Programa de substituição do C-130

  • 2520 Respostas
  • 547149 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1080 em: Janeiro 18, 2019, 11:46:01 pm »
Voltando ao assunto na ordem do dia: se a Alemanha vai pagar cerca de 970M€ por um pacote que inclui 3 C-130J-30 + 3 KC-130J equipados com um sistema completo de autoprotecção, equipamentos de vária ordem mais sobressalentes, motores, suporte técnico e logístico, treino e formação de tripulações de voo e de terra e contrato de manutenção por 3 anos (até os germânicos, em conjunto com os franceses terem capacidade eles próprios de tratarem da manutenção das aeronaves ou fazê-lo algures na Europa), não era melhor a FAP despachar já este assunto de uma vez por todas?

Tomando em linha de conta o que afirmou ontem o CEMFA, a Embraer começou por pedir 950M€ (830 + 120) pelo pacote de 5 aparelhos equipados com sistema completo de autoprotecção, treino e simulador; agora terá baixado para os 927M€, 100 milhões a mais do que o Estado havia alocado ao programa. Mesmo se comprarmos as 5 aeronaves comprando a suite de autoprotecção directamente ao fabricante e contractualizarmos a aquisição e manutenção dos motores V2500 à sua fabricante, a IAE, o preço ainda fica nos 877M€, 50M€ acima do previsto, de acordo com as afirmações do CEMFA.

Então se para a Alemanha um preço similar contempla um pacote completo com seis aeronaves e tudo o que para elas é necessário e está associado (inclusivé o equipamento para os reabastecedores), para nós não dá porquê? Se o preço base do C-130J em Dezembro de 2018 estava entre os 60 e 70M€, a que preço unitário estará agora um KC-390?

Pelo que sei cada KC-390 teria um custo unitario por volta dos 80/90 ME se nos querem vender ele ao preço do C-2 japones não tem sentido algum.
Para mim esse C-10 J - 30 chegaria para nossas necessidades imediatas umas 4 unidades depois se faltase algo veriamos com a LM algo mais potente,Se temos a manutenão dessa aeronave com provas mais que dadas para quê inventar,temos recursos muito escassos para andar a dar tiros no desconhecido.

Andamos a inventar é o que é, e é o que dá, quando se mete a politica ao barulho nestas andanças!!
O caminho mais lógico e BARATO a seguir é, concerteza comprar o C130J, por todas as razões já aqui referidas, MNT, tripulações, articulação com as FA dos países NATO, etc, etc !!!

Mas também, como dizes e bem, e eu também assim penso, quatro aeronaves numa primeira fase seriam suficientes para as nossas necessidades, e, depois, caso fosse necessário maior capacidade de transporte, até se ponderaria uma quinta e/ou até sexta aeronave ou mesmo adquirir outro modelo de maiores dimensões, mas isto sou eu que nada percebo a pensar alto.

Já se pensou nisso em 2004, em comprar 6 C-130J, no entanto passaram 15 anos e nada ... Os atuais estão velhos e a precisar de ser modernizados, e não temos encomenda de substituto.

O plano de 2001 era o A-400M + C-295, o que me pareceu ajustado, na altura.

Agora tendo comprado o C-295M, o lógico seria comprar 3 a 4 A-400M, ou em alternativa, outra hipótese seria 2 A-400M e modernizar os 4 C-130H para o padrão "J", juntamente com os P-3C por exemplo.

Mas em desespero de causa que venham 3 C-130J e 3 C-130J-30 que já era muito bom !
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1081 em: Janeiro 21, 2019, 04:27:34 pm »
Olha se não fossem os nossos IRMÃOS DE ALÉM MAR, fonix nem quero pensar qual seria o preço dos 390 !!!

