Projecto Embraer KC-390

  • 1429 Respostas
  • 387416 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #30 em: Dezembro 01, 2008, 06:59:31 pm »
Acho este projecto brasileiro muito parecido com...
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5396
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
(sem assunto)
« Responder #31 em: Janeiro 10, 2009, 12:08:16 pm »
O Embraer C-390 tem novo aspecto.  :)


Embraer prepares for launch of new-look C-390 transport

http://www.flightglobal.com/articles/20 ... sport.html
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

pchunter

  • 368
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Janeiro 10, 2009, 02:27:59 pm »
Se chegar as 25 tons acredito que será o substituto do C-130 da FAP caso contrario acho que seria um erro, porque ficávamos com dois aviões de transporte muito limitados C-295 9 Tons e C-390 19 Tons.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #33 em: Janeiro 10, 2009, 05:26:15 pm »
um dia destes estou a ver os japoneses a por um processo em cima da embraer por cópia pirata do seu avião de transporte
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5396
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
(sem assunto)
« Responder #34 em: Fevereiro 18, 2009, 04:46:48 pm »
Embraer pretende assegurar a certificação civil para o C-390.


Citar
DATE: 18/02/09
SOURCE: Flight International

Embraer to seek civil certification for C-390

By Andrew Doyle

Embraer intends to secure civil certification for its proposed C-390 military airlifter in an attempt to sell the aircraft to civil freight operators such as FedEx Express and DHL. The twin-engined, high-wing C-390, which will have a 19t payload, was originally to be based on the Embraer 190 regional jet and use similar powerplants, but the design has been enlarged to meet the requirements of potential air force customers, reducing the level of commonality. Civil approval is planned under US Federal Aviation Administration Part 25 regulations."We know that it will be a headache in the future to get the [civil] certification, but we believe, based on our experience with commercial jets, that it will pay off," Embraer vice-president for the Asian defence market Sergio Bellato Alves said at the Aero India show in Bangalore.

Embraer is "on the verge" of announcing the programme, says Bellato, "as soon as we finish the negotiations with the Brazilian air force". He adds that the launch decision could come "in a matter of weeks". Bellato says: "We believe that now we have, if not the final configuration, at least we are approaching it. We are in negotiations with the Brazilian air force to jump-start this programme. We believe that it will be happening pretty soon." Supplier selections for the C-390 will "probably happen in a few months", he says. "Maybe at the end of this year we can start to talk to possible suppliers."

 :arrow: http://www.flightglobal.com/articles/20 ... c-390.html
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20060
  • Recebeu: 2926 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #35 em: Abril 17, 2009, 05:56:21 pm »
Folheto acerca do C-390 (digitalizado pelo "Skyway" do DB:

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20060
  • Recebeu: 2926 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #36 em: Abril 23, 2009, 12:20:30 pm »
Citação de: "talharim"
COMANDO-GERAL DE TECNOLOGIA
AEROESPACIAL
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO No- 1/2009

No do Processo: 006-08/SDDP. Objeto: Fornecimento de 02 (dois)
protótipos da aeronave de transporte militar e reabastecimento (Aeronave
KC-X), incluindo a prestação de serviços para o gerenciamento
da produção e montagem das aeronaves, entrega da documentação
do projeto, relatórios de desenvolvimento e certificação,
relatórios de vôos de teste e de avaliação operacional e um pacote de
dados de produto. Contratada: EMBRAER S.A.

Autoridade Solicitante:
Maj Brig Ar Dirceu Tondolo Nôro - Pres. da COPAC. Autoridade
Ratificadora: Ten Brig Ar Juniti Saito - Comandante da Aeronáutica.

