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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exércitos/Sistemas de Armas => Exército Brasileiro => Tópico iniciado por: Vitor Santos em Outubro 14, 2018, 08:59:28 pm

Título: Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4 (VBMT-LSR 4x4) (Iveco LMV)
Enviado por: Vitor Santos em Outubro 14, 2018, 08:59:28 pm
Curso de viatura blindada Lince K2

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fimage%2Fjournal%2Farticle%3Fimg_id%3D9293199%26amp%3Bt%3D1539113238382.jpg&hash=fb169573abcf6f93195d03168d6074e4)

Citar
Rio de Janeiro (RJ) – No período de 29 de setembro a 7 de outubro, o Cap Eng Bruno Giorgi Achiavon Borgo, do 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Es), foi selecionado para integrar o Plano de Cursos e Estágios em Nações Amigas (PCENA/2018), a ser realizado na cidade de Roma, na Itália.

O Cap Schiavon frequentou o Curso de Operação de Viatura Blindada LINCE K2 ,possibilitando a capacitação dos conhecimento em operação, manutenção, visando ao emprego do veículo blindado nas Operações do Gabinete de Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro.

FONTE: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/militar-do-1-be-cmb-es-e-capacitado-no-curso-de-viatura-blindada-lince-k2/8357041

http://www.eb.mil.br/image/journal/article?img_id=9293200&t=1539113238851

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fimage%2Fjournal%2Farticle%3Fimg_id%3D9293201%26amp%3Bt%3D1539113239501&hash=93e39302c6c091515bd094126487ce54)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fimage%2Fjournal%2Farticle%3Fimg_id%3D9293202%26amp%3Bt%3D1539113240061&hash=a50d9b475f1b6a7f1a1a3b1d6dc4dc88)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fimage%2Fjournal%2Farticle%3Fimg_id%3D9293203%26amp%3Bt%3D1539113240675&hash=2aec7fe0d569498ebf24589f76a168a7)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fimage%2Fjournal%2Farticle%3Fimg_id%3D9293204%26amp%3Bt%3D1539113241129&hash=7de7651c8f5c0ced8cb3afdda88bbebf)
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Junho 03, 2019, 07:37:47 pm
Centro de Adestramento Leste colabora com a elaboração dos procedimentos operacionais com a Viatura Iveco Lince (VBMT-LR Lince)

(https://i.ibb.co/VJfcB38/Sem-t-tulo.png)

Citar
Rio de Janeiro (RJ) - A viatura Lince surgiu com seu primeiro modelo no ano 2000. Produzida para ser uma cápsula blindada, cujo objetivo principal era prover a integridade da guarnição durante as operações no Oriente Médio, onde os insurgentes utilizavam explosivos improvisados (IED) e armamentos de grosso calibre contra a tropa embarcada. Ao longo dos anos, essas Vtr passaram por melhorias para se adaptarem às ameaças características do Combate Irregular.

Recentemente, o Brasil fez a aquisição de 16 viaturas Lince, para serem empregadas em proveito das ações do Comando Conjunto da Intervenção Federal, no Estado do Rio de Janeiro.

Devido à aquisição desse novo MEM (Material de Emprego Militar), que possui diversas peculiaridades para o seu emprego, foi necessária a elaboração de procedimentos operacionais para o seu emprego nas Op GLO na cidade Rio de Janeiro.

O 15º RC Mec, como OM gestora desse novo MEM, participou de um esforço conjunto com o CA-Leste na elaboração de procedimentos operacionais, visando a capacitação técnica das guarnições para o uso da Vtr e contribuindo também com as suas experiencias de emprego de tropas mecanizadas em Operações em Ambientes Urbanos. Dessa maneira, foi possível consolidar tais conhecimentos com a expertise do Centro na preparação de tropas para operações dessa natureza.

Foram concebidas três situações que envolviam a necessidade de maior grau de proteção a tropa, proporcionado pelas Vtr Lince:

- Ações de Patrulhamento Motorizado em áreas Críticas;

- Ações de cerco e isolamento de áreas, e

- Ações de Investimento

Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2018, foi realizado o primeiro adestramento de emprego de frações utilizando as Vtr Lince. Na oportunidade, elementos do 15º RC Mec e do 1ºEsqd C Pqdt, participaram de instruções relativas à capacitação técnica para o uso da Vtr e de oficinas com o uso de Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET), com a participação dos OCA e da Força Oponente (FOROP) do CA Leste.

FONTE: http://www.caleste.eb.mil.br/noticias/161-viatura-iveco-lince-vbmt-lr-lince.html

(https://i.ibb.co/4tZg5z5/lince-4.png)

(https://i.ibb.co/q5cxPJJ/lince2.png)

(https://i.ibb.co/QdD5HsV/lince3.png)

(https://i.ibb.co/dPp94px/lince5.png)
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Junho 24, 2019, 05:06:38 pm
Visita (2019) à fábrica da IVECO em Sete Lagoas (MG)

(https://1.bp.blogspot.com/-6qg7ITBNSyw/XPR07vT8KmI/AAAAAAAAoMk/AmpjsON_eTAcSd4LbKnt-O83Fv6c5lHJgCLcBGAs/s1600/RVC_9800.jpg)

(https://1.bp.blogspot.com/-Qwb2_WtzeG4/XPR07lcQRDI/AAAAAAAAoMg/EGAa8VHRARw2JJ_HpymTIRhumcmw29L1ACLcBGAs/s1600/RVC_9801.jpg)

(https://1.bp.blogspot.com/-zl_LoPqEAFU/XPR1AZZ-NHI/AAAAAAAAoNU/JVF3O-8qsrkL1_i2-8G1cjL1xB-ZX66MQCLcBGAs/s1600/RVC_9948.jpg)

(https://1.bp.blogspot.com/-khdIflPnufg/XPR00KNWOmI/AAAAAAAAoMY/OJM3MuFO_xY-OuVhyV3i1LYANG7NG7sJACLcBGAs/s1600/RVC_9810.jpg)

(https://1.bp.blogspot.com/-a_80R28Rwak/XPR00AlbUrI/AAAAAAAAoMc/_crZ2vlDz4Muuutj5xcgb8dihJnLXqKNQCLcBGAs/s1600/RVC_9921.jpg)

(https://1.bp.blogspot.com/-__25O_6J-lw/XPR0_epCylI/AAAAAAAAoNM/-Q2_l_USZaUsY1C3ZFABnrfgxIoL_qN9wCLcBGAs/s1600/RVC_9911.jpg)

(https://1.bp.blogspot.com/-3Rhy1Yt3s_M/XPR0_7n3vtI/AAAAAAAAoNQ/hSVJSMI4B50wFbYZdbtNqRu-pT_Dx9xRQCLcBGAs/s1600/RVC_9912.jpg)

Créditos: Roberto Caiafa
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Setembro 27, 2019, 02:41:50 pm
Próximo veículo blindado do Exército

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2019/09/IVECO-LMV-campo-de-provas-frontal.jpg)

Citar
Por Guilherme Poggio

“É a sua vez!” Foi assim que o engenheiro de vendas da IVECO Defense Vehicles / CNH Industrial, Giovanni Giordani, se dirigiu a mim. Mesmo com uma distância do chassi em relação ao solo de quase meio metro, pisei no estribo lateral e não tive a menor dificuldade para entrar no veículo e me sentar no banco do motorista. Giovanni deu a volta na viatura e sentou-se no banco do carona. Ele seria o meu guia e “consultor técnico” nos minutos seguintes, quando tive a oportunidade de testar a futura Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas (VBMT-LR) do Exército Brasileiro (EB), o IVECO LMV (Light Multirole Vehicle) no campo de provas da empresa em Sete Lagoas (MG).