Vou ser de novo politicamente incorrecto, mas que se dane: depois do que já li e ouvi só hoje vindo do outro lado do Atlântico de certos ignorantes ressabiados, irmãos desses não se querem para nada.  ::)

CJ estamos os dois no mesmo barco, por estas bandas da aviação estamos a ser entalados diariamente com os " amigos " de além mar.
A TAP já anda há largos anos a dar muitos milhões a esses senhores sem nada em troca.
Veja-se o negócio da empresa de MNT no Brasil, mas que bom negócio para eles e nós sem necessidade nenhuma de enterrar dinheiro naquela amostra de empresa de MNT quando por cá tínhamos e ainda vamos tendo dos melhores técnicos que vai havendo nesta área.
O Aeroporto de Beja não poderia ser utilizado como base de MNT da TAP, em especial para as MNT 3º escalão, podendo assim libertar espaço em LIS ???
A base da TAP não é, ainda, em Portugal ???
Veja-se quem por cá tem estado desde 2000, dezanove anos, á frente da TAP, porquê????
Não temos nenhum Português  habilitado a presidir a TAP ???
E ainda os políticos falam em proteger e defender as empresas estratégicas para o País, ora porra !!

Abraços

Não precisamos ir muto longe alguém se lembra da CIMPOR que estava entre as 10 maiores cimenteiras do Mundo,pois bem os brasileiros tomaram posse e a CIMPOR  hpje quase nem existe e há oitos casos infleizmente.

Agora a Cimpor pertence aos Turcos, os gestores brasileiros são muito bons, tipo os portugueses, aonde metem a mão normalmente dá merddddddd…….
Link: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/oyak-efetiva-aquisicao-da-cimpor-400162

Compartilham o mesmo DNA.
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1082 em: Janeiro 21, 2019, 04:29:10 pm »
Olha se não fossem os nossos IRMÃOS DE ALÉM MAR, fonix nem quero pensar qual seria o preço dos 390 !!!

Vou ser de novo politicamente incorrecto, mas que se dane: depois do que já li e ouvi só hoje vindo do outro lado do Atlântico de certos ignorantes ressabiados, irmãos desses não se querem para nada.  ::)

Não são seus irmãos, mas sim seus primos. Irmãos de vocês são os espanhóis (os ingleses a "madrasta" e a Alemanha a "madrinha"). 
« Última modificação: Janeiro 21, 2019, 04:35:56 pm por Vitor Santos »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1083 em: Janeiro 21, 2019, 04:33:51 pm »
Não se desesperem. Os 390 já vão vir com as cores da FAP. Tudo é questão de ajuste e negociação. A FAP quer o jato e a Embraer/FAB quer vendê-los a um cliente estrangeiro, especialmente europeu e NATO. Há sinergia de interesses, portanto, tudo é questão de ajuste e boa vontade.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3523 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1084 em: Janeiro 21, 2019, 05:24:49 pm »
Olha se não fossem os nossos IRMÃOS DE ALÉM MAR, fonix nem quero pensar qual seria o preço dos 390 !!!

Vou ser de novo politicamente incorrecto, mas que se dane: depois do que já li e ouvi só hoje vindo do outro lado do Atlântico de certos ignorantes ressabiados, irmãos desses não se querem para nada.  ::)

Não são seus irmãos, mas sim seus primos. Irmãos de vocês são os espanhóis (os ingleses a "madrasta" e a Alemanha a "madrinha"). 

Caro Vítor, não são meus irmãos, nem nunca serão. Quanto muito os brasileiros podiam ser filhos dos portugueses, e muitos são-no a acrescentar ao ADN luso que é possível encontrar dentro de uma boa maioria. Não são meus irmãos quando insultam, ofendem gratuitamente, usam de forma vexatória e caluniosa estereótipos que infelizmente (verdade seja dita) os nossos emigrantes deles são "culpados" como o "Manuel da Padaria", o "ora pois", as mulheres de bigode, etc, estão constantemente a fazer pouco de Portugal e dos portugueses, e quando o nosso Estado, de forma legítima, interroga o fabricante que selou o acordo por um preço inicial e depois o aumenta de forma drástica e abrupta e se mostra inflexível ao ponto de se pensar em abandoná-lo, nós é que somos achincalhados?