Justificativa: realizar missões de transporte aéreo para
apoio em calamidades públicas, ajuda humanitária internacional,
transporte de pessoal para ações do governo em regiões carentes e
apoio aos pelotões de fronteira, às reservas indígenas e às localidades
de difícil acesso na região amazônica e reabastecimento em vôo das
atuais e futuras aeronaves de caça do acervo da Força Aérea Brasileira.
Valor: R$ 3.028.104.951,07 (três bilhões vinte e oito milhões
cento e quatro mil novecentos e cinqüenta e um reais e sete centavos).
Amparo legal caput do artigo 25, da Lei 8.666/93.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #37 em: Abril 25, 2009, 08:08:12 pm »
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

HJAB

  • 54
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Abril 25, 2009, 08:20:35 pm »
Boa tarde
Acho muito interestante (a nível operacional, industrial, etc) a possibilidade deste avião poder servir na FAP.
A questão da capacidade máxima de transporte (capacidade de carga) penso que poderá ser levada em conta pela Embraer (talvez com a inserção de plug-ins na fuselagem e motores mais potentes).
 

*

Miguel Silva Machado

  • Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
(sem assunto)
« Responder #39 em: Maio 15, 2009, 03:06:24 pm »
O Director da "Segurança & Defesa" (Brasil) escreve no "Operacional" sobre o KC-390:

http://www.operacional.pt/kc-390-a-nova ... a-embraer/

Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/
 

*

2dmaio

  • 80
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Maio 17, 2009, 12:05:36 am »
Citar
um dia destes estou a ver os japoneses a por um processo em cima da embraer por cópia pirata do seu avião de transporte


Só se for pela cor da pintura, tem muitas diferenças observe com detalhe.


Saudações
 

*

Nukualofa77

  • 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Setembro 01, 2009, 12:06:22 pm »
Desenvolvimento do KC-390

Escrito por Defesa Brasil
Qua, 26 de Agosto de 2009 11:17

Embraer recebe primeira parcela da FAB para projeto do cargueiro KC-390.

O programa da aeronave de transporte militar KC-390, que a Embraer desenvolve para a Força Aérea Brasileira (FAB), ganha reforço em setembro com a liberação da primeira parcela de recursos, no valor de R$ 40 milhões. O secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica, brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, confirmou a informação e disse que o cargueiro já é uma realidade do ponto de vista conceitual.

"Todos os requisitos técnicos foram definidos, assim como os prováveis parceiros de risco no seu desenvolvimento, entre eles Colômbia, Chile, Portugal e África do Sul", afirmou o vice-presidente de Defesa da Embraer, Orlando Ferreira Neto. Atualmente, segundo ele, cerca de 80 engenheiros estão envolvidos no projeto do novo cargueiro, mas a previsão é que até meados de 2010 esse número cresça para 200 e, em 2011, para 400.

A Embraer, de acordo com o executivo, será responsável pelo desenvolvimento da aeronave e gestão dos parceiros estratégicos, fornecedores, projeto e integração da aeronave. O KC-390, pesando 20 toneladas, será o maior e mais complexo avião projetado pela Embraer, para missões de transporte de carga e reabastecimento.

Avaliado em US$ 1,3 bilhão, o KC-390 vai disputar um mercado estimado em 700 aeronaves, num prazo de 10 anos, o que representa um volume de negócios da ordem de US$ 13 bilhões, segundo cálculos da Embraer. Como o projeto será desenvolvido pelo sistema de parcerias estratégicas, haverá compartilhamento de custos e riscos, a criação de laços de longo prazo entre as indústrias, as forças armadas e os governos dos países, além do estabelecer cotas de participação nas vendas dos aviões.

A Embraer acredita que as parcerias vão enriquecer as especificações técnicas do avião e garantir um produto mais adequado para as necessidades do mercado. O processo de negociação e contratação dos parceiros do projeto, segundo Neto, será conduzido pela FAB e auxiliado pela Embraer. "A nossa expectativa é que até o fim de maio de 2010 estejamos com todo o projeto definido do ponto de vista operacional", disse.

Os primeiros trabalhos no projeto foram iniciados em maio. Os recursos previstos para serem liberados em setembro, segundo o executivo da Embraer, cobrem as necessidades deste ano em relação a concepção e definição da configuração da aeronave. "Os próximos meses serão de grandes definições em termos das tecnologias que a aeronave irá incorporar."