Foi necessário um pouco mais de esforço do que o normal para fechar a pesada porta blindada. Em seguida, coloquei o cinto. Ele é de padrão aeronáutico, com uma fivela central, arranjo que dá um pouco mais de trabalho para colocar. Em compensação, permite rápido acionamento na hora de abandonar o veículo.

O painel à minha frente era bastante simples, com apenas alguns mostradores analógicos (incluindo o velocímetro). Um pouco para a direita foi introduzido um painel digital, por exigência do EB, que inclui um marcador de nível de combustível. Já no painel lateral havia dezenas de comandos. Precisei memorizar apenas um deles: o de acionamento do veículo. Na verdade o LMV é ligado em três etapas: aciona-se primeiro o interruptor da bateria, seguido do botão no console lateral e, finalmente, a partida no motor, apertando-se um botão vermelho no painel inferior (não foram autorizadas fotos do interior).

Se ligar o veículo não é algo trivial, colocá-lo em movimento é muito simples. A coluna lateral do câmbio automático de oito marchas é muito semelhante à de um veículo de passeio. Após soltar o freio de mão, mudei a alavanca da posição “neutral” para a posição “drive”. Logo de início percebe-se que este é um veículo pesado (cerca de seis toneladas quando vazio). Pisei suavemente no acelerador e percebi, logo de cara, que estava dirigindo um caminhão de pequeno porte. Foi só pressionar mais o acelerador e o motor de seis cilindros em linha respondeu bem.

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2019/09/IVECO-LMV-campo-de-provas-curva-poeira.jpg)

Entramos na pista do campo de provas da IVECO, que é do tipo oval. Logo em seguida apareceu uma curva para a direita e uma placa indicando 70km/h de velocidade máxima. Reduzi para menos do que o indicado (estava dirigindo um veículo com centro de gravidade alto), mas a sobrelevação da pista ajudou a trazer mais segurança. Na reta oposta acelerei mais o LMV e a resposta veio de imediato. No entanto, o veículo estava limitado eletronicamente a 90 km/h.

Ao final da reta pisei suavemente no freio e pude sentir a segurança na frenagem: o freio é a disco nas quatro rodas. Giovani não quis me dizer o valor exato, mas a proporção é semelhante à de um carro de passeio equipado da mesma maneira (70-80% nas rodas dianteiras e 20-30% nas rodas traseiras).

Deixamos o asfalto e partimos para testes fora de estrada. Não foi necessário alterar a configuração do veículo, porque a tração nas quatro rodas é permanente. Verdade seja dita, não pegamos nenhuma trilha muito desafiadora. Excetuando-se alguns solavancos aqui e ali, o conforto interno (para um veículo militar) praticamente se manteve. Foi no trecho fora de estrada que tive a chance de fazer uma curva de pequeno raio e, nela, o comportamento pouco diferiu de um veículo comum.

Retornamos ao campo de provas e estacionei o veículo no mesmo local de onde parti. Embora eu não seja piloto de testes, minha opinião é de que o veículo é muito mais confortável do que qualquer outro blindado do EB e fácil de dirigir, não exigindo maiores habilidades para percursos pouco exigentes.


DADOS TÉCNICOS

Comprimento: 4,79 m
Largura: 2,20 m
Altura: 2,05 m
Peso vazio: 6.200 kg
Potência: 190 cv
Tripulação: 1 + 4
Tração: 4×4 integral

FONTE: https://www.forte.jor.br/2019/09/25/forte-testa-o-proximo-veiculo-blindado-do-exercito/
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Setembro 27, 2019, 02:55:36 pm
Conheça o novo carro do Exército Brasileiro que custa R$ 1,5 milhão

(https://conteudo.imguol.com.br/blogs/317/files/2019/09/LMV-da-IVeco-7.jpg)

Sete Lagoas (MG) – Desde criança esse era um dos meus sonhos. Dirigir um carro de força e defesa do Exército Brasileiro. Durante a semana, dezenas de anos depois, me vejo diante do veículo tático LMV, o novo carro do EB que custa aproximadamente R$ 1,5 milhão e foi uma das experiências mais divertidas e cheia de processos para ligar, afivelar o cinto de quatro pontos e acelerar o utilitário produzido pela Iveco Defence Vehicles, no complexo industrial de Sete Lagoas. O carro de alta mobilidade foi adotado por varias países da OTAN, entre eles Itália, Espanha, Inglaterra, Noruega e em campo, participou de missões no Afeganistão, Líbano, Kosovo e Chade. Não é pouco. O LMV foi projetado para ser compatível com os recursos de direção de imagem térmica, e visão noturna. O carro é completo. Um gigante.

(https://conteudo.imguol.com.br/blogs/317/files/2019/09/LMV-da-IVeco-3.jpg)

O blindado é pesado e você tem que levar um certo jeito para tomar o posto do piloto sem ajuste de direção e assento. Para ligar siga o protocolo e ative o botão da parte elétrica para no próximo passo energizar o veículo e apertar o botão de partida. O motor da FPT Industrial é o diesel 3.0 que pode render de 190 ou 220 cavalos de potência, depende da configuração. O propulsor atua com uma caixa de oito marchas automática, de alavanca simples mas precisa. E tem um lance viu! A distância de frenagem é das boas e mantém o veículo firme em linha reta com segurança. Nele, nas curvas e troca de piso você percebe de imediato a atuação do controle de tração e estabilidade.

O LMV (Light Multirole Vehicle – viatura multitarefas) é 4X4 permanente e não precisa apertar nada para isso. A cabine remete a uma central de controles carregada de botões. Internamente os cinco ocupantes precisam de intercomunicadores para facilitar a conversa e são necessários porque o ruído a bordo não é dos menores. As cores do EB estão em toda parte na estrutura do LMV que tem rodagem aro 20 polegadas e pneus 335/80 e mesmo pesando cerca de oito toneladas oferece uma dirigibilidade das boas. A direção é leve e as manobras das curvas são impressionantes.

(https://conteudo.imguol.com.br/blogs/317/files/2019/09/LMV-da-IVeco-6.jpg)

O carro ágil tem praticamente todos os comandos analógicos. A máxima na pista on e off road da Iveco foi limitada a 90 Km/h mas o grandão chega aos 140 Km. Direção hidráulica e suspensão reforçada são dois pontos de destaque no veículo. A rodagem robusta é capaz de vencer qualquer terreno, o LMV de 4,86 metros, 2,20 m de largura e 3,24 de  entreeixos tem 2,10 de altura e espaço de sobra para o armamento. Achando que para por aí? Não. Ele também vira anfíbio porque passa com água de até um metro e meio de altura.

