work in tandem with the F-35s and F-22s, allowing the latter aircraft to quietly do data gathering and “aerial wetwork” while the Super Eagles bring the pain from “Beyond Visual Range,” complete with a complement of 22 air-to-air missiles per aircraft and the signature 20mm vulcan cannon for those close-in engagements.

The loadout makes the Super Eagle a serious force to be reckoned with in the BVR fight, as well as a serious dent in the Chinese doctrine of anti-access and area denial (A2/D2). Add the fact that stealth might soon be obsolete with the development of new radars, and the Air Force soon realizes it has a trump card that’s worth playing in such a scenario. With a per-flight-hour operating cost nearly $10,000 cheaper than the F-22, the F-15X creates a lucrative and creative solution for the USAF’s aging fleet, despite the groans from Air Force brass who want as many expensive new toys as possible. The Super Eagles also come with new sensors, radar and other “under the hood” accouterments that make it deadly in a fight, despite being built on a fourth-generation chassis. With a single and two-seat lineup, the new birds will be equally suited for both air superiority and Suppression of Enemy Air Defense (known as SEAD or “Wild Weasel”) missions, wreaking havoc in air and on land.

Built for a 20,000-flight hour life span and brand-spanking-new off the line, the F-15Xs bring a bit of old school and new technology to a modern battlespace and look good doing it. As the old adage goes, “If it ain’t broke, don’t fix it.”


https://nationalinterest.org/blog/buzz/stealths-little-helper-how-f-15ex-will-make-f-22-and-f-35-even-better-50867


Será que sou só eu que continuo a ver que podíamos aqui estar no olho do furacão, caso houvesse no Governo e nas chefias militares alguém com visão suficientemente longínqua para isso? Que um negócio em mais larga escala poderia ser efectuado quer com a Lockheed Martin, quer com a Boeing Embraer, envolvendo desde o fornecimento de aeronaves de transporte a novos aviões de combate que substituam o F-16MLU, até hipoteticamente novos aparelhos de treino avançado e/ou de patrulhamento marítimo?  ::)
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1585 em: Abril 05, 2019, 03:04:18 pm »
Será que sou só eu que continuo a ver que podíamos aqui estar no olho do furacão, caso houvesse no Governo e nas chefias militares alguém com visão suficientemente longínqua para isso? Que um negócio em mais larga escala poderia ser efectuado quer com a Lockheed Martin, quer com a Boeing Embraer, envolvendo desde o fornecimento de aeronaves de transporte a novos aviões de combate que substituam o F-16MLU, até hipoteticamente novos aparelhos de treino avançado e/ou de patrulhamento marítimo?  ::)

Eu quero!  ;D

Mas sendo realista...

Agora algo com a LM relativamente aos C130j, envolvendo os F16V e P3, não percebo como não pode estar em cima da mesa, até mesmo envolvendo uma possível entrada no programa F35, aos poucos, aprendendo as novas doutrinas de combate com os nossos parceiros etcetc. e daqui a uns bons anos um aquisição.

Mas não, vão vir os KC, o upgrade/sustituição dos F16 vai ficar a passar de governo em governo até se tornarem obsoletos e cá vamos nós
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1586 em: Abril 05, 2019, 05:30:57 pm »
O F-16V tem ou terá como opção (ou de origem) algum sistema IRST? Seria um sistema destes uma mais valia?
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1587 em: Abril 05, 2019, 06:20:57 pm »
O F-16V tem ou terá como opção (ou de origem) algum sistema IRST? Seria um sistema destes uma mais valia?

De origem não, mas será compatível com o IRST21.

https://www.lockheedmartin.com/en-us/products/irst21-sensor-system.html

Quanto a ser uma mais valia, as opiniões dividem-se, os Russos acham que sim, que é mágico e vê tudo e um par de botas, os europeus concordam em parte com os russos, por isso os Eurocanards todos o tem e numa versão bastante avançada, pelo menos no Thyphon, os Americanos deixaram de o ter desde o F14, mas agora, pela via das dúvidas, andam a testa-lo exaustivamente, no F16 contra o F117, sim esse mesmo que andava na reforma :)




« Última modificação: Abril 05, 2019, 06:45:53 pm por MATRA »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1588 em: Abril 10, 2019, 11:56:27 pm »
Os F-16 Block 60 dos Emirados não têm um sistema IRST instalado?

A progressão natural na substituição dos F-16 será por F-16V, é a solução economicamente mais viável e fácil de "dar o ok" no orçamento. Numa de irmos em loucura, continuo a achar que, tanto na aquisição do F-35 como do F15X, seria necessário manter 12 a 18 F-16V para que se mantivesse um número de aeronaves de combate decente. Agora pelo que se discute do custo de operação do F-35 por si só, não estou a ver como é que para a FAP é mais viável tal solução ao invés de um binómio com F-15/F-16 com os mesmos motores.

Saindo destes delírios, e assumindo que a opção recairia pelos F-16, que ao menos viessem armados com toda a panóplia possível. Desde Aim-9x ou Iris-T (qual preferiam?), AMRAAM na versão D ou eventualmente uma nova versão que esteja disponível nessa altura. IRST para o caso de se revelar essencial na guerra do futuro. JASSM, JSOW, HARM ou AARGM-ER, SLAM-ER, Harpoon ou NSM/JSM, SDB e provavelmente outros armamentos que não me ocorrem de momento.
A falta de furtividade do F-16 face ao F-35 pode ser compensada com a inclusão de muitos destes armamentos, haja vontade de adquirir estas armas e ser criada doutrina para a sua operação. Ah, e claro está a calha tripla para os AMRAAM é um "must have".
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1589 em: Abril 11, 2019, 11:13:08 am »
A minha parte racional defende o F-16 V (modernização), com aquisição de mais e novo armamento (ex.: Iris-T). A minha parte irracional pede os F-21 ou os F-15X.





Ainda não se paga para sonhar... mas tenho consciência que isso não vai acontecer.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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