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F-35
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32 (28.1%)
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15 (13.2%)

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Substituiçao dos F-16's

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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1500 em: Fevereiro 15, 2019, 11:33:36 am »
Só por curiosidade, porque também não acredito que a Defesa comece a ser considerada de forma responsável:

- Quando os F16MLU deixam (de poder ter upgrades e) de ser considerados "1ª linha" para missões NATO (à imagem da nossa participação na Jugoslávia)?

- As hipóteses são (nessa altura):

 - Comprar F35 (geração 5)... sempre numero reduzido, talvez "mix" com F16
 - Fazer upgrade / comprar células para F16V (geração 4.5?)
 - Comprar Gripen E (geração 4.5+?)
 - Comprar 2ª mão (o quê?) algo 4.5(+?)
 - Adiar, arriscar uma loucura e ir para algo tipo  FCAS

Falta algo...?

 
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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1501 em: Fevereiro 15, 2019, 12:08:39 pm »
Só por curiosidade, os Super Hornet e os Strike Eagle é para continuar na USN/USAF . Perderam a cabeça e querem uma máquina melhor que o Viper, mais barata e com uma razão de disponibilidade superior ao actual F35? Têm aqui duas e com provas mais que dadas. ;)  8)




Já agora, andamos tão preocupados com os parceiros NATO que esquecemos que a França continua de Rafale e os Italianos, Espanhois além dos "Bifes" e Alemães, de Thyphoon (vão mete-los em serviços de segunda linha? Ui, os francius passavam-se  ;D ). Portanto, se existe ouro para os lados do EMFA. ora cá estão mais duas boas opções:




Caças de geração superior, à medida do nosso bolso e na nossa operacionalidade? Só estou a ver um dia mais tarde, e se ganharmos juízo com as contas públicas e apostando como deve ser nas F.A. De outro modo só se forem para enfeitar a base  :-P ;)





Cumprimentos

P.S. Concordo quando se diz que o Gripen E não será nenhum salto por aí além, embora o veja ser melhor que deixarmos de ter caças (os caças de formação já se foram, por isso...). Já agora, para mim continua a ser F16V, tendo em conta a quantidade de nações, desde os EUA, passando por Gregos, Turcos, Polacos, Romenos, etc, que os vão manter em serviço. Ou também passam todos para a segunda divisão?




 
« Última modificação: Fevereiro 15, 2019, 12:12:13 pm por mafets »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1502 em: Fevereiro 15, 2019, 12:46:01 pm »
No fundo é uma questão de opções para a FAP: Operar 30 F-16 modernizados ou passar a operar uns 10/12 F-35´s e eis que fazendo contas e diluindo pelos anos de vida dos sitemas os custos serão identicos...Troca-se quantidade por qualidade...

Se nos estamos a colocar em bicos de pés? Talvez...É o problema de nos queremos comparar com Noruega, Dinamarca, Holanda etc... quando talvez o mais realista seria fazer essa comparação com Hungrias, Rep Checas, etc...Que são paises do nosso tamanho e população e PIBs...

Ambas as soluções têm prós e contras, mas pelo menos passamos a saber claramente quais as opções que estão em aberto em cima da mesa para os nossos decisores...





« Última modificação: Fevereiro 15, 2019, 12:47:02 pm por Johnnie »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1503 em: Fevereiro 15, 2019, 12:52:18 pm »
No fundo é uma questão de opções para a FAP: Operar 30 F-16 modernizados ou passar a operar uns 10/12 F-35´s e eis que fazendo contas e diluindo pelos anos de vida dos sitemas os custos serão identicos...Troca-se quantidade por qualidade...

Se nos estamos a colocar em bicos de pés? Talvez...É o problema de nos queremos comparar com Noruega, Dinamarca, Holanda etc... quando talvez o mais realista seria fazer essa comparação com Hungrias, Rep Checas, etc...Que são paises do nosso tamanho e população e PIBs...