Eu quis referir-me aos 6/7 sites e blogs brasileiros onde vi a notícia partilhada e o teor de cerca de 95% dos comentários. Tanto eu como o Vítor sabemos que as caixas de comentários são terreno fértil para o que de mais podre pode vir ao cimo, porém enquanto português não me agrada ser insultado por algo do qual o meu Estado não tem culpa ou ter o desprazer de ler que, se não tivermos dinheiro para o KC-390 até o podíamos pagar em bacalhau, por exemplo. E poucos foram os seus compatriotas que expuseram claramente o que aqui se passa enquanto a tal maioria preferiu o achincalho e o insulto gratuito. E desses irmãos do que se quer é distância.

Quanto à Inglaterra ser "madrasta" e a Alemanha "madrinha" só duas considerações: primeiro, da Inglaterra somos os mais velhos aliados militares, aliás, é a mais antiga aliança militar em vigor em todo o mundo. Da Alemanha temos o que todos sabem, no entanto caro Vítor talvez fosse melhor olhar para o seu próprio umbigo pois a elite branca europeia minoritária e originária do sul do Brasil é em boa parte toda ela de origem germânica, e como tal se calhar é do Brasil que a Alemanha é "madrinha" e não o inverso.  ;)


Não se desesperem. Os 390 já vão vir com as cores da FAP. Tudo é questão de ajuste e negociação. A FAP quer o jato e a Embraer/FAB quer vendê-los a um cliente estrangeiro, especialmente europeu e NATO. Há sinergia de interesses, portanto, tudo é questão de ajuste e boa vontade.

Até acredito que sim e que isto não passe de um normal obstáculo negocial, muito até por força da entrada da Boeing no capital da Embraer. No entanto uma coisa lhe digo, caro Vítor: caso o KC-390 continue a um preço superior àquele anteriormente acordado e incomportável para Portugal, se houver hombridade por parte do Estado Português a única coisa a fazer é abandonar o projecto e abraçar outro o quanto antes. Como diz um ditado popular em Portugal: à mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta.
« Última modificação: Janeiro 21, 2019, 09:45:05 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, oi661114, Clausewitz

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1085 em: Janeiro 21, 2019, 05:42:18 pm »
Citar
Caro Vítor, não são meus irmãos, nem nunca serão. Quanto muito os brasileiros podiam ser filhos dos portugueses, e muitos são-no a acrescentar ao ADN luso que é possível encontrar dentro de uma boa maioria. Não são meus irmãos quando insultam, ofendem gratuitamente, usam de forma vexatória e caluniosa estereótipos que infelizmente (verdade seja dita) os nossos emigrantes deles são "culpados" como o "Manuel da Padaria", o "ora pois", etc, estão constantemente a fazer pouco de Portugal e dos portugueses, e quando o nosso Estado, de forma legítima, interroga o fabricante que selou o acordo por um preço inicial e depois o aumenta de forma drástica e abrupta e se demonstra inflexível ao ponto de se pensar em abandoná-lo, nós é que somos achincalhados?

Eu quis referir-me aos 6/7 sites e blogs brasileiros onde vi a notícia partilhada e o teor de cerca de 95% dos comentários. Tanto eu como o Vítor sabemos que as caixas de comentários são terreno fértil para o que de mais podre pode vir ao cimo, porém enquanto português não me agrada ser insultado por algo do qual o meu Estado não tem culpa ou ter o desprazer de ler que, se não tivermos dinheiro para o KC-390 até o podíamos pagar em bacalhau. E poucos foram os seus compatriotas que expuseram claramente o que aqui se passa enquanto a tal maioria preferiu o achincalho e o insulto gratuito. E desses irmãos do que se quer é distância.

Acalma-te. Internet, como disseste, é um terreno fértil para asneiras e imbecilidades. Não passam de uma dúzia de moleques abobalhados que nada refletem ou acrescentam a qualquer coisa que vale a pena considerar.

Citar
Quanto à Inglaterra ser "madrasta" e a Alemanha "madrinha" só duas considerações: primeiro, da Inglaterra somos os mais velhos aliados militares, aliás, é a mais antiga aliança militar em existência em todo o mundo. Da Alemanha temos o que todos sabem, no entanto caro Vítor, talvez fosse melhor olhar para o seu próprio umbigo pois a elite branca europeia minoritária e originária do sul do Brasil é maioritariamente de origem germânica, e como tal se calhar é do Brasil que a Alemanha é "madrinha".