Na segunda parte do teste, de carona também fui atrás como um soldado, na mesma posição de defesa com o cinto amarrado e segurando o PQP (alça de apoio) para me manter firme nos assentos de apoio de cabeça gigante feito para não atrapalhar o uso do capacete. Para aquele ajuste de conforto, saída do ar-condicionado serve a turma de trás e a turma agradece.

(https://conteudo.imguol.com.br/blogs/317/files/2019/09/LMV-da-IVeco-8.jpg)

O visual

Vidros de blindagem militar, o estilo é de guerra, de defesa. Na grade frontal a assinatura do fabricante com faróis e LED direcionais. O para-choque dianteiro com três ganchos e o snorkel completa o frontal. Atrás o reboque está garantido. No teto, uma escotilha de acesso. Os pneus mais uma vez digo que são para toda hora e o compartimento traseiro oferece acesso pela porta traseira e duas laterais.

(https://conteudo.imguol.com.br/blogs/317/files/2019/09/LMV-da-IVeco-2.jpg)

Guarani

E o Guarani? Esse vamos falar dele depois, pois foi o veículo mais caro que já andei. O custo? Na faixa dos R$ 5 milhões, mas que pode chegar a R$ 12 milhões equipado. É outra aventura, e daquelas! Imagine subir fácil um degrau de 50 cm e curtir a tração 6X6.

(https://conteudo.imguol.com.br/blogs/317/files/2019/09/Guarani-da-Iveco.jpg)

FONTE:  https://blogdojorgemoraes.blogosfera.uol.com.br/2019/09/26/conheca-o-novo-arro-do-exercito-brasileiro-que-custa-r-15-milhao/?cmpid=copiaecola
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Setembro 27, 2019, 03:11:37 pm
O programa VBMT-LR

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2019/09/IVECO-LMV-campo-de-provas-1.jpg)

Histórico e estágio atual do programa que selecionou o IVECO LMV para integrar a nova família de blindados sobre rodas, liderada pela VBTP-MR Guarani

Acompanhando o desenvolvimento do que havia de mais moderno nas Forças Terrestres ao redor do mundo, o Exército Brasileiro (EB) passou a se interessar por uma viatura blindada leve sobre rodas já no início do Século XXI. No ano de 2001 o Boletim do Exército n.31 publicou os Requisitos Operacionais Básicos (ROB) para uma Viatura Blindada de Reconhecimento – Leve, de Rodas (VBR – LR). Posteriormente, em 2005, esses requisitos sofreram modificações. Mas foi somente no final do ano de 2013 que o Estado-Maior do Exército (EME) aprovou o estudo de viabilidade da Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas (VBMT-LR), atual denominação do VBR-LR.

O Exército incorporou a VBMT-LR ao “Programa Guarani”, um dos quarto grandes Projetos Estratégicos do Exército (PEE). Este projeto tem como objetivo transformar em Infantaria Mecanizada (Inf Mec) as atuais Organizações Militares (OM) de Infantaria Motorizada. Outro objetivo é modernizar as OM de Cavalaria Mecanizada (C Mec). Para isto o EB está adquirindo as viaturas da “Nova Família de Blindados Sobre Rodas” (NFBR). Como o próprio nome diz, trata-se de uma família de blindados e não apenas um único veículo. Obviamente o “carro-chefe” do projeto é a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média de Rodas Guarani (VBTP-MR 6×6 Guarani), mas o programa não está restrito a essa viatura.

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2019/09/familia-NFBR-copy.jpg)
A nova família de blindados sobre rodas (NFBR) do Exército Brasileiro compreende dois grupos: média e leve. A VBTP-MR 6X6 Guarani já está em produção. O VBMT-LR já foi escolhido, mas o contrato não foi assinado. A viatura 8×8 será um projeto derivado do Guarani 6×6.

Na época do estudo de viabilidade o Escritório de Projetos Especiais do Exército (EPEx) informou o interesse na aquisição de 32 veículos através de compra direta (caso o escolhido fosse fabricado no exterior) que comporiam o lote inicial. Foi também informada a possibilidade de se adquirir outros dois lotes (77 unidades cada) que seriam montados no Brasil, mas com componentes nacionais.

Requisitos Técnicos do VBMT-LR

Guarnição: 5 pessoas
Configuração: 4X4 ou 4×2 com acionamento de dentro da cabina
Sistema NBQ: possibilidade de instalação
Motor: diesel
Transmissão: automática
Pneus: sistema central de controle de pressão
Dimensões: altura 2,20 m
Peso em ordem de marcha: 8.000 kg
Capacidade de carga: 1.000 kg
Transposição de vau: 0,80 m
Velocidade máxima: 90 Km/h
Proteção Padrão: OTAN STANAG 4569, Anti-minas Nível 2

O período de testes e avaliações foi definido entre dezembro de 2013 (o mês seguinte à aprovação do estudo de viabilidade) e junho de 2014. Coube às empresas interessadas enviar os seus veículos para o Centro de Avaliação do Exército (CAEx), na Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro (RJ).

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2011/08/INBRA-BLSR-GLADIADOR-foto-03.jpg)

Das empresas que manifestaram interesse na concorrência apenas os seguintes veículos foram apresentados dentro do prazo estabelecido:

IVECO M65 LMV
AVIBRAS/Renault Tupi (Sherpa Light Scout)
INBRA Gladiador
BAE Systems RG32MLTAV
AM General/PLASAN MLTV


Dos veículos listados acima o Gladiador não passou na pré-qualificação. Em meados de 2015 a Diretoria de Fabricação (DF), Órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro (DCT), definiu os dois finalistas do programa: o IVECO LMV e o AVIBRAS/Renault Tupi.

Após análise das propostas e conclusão de todas as etapas do processo de aquisição, a Diretoria de Fabricação do Exército (DF) declarou, em abril de 2016, o LMV da empresa IVECO Defense como vencedor da concorrência.

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2014/04/Tupi.jpg)

No atual estágio do programa aguarda-se a assinatura do contrato definitivo. Alguns detalhes técnicos ainda estão sendo ajustados, mas espera-se que a formalização do mesmo ocorra antes do final deste ano para respeitar o prazo definido na Lei 8666/93, a “Lei das Licitações”. De outra forma a concorrência seria cancelada.

E matéria futura traremos mais informações sobre o vencedor do Programa VBMT-LR, o IVECO LMV.

FONTE: https://www.forte.jor.br/2019/09/26/o-programa-vbmt-lr/
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Novembro 12, 2019, 08:48:01 pm
Assinatura do contrato de aquisição da Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas

(https://i.ibb.co/dGdJwMJ/article.jpg)

Citar
Brasília (DF) – Em 6 de novembro de 2019, foi realizado, no Quartel-General do Exército, um evento que contou com a presença do Embaixador da Itália no Brasil, Senhor Antonio Bernardini; do Comandante Logístico, General de Exército Carlos Alberto Neiva Barcellos; do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Walter Souza Braga Netto; do Secretário de Economia e Finanças, General de Exército Valério Stumpf Trindade; do Presidente da CNH Industrial/IVECO, Senhor Vilmar Domingos Fistarol, do Diretor da IVECO Veículos de Defesa, Senhor Humberto Spinetti, de oficiais-generais da guarnição de Brasília; e demais militares e executivos da empresa contratada.

