Corpo Segurança Pessoal da PSP

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springo

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(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 16, 2007, 10:47:03 pm »
Citação de: "Ricardo"

Caso não saibam, os Magistrados podem solicitar protecção policial quando qual se justifica e salvo erro é esta a unidade destacada.


...Salvo erro não....é mesmo!!!!  é a unica Unidade com competência  nesta matéria!!!
 

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Mar Verde

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« Responder #16 em: Maio 18, 2007, 02:14:33 pm »
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2007-05-18 - 13:00:00

Sócrates viajou de avião
Comitiva sofre acidente

José Sócrates escapou a um acidente

A comitiva oficial do primeiro-ministro sofreu um grave acidente de viação no dia 21 de Abril, quando foi apedrejada ao regressar da cerimónia de lançamento da primeira pedra da três novas fábricas da Ikea em Paços de Ferreira. Segundo apurou o Correio da Manhã, o facto foi cuidadosamente ocultado da opinião pública e só não resultou em tragédia por uma feliz conjugação de factores.

   
   
Em primeiro lugar, a maioria dos governantes optou por regressar a Lisboa de avião (entre eles o primeiro-ministro), em segundo, a perícia dos condutores das viaturas oficiais (todos elementos experientes do corpo de segurança pessoal da Polícia de Segurança Pública) evitou a existência de danos pessoais de maior gravidade.

O gabinete do primeiro-ministro confirmou o acidente, mas adiantou que não foram apenas as viaturas oficiais que foram atingidas. Mais de vinte carros terão sofrido apedrejamentos de um viaduto localizado na zona de Albergaria, entre a meia-noite e a uma de dia 21 de Abril. Foram alertadas as autoridades policiais e feita queixa à concessionária Brisa.

“Tratou-se de um acidente que não visou directamente a comitiva do primeiro-ministro”, adiantaram fontes oficiais, que acrescentaram que José Sócrates viajou para o Porto e regressou a Lisboa de avião.

Menos sorte tiveram as cinco viaturas envolvidas no acidente. Enquanto o Volkswagen Phaeton de José Sócrates ziguezagueou por entre os obstáculos da estrada, evitando danos de maior, os BMW da segurança não conseguiram evitar a colisão com várias pedras que obstruíam parcialmente as faixas de rodagem.

Tudo se passou ao quilómetro 247 da auto-estrada Lisboa-Porto, em Albergaria. A comitiva, composta por cinco viaturas, regressava em alta velocidade a Lisboa, ao anoitecer, depois de ter transportado o ministro da Economia, Manuel Pinho, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, e o secretário de Estado da Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, que se deslocaram ao norte para a cerimónia do lançamento da primeira pedra das fábricas da Ikea.

CARROS DO ESTADO SEM SEGURO

As viaturas do Estado estão isentas de seguro de responsabilidade civil automóvel. A justificação é a de que o Estado responde directamente como pessoa colectiva por qualquer acidente que ocorra com viaturas ao seu serviço.

O enquadramento legal (Decreto-lei 522/85 de 31 de Dezembro) refere que estão isentos da obrigação de segurar “o Estado Português, sem prejuízo da sujeição à obrigação de segurar dos departamentos e serviços oficiais, se e na medida em que tal for decidido por despacho do ministro respectivo”.

Este enquadramento foi reiterado pelo Decreto-lei 81/87, que acrescentou a obrigatoriedade de o Estado fazer prova da isenção do seguro através de um certificado emitido pelo ministério respectivo ou pelas secretarias regionais competentes.

OUTROS CASOS

A29 - OVAR

No dia 27 de Março do ano passado, José Luís Santos foi atingido no peito por uma pedra lançada de um viaduto, que lhe estilhaçou o vidro do carro, quando este seguia pela A29.

A11 - BRAGA

Agostinho Mendes foi vítima de apedrejamento na A11 (Esposende-Braga) no dia 15 de Outubro de 2006. Um calhau atirado de um viaduto por desconhecidos golpeou-lhe a testa.

EN9 - CASCAIS

Em Agosto de 2005 vários veículos foram apedrejados - entre eles uma viatura da BT - na EN9 (liga Sintra a Cascais) e no troço entre o Autódromo do Estoril e o Bairro da Cruz Vermelha.

A1 - SANTARÉM

Duas carrinhas ligeiras, uma Audi 4 e uma Peugeot, foram apedrejadas no dia 26 de Agosto de 2003, na A1, entre Santarém e Alcanena, a partir de uma passagem superior.

CURSO DE SEGURANÇA ALTERADO

A PSP, em colaboração com as Forças Armadas, reformulou o curso de Segurança Pessoal. Os trinta polícias que na semana passada terminaram o 32.º curso de Segurança Pessoal estão treinados para a condução perigosa, como conduzir em coluna e em manobras de evasão – enquanto nos cursos anteriores só alguns elementos eram submetidos a essa formação.