Não só alemã é a 'elite branca europeia minoritária e originária do sul do Brasil': soma-se aí italianos, poloneses, suíços, espanhóis e... PORTUGUESES!!

E ter a Alemanha como 'madrinha' é ruim?? A meu ver é ótimo!!! :D ;)

Citar
Até acredito que sim e que isto não passe de um normal obstáculo negocial, muito até por força da entrada da Boeing no capital da Embraer. No entanto uma coisa lhe digo, caro Vítor: caso o KC-390 continue a um preço superior àquele anteriormente acordado e incomportável para Portugal, se houver hombridade por parte do Estado Português a única coisa a fazer é abandonar o projecto e abraçar outro o quanto antes. Como diz um ditado popular em Portugal: à mulher de César não basta ser honesta, tem de ser honesta.

Espero que tudo se ajuste. Percebo uma certa inclinação ou afeto de alguns colegas foristas pelo C-130J. É compreensível. Tem extensa folha de serviços em diversas forças aéreas relevantes, enfim, dispensa apresentações. Contudo, com o KC-390, a FAP terá a oportunidade de dispor de um vetor de transporte tático tecnologicamente inovador e avançado. Espero e torço para que se resolva bem o impasse e a parceria/aliança renda bons frutos para ambos os lados (Portugal/FAP - Brasil/Embraer).   
« Última modificação: Janeiro 21, 2019, 05:43:24 pm por Vitor Santos »
 

*

zocuni

  • Especialista
  • ****
  • 1055
  • Recebeu: 22 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +30/-4
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1086 em: Janeiro 21, 2019, 06:08:55 pm »
Não se desesperem. Os 390 já vão vir com as cores da FAP. Tudo é questão de ajuste e negociação. A FAP quer o jato e a Embraer/FAB quer vendê-los a um cliente estrangeiro, especialmente europeu e NATO. Há sinergia de interesses, portanto, tudo é questão de ajuste e boa vontade.

Não estou nada aflito so não queo que seja esse o aviao escolhido pela nossa FAP pelas razoes ja relatadas e não sou o único a pensar o mesmo.
zocuni
 

*

zocuni

  • Especialista
  • ****
  • 1055
  • Recebeu: 22 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +30/-4
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1087 em: Janeiro 21, 2019, 06:29:17 pm »

Não são seus irmãos, mas sim seus primos. Irmãos de vocês são os espanhóis (os ingleses a "madrasta" e a Alemanha a "madrinha").

Mas que disparate,.Le-se cada coisa.Sei muito bem que é minha familia.
zocuni
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3523 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1088 em: Janeiro 21, 2019, 06:59:41 pm »
Não só alemã é a 'elite branca europeia minoritária e originária do sul do Brasil': soma-se aí italianos, poloneses, suíços, espanhóis e... PORTUGUESES!!

E ter a Alemanha como 'madrinha' é ruim?? A meu ver é ótimo!!! :D ;)

É verdade, nesse aspecto tem razão. Basta ver as novelas brasileiras e reparar que normalmente as personagens mais importantes do enredo têm quase todas elas apelidos de origem portuguesa, o que demonstra bem da sua importância. Aliás, Bolsonaro é de raíz italiana se não estou em erro, certo?

Quanto à Alemanha aí concordamos em discordar. É natural que quem nunca tenha sofrido directamente na pele as emanações, instruções, directivas, humores e agruras vindas de Bona e depois de Berlim ache que é um privilégio ter os germânicos a apadrinhar os seus destinos. Mas isso resume-se à minha opinião pessoal.


Espero que tudo se ajuste. Percebo uma certa inclinação ou afeto de alguns colegas foristas pelo C-130J. É compreensível. Tem extensa folha de serviços em diversas forças aéreas relevantes, enfim, dispensa apresentações. Contudo, com o KC-390, a FAP terá a oportunidade de dispor de um vetor de transporte tático tecnologicamente inovador e avançado. Espero e torço para que se resolva bem o impasse e a parceria/aliança renda bons frutos para ambos os lados (Portugal/FAP - Brasil/Embraer).