Ambas as soluções têm prós e contras, mas pelo menos passamos a saber claramente quais as opções que estão em aberto em cima da mesa para os nossos decisores...
Deixa lá fazer contas: 12 com a disponibilidade FAP na ordem dos 56%, dará 6 a 7. Vão 4 para o Báltico, ficam cá 2 a 3? Ou seja, se vierem cá os Tu95, mandamos uma parelha de F35 e a seguir enquanto esta reabastece 1?  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos

P.S. Já não basta os Koala. 5 menos 1 em Ovar, ficam 4 em manutenção, treino, SAR e a combater fogos...  :mrgreen: :mrgreen:   
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1504 em: Fevereiro 15, 2019, 12:55:15 pm »
No fundo é uma questão de opções para a FAP: Operar 30 F-16 modernizados ou passar a operar uns 10/12 F-35´s e eis que fazendo contas e diluindo pelos anos de vida dos sitemas os custos serão identicos...Troca-se quantidade por qualidade...

Se nos estamos a colocar em bicos de pés? Talvez...É o problema de nos queremos comparar com Noruega, Dinamarca, Holanda etc... quando talvez o mais realista seria fazer essa comparação com Hungrias, Rep Checas, etc...Que são paises do nosso tamanho e população e PIBs...

Ambas as soluções têm prós e contras, mas pelo menos passamos a saber claramente quais as opções que estão em aberto em cima da mesa para os nossos decisores...
Deixa lá fazer contas: 12 com a disponibilidade FAP na ordem dos 56%, dará 6 a 7. Vão 4 para o Báltico, ficam cá 2 a 3? Ou seja, se vierem cá os Tu95, mandamos uma parelha de F35 e a seguir enquanto esta reabastece 1?  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos

P.S. Já não basta os Koala. 5 menos 1 em Ovar, ficam 4 em manutenção, treino, SAR e a combater fogos...  :mrgreen: :mrgreen:


Sinais dos tempos...

P.S. Quantos caças tem a Hungria? Rep Checa?
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1505 em: Fevereiro 15, 2019, 01:03:36 pm »
No fundo é uma questão de opções para a FAP: Operar 30 F-16 modernizados ou passar a operar uns 10/12 F-35´s e eis que fazendo contas e diluindo pelos anos de vida dos sitemas os custos serão identicos...Troca-se quantidade por qualidade...

Se nos estamos a colocar em bicos de pés? Talvez...É o problema de nos queremos comparar com Noruega, Dinamarca, Holanda etc... quando talvez o mais realista seria fazer essa comparação com Hungrias, Rep Checas, etc...Que são paises do nosso tamanho e população e PIBs...

Ambas as soluções têm prós e contras, mas pelo menos passamos a saber claramente quais as opções que estão em aberto em cima da mesa para os nossos decisores...
Deixa lá fazer contas: 12 com a disponibilidade FAP na ordem dos 56%, dará 6 a 7. Vão 4 para o Báltico, ficam cá 2 a 3? Ou seja, se vierem cá os Tu95, mandamos uma parelha de F35 e a seguir enquanto esta reabastece 1?  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

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Sinais dos tempos...

P.S. Quantos caças tem a Hungria? Rep Checa?

A questão não está em quantos têm, mas sim em quantos voam e que pilotos estão disponíveis. Se os 14 000 mil  milhões de euros davam para uma boa frota de F35 com tudo e mais alguma coisa, cá no burgo e ainda saia mais barato, sem dúvida. Agora, se com os Merlin é o que, imagino com o F35. A não ser que como os EH101 passem a só operar por cá. Aí chega e sobra (embora com a maneira como se encara por cá a defesa não veja onde vamos arranjar guito, para manter e formar pilotos, pelo menos...).  ;)

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1506 em: Fevereiro 15, 2019, 01:30:21 pm »
No fundo é uma questão de opções para a FAP: Operar 30 F-16 modernizados ou passar a operar uns 10/12 F-35´s e eis que fazendo contas e diluindo pelos anos de vida dos sitemas os custos serão identicos...Troca-se quantidade por qualidade...

