Aproveitando os seus números, que nem me vou dar ao trabalho de confirmar, a diferença é de aproximadamente 3km/h. Não parece muito para quem, se calhar, a maior travessia "marítima" que fez foi o Tejo
Não me subestime, já viajei muitas vezes em Ferrys no mar do Norte e nos das Canárias e digo-lhe que os atrasos devido aos embarques, estado do tempo e correntes superam em muito essa pequena diferença de 3 Km/h.
. Ora, a segunda ilha mais próxima de São Miguel é a Terceira, sendo que a viagem dura aproximadamente 6h. 6x3=18km, já começa a ser qualquer coisa... para as Flores, se calhar é mais do triplo...
Que cálculos são esses? Um diferença de 3Km/h significa que demora mais 30 minutos nesse percurso de 6 h. Atrasos maiores existem nas ligações lisboa Porto por Alfa Pendular e ninguem rejeitou as linhas por causa disso.
E o consumo de um navio, sabe que se mede em toneladas? Tem a noção de quantas se gastam numa viagem? Para não ser muito drástico multiplique essas toneladas por 10% e vai ver o excesso de consumo. E agora faça o mesmo por 15 ou 20 anos. Não estamos a falar do depósito de uma lambreta...
Alguém disse o contrário? Não acumule factores, velocidade inferior com o mesmo consumo é diferente.
As suas referências ao Estatuto e à Autonomia só comprovam a sua ignorância. Instrua-se para não vir para aqui dizer baboseiras (que tem todo o direito, é bem verdade).
As minhas referência ao novo estatuto relembram que a assembleia regional deixou de poder ser dissolvida pelo presidente da república. Se não percebe o que isso significa talvez devesse estudar direito constitucional.
Ria-se de si mesmo e continue a beber leite Espanhol...
Nunca o fiz e não o vou fazer. Sou suficientemente patriota para consumir produtos nacionais ao contrário de certos indivíduos que preferem pagar alugueres de barcos a empresas estrangeiras
Finalmente observe a notícia:
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Depois de um atraso consideravel ( nove meses ) os estaleiros de Viana do Castelo entregarão o ferry à Atlanticoline com uma penalização económica que não cobre o aluguer dos navios que efectuaram o serviço de sustituição nos Açores.Tudo isto após as novas provas de mar a ser efectuadas em breve, dado que as efectuadas na segunda-feira dia 9 tiveram resultado negativo devolvendo o navio ao porto por não obter os 18-19 nós previstos por falhas no gerador principal segundo a divulgação do próprio estaleiro.
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Afinal parece que houve uma falha no gerador principal que comprometeu o teste e limitou a velocidade máxima.