SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)

  • 277 Respostas
  • 41730 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #30 em: Agosto 06, 2019, 08:34:29 pm »
https://www.aereo.jor.br/2019/08/05/video-webserie-gripen-sempre-a-frente/?fbclid=IwAR2sEZc5KhwRd9YJZR7_vjBcRJ_HwSa7UMeRHE45uIkfYjTmggiocF5uA7w

Parece um slogan de uma campanha eleitoral: "Sempre à frente" e... "jamais atrás"...  :mrgreen: :mrgreen:

Citar
A Saab entende que o futuro do combate aéreo será definido pela tecnologia. Sabe como o Gripen lida com as transformações para estar sempre à frente? A websérie de cinco capítulos “Gripen – Sempre à frente” apresenta como o caça se mantém tecnologicamente avançado e algumas das características que fazem dele o caça inteligente.

No campo de batalha moderno, os caças têm que atuar em ambientes de alta ameaça, como o espaço aéreo disputado, e lidar com sistemas de defesa aérea integrados (caças e sistemas de mísseis antiaéreos inimigos).

O Gripen E/F carrega uma variedade de medidas ativas e passivas para interromper os esforços inimigos e proteger a si mesmo e outras unidades amigas. Seu avançado sistema de guerra eletrônica, semelhante a um escudo eletrônico, permite interromper a capacidade do inimigo de funcionar de forma eficaz.

Isso pode ser usado para ajudar na destruição de alvos inimigos ou simplesmente para reduzir o entendimento e a capacidade de reação do inimigo. Tudo isso garantindo o sucesso da missão, usando as mais recentes armas e contramedidas.

A suíte de guerra eletrônica Arexis
O Gripen E/F reduz sua probabilidade de ser detectado confiando em seus sensores passivos ou através de interferência ativa.

O novo Gripen possui uma nova arquitetura eletrônica (Net Centric Warfare – NCW) considerada dez vezes mais rápida que seus concorrentes.

O novo sistema central PPLI (Participant Precise Location and Identification) conecta todos os sensores internos e externos (Radar AESA Raven, IRST, EW e pod ATFLIR) e oferece as melhores respostas às ameaças.

Seu sistema de Guerra Eletrônica (EW) aprimorado, conhecido como MFS-EW (Multi Functional System), é baseado na família de produtos EW chamada Arexis. A Arexis emprega tecnologia digital de banda larga desenvolvida especificamente para robustez no complexo ambiente de sinais da atualidade.

As principais tecnologias da Arexis são receptores digitais de banda ultralarga e dispositivos de memória de frequência de rádio digital (DRFM – Digital Radio Frequency Memory), transmissores de jammer de varredura eletrônica ativa (AESA) de estado sólido de nitreto de gálio (GaN) e sistemas de detecção de direção interferométrica.

A DRFM funciona capturando digitalmente a assinatura da ameaça guiada por radar e, em seguida, emitindo um sinal de interferência para confundir o míssil atacante, geralmente dando-lhe um “alvo falso”.

A proteção eletrônica é fornecida na faixa de frequência que varia de 0,5 GHz até 40 GHz.

O MFS-EW é feito para lidar com o ambiente de sinais de hoje e no futuro usando receptores digitais de banda ultralarga, processamento de sinal avançado e capacidade de processamento extensiva que pode distinguir os sinais de ameaças reais de outras.

O MFS EW é totalmente integrado a outros sistemas táticos de missão a bordo da aeronave, e também há fusão de sensores em várias camadas da aeronave, combinando todos os sensores táticos no Gripen E, como o radar AESA, sensores eletro ópticos, IRST e também link de dados.

Essas fontes e sensores são integrados em um sistema de alto nível de fusão de sensores e consciência situacional para que o piloto realize a missão com eficácia.

O Gripen E/F é o único caça que rapidamente se adapta aos desdobramentos e permanece relevante ao longo do tempo. Equipado com uma arquitetura aviônica inteligente, os algoritmos antigos podem ser substituídos por novos sem reduzir a alta disponibilidade da aeronave.