A PSP investiu ainda na segurança aeroportuária e na segurança em voo e introduziu alguns instrumentos não letais, de forma a se recorrer a armas de fogo só em último caso. Actualmente há cerca de 280 elementos ao serviço do CSP: são responsáveis pela segurança pessoal dos membros dos órgãos de soberania e corpo diplomático e de testemunhas no âmbito processual penal.

OBRAS NÃO EVITAM PAGAMENTO DE PORTAGEM

A maioria socialista aprovou ontem o diploma que estabelece a garantia dos direitos dos utentes durante a realização de obras nas auto-estradas, embora não consagre o não pagamento de portagens quando há obras na via.

O processo legislativo para alterar as regras de concessão rodoviária iniciou-se com a entrega, pelo PCP e pelo BE, de projectos para que os utentes das auto-estradas não paguem portagem nos troços cuja circulação está prejudicada por haver obras.

Contudo, o texto conjunto que foi ontem aprovado em votação final global e que recebeu a contribuição de todos os partidos prevê mecanismos que permitem que mesmo com obras a decorrer os utentes continuem a pagar portagem.

Uma situação que levou a protestos de todas as bancadas da oposição, com o deputado do PCP Bruno Dias a considerar “inaceitável” que sejam cobradas portagens em troços de auto-estrada que “verdadeiramente não o são”.

Segundo o Decreto-lei 294/97, de 24 de Outubro, que aprovou o contrato de concessão entre o Estado e a Brisa (a principal concessionária de auto-estradas em Portugal), existe a obrigatoriedade de realizar obras, nomeadamente, de alargamento, quando o tráfego médio diário atinge os seguintes níveis; 35 mil veículos (obriga a um alargamento de duas para três vias), ou 60 mil veículos (o que implica o alargamento de duas para quatro vias). Esta imposição é utilizada pelas concessionárias para defenderem que não necessitam de reduzir o preço das portagens.

O PS quer obrigar as concessionárias a garantir “níveis mínimos de conforto e segurança”, através da observação de uma série de condições mínimas de funcionamento; obrigação de ter sempre duas faixas de rodagem, garantir que a velocidade máxima não desça abaixo dos 80 quilómetros por hora, que as obras não se estendam por mais de dez quilómetros entre duas saídas e que a redução para uma faixa (em caso de necessidade absoluta) só possa acontecer entre as 21h00 e as 07h00. São critérios cumulativos que obrigam todas as empresas.

5500 MILHÕES DE EUROS

A banca investiu 5500 milhões de euros entre 1998 e 2005 em concessões rodoviárias.

VIADUTO DE ALBERGARIA

Foi deste viaduto que foram lançadas as pedras que atingiram os carros da comitiva de Sócrates.

MULTAS AOS INCUMPRIDORES

A proposta consagra multas para as empresas que não cumprirem as exigências mínimas.


http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... al=181&p=0
 

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Ricardo

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« Responder #17 em: Maio 21, 2007, 10:44:08 am »
Citação de: "Trafaria"
Há também muito material que lá vai parar por nos tribunais ser dado como perdido a favor do estado.


Sabe umas coisas!!!

Exemplo disso é carros de grande cilindrade e armas de calibre militar.
 

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brunodomingues

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Provas de acesso ao CSP
« Responder #18 em: Setembro 26, 2007, 09:02:45 pm »
Boas, algum dos utilizadores me pode informar que tipo de provas de acesso (físicos e outras) se tem de superar para ingressar no CSP? Se existem condições especiais de selecção entre os agentes e outras informações úteis para quem está interessado em concorrer a este Corpo de Policia
Cumprimentos
 

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Trafaria

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« Responder #19 em: Setembro 28, 2007, 04:00:16 pm »
As unidades especiais da PSP estão a ser reformadas e é pois muito natural que o recrutamento seja de alguma forma afectado. O essencial deverá no entanto manter-se.

Para concorrer ao CSP têm sido condições prévias essenciais:
ter dois anos de PSP e ser bilingue.
Sem estas nem vale a pena pensar em "meter o papel".
::..Trafaria..::
 

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PEDRO GALVÃO

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Stuntman
« Responder #20 em: Junho 28, 2008, 10:57:46 pm »
Stuntman

Cuidado com os filmes...
Carpe Diem
 

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luis89

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« Responder #21 em: Julho 07, 2008, 11:39:30 pm »
nada mal esse filme, da pa ver a acção do corpo de defesa pessoal, e deu pa ver que treinam bem  :D
Airsofter uma vez, airsofter para sempre

  SPEC OPS AIRSOFT
"Sempre fiel ao airsoft"
 

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nosso cabo

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Re: CSP
« Responder #22 em: Julho 18, 2008, 05:19:10 pm »
Citação de: "bodyguard-madeira"
No entanto, realço que existem para aí uns "gajos" que gostam de brincar dentro dos quarteis à segurança pessoal.