Embora seja e sempre tenha sido defensor da manutenção do C-130 Hércules na Força Aérea Portuguesa sob a forma da versão J/J-30 dadas as mais de 4 décadas de serviço e a juventude do KC-390, não há dúvidas que o cargueiro militar da Embraer é o futuro. Agora para nós, que não possuímos a rede de segurança que a FAB detém no que ao transporte aéreo militar diz respeito, é problemático substituir os C-130H pelos KC na proporção de 1 para 1 com a aeronave brasileira ainda com provas para dar e a clara falta de interoperabilidade com os nossos aliados da NATO. Daí que para Portugal o mais coerente fosse adquirir 4 ou 5 C-130J/J-30, complementados ou parcialmente substituídos daqui a década e meia ou duas décadas pelo KC-390.

Tenho pena que a Embraer, 4º constructor aeronáutico a nível mundial, se esteja a comportar da maneira que está nas negociações com o Estado Português, demonstrando não ser uma entidade séria ou ter à sua frente neste momento pessoas sérias. Financeiramente muito pior do que nós está a Argentina e se o preço pedido for similar então será outro cliente a menos.  ::)


Acalma-te.

Tratei-o sempre por caro Vítor sem com isso estar a ser sarcástico, até porque nutro por si simpatia e amizade, caro Vítor. No entanto nem o meu pai, veterano da Guerra Colonial, me dizia para me acalmar por isso mantenhamos as coisas de forma civilizada, ok?
« Última modificação: Janeiro 21, 2019, 09:51:21 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3523 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1089 em: Janeiro 21, 2019, 09:44:21 pm »
Nem de propósito.

Citar
Ministro da Defesa espera acordo com Embraer sobre KC-390 em "dois a três meses"
O ministro da Defesa Nacional disse hoje que espera chegar a acordo com a Embraer para a compra dos aviões KC-390 nos "próximos dois, três meses", afirmando que se não for possível "não é dramático".

Lusa
21 Janeiro 2019 — 18:15

"Creio que há condições para chegar a um entendimento dentro dos próximos dois, três meses", afirmou João Gomes Cravinho, ressalvando que, se isso não for possível, "será porque não há condições para isso" e o Governo português extrairá "naturalmente as conclusões". Em declarações à Lusa à margem de uma visita à Associação de Deficientes das Forças Armadas, em Lisboa, João Gomes Cravinho disse que, neste momento, "existe alguma distância entre as partes" no processo negocial em curso. "Nós estamos plenamente empenhados em conseguir um acordo e acredito que vamos conseguir um acordo, simplesmente não podemos por de parte a possibilidade de não chegar a um acordo e, nesse caso, não é dramático, o mundo continuará a girar e as Forças Armadas procurarão o equipamento de outra maneira", declarou.

Na semana passada, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Rolo, revelou que as negociações com a brasileira Embraer chegaram a um impasse e que, se a empresa não baixar o preço, o Estado português admite procurar alternativas. O valor previsto para o projeto de aquisição de cinco aviões de transporte estratégico e de um simulador na proposta de Lei de Programação Militar (LPM) é de 827 milhões de euros no espaço de 12 anos. "O Estado não quer ver ultrapassado para além deste montante, estamos numa negociação férrea e começa a prevalecer a opinião de que, se a Embraer não vier para este valor, o Estado português terá de ir para outras opções", afirmou o general Manuel Rolo, numa audição no parlamento, na semana passada. Segundo o general, "não está fácil" e a Embraer "está a pedir muito mais do que razoavelmente se esperaria" pelas aeronaves cuja aquisição visa substituir os C-130.

https://www.dn.pt/lusa/interior/ministro-da-defesa-espera-acordo-com-embraer-sobre-kc-390-em-dois-a-tres-meses--10468049.html?fbclid=IwAR1jLRkvobUD8ZQEu54HLiFbMV1hK2AcIX3R777J9oJneE2RMCGFFD8nN4U
« Última modificação: Janeiro 21, 2019, 09:49:03 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1090 em: Janeiro 21, 2019, 10:15:16 pm »
2 A400M mais 4 C130J-30 e está resolvido o problema do transporte tactico e estratégico.
Já há paises mortinhos por se verem livres de algums dos A400 por isso.
 ;)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1091 em: Janeiro 22, 2019, 12:08:46 am »
2 A400M mais 4 C130J-30 e está resolvido o problema do transporte tactico e estratégico.
Já há paises mortinhos por se verem livres de algums dos A400 por isso.
 ;)