A cerimônia teve por finalidade realizar a assinatura do contrato de aquisição da Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas (VBMT-LSR), 4x4, celebrado entre o Exército Brasileiro e a empresa IVECO Veículos de Defesa.

A VBMT-LSR é a nova plataforma veicular blindada integrante do Programa Estratégico do Exército Guarani e mobiliará as organizações militares de Infantaria e Cavalaria Mecanizadas da Força Terrestre.

O atual contrato contempla um quantitativo de 32 viaturas, em um período de quatro anos, constituindo-se em um primeiro lote fabricado na sede da empresa na Itália que passará por um processo de integração dos sistemas de armas e de Comando e Controle no Brasil.

O Diretor de Fabricação (DF) é o representante do Exército Brasileiro e, sob a gestão do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), gerencia o contrato, tendo em vista a previsão de integrar os sistemas à plataforma, o que envolve ações de pesquisa e desenvolvimento.

A contratação da VBMT-LSR atende às necessidade operacional do Exército e a plataforma integra a família de blindados Guarani. A viatura é um equipamento que fornece proteção blindada à tropa, possui maior flexibilidade, menor silhueta e dimensões que a VBTP 6x6 Guarani, apresentando, dessa forma, um desempenho e uma eficácia maiores, com mais segurança para os militares e uma menor probabilidade de efeitos colaterais nesse tipo de operação.

A introdução dessa viatura no Exército preenche uma lacuna importante na capacidade operacional da Força, atendendo a uma demanda cada vez mais urgente de prover a tropa com os meios adequados para o cumprimento das inúmeras missões que vem realizando e que poderá realizar num futuro próximo.

Assim, além do preparo para as missões convencionais de defesa da Pátria, esse novo meio possibilitará o emprego de tropa em condições compatíveis com as ameaças existentes nas operações de garantia da lei e da ordem e no patrulhamento de fronteira.

As viaturas desse primeiro lote, provenientes da fábrica da CNH Industrial/IVECO italiana, servirão para a execução de testes de avaliação no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Rio de Janeiro (RJ), e para a Experimentação Doutrinária do Programa Estratégico do Exército Guarani, que está sendo realizada na área da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel (PR).

Os testes de avaliação serão utilizados para verificar a integração dos diversos sistemas e preparar a nacionalização prevista para os lotes seguintes de obtenção da plataforma e de seus sistemas, bem como para a contratação seriada da viatura a ser conduzida pelos órgãos de aquisição da Força.

A Família de Blindados sobre Rodas Guarani prevê um índice de nacionalização de cerca de 90%, além do emprego dual, também modernas características técnicas e sua integração com os sistemas congêneres das demais Forças Armadas e de outras agências. Isso possibilitará a realização de operações conjuntas e interagências em melhores condições.

O Programa Guarani vem contribuindo para o Processo de Transformação do Exército, visando assegurar a defesa do Brasil e proporcionar avanços tecnológicos e de qualidade, por meio de transferência de tecnologia e da qualificação técnica de mão de obra nacional. Isso irá contribuir para a geração de emprego e renda. Atualmente, participam do programa mais de 100 empresas, gerando em torno de 3.000 empregos diretos e indiretos.

A plataforma-base do programa é o blindado Guarani, desenvolvido e fabricado por uma parceria entre o Exército Brasileiro e a empresa IVECO, sediada em Sete Lagoas (MG), a exemplo do que acontecerá com a VBMT-LSR, 4x4, a mais nova integrante da Família de Blindados Guarani.

FONTE:  http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/10736598

(https://i.ibb.co/QbF5wZ5/article-1.jpg)

(https://i.ibb.co/RbLtZT5/article-2.jpg)

(https://i.ibb.co/BL0cVFX/article-3.jpg)

(https://i.ibb.co/M1rC2h3/article-4.jpg)
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Novembro 12, 2019, 08:59:48 pm
(https://i.ibb.co/NKQcMd0/img-1715-cr2-e1565902940613.jpg)
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: NVF em Novembro 13, 2019, 01:18:49 am
Um programa integrado de aquisição de dois tipos de viaturas blindadas — que irá, provavelmente culminar numa futura VB de 8x8 — e que contribui para o desenvolvimento da indústria brasileira. Confesso que sinto um pouco de inveja por Portugal não ter dimensão e, principalmente, não ter visão para fazer algo semelhante. Em compensação, sinto um orgulho imenso naqueles estandartes.
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Janeiro 16, 2020, 02:31:54 pm
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Lusitano89 em Março 10, 2020, 09:21:55 pm
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Maio 06, 2020, 09:40:35 pm
Exército Brasileiro testa sistema de armas REMAX na VBMT-LSR 4×4

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/05/Ex%C3%A9rcito-testa-sistema-de-armas-REMAX-na-VBMT-LSR-4x4-1.jpg)

Citar
Rio de Janeiro (RJ) – De 27 a 30 de abril, foram realizados os testes de engenharia da integração do sistema de armas REMAX à Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR) 4×4. O evento foi conduzido pelas empresas ARES e IVECO, com coordenação da Diretoria de Fabricação (DF), utilizando a estrutura de apoio de testes do Centro de Avaliações do Exército; e da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, por meio do 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado e do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola), unidades que cederam armamento e pessoal para a operação.

A VBMT-LSR, da empresa IVECO, é a nova plataforma veicular blindada integrante do Programa Estratégico do Exército Guarani, desenvolvida para mobiliar as organizações militares de Infantaria e Cavalaria mecanizadas da Força Terrestre. É uma viatura 4×4 com requisitos de blindagem e sobrevivência adaptados às realidades atuais de combate.

O REMAX, sistema de armas remotamente controlado da empresa ARES, possibilita que a guarnição realize o tiro de dentro do veículo. Apesar de ser um sistema amplamente utilizado em outras viaturas do Programa Guarani, buscou-se avaliar seu desempenho frente às particularidades da VBMT-LSR. As verificações em questão tiveram como objetivo averiguar a precisão de tiro e a estabilização do sistema integrado.

Ao longo do presente ano, a DF, com o apoio das empresas envolvidas, planeja conduzir novos testes, de forma a garantir a integração da viatura com os sistemas de armas e os sistemas de comando e controle, adequando-se aos requisitos operacionais, técnicos, logísticos e industriais definidos pelo Exército Brasileiro.