Já faltou mais para brincarem fora dos quartéis : http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000010

Quem tem medo do lobo mau????? LOL!!!LOL!!!LOL!!!LOL!!!
PERGUNTAI AO INIMIGO QUEM SOMOS
 

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BlackHawk

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CSP
« Responder #23 em: Julho 23, 2008, 10:37:40 pm »
Com o devido respeito que os profissionais de polícia que compõem o CSP merecem, acho exagerado o título de "Força de Elite".
Certamente serão "do melhor" que existe em Portugal no que toca a "oferecer" protecção às mais prestigiadas individualidades.... mas:

1) São uma força que depende directamente da DN/ PSP, logo têm "competências exclusivas";

2) É injusto dizer que são os melhores, quando ñ é dada oportunidade aos privados, para efectivamente mostrarem o k valem...

3) Eu na minha actividade profissional, tive já a oportunidade de "trabalhar em conjunto" com a referida "força", e socorrendo-me eu da minha experiência na área (que foi adquirida no estrangeiro), acrescento que o CSP apenas tem valências, para dar resposta às "ameaças" que este nosso país "oferece"... certamente alguém me irá responder, que o CSP tmb opera no estrangeiro.... talvez...
Depois de se viver e trabalhar 6 anos em Telaviv... é quase anedótico aquilo k já vi ser feito.  Abraço
Tiro, Krav Maga, Criminalística
 

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Trafaria

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« Responder #24 em: Julho 23, 2008, 11:38:26 pm »
Citar
É injusto dizer que são os melhores, quando ñ é dada oportunidade aos privados, para efectivamente mostrarem o k valem...

É dificil de comparar, diria impossivel...
Os privados nao estão à altura (nem podem estar) de oferecer o que o estado (neste caso por intermédio da PSP) providencia em termos de protecção de altas entidades e comitivas.

Nunca podemos comparar as Obras Primas dos Mestres com as Primas dos Mestres de Obras. Por muito louváveis que ambas sejam... por muito boa vontade que exista a comparação não é possivel.
::..Trafaria..::
 

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Trafaria

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« Responder #25 em: Julho 23, 2008, 11:52:59 pm »
Confesso nao ter percebido a amplitude do que pretende dizer quando se refere à actuação no estrangeiro. Parece-me antes que você nao saberá bem quais as atribuições dessa força!

O CSP tem pessoal lá fora, a segurança do presidente da Comissão Europeia é da sua responsabilidade.
Sempre que o PR ou PM (e outros) se deslocam ao estrangeiro levam alguns membros da sua segurança (do CSP)... o dispositivo varia muito em função do pais que visitam.

A missão desse corpo - genericamente - é proteger as nossas entidades oficiais sobre as quais exista qualquer tipo de ameaça e/ou a sua importância o recomende;
Garantir a segurança das altas entidades oficiais que nos visitam (ou colaborar/facilitar os serviços de segurança próprios dessas entidades);
Grantir a protecção de outras entidades quando os tribunais o determinam (testemunhas, por exemplo).
::..Trafaria..::
 

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zeNice

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« Responder #26 em: Julho 24, 2008, 02:46:44 pm »
Bem, até arrepia :D
 

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nosso cabo

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Re: CSP
« Responder #27 em: Julho 26, 2008, 05:54:24 pm »
Citação de: "BlackHawk"
Depois de se viver e trabalhar 6 anos em Telaviv... é quase anedótico aquilo k já vi ser feito.  Abraço

 Por acaso sabe se é verdade que militares da GNR, foram (ou vão), tirar cursos de segurança pessoal a Israel? Foi (é) no Shin Bet (ou Shabak)?
  Mas não diga a ninguém, pois apenas se destina a brincar dentro dos quartéis.
PERGUNTAI AO INIMIGO QUEM SOMOS
 

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BlackHawk

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GNR em Israel??? Lol
« Responder #28 em: Julho 28, 2008, 08:49:08 am »
Acredito piamente que os militares da GNR tenham ido para Israel... alegadamente para "tirar" o curso  "Aftarrat Ishim" dado pela "Korpus"... só tenho dúvidas que algum dos militares consiga sobreviver à 1ª semana de treino.

Se fosse um curso de "levantamento" de copo, ou de "lancamento de vómito"... aí sim seriam os melhores...

A menos que lá esteja algum dos "bravos" do CSP... lol

Abraço
Tiro, Krav Maga, Criminalística
 

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Cabecinhas

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« Responder #29 em: Julho 28, 2008, 02:39:46 pm »
Código: [Seleccione]
Acredito piamente que os militares da GNR tenham ido para Israel... alegadamente para "tirar" o curso "Aftarrat Ishim" dado pela "Korpus"... só tenho dúvidas que algum dos militares consiga sobreviver à 1ª semana de treino.


Peço desculpa se os nossos humildes defensores da ordem pública deste jardim à beira mar plantado não sejam o super-homem...
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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