Se nos estamos a colocar em bicos de pés? Talvez...É o problema de nos queremos comparar com Noruega, Dinamarca, Holanda etc... quando talvez o mais realista seria fazer essa comparação com Hungrias, Rep Checas, etc...Que são paises do nosso tamanho e população e PIBs...

Ambas as soluções têm prós e contras, mas pelo menos passamos a saber claramente quais as opções que estão em aberto em cima da mesa para os nossos decisores...
Deixa lá fazer contas: 12 com a disponibilidade FAP na ordem dos 56%, dará 6 a 7. Vão 4 para o Báltico, ficam cá 2 a 3? Ou seja, se vierem cá os Tu95, mandamos uma parelha de F35 e a seguir enquanto esta reabastece 1?  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos

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Sinais dos tempos...

P.S. Quantos caças tem a Hungria? Rep Checa?

A questão não está em quantos têm, mas sim em quantos voam e que pilotos estão disponíveis. Se os 14 000 mil  milhões de euros davam para uma boa frota de F35 com tudo e mais alguma coisa, cá no burgo e ainda saia mais barato, sem dúvida. Agora, se com os Merlin é o que, imagino com o F35. A não ser que como os EH101 passem a só operar por cá. Aí chega e sobra (embora com a maneira como se encara por cá a defesa não veja onde vamos arranjar guito, para manter e formar pilotos, pelo menos...).  ;)

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Bem tínhamos só 20 F-16 e não foi por isso que deixaste de fazer a missão na Ex Jugoslávia, ir ao Red Flag com 6 aparelhos etc...

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1507 em: Fevereiro 15, 2019, 01:31:15 pm »
Deixa lá fazer contas: 12 com a disponibilidade FAP na ordem dos 56%, dará 6 a 7. Vão 4 para o Báltico, ficam cá 2 a 3? Ou seja, se vierem cá os Tu95, mandamos uma parelha de F35 e a seguir enquanto esta reabastece 1?  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

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P.S. Já não basta os Koala. 5 menos 1 em Ovar, ficam 4 em manutenção, treino, SAR e a combater fogos...  :mrgreen: :mrgreen:

E acreditas nessa taxa de disponibilidade? Essa taxa tem em conta que o F-35 só pode realizar uma missão a cada 48 horas? É que após essa parelha interceptar os Tu-95, ficas sem aviões operacionais durante dois dias. Cá por mim essa taxa de disponibilidade é como muitos outros números do programa F-35: martelado para as torneiras não pararem de jorrar dólares nos cofres da LM.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1508 em: Fevereiro 15, 2019, 02:15:11 pm »
No fundo é uma questão de opções para a FAP: Operar 30 F-16 modernizados ou passar a operar uns 10/12 F-35´s e eis que fazendo contas e diluindo pelos anos de vida dos sitemas os custos serão identicos...Troca-se quantidade por qualidade...

Se nos estamos a colocar em bicos de pés? Talvez...É o problema de nos queremos comparar com Noruega, Dinamarca, Holanda etc... quando talvez o mais realista seria fazer essa comparação com Hungrias, Rep Checas, etc...Que são paises do nosso tamanho e população e PIBs...

Ambas as soluções têm prós e contras, mas pelo menos passamos a saber claramente quais as opções que estão em aberto em cima da mesa para os nossos decisores...
Deixa lá fazer contas: 12 com a disponibilidade FAP na ordem dos 56%, dará 6 a 7. Vão 4 para o Báltico, ficam cá 2 a 3? Ou seja, se vierem cá os Tu95, mandamos uma parelha de F35 e a seguir enquanto esta reabastece 1?  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos

P.S. Já não basta os Koala. 5 menos 1 em Ovar, ficam 4 em manutenção, treino, SAR e a combater fogos...  :mrgreen: :mrgreen:


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P.S. Quantos caças tem a Hungria? Rep Checa?