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/05/Ex%C3%A9rcito-testa-sistema-de-armas-REMAX-na-VBMT-LSR-4x4-4-1024x768.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/05/Ex%C3%A9rcito-testa-sistema-de-armas-REMAX-na-VBMT-LSR-4x4-3.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/05/Ex%C3%A9rcito-testa-sistema-de-armas-REMAX-na-VBMT-LSR-4x4-2.jpg)

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx / https://www.forte.jor.br/2020/05/06/exercito-brasileiro-testa-sistema-de-armas-remax-na-vbmt-lsr-4x4/
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Julho 29, 2020, 02:46:29 am
Programa VBMT-LR 4×4: O LMV-BR afia suas garras

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Uma Seção de Artilharia Antiaérea do 4º GAAAe, equipada com RBS-70, testa o LMV-BR com SARC REMAX

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No período de 1 a 15 de julho deste ano,  no 4º Grupo de Artilharia Antiaérea (4º GAAAe), de Sete Lagoas/MG, foram executados os processos de verificação técnica da Comissão de Absorção de Conhecimentos e Transferência de Tecnologia na IVECO (CACTTIV), da Diretoria de Fabricação (DF), no protótipo da Viatura Blindada Multitarefa – Leve sobre Rodas (VBMT-LR) 4×4 LMV-BR, com o  objetivo de preparar o sistema integrado (viatura + armas + rádios), para a Avaliação Técnica e Operacional a ser conduzida pelo Centro de Avaliações do Exército (CAEx).

Foram realizadas verificações relativas a aspectos ergonômicos da integração do SARC REMAX, Torre Manual PLATT e Sistema de Comando e Controle (C2).

A atividade foi conduzida de forma conjunta pelos técnicos da empresa IVECO Veículos de Defesa e militares do Exército Brasileiro.

 :arrow:   https://tecnodefesa.com.br/programa-vbmt-lr-4x4-o-lmv-br-afia-suas-garras/

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Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Setembro 11, 2020, 08:20:57 pm
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Fevereiro 27, 2021, 01:34:21 am
(https://www.infodefensa.com/archivo/albumes/galeria-iveco-granadas-fumigenas-teste/Snapshot_57.png)

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Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Abril 28, 2021, 12:44:52 am
Exército Brasileiro recebe seu primeiro LMV-BR

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No dia de hoje, 27 de abril, na unidade da Iveco Veículos de Defesa de Sete Lagoas, no Estado de Minas Gerais, ocorreu a cerimônia de entrega da primeira viatura blindada multitarefa – leve de rodas (VBMT-LR) 4X4 LMV-BR ao Exército Brasileiro (EB).

A viatura foi entregue a uma comissão de recebimento da Diretoria de Fabricação (DF) do EB, em uma cerimônia com poucas pessoas devido a pandemia de Covid-19, e será  encaminhada para avaliação, com supervisão do Centro de Avaliação do Exército (CAEx), para sua homologação operacional.

Esta viatura faz parte do primeiro lote, de 32 unidades e que as restantes serão entregues até 2022, como parte do processo de modernização dos meios do EB.

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Os veículos desse lote são fabricados na unidade de Bolzano, na Itália, mas sua montagem final e integração de sistemas de armas e comando e controle (C2), é realizada na unidade de Sete Lagoas, com a utilização de diversos componentes nacionais. Seu índice de nacionalização aumentará com os próximos lotes.

Relembrando o Programa VBMT-LR 4X4

Desde meados da década passada, o EB manifestava interesse na possível aquisição de um blindado 4X4. Inicialmente, os estudos da Nova Família de Blindados Médio sobre Rodas (FBMR), depois transformado em Programa Estratégico do Exército (Prg EE) GUARANI, contemplavam a aquisição de uma viatura blindada de reconhecimento leve sobre rodas (VBR-LR).

Em 29 de novembro de 2013, o Estado-Maior do Exército (EME) aprovou o estudo de viabilidade do veículo dessa categoria, agora renomeado como Viatura Blindada Multitarefa, Leve Sobre Rodas (VBMT-LR), basicamente um blindado da classe 4X4, com um peso máximo de oito toneladas, capacidade de carga de uma tonelada, e espaço para uma guarnição de cinco homens. Posteriormente foi revelado que o EB teria a intenção de adquirir um total de 186 unidades,  divididos em um lote inicial de 32 e dois de 77.

Diversas empresas apressaram-se em participar desse programa, no entanto, apenas os modelos IVECO M65 LMV, AVIBRAS/RTD Sherpa Tupi, INBRA Gladiador BLSR, BAE Systems RG32M LTAV e AM General/PLASAN MLTV se apresentaram, dentro dos prazos, para os testes no Centro de Avaliação do Exército (CAEx). No Diário Oficial de 03 de outubro de 2014, foi anunciado a pré-qualificação de todos os veículos, exceto o da INBRA, que foi desclassificado por não atender os Requisitos Operacionais Básicos (ROB), definidos em edital.

No dia 06 de abril de 2016, o Escritório de Projetos do Exército (EPEx), em Reunião Decisória Especial, publicou que a viatura Iveco LMV foi declarada vencedora. O contrato de aquisição do primeiro lote foi assinado em 06 de outubro de 2019.

Com informações e imagens da IVECO
 :arrow: https://tecnodefesa.com.br/exercito-recebe-seu-primeiro-lmv-br/

(https://i.ibb.co/Mhj6dWL/IDV-LMV-2-scaled.jpg)
Título: Re: IVECO LMV (VBMT-LR Lince)
Enviado por: Vitor Santos em Julho 01, 2021, 03:00:03 am
LMV-BR é entregue ao CAEx

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Por Paulo Roberto Bastos Jr

Na manhã de hoje, 30 de junho, a viatura blindada multitarefa – leve de rodas (VBMT-LR) 4X4 LMV-BR, recebida pelo Exército Brasileiro (EB) em 27 de abril, foi entregue ao Centro de Avaliação do Exército (CAEx), pela Diretoria de Fabricação (DF), para homologação operacional.

Todo o planejamento da avaliação foi elaborado em coordenação entre a DF, o CAEx e a empresa Iveco Defence Vehicles com o objetivo de otimizar os prazos e os custos da avaliação para permitir que a viatura seja distribuída à tropa no mais curto prazo, sendo que, na próxima semana,  será dado início à capacitação do pessoal que irá operar a viatura durante os testes e ensaios.

Esta viatura está equipada com um sistema de armas remotamente controladas (SARC) REMAX e faz parte do primeiro lote, de 32 unidades, a ser seguidos por mais dois de 77.

Os veículos desse lote serão fabricados na unidade de Bolzano, na Itália, mas sua montagem final e integração de sistemas de armas e comando e controle (C2), será realizada na unidade de Sete Lagoas (MG), com a utilização de diversos componentes nacionais.

As unidades restantes deste lote deverão ser entregues até 2022, dentro do Programa Estratégico do Exército (Prg EE) GUARANI, como parte do processo de modernização dos meios do EB.

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/lmv-br-e-entregue-ao-caex/

(https://i.ibb.co/tCf3Z0x/LMV-BR-Chegada-CAEx-1.jpg)

(https://i.ibb.co/KLrN9BK/LMV-BR-Chegada-CAEx-2.jpg)

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Título: Re: Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4 (VBMT-LSR 4x4) (Iveco LMV)
Enviado por: Vitor Santos em Novembro 24, 2021, 03:59:52 pm
Título: Re: Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4 (VBMT-LSR 4x4) (Iveco LMV)
Enviado por: Vitor Santos em Abril 06, 2022, 02:30:28 pm
REMAX 4 entra em produção e é integrado ao LMV-BR

(https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2022/04/LMV_REMAX4-750x536.jpg)

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A empresa Ares Aeroespacial e Defesa informou que deu início a produção do lote piloto, de 20 unidades, do SARC REMAX 4 para atender as necessidades do Exército Brasileiro (EB), que está modernizando suas tropas e que, na terça-feira passada (29), no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), localizado no Rio de Janeiro (RJ), foi realizado, com sucesso, o teste de integração do sistema de armas remotamente controlado (SARC) REMAX 4 na viatura blindada multitarefa leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4X4 LMV-BR.