A arquitetura também é a base para fazer atualizações rápidas de hardware e armas, com um alto grau de alteração para cada nação cliente.




Cumprimentos  :-P ;)
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #31 em: Agosto 19, 2019, 01:08:55 pm »
Imagens do primeiro caça Gripen da FAB


Citar
O primeiro caça Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) apareceu no programa Fantástico da Rede Globo de hoje, 18/08.

Na chamada do programa, o repórter informa que o avião está pronto, aguardando o primeiro voo.

Nas imagens aparece a matrícula do avião 4100 e a pintura é igual a dos aviões suecos.

O primeiro caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira, caça multimissão desenvolvido em uma parceria entre Suécia e Brasil, será uma aeronave instrumentada (FTI – Flight Test Instrumentation) que vai fazer parte do programa de testes e deverá voar em breve.

As entregas efetivas das aeronaves operacionais para a FAB se iniciam a partir de 2021 e serão operadas por unidades aéreas a partir da Ala 2, em Anápolis (GO).

Os pilotos brasileiros efetuarão o treinamento na Suécia a partir de 2020. As 36 aeronaves serão produzidas de três formas: na Suécia pela Saab; iniciada na Suécia e terminada no Brasil; e no Brasil, pela Embraer.

No total, cerca de 350 profissionais brasileiros participarão dos projetos de transferência de tecnologia por meio de treinamentos na Suécia. Até o momento, 165 engenheiros brasileiros já regressaram e a maior parte deles trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), localizado na Embraer Defesa, em Gavião Peixoto (SP), inaugurado em 2016.

FONTE: https://www.aereo.jor.br/2019/08/18/primeiro-caca-gripen-da-fab-no-fantastico/

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #32 em: Agosto 19, 2019, 01:35:20 pm »
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #33 em: Agosto 20, 2019, 07:50:40 pm »
O que falta aqui:


 :mrgreen: :mrgreen:
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #34 em: Agosto 20, 2019, 08:51:54 pm »
O que falta aqui:


 :mrgreen: :mrgreen:
Isso é em Kit. O modelista ainda não chegou a essa peça...  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #35 em: Agosto 20, 2019, 10:17:22 pm »
Os primos são como os tugas: nada de mariquices que metam infravermelhos.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos, Red Baron

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #36 em: Agosto 23, 2019, 01:53:32 pm »
Como será a pintura do primeiro caça Gripen da FAB?


Citar
No domingo passado o programa Fantástico da Rede Globo de Televisão exibiu uma reportagem com imagens do primeiro caça Saab Gripen E da Força Aérea Brasileira, que está quase pronto e prestes a voar na Suécia.

A equipe de TV não teve autorização para filmar a parte traseira do caça, talvez para não revelar parte da pintura que está sendo aplicada na aeronave.

Analisando as imagens com mais calma, a equipe do Poder Aéreo percebeu que a pintura do nariz da aeronave segue o padrão sueco, mas a parte posterior do caça deverá trazer um esquema de cor diferente, provavelmente pixelizado.


A pista foi dada por essa imagem acima, que mostra os elevons (flaps) do Gripen E com uma pintura pixelizada em três tons de cinza.

O bordo de ataque do canard também parece mostrar o mesmo padrão na parte superior.


Uma possibilidade é que a pintura na parte traseira, parte superior das asas e canards seja semelhante à do mock-up do Gripen NG da FAB, com uma trasição suave em direção à pintura cinza do padrão sueco no nariz do avião.

Na imagem abaixo, é possível ver também a bandeira do Brasil na cauda da aeronave.


As pistas levam a crer que pintura do primeiro Gripen E da FAB terá um padrão comemorativo especial, diferente do esquema dos Gripen E destinados à Força Aérea Sueca.

A apresentação do primeiro Gripen brasileiro nos próximos dias confirmará ou não nossa tese.

