Grupo de Intervenção e Segurança Prisional

  • 90 Respostas
  • 53881 Visualizações
*

LEOPARDO

  • 134
  • +0/-0
GISP
« Responder #60 em: Junho 07, 2009, 05:43:30 pm »
Estou a ver caro ceska o GISP é tipo o CI da PSP voçês como fazem a nivel de serviço? é igual a guarda prisional normal? So acho injusto é abrir de 3 em 3 anos pois se um elemento que queira muito ir para la calha de ter algum azar está lixado e tem que esperar mais 3 anos para entrar :cry:  :cry:  para mim nao se devia fazer dois anos mas sim um mas prontos aquilo tem limite para entrar?ate que idade? se seguir por estas vias gostava muito de pertencer a esta força?
Cumprimentos a todos os forenses
"VONTADE E VALOR"
 

*

wizer

  • 21
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #61 em: Junho 20, 2009, 12:00:40 am »
ja existem videos desta força no youtube  :D

cumprimentos
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #62 em: Junho 20, 2009, 10:27:03 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #63 em: Junho 21, 2009, 08:29:16 pm »
O pessoal do GISP gosta muito de dar nas vistas nas reportagens não?pelo menos fartam se de olhar para as câmaras...
 

*

veterano969

  • 33
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #64 em: Julho 27, 2009, 07:12:14 pm »
Já agora, em relação ao seu comentários, somos apenas vaidosos.
« Última modificação: Julho 27, 2009, 07:17:19 pm por veterano969 »
A Sorte Protege os Audazes.
 

*

veterano969

  • 33
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #65 em: Julho 27, 2009, 07:13:03 pm »
No GISP dá-se preferencia à qualidade do que à quantidade. Já agora para, para tirar algumas duvidas a umas cabecinhas iluminadas que andam por aki [aqui], para se ter nota 10 tem que se fazer os 45 abdominais em 2", quem conseguir fazer 90 em 2" tem nota 20, õ que eu não acredito. Abraço a todos.
2ª Via
A Sorte Protege os Audazes.
 

*

Mjra

  • 29
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #66 em: Agosto 12, 2009, 01:18:58 am »
Citação de: "veterano969"
No GISP dá-se preferencia à qualidade do que à quantidade. Já agora para, para tirar algumas duvidas a umas cabecinhas iluminadas que andam por aki [aqui], para se ter nota 10 tem que se fazer os 45 abdominais em 2", quem conseguir fazer 90 em 2" tem nota 20, õ que eu não acredito. Abraço a todos.
2ª Via


Pra quando abrem vagas pro gisp?quantos elementos entram?
 

*

veterano969

  • 33
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #67 em: Agosto 12, 2009, 08:30:18 pm »
Citação de: "Mjra"
Citação de: "veterano969"
No GISP dá-se preferencia à qualidade do que à quantidade. Já agora para, para tirar algumas duvidas a umas cabecinhas iluminadas que andam por aki [aqui], para se ter nota 10 tem que se fazer os 45 abdominais em 2", quem conseguir fazer 90 em 2" tem nota 20, õ que eu não acredito. Abraço a todos.
2ª Via

Pra quando abrem vagas pro gisp?quantos elementos entram?

Depende das vagas existentes para o Grupo. Dpepois durnte o curso separa-se o trigo do Joio. Abraço
A Sorte Protege os Audazes.
 

*

Mjra

  • 29
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #68 em: Agosto 12, 2009, 11:01:51 pm »
mas  há alguma prespectiva de abertura para breve no gisp? eu vou entrar pro curso da guarda prisional agora em setembro e o gisp sendo operacional era excelente, mas como ja tenho 28 anos acho que não devo ir a tempo...    :(
 
cumprimentos
 

Re:
« Responder #69 em: Setembro 25, 2009, 11:12:14 pm »
Citação de: "RicP"
O pessoal do GISP gosta muito de dar nas vistas nas reportagens não?pelo menos fartam se de olhar para as câmaras...

Caro senhor, nós os operacionais do GISP não olhamos só para as camaras, se no local estiver qualquer tipo de ameaça, um ENORME BURRO por exemplo, tambem não nos passa despercebido. :lol:  :roll:
não há vento de feição se não sabes para onde vais
 

Re:
« Responder #70 em: Setembro 25, 2009, 11:15:25 pm »
Citação de: "Mjra"
mas  há alguma prespectiva de abertura para breve no gisp? eu vou entrar pro curso da guarda prisional agora em setembro e o gisp sendo operacional era excelente, mas como ja tenho 28 anos acho que não devo ir a tempo...    :(
 
cumprimentos

A esperança é a ultima a morrer, contudo preocupa-te primeiro em seres bem sucedido no curso da GP e só depois pensa no GISP, porque tens que ter pelo menos dois anos de serviço para poderes concorrer.