E olha que, se calhar, até nem chegavas aos 1000 milhões para as seis aeronaves, mas, eu até reduzia os C's a 3 se os A400 viessem !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3966 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1092 em: Janeiro 22, 2019, 12:43:26 am »
Para mim eram 6 J/J-30, ou então 4 A400M e mais 4 ou 6 C-295W (mais o upgrade dos actuais C-295M para a versão W). Em qualquer dos casos, 2 A330 MRTT seriam a cereja no topo do bolo. Com o excesso de A400 penso que a segunda opção seria possível (se calhar os espanhóis, ou os alemães, até nos pagam para ficar com eles, já que vão buscar a narta toda em contratos de manutenção e sobresselentes).
Talent de ne rien faire
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1093 em: Janeiro 22, 2019, 02:04:42 am »
Citar
Aliás, Bolsonaro é de raíz italiana se não estou em erro, certo?

O Presidente do Brasil (capitão do Exército Brasileiro reformado, forjado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) na Arma de Artilharia) tem sim raízes italianas. E alemã também, diga-se de passagem. O ramo italiano da família do presidente Jair Bolsonaro é originário da Região do Vêneto.

Já tivemos outros presidentes de ascendência italiana, tal como o general Emílio Garrastazu Médici e Itamar Franco.

Citar
Quanto à Alemanha aí concordamos em discordar. É natural que quem nunca tenha sofrido directamente na pele as emanações, instruções, directivas, humores e agruras vindas de Bona e depois de Berlim ache que é um privilégio ter os germânicos a apadrinhar os seus destinos. Mas isso resume-se à minha opinião pessoal.

Tudo bem, entendo. Nós por aqui de trauma alemão já basta os afundamentos de nossos navios mercantes por U-boat na Costa brasileira durante a Segunda Guerra Mundial e o 7 x 1 no Mundial de 2014. ;D

Nem Portugal e o Brasil devem ou precisam ser regidos por outras nações ou por interesses estrangeiros. Somos importantes demais para isso. Mas vá por mim, a Alemanha é menos pior do que China, Rússia ou Estados Unidos.

Citar
Tratei-o sempre por caro Vítor sem com isso estar a ser sarcástico, até porque nutro por si simpatia e amizade, caro Vítor. No entanto nem o meu pai, veterano da Guerra Colonial, me dizia para me acalmar por isso mantenhamos as coisas de forma civilizada, ok?

Tudo bem amigo. Não tive intenção de ofender ou muito menos desrespeitá-lo. Também o tomo como caro e nutro grande simpatia e respeito por ti, do mesmo modo com os demais integrantes deste Fórum. Como você muito bem pontuou, seguimos o debate no mais alto nível.

A propósito meu pai também é militar: capitão da reserva do Exército Brasileiro da Arma de Engenharia. Participou da Missão de Paz da ONU em Angola (UNAVEM III) em 1997 e foi um dos sub-tenentes pioneiros de uma  Companhia do 1º Batalhão de Ações de Comandos da então Brigada de Operações Especiais (atualmente Comando de Operações Especiais [COpEsp]).  ;)

Brindemos aos nossos respectivos pais :G-beer2:

Afora isso, nem todo brasileiro é lusofóbico. Ocorre que, como em qualquer lugar do mundo, há sempre os idiotas e a intermet deu voz a esses boçais.

Enquanto ao KC-390 e o impasse junto à FAP, já externei o meu ponto de vista. Torço para se resolva da melhor maneira possível!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1094 em: Janeiro 22, 2019, 03:37:43 am »
 Volto a perguntar:

 Já alguém viu um KC-390 (excluindo aquele que saiu da pista por acidente) a aterrar numa pista com piso degradado ou de terra batida?