O resultado do teste, que contou com a presença de militares da Diretoria de Fabricação (DF), demonstrou que a manutenção das mesmas interfaces mecânicas facilitou a integração, garantindo a eficiência do conjunto.

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Remax-4-LMv-2.jpg)

Estas atividades demonstram que o sucesso do projeto do REMAX, que continua em evolução constante e o cujo contrato prevê além do fornecimento dos sistemas, cursos de manutenção e transferência de capacidade para organizações militares, além do fato da demonstrar que vem investindo massivamente no incremento de suas capacidades, em lotes pilotos, na capacitação constante da equipe e na infraestrutura com o objetivo de atender as demandas das Forças Armadas Brasileiras.

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/remax-4-entra-em-producao-e-e-integrado-ao-lmv-br/
Título: Re: Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4 (VBMT-LSR 4x4) (Iveco LMV)
Enviado por: Vitor Santos em Abril 06, 2022, 02:34:37 pm
Título: Re: Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4 (VBMT-LSR 4x4) (Iveco LMV)
Enviado por: Vitor Santos em Abril 20, 2022, 03:18:14 am
REMAX 4 realiza testes de tiro no CAEx

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/04/LMV_REMAX4_CAEx-0.jpg)

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No período de 5 a 13 de abril, no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), o “Campo de Provas da Marambaia/ 1948”,  foram realizados os testes de integração da viatura blindada multitarefa leve sobre rodas (VBMT-LR) 4X4 com o sistema de armas remotamente controlado (SARC) REMAX 4, da Ares Aeroespacial e Defesa.

A atividade, conduzida pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e pela empresa Ares, contou também com o apoio da Diretoria de Fabricação (DF) e da Empresa IVECO.

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/04/LMV_REMAX4_CAEx-1.jpg)

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/04/LMV_REMAX4_CAEx-3.jpeg)

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Militares e técnicos do CTEx, do CAEx e engenheiros e técnicos da ARES participaram das atividades, cujo objetivo foi realizar testes de integração da viatura IVECO LMV-BR 4 x 4 com o sistema de armas REMAX 4, a fim de viabilizar a continuidade do projeto REMAX, otimizado por novas interfaces mecânicas e elétricas na plataforma veicular.

Foram efetuados testes de rodagem em diversos tipos de terreno, a fim de verificar padrões e realizar a convergência na malha de estabilização do sistema de armas à viatura. Foram efetuados tiros com a viatura parada e em movimento com os calibres 7,62×51 mm e 12,7×99 mm (.50’) e a verificação do comportamento e controle do sistema, que mantém a linha de visada no alvo com emprego de traqueamento de imagem, quando alvo e viatura podem estar ou não, simultaneamente, em movimento.

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/04/LMV_REMAX4_CAEx-5.jpg)

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No REMAX 4, a consciência situacional proporcionada pelo equipamento permite ao chefe da viatura, através da tecnologia embarcada, acesso às mesmas informações que o atirador, a respeito da viatura e do alvo, o que caracteriza constante melhoria na modernização e atualização do equipamento e prolonga o ciclo de vida dos sistemas e materiais de emprego militar (SMEM) do Programa g Estratégico do Exército (Prg EE) Guarani.

O programa fomenta a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, através do trabalho constante entre o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) e a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), pela entrega contínua de melhores versões da família de blindados sobre rodas e de sistemas tecnológicos de armas remotamente controladas e de comando e controle (C2).

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/remax-4-realiza-testes-de-tiro-no-caex/
Título: Re: Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4 (VBMT-LSR 4x4) (Iveco LMV)
Enviado por: Vitor Santos em Maio 07, 2022, 07:22:59 pm
VBMT-LSR: Mais uma etapa concluída, 15 viaturas entregues

(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdNoJr5cGFCagkF9yCACTAjVCpp3ftNRaQnTrzrHcdoe8rmG-pJdygueyTh8u0r4EQElbfGYKso7X1uiexEKfYY0vTJ4arYpqQ47KOcld6ZdGvD3f9CIiZAYKGtXCyeXjQYu6dH4kgR10XDsXzxMo4d5KdKcy__OdoMhmKlEwnN7ipp9MYdrobtX1vRw/w640-h480/image_72ef0a92-1139-4edc-b5d2-43f971475fb020220505_002720.jpg)

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Foi recebido na Iveco em Sete Lagoas - MG, mais 15 viaturas previstas no primeiro lote do programa que visa prover ao Exército Brasileiro (EB) um veículo blindado multitarefa, concluindo a primeira fase do programa.
Esse lote de 15 viaturas ainda é oriundo da unidade da Iveco na Itália, conforme previsto no programa. Estas viaturas passam por um processo de integração de sistemas de armas e de Comando e Controle, além dos testes de avaliação, utilizados para verificar a integração dos diversos sistemas e iniciar o processo de nacionalização prevista para os lotes seguintes de obtenção da plataforma e de seus sistemas.

(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8JLMr9YBtl7UaNB59rapfbpp7_D-8-iKzpARaOM6VOH3RK_VuZ445H8EX42aeRdAHHn930N3A4_jHt6t_Q4F2y9Hdio6ifnSOWsk3Ho4pFJTJFsN680fpZCwqyYI37CHSmLHA4kV38zQwSjwZ87Gr0uff83GOrUhXxMn4dZYfu5a5bkfKPoMbK4mhfA/w640-h472/image_fa2bd0a8-8dc5-462b-8bb2-2c06ca7a938920220505_002718.jpg)

Os próximos lotes a serem contratados, já deverão ser produzidos na unidade da Iveco em Sete Lagoas-MG, mesma unidade onde são produzidos os VBTP Guaraní.

 :arrow:  http://www.gbnnews.com.br/2022/05/vbmt-lsr-mais-uma-etapa-concluida-mais.html#.Yna4o9rMJPY
Título: Re: Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4 (VBMT-LSR 4x4) (Iveco LMV)
Enviado por: Vitor Santos em Maio 07, 2022, 07:25:15 pm
Sistema Gerenciador de Plataforma PROTEUS é testado na LMV-BR

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Proteus-SGP_Testes_LMV-0-1068x801.jpg)

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No período de 25 a 28 de abril, a Diretoria de Fabricação (DF) realizou testes de engenharia do software Sistema Gerenciador de Plataforma (SGP) PROTEUS, em uma das viaturas blindadas multitarefa – leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4×4 LMV-BR, recém adquiridas pelo Exército Brasileiro.