A questão não está em quantos têm, mas sim em quantos voam e que pilotos estão disponíveis. Se os 14 000 mil  milhões de euros davam para uma boa frota de F35 com tudo e mais alguma coisa, cá no burgo e ainda saia mais barato, sem dúvida. Agora, se com os Merlin é o que, imagino com o F35. A não ser que como os EH101 passem a só operar por cá. Aí chega e sobra (embora com a maneira como se encara por cá a defesa não veja onde vamos arranjar guito, para manter e formar pilotos, pelo menos...).  ;)

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Bem tínhamos só 20 F-16 e não foi por isso que deixaste de fazer a missão na Ex Jugoslávia, ir ao Red Flag com 6 aparelhos etc...

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20 não são 12. Com 20 ainda vá, com 12 não estou a ver, mesmo tendo em conta o custo de 31 000 USD à hora e a taxa de disponibilidade...  ;)

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P.S. Já não basta os Koala. 5 menos 1 em Ovar, ficam 4 em manutenção, treino, SAR e a combater fogos...  :mrgreen: :mrgreen:

E acreditas nessa taxa de disponibilidade? Essa taxa tem em conta que o F-35 só pode realizar uma missão a cada 48 horas? É que após essa parelha interceptar os Tu-95, ficas sem aviões operacionais durante dois dias. Cá por mim essa taxa de disponibilidade é como muitos outros números do programa F-35: martelado para as torneiras não pararem de jorrar dólares nos cofres da LM.

Claro que não acredito. Apenas fui buscar os números oficiais que é o que existe e pouco mais, sendo que mais uma vez o que está aqui em causa são números e valores, já que se vierem pelo menos a tal vintena com um orçamento que mantenha a frota menos mal. A questão é que aquisições com depois falta de verba para manutenção e tudo o resto como contratos de manutenção, já sabemos o que dá, com o exemplo dos Merlin.  ;)

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1509 em: Fevereiro 15, 2019, 03:02:23 pm »

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P.S. Quantos caças tem a Hungria? Rep Checa?

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1510 em: Fevereiro 15, 2019, 03:03:44 pm »
No caso do 35, o orçamento para manutenção não sequer é o problema. O problema real é a disponibilidade de sobresselentes, já que toda a cadeia logística é centralizada (na cloud). E quando as peças escasseiam a hipotética frota portuguesa não deve ser das mais prioritárias para quem gere o ALIS.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1511 em: Fevereiro 15, 2019, 03:07:00 pm »

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P.S. Quantos caças tem a Hungria? Rep Checa?

Hungria - 12 Gripen ( em sistema de Leasing até 2026)

República Checa - 12 Gripen ( em sistema de Leasing até 2027) e 16 Aero L-159 Alca...

Mas com o Gripen, mesmo que a taxa de disponibilidade seja baixa (o que não é o caso), podes efectuar vários voos diários com a mesma aeronave. Já com o F-35 o caso é totalmente diferente.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1512 em: Fevereiro 15, 2019, 03:14:08 pm »
No caso do 35, o orçamento para manutenção não sequer é o problema. O problema real é a disponibilidade de sobresselentes, já que toda a cadeia logística é centralizada (na cloud). E quando as peças escasseiam a hipotética frota portuguesa não deve ser das mais prioritárias para quem gere o ALIS.

Mas isso é agora, se em algum momento da década de 30 chegar cá um lote de F35, esses problemas não estiverem resolvidos, o F35 é cancelado muito antes disso.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1513 em: Fevereiro 15, 2019, 03:25:09 pm »
No fundo é uma questão de opções para a FAP: Operar 30 F-16 modernizados ou passar a operar uns 10/12 F-35´s e eis que fazendo contas e diluindo pelos anos de vida dos sitemas os custos serão identicos...Troca-se quantidade por qualidade...

Se nos estamos a colocar em bicos de pés? Talvez...É o problema de nos queremos comparar com Noruega, Dinamarca, Holanda etc... quando talvez o mais realista seria fazer essa comparação com Hungrias, Rep Checas, etc...Que são paises do nosso tamanho e população e PIBs...