Fonte: Valor Econômico

http://www.defesabrasil.com/site/notici ... kc-390.php
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #42 em: Setembro 03, 2009, 09:37:09 am »
Pessoalmente mesmo com menor cpacidade de carga 19T, preferia este avião na nossa Força Aérea do que o C130J, ainda poderiamos fabricar peças para ele em Évora, digo eu. Poderiamos iniciar um estudo sério sobre as reais capacidades do avião e se realmente interessar à FAP fazer uma encomenda firme de 6 unidades.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Nukualofa77

  • 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #43 em: Setembro 08, 2009, 09:52:26 pm »
Nota do MD: Brasil e França anunciam parceria para aquisição de aviões Rafale e KC-390

Escrito por Defesa Brasil  
Seg, 07 de Setembro de 2009 18:28

 Acordos foram fechados durante visita do Presidente Nicolas Sarkozy

Brasil e França anunciam parceria para aquisição mútua dos aviões Rafale (francês) e o KC-390 (brasileiro)

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, anunciaram hoje um novo patamar na cooperação dos dois países na área aeronáutica. A França comunicou sua intenção de contribui para o desenvolvimento do projeto do avião KC-390, um cargueiro a jato que a Embraer está desenvolvendo, com requisitos da Força Aérea Brasileira, para substituir os aviões a hélice, Hércules, fabricados pelos Estados Unidos. A França poderá ainda adquirir dez unidades do novo avião. Já o Brasil, abriu negociações com os franceses para aquisição de 36 aviões de combate Rafale, como parte do projeto FX-2. Segundo o presidente Lula, até o fim da semana poderão ser divulgados mais detalhes das negociações.

O Comunicado Conjunto, informando os avanços nas negociações relativas ao Rafale e ao KC-390, foram a surpresa na declaração dos dois presidentes à Imprensa. Até então, a expectativa era de que fossem formalizados apenas os acordos relativos ao programa da construção do submarino a propulsão nuclear (com construção intermediária de quatro convencionais) e a construção de 50 helicópteros de transporte franceses EC-725, em Itajubá.

“É a consolidação de uma parceria estratégia de dois povos que tem muita coisa em comum”, disse o presidente Lula. Segundo ele, a parceria não é apenas comercial. “Nós queremos pensar juntos, criar juntos, construir juntos e, se possível, vender juntos”, afirmou.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que conduziu negociações com os franceses até a madrugada desta segunda-feira, disse que não é possível avançar nenhum detalhe no atual estágio das conversas. Veja abaixo a mensagem divulgada pela assessoria da Presidência da República.

Comunicado Conjunto

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente Sarkozy decidiram fazer do Brasil e da França parceiros estratégicos também no domínio aeronáutico, onde ambos os países possuem vantagens importantes e complementares.

Neste contexto, o Presidente francês comunicou ao Presidente brasileiro a intenção da França de adquirir uma dezena de unidades da futura aeronave de transporte militar KC-390, e manifestou a disposição dos industriais franceses de contribuir para o desenvolvimento do programa desta aeronave.

Por seu lado, levando em contra a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate.”

Fonte: Ministério da Defesa

http://www.defesabrasil.com/site/notici ... kc-390.php
 

*

pchunter

  • 368
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +2/-0
Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #44 em: Dezembro 16, 2009, 11:29:58 pm »
Aqui vai mais uma curiosidade do projecto da Embraer.



Citar
Isso o Hercules não faz

Devido à idade do projeto original do C-130, o mesmo possui restrições volumétricas. Um dos exemplos típicos é o transporte de um veículo blindado como o Patria AMV (na imagem acima na versão 8×8). A Polônia até pensou em desenvolver uma versão mais compacta do Patria para aerotransporte pelo Hercules, mas acabou desistindo.
O Hercules também apresenta restrições para transportar o MOWAG Piranha 8×8. Para que ele caiba dentro do compartimento de carga, existe a necessidade de se retirar a torreta, as antenas, e os lançadores de granas.
O KC-390, projeto que evoluiu a partir do C-390 mostrado na imagem acima, está sendo desenvolvido para não ter essas restrições.

Fonte: http://www.aereo.jor.br/2009/12/16/isso-o-hercules-nao-faz/