O SGP, que está sendo desenvolvido pela DF, é uma das entregas do projeto PROTEUS, cujo objetivo integrar os diversos subsistemas internos da viatura, definindo protocolos e regras de comunicação entre os diversos sistemas eletrônicos que compõe uma viatura militar, à luz dos padrões “Generic Vehicle Architecture” (GVA) e “NATO Generic Vehicle Architecture” (NGVA), e garantindo que estes trabalhem de forma integrada, proporcionando novas capacidades e aprimorando a sua eficiência operacional ao entregar comandante da viatura uma maior consciência situacional e informações oportunas sobre toda a plataforma.

O primeiro ensaio prático do PROTEUS-SGP foi realizado pela DF em uma viatura blindada de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6×6 Guarani, em março de 2020, no 1° Batalhão de Infantaria Mecanizado – Escola (1° BI Mec – Es), o “Regimento Sampaio”, no Rio de Janeiro.

A atividade com o LMV-BR foi realizada nas dependências do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), e serviu também para verificar o funcionamento do PROTEUS-SGP em conjunto com o Gerenciador de Campo de Batalha (GCB), software de comando e controle desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) e em utilização pela Força Terrestre.

Os softwares demonstraram plena compatibilidade, reforçando a importância da interação entre as OM subordinadas ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT).

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/sistema-gerenciador-de-plataforma-proteus-e-testado-na-lmv-br/

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Proteus-SGP_Testes_LMV-1.jpg)

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Proteus-SGP_Testes_LMV-2.jpg)

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Título: Re: Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4 (VBMT-LSR 4x4) (Iveco LMV)
Enviado por: Vitor Santos em Agosto 15, 2022, 04:00:19 am
LMV-BR – O Exército finalmente incorpora sua nova viatura

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LMV_33BIMec_enrega-0.jpg)

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No dia 10 de agosto de 2022, o 33° Batalhão de Infantaria Mecanizado (33° BI Mec), de Cascavel (PR), e subordinado à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª BdaInfMec), recebeu suas primeiras nove viaturas blindadas multitarefa – leve sobre rodas (VBMT-LR) 4X4 LMV-BR, sendo esta a precursora do novo modelo no Exército Brasileiro (EB).

No 33º BI Mec serão instaladas as torres manuais MR550 Platt e os sistemas de comando  controle (C2) e, na próxima semana, começa o curso de motoristas, sob a coordenação da Diretoria de Fabricação (DF).

Este é o primeiro lote de VBMT-LR 4X4 a ser entregue à 15ª BdaInfMec, que deverá receber 31 dos 32 recém adquiridos (o outro deverá ser entregue ao Centro de Instrução de Blindados), sendo que algumas das próximas viaturas já devem estar equipadas com sistemas de armas remotamente controlados (SARC) REMAX.

A DF prossegue trabalhando intensamente no projeto de obtenção do aludido sistema, com vistas a incrementar as capacidades do EB no ambiente operacional e, de acordo com o general de Divisão Tales Eduardo Areco Villela, diretor de fabricação do Exército, “Seguimos na missão precípua de gerar poder de combate produzindo soberania tecnológica e fabril”

O programa

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2021/04/IDV-LMV-1-1536x1024.jpg)

Desde meados da década passada, o EB manifestava interesse na possível aquisição de um blindado 4X4. Inicialmente, os estudos da Nova Família de Blindados Médio sobre Rodas (FBMR), depois transformado em Programa Estratégico do Exército (Prg EE) GUARANI, contemplavam a aquisição de uma viatura blindada de reconhecimento leve sobre rodas (VBR-LR).

Em 29 de novembro de 2013, o Estado-Maior do Exército (EME) aprovou o estudo de viabilidade do veículo dessa categoria, agora renomeado como VBMT-LR, basicamente um blindado da classe 4X4, com um peso máximo de oito toneladas e espaço para uma guarnição de cinco homens. Posteriormente foi revelado que o EB teria a intenção de adquirir um total de 186 unidades, sendo 32 em um primeiro momento, por compra direta, via importação, e mais dois lotes de 77 veículos, montados no Brasil e com aumento gradativo da nacionalização de seus componentes.

Diversas empresas apressaram-se em participar desse programa, no entanto, apenas os modelos Iveco M65 LMV, Renault Trucks Defense (atual Arquus) Sherpa Light (representado pela Avibras com o nome de “Tupi”), INBRA Gladiador BLSR, BAE Systems RG32M LTAV e AM General/Plasan MLTV se apresentaram, dentro dos prazos, para os testes no Centro de Avaliação do Exército (CAEx). No Diário Oficial de 03 de outubro de 2014, foi anunciada a pré-qualificação de todos os veículos, exceto o da INBRA.

No dia 06 de abril de 2016, o Escritório de Projetos do Exército (EPEx), em reunião decisória especial, publicou que a viatura Iveco LMV foi declarada vencedora, e o contrato do primeiro lote foi assinado em 06 de novembro de 2019.

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/lmv-br-o-exercito-finalmente-incorpora-sua-nova-viatura/

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LMV_33BIMec_enrega-1.jpg)

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LMV_33BIMec_enrega-2.jpg)

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LMV_33BIMec_enrega-3.jpg)

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LMV_33BIMec_enrega-4.jpg)

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LMV_33BIMec_enrega-5.jpg)

(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LMV_33BIMec_enrega-6.jpg)

Título: Re: Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4 (VBMT-LSR 4x4) (Iveco LMV)
Enviado por: Vitor Santos em Março 30, 2023, 07:19:23 pm
Título: Re: Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4 (VBMT-LSR 4x4) (Iveco LMV)
Enviado por: Vitor Santos em Agosto 08, 2023, 03:25:24 pm
Exército Brasileiro formalizou a nova designação de seus veículos táticos 4×4 Iveco LMV-BR

(https://www.zona-militar.com/wp-content/uploads/2021/04/vehiculo-blindado-LMV-BR.jpg)

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Desde agosto do ano passado, o Exército Brasileiro está em processo de incorporação de seus novos veículos táticos Iveco LMV-BR 4×4 . Recentemente, graças à mídia especializada do Brasil, novas notícias sobre o veículo foram divulgadas, sendo a primeira a mudança de nome de seu nome oficial; enquanto, o segundo, são os adiantamentos para incorporação de novas unidades adicionais.

(https://www.zona-militar.com/wp-content/uploads/2023/04/article-3.jpeg?is-pending-load=1)

Graças ao que foi publicado pelo site Tecnología & Defesa em 5 de agosto, foi anunciado que o Exército Brasileiro (EB) designou oficialmente seu Iveco LMV-BR como "Guaicurus" , em homenagem a uma tribo guerreira que vivia no Centro-Oeste de Brasil, famoso por suas investidas e ataques a cavalo contra seus inimigos.

A novidade ocorre enquanto a força está em processo de incorporação do primeiro lote de 32 unidades do veículo 4×4 fabricado pela Iveco, que fazem parte do programa Guarani. A fim de complementar o VCBR 6×6 Guarani fabricado localmente. Por sua vez, o contrato original estipulava as opções de compra de lotes adicionais do Iveco LMV-BR 4×4.