Ambas as soluções têm prós e contras, mas pelo menos passamos a saber claramente quais as opções que estão em aberto em cima da mesa para os nossos decisores...
Deixa lá fazer contas: 12 com a disponibilidade FAP na ordem dos 56%, dará 6 a 7. Vão 4 para o Báltico, ficam cá 2 a 3? Ou seja, se vierem cá os Tu95, mandamos uma parelha de F35 e a seguir enquanto esta reabastece 1?  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

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P.S. Quantos caças tem a Hungria? Rep Checa?

A questão não está em quantos têm, mas sim em quantos voam e que pilotos estão disponíveis. Se os 14 000 mil  milhões de euros davam para uma boa frota de F35 com tudo e mais alguma coisa, cá no burgo e ainda saia mais barato, sem dúvida. Agora, se com os Merlin é o que, imagino com o F35. A não ser que como os EH101 passem a só operar por cá. Aí chega e sobra (embora com a maneira como se encara por cá a defesa não veja onde vamos arranjar guito, para manter e formar pilotos, pelo menos...).  ;)

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Bem tínhamos só 20 F-16 e não foi por isso que deixaste de fazer a missão na Ex Jugoslávia, ir ao Red Flag com 6 aparelhos etc...

Não te iludas a comprares F-35 nunca serão mais que o numero indicado e olha lá...

Vais ter tanto os 35, como em Lisboa vai aterrar o 380 !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1514 em: Fevereiro 15, 2019, 03:30:44 pm »

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P.S. Quantos caças tem a Hungria? Rep Checa?

Hungria - 12 Gripen ( em sistema de Leasing até 2026)

República Checa - 12 Gripen ( em sistema de Leasing até 2027) e 16 Aero L-159 Alca...
Tanto húngaros como Checos, operam 12 aparelhos mas é monoplace. Acrescentando os Bi-place são 14 e estes podem sempre dar uma perninha aos C caso necessário.  ;)

Citar
While the Hungarian Air Force operates a total of 14 Gripen aircraft under lease,[179] in 2011, the country reportedly intended to purchase these aircraft outright.[193] However, in January 2012, the Hungarian and Swedish governments agreed to extend the lease period for a further ten years; according to Hungarian Defence Minister Csaba Hende, the agreement represented considerable cost savings

Citar
On 14 June 2004, it was announced that the Czech Republic was to lease 14 Gripen aircraft, modified to comply with NATO standards.[176] The agreement also included the training of Czech pilots and technicians in Sweden. The first six were delivered on 18 April 2005.[177] The lease was for an agreed period of 10 years at a cost of €780 million; the 14 ex-Swedish Air Force aircraft included 12 single-seaters and two JAS 39D two-seat trainers.[178][179]

https://en.wikipedia.org/wiki/Saab_JAS_39_Gripen

No caso do 35, o orçamento para manutenção não sequer é o problema. O problema real é a disponibilidade de sobresselentes, já que toda a cadeia logística é centralizada (na cloud). E quando as peças escasseiam a hipotética frota portuguesa não deve ser das mais prioritárias para quem gere o ALIS.

Mas isso é agora, se em algum momento da década de 30 chegar cá um lote de F35, esses problemas não estiverem resolvidos, o F35 é cancelado muito antes disso.

Não estou a ver o F35 ser cancelado, em quaisquer situações. Trata-se de um aparelho com um grande investimento e em que toda a política da LM e da USAF passa por vender de que forma for o aparelho. A versão B então é praticamente impossível quando o que resta do Harrier II já anda a pedir substituto à um bom par de anos. Agora, concordo que até lá a maioria dos problemas serão resolvidos, o preço talvez baixe para os 60 milhões, isto embora a previsão do custo por hora de voo aponte sempre para números entre is 31 000 e os 28 000 usd à hora. Daí que se for escolhido, vem de qualquer maneira (Ainda que eu não veja pilim para isso. A solução poderia passar como já foi dito por deixar uma vintena de F16 ou por termos um treinador armado como o 346 que pudesse assegurar algumas das missões ar-ar e ar superfície, mas sabemos que isso não vai acontecer)  :-P

Saudações   
« Última modificação: Fevereiro 15, 2019, 03:34:50 pm por mafets »
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