Abraço.
não há vento de feição se não sabes para onde vais
 

*

LEOPARDO

  • 134
  • +0/-0
Re: Grupo de Intervenção e Segurança Prisional
« Responder #71 em: Setembro 26, 2009, 02:21:58 pm »
Boas a todos como diz o caro Cezka o mais importante é que esta parte corra tudo bem não se pode por o carro a frente dos bois  pois tambem gostaria muito mesmo de ingressar nesta força só quero que esta parte me corra pelo melhor nem que apareça nenhum tipo de problemas é o que desejo aos restantes 199 colegas de curso cada coisa a seu tempo...cumprimentos a todos
"VONTADE E VALOR"
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Grupo de Intervenção e Segurança Prisional
« Responder #72 em: Fevereiro 23, 2011, 02:29:47 pm »
GISP (Grupo de Intervenção de Segurança Prisional) usaram taser contra recluso

"Uso de arma eléctrica na prisão de Paços Ferreira motiva inquéritos.
O disparo de uma arma eléctrica, a agressão e a humilhação contra um recluso indefeso da cadeia de Paços de Ferreira, em Setembro do ano passado, por elementos do Grupo de Intervenção de Segurança Prisional (GISP), estão a ser investigados em dois inquéritos, um aberto pela Direcção Geral dos Serviços Prisionais e outro pela Inspecção Geral dos Serviços de Justiça.
"Vai limpar a sua cela? Sim ou não?", pergunta o homem fardado, voz alta e firme. É um dos seis elementos do GISP especialmente vocacionado para controlar motins nas prisões. Desta vez, não vai enfrentar nenhum desacato. A sua missão é resolver o problema do homem da cela 28. Um homem, só de cuecas, tatuagem a ocupar as costas todas, apático. Sentado na cama de uma cela imunda. No chão, há fezes, restos de comida, chinelos, pratos de papel.

"Não limpa nada?", pergunta o guarda, voz poderosa, capacete e viseira. Então dá ordem ao recluso para se virar para a janela com as mãos atrás das costas, abre a cela. E apesar do recluso se mostrar colaborante, obedecendo, aponta às costas nuas do preso, uma pistola Taser, uma arma que emite descargas eléctricas.

O preso é algemado, os seis homens fardados e de capacete, de luvas e de escudo, rodeiam-no, mas só um é que fala. Trata-o por "senhor" enquanto lhe dá ordens. Para se deitar, para se levantar, para se voltar de costas, para andar de "cabeça baixa". E ameaça-o: enquanto não se comportar como um ser humano, "vai ser altamente violentado". Levanta a voz: "Está compreendido?"

Passa-se numa cadeia portuguesa em Setembro de 2010. É o que mostram as imagens do vídeo que chegou ao PÚBLICO acompanhado de uma carta anónima. O mesmo vídeo, diz a carta, foi enviado ao director-geral dos Serviços Prisionais, ao Ministério Público e ao ministro da Justiça.

A actuação do GISP já deu origem à abertura de dois processos de inquérito. Um, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspecção da DGSP, coordenado por um magistrado do Ministério Público, e outro pela Inspecção-Geral dos Serviços de Justiça.

O vídeo, que mostra a operação do Grupo de Intervenção dos Serviços Prisionais na cadeia de Paços de Ferreira, terá sido feito por um elemento da própria equipa. Numa das passagens, o líder ordena a quem tem a câmara na mão: "Filma a cela, Alfa [por tradição, o elemento que está logo a seguir ao chefe numa equipa de guardas prisionais], filma a cela bem filmada em todos os cantos. Cagalhões... Quero essa merda bem filmada!".

Ao longo dos quase 14 minutos que dura o filme percebe-se que o operador de câmara tem total liberdade de movimentos e responde a ordens directas da chefia.

Em resposta escrita enviada ao PÚBLICO, a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) disse ontem que a "17 de Setembro de 2010, por força de uma situação anormal que estava a acontecer, desde há semanas" no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, próximo do Porto, "foi determinada uma intervenção do GISP no local".

A situação em causa, explica a mesma nota, "prendia-se com o facto de o recluso intencionalmente conspurcar totalmente com fezes a cela de habitação, corpo e roupa pessoal a ponto de os restantes reclusos alojados no sector estarem a iniciar greve de fome e outros protestos por não suportarem a situação que estava a pôr em causa a sua saúde e a dos funcionários".

O seu comportamento foi avaliado "por diversas vezes" em consultas de psiquiatria, "a última das quais em 1 de Setembro de 2010", explicam os responsáveis da DGSP. Mas "nunca" houve "indicação para tratamento do foro psiquiátrico", garantem.

Na mesma nota, a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais salienta que "a utilização de meios coercivos nos serviços prisionais está prevista no Código de Execução das Penas e dispõe de um regulamento próprio". E esclarece que "o processo que agora corre termos visa, entre outros assuntos, apurar as circunstâncias e a adequação da intervenção no terreno."

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: Grupo de Intervenção e Segurança Prisional
« Responder #73 em: Fevereiro 23, 2011, 03:14:22 pm »
O mundo está ao contrário...e o problema de se filmar as coisas é depois não as salvaguardarem e depois saltam cá para fora como algo de grave...deu direito a ser notícia de abertura de um telejornal (não vi os outros canais). Portugal está mesmo do avesso..se agiram bem havia necessidade de mandar isso cá para fora?
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Grupo de Intervenção e Segurança Prisional
« Responder #74 em: Fevereiro 23, 2011, 04:05:07 pm »
Prontos né, um bacano já não pode defecar à vontade no chão que vêm logo os GIPS mandarem bocas. Limpar é prás meninas... :roll:  :N-icon-Axe:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.