Desta forma, no seguimento do que foi previamente indicado pela Tecnología & Defesa, no dia 1 de agosto realizaram-se reuniões com vista à renegociação do contrato relativo à aquisição da recém denominada “VBMT Guaicurus”, no âmbito do Projeto Guarani do Programa Estratégico de Forças Armado ”.

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“A reunião foi realizada nas instalações do Gabinete de Projetos do Exército (EPEx) com a presença de representantes da Diretoria de Manufatura (DF), do Chefe de Material (ChMat, antigo DMat), do Centro de Abastecimento do Exército (COEx) e Assessoria de Apoio a Assuntos Jurídicos do Estado-Maior do Exército (EME), e teve como objetivo apresentar os dados da proposta de aumento das quantidades a serem adquiridas ”, concluiu em sua nota de 5 de agosto Tecnologia & Defesa.

Sobre o novo VBMT Guaicurus

No âmbito do programa Guarani, para a produção de um 6×6 VCBR, o Exército Brasileiro contemplou a aquisição de um veículo blindado 4×4 para tarefas de reconhecimento. Em 2013, o Estado-Maior do Exército aprovou os estudos para viabilizar o projeto dentro desse segmento, que passou a se chamar Veículo Blindado Multitarefa Leve sobre Rodas ou VBMT-LR.

O conceito geral era de um veículo blindado de rodas 4 × 4 médio, com peso não superior a 8 toneladas, capacidade de carga adicional de 1 tonelada e transporte de 5 soldados. Várias empresas apresentaram suas respectivas propostas, sendo selecionada em abril de 2016 a oferecida pela IVECO Defence Vehicles com seu M65 LMV. No total, o Exército Brasileiro vai adquirir 186 unidades com base no planejamento inicial em diversos lotes.

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O primeiro dos 32 veículos será fabricado na Itália, na fábrica localizada em Bolzano. No entanto, a montagem final e integração do sistema de comando e armamento é realizada no Brasil, na fábrica da IVECO localizada em Sete Lagoas (MG). Os próximos lotes a serem entregues aumentarão a participação de componentes nacionais e produção local.

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Título: Re: Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4 (VBMT-LSR 4x4) (Iveco LMV)
Enviado por: Vitor Santos em Outubro 10, 2023, 03:33:48 pm
Os “Lanceiros do Ponche Verde” recebem seus Guaicurus (IDS LMV)

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Na ultima segunda-feira, dia 2 de outubro, o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC Mec), o “Regimento Lanceiros do Ponche Verde”, aquartelado em São Miguel do Oeste (SC), recebeu cinco viaturas blindadas multitarefa (VBMT) 4X4 Guaicurus equipadas com torres manuais Platt MR550 Bi-Metal.

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A nova viatura é robusta, possui mobilidade comprovada em diversos terrenos, e capacidade de carga próxima de uma tonelada, e equipará os esquadrões de Cavalaria e comando.

Com essa entrega, o Programa Estratégico do Exército (Prg EE) Forças Blindadas provê nova capacidade ao 14º RC Mec, responsável pela defesa, segurança, monitoramento e patrulhamento de uma faixa de fronteira de aproximadamente 300 quilômetros de distância e grande capilaridade terrestre, englobando o extremo oeste catarinense e a região sudoeste do Paraná, e permitindo que suas funções sejam executadas com mais eficácia, contribuindo para que a presença do Estado seja constante na região.

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Com informações e imagens do Escritório de Projetos do Exército
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Título: Re: Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4 (VBMT-LSR 4x4) (Iveco LMV)
Enviado por: Vitor Santos em Novembro 23, 2023, 06:18:43 pm
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Título: Re: Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4x4 (VBMT-LSR 4x4) (Iveco LMV)
Enviado por: Vitor Santos em Março 27, 2024, 12:47:22 pm
Simulador Starmax é utilizado para treinamento nas viaturas LMV (Guaicurus)

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A empresa brasileira Ares Aeroespacial e Defesa, em colaboração com o Exército Brasileiro (EB), conduziu uma instrução especializada para capacitar militares no uso do Sistema de Armas Remotamente Controlado (SARC) REMAX, utilizando o simulador de tiro Starmax , como ferramenta de instrução, em apoio à transformação do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado (18º RC Mec), em Boa Vista (RR), de esquadrão para regimento.

No mês passado, 50 viaturas foram enviadas ao local e farão parte do novo 18º RC Mec que, até 2025, contará com três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares.

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Durante cinco dias, 32 militares participaram deste treinamento, focado na operação do Sistema de Armas REMAX integrado a nova viatura blindada multitarefa – leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4X4 Guaicurus. O treinamento permitiu tanto a certificação de novos atiradores quanto a atualização daqueles que já possuíam experiência com o sistema REMAX integrado às viaturas blindadas de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani.

O objetivo foi garantir que todos os operadores estejam aptos a usar o equipamento de maneira eficaz.

José Renato Pimenta, instrutor e técnico de suporte logístico da Ares, destacou a relevância do treinamento, que incluiu em Boa Vista instrução teórica, prática e de motricidade, utilizando o simulador desenvolvido pela ARES. “O Starmax, como ferramenta de instrução, oferece não apenas eficácia no adestramento das tropas, mas também garante a segurança dos militares, ao minimizar os riscos inerentes à instrução militar, proporcionando um ambiente de aprendizado controlado e simulado, além de gerar economia de recursos necessários para a instrução.” afirmou.

Além da capacitação dos militares, a Ares também oferece suporte, em todo o território nacional, às organizações militares (OMs) que possuem o sistema REMAX, onde quer que estejam localizadas. “O suporte logístico é essencial para garantir a disponibilidade dos equipamentos e o sucesso das operações militares.  Na Ares, estamos comprometidos em fornecer suporte eficiente e confiável para as OMs, assegurando que tenham acesso contínuo aos recursos necessários.”, destaca Pimenta.

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Inovação e eficiência
Disponibilizado em uma maleta portátil, o Starmax hoje está disponível em duas versões: utilizado na viatura ou instalado em um local sem a necessidade de viatura.

Sua integração com o sistema utilizado para o treinamento é realizada através de um módulo conectado diretamente ao sistema de emprego do REMAX.

Uma vez conectado, o módulo do instrutor comandará a inicialização do sistema REMAX, habilitando, desta forma, o ambiente virtual no qual o aluno estará imerso. Esse módulo é o responsável por criar cenários e avaliar, em tempo real, o desempenho do aluno.

A solução modular permite que os treinamentos sejam realizados em ambiente imersivo (dentro da viatura ou em salas de aula) e que novos elementos sejam adicionados à sua configuração.

O Sistema Starmax oferece treinamento de motricidade; treinamento de operações e disparo e treinamento de colimação.

CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DO STARMAX

Maior eficácia no adestramento das tropas;
Capacidade de treinar o atirador ou toda a guarnição da viatura;
Economia de recursos necessários para a instrução (munição/combustível/desgaste de material);
Otimização do tempo investido na instrução;
Software modular e multiplataforma;
Sistema facilmente transportado; e
Diminuição de riscos (acidentes/incidentes) inerentes à instrução militar.

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Fonte: Ares Aeroespacial e Defesa
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