FONTE:  https://www.aereo.jor.br/2019/08/23/como-sera-a-pintura-do-primeiro-caca-gripen-da-fab/
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #37 em: Agosto 23, 2019, 06:53:53 pm »
Está a ficar um belo caça, mas realmente agora fiquei intrigado em relação ao IRST.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Victor Fukushima

  • Membro
  • *
  • 30
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +6/-252
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #38 em: Agosto 24, 2019, 04:32:11 am »
Esse avião da foto já voou lá na Suécia.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #39 em: Agosto 24, 2019, 04:39:54 am »
Esse avião da foto já voou lá na Suécia.

esse avião da foto é um Gripen B
 

*

Victor Fukushima

  • Membro
  • *
  • 30
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +6/-252
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #40 em: Agosto 24, 2019, 03:34:30 pm »
Esse avião da foto já voou lá na Suécia.

esse avião da foto é um Gripen B

Não, é um F-39E.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #41 em: Agosto 24, 2019, 06:55:28 pm »
Esse avião da foto já voou lá na Suécia.

https://www.aereo.jor.br/2019/08/23/como-sera-a-pintura-do-primeiro-caca-gripen-da-fab/

Citar
No domingo passado o programa Fantástico da Rede Globo de Televisão exibiu uma reportagem com imagens do primeiro caça Saab Gripen E da Força Aérea Brasileira, que está quase pronto e prestes a voar na Suécia.

A equipe de TV não teve autorização para filmar a parte traseira do caça, talvez para não revelar parte da pintura que está sendo aplicada na aeronave.

Analisando as imagens com mais calma, a equipe do Poder Aéreo percebeu que a pintura do nariz da aeronave segue o padrão sueco, mas a parte posterior do caça deverá trazer um esquema de cor diferente, provavelmente pixelizado.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #42 em: Agosto 26, 2019, 06:51:01 pm »
Primeiro Gripen E brasileiro completa seu primeiro voo


Citar
A Saab completou hoje um bem-sucedido primeiro voo com o primeiro caça Gripen E Brasileiro. Às 14h41 (horário de Linköping; 9h41, horário de Brasília), em 26 de agosto, o Gripen E, designado 39-6001, decolou em seu voo inaugural, conduzido pelo piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg. A aeronave operou a partir do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia.

A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi verificar que o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas.

“Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”, disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.

Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido e será utilizado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo. A principal diferença em comparação com as aeronaves de teste anteriores é que o 39-6001 dispõe de um cockpit com layout totalmente novo, com a tela panorâmica, chamada Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (sHDD) e um novo Head Up Display (HUD). Outra relevante diferença é um moderno sistema de controle de voo (do inglês flight control system – FCS) com atualizadas leis de controle para o Gripen E. Ele também inclui pequenas modificações no hardware e no software.

“Como piloto, foi uma grande honra voar o primeiro Gripen E Brasileiro, pois eu sei o quanto isso representa para a Força Aérea Brasileira e todos da Saab e de nossos parceiros brasileiros. O voo foi tranquilo e a aeronave se comportou exatamente como vimos nas bancadas de testes e nos simuladores. Esta também foi a primeira vez que voamos com o Wide Area Display no cockpit e estou feliz em dizer que minhas expectativas foram atendidas”, disse o piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.

A aeronave 39-6001 irá se juntar ao programa de testes comum para futura expansão de envelope, assim como ensaio dos sistemas táticos e sensores.

Na Força Aérea Brasileira, a aeronave será designada como F-39 e terá a matrícula 4100.

FONTE: https://www.aereo.jor.br/2019/08/26/primeiro-gripen-e-brasileiro-completa-seu-primeiro-voo/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MATRA

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #43 em: Agosto 26, 2019, 06:51:49 pm »
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1148
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #44 em: Agosto 26, 2019, 06:55:29 pm »
Parabéns Vitor e claro à FAB pelo  vosso primeiro exemplar deste excelente caça.  :)

Uma decoração muito interessante também.

« Última modificação: Agosto 26, 2019, 06:56:17 pm por MATRA »
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos