Jogos de Guerra Armada Portuguesa

  • 42 Respostas
  • 17380 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #15 em: Janeiro 08, 2007, 05:19:29 pm »
Só estranho a oportunidade do programa.
A minha primeira reacção foi de estranheza: então depois do naufrágio do "Luz" em que se constataram diversas falhas por parte da Marinha é que se coloca um documentário onde se fala dos "torpedos" e coisas do género?
A mim pareceu-me uma inicitiva de relações públicas mal disfarçada.
Atenção: com isto não quero dizer fazer qualquer comentário sobre os profissionais da Vasco da Gama. Não é isso. Apenas o sentido de oportunidade é que questiono.

"Pois! Andam a gastar dinheiro neste navios, etc, etc".

Esperavam mais tempo até as coisas acalmarem.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 678
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +10/-10
(sem assunto)
« Responder #16 em: Janeiro 08, 2007, 06:51:52 pm »
Luso esta reportagem se não me falha a memória, foi muito antes da desgraça por si mencionada.....agora, de o facto de ser só agora transmitida....
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #17 em: Janeiro 08, 2007, 06:59:58 pm »
Luso pensei o mesmo..
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #18 em: Janeiro 08, 2007, 08:31:34 pm »
Antoninho, nada tenho a dizer sobre o conteúdo da reportagem. Só lamento serem tão raros tais documentários.
Mas se eu fosse maroto, e fosse minha vontade atiçar os ânimos da "plebe ignara" contra as forças armadas, nomeadamente a Marinha, colocava no ar logo logo uma reportagem dos "meios dispendiosos" que a Marinha tem para... não fazer salvamentos de navios de pesca.

Imagine a situação do piloto do Linx a falar dos torpedos anti-submarino, logo a seguir a um evento em que a Marinha não pôde efectuar o salvamento do "Luz".
Repare que eu aqui nem estou a atribuir culpas a ninguém. Apenas estranho a oportunidade da reportagem, dado o contexto. Pelo menos foi essa a minha leitura.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #19 em: Janeiro 08, 2007, 08:50:37 pm »
Luso escreveu:
Citar
Repare que eu aqui nem estou a atribuir culpas a ninguém. Apenas estranho a oportunidade da reportagem, dado o contexto. Pelo menos foi essa a minha leitura.

Pois é Luso, se quisermos ser mal-intencionados, é isso mesmo que pensamos. Jornalista, é um oportunista que faz audiências à custa das polémicas que existam na altura.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #20 em: Janeiro 08, 2007, 10:05:03 pm »
Ja nao e a primeira vez que fazem isto.. A cerca de 4 anos em plena crise de fogos florestais a RTP deu uma noticia acerca das comemoracoes do dia da infantaria e da compra de " mais de duzentos carros de combate".. Assim como a SIC falou numa reportagem " pilotos do exercito estao no bar da base enquanto o país arde de norte a sul.".. Se isto não é ma fe.... :?
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 678
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +10/-10
(sem assunto)
« Responder #21 em: Janeiro 08, 2007, 10:10:08 pm »
É melhor não pensar-mos desta maneira, senão é tipo americano....tudo teoria da conspiração, mas se os ditos receberam luz verde da MG, para a dita reportagem, que tal os mesmos, pedirem ao CEMA, para fazerem uma dos NPO e seus imbróglios......ir aos ENVC, filmar os ditos, dizer para que vão servir, questionarem o fabricante dos motores, malta do sindicato etc. e tal......
Boa pergunta, não caro Luso?????

Este humor tão Português de perguntar não faz mal, penso eu de que.....
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #22 em: Janeiro 08, 2007, 10:19:22 pm »
Conspiração, Antoninho?

Por aquilo que vejo nem pestanejo.
E pelo que constato não sou eu o único a ter a mesma percepção.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #23 em: Janeiro 08, 2007, 10:33:11 pm »
E o tão bom hábito portugues de "deitar mais lenha para a fogueira"... :?

Lembro-me de outro episodio aquando dos grandes incendios de 2003.. A TVI filmar uma senhora toda aflita a dizer " o paulo portas que venha agora com os submarinos apagar os incendios.."
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 678
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +10/-10
(sem assunto)
« Responder #24 em: Janeiro 08, 2007, 11:27:41 pm »
Mas isso é típico das 5ª colunas e nós temos de evitar cair nessas armadilhas e demonstrar por A+B aquilo que é a realidade.....agora que os canais de tv estão mais que comprometidos nisto, ai isso estão.....
Por isso a pergunta, quando alguém com eles no lugar faz a pergunta?
Os NPO como é que é???????
É que ainda não vi ninguém na assembleia da republica a perguntar, então que raio se passa??????
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #25 em: Janeiro 08, 2007, 11:59:27 pm »
Citar
Por isso a pergunta, quando alguém com eles no lugar faz a pergunta?
Os NPO como é que é???????
É que ainda não vi ninguém na assembleia da republica a perguntar, então que raio se passa??????

Será um dos tais "tabus"???
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #26 em: Janeiro 09, 2007, 01:11:43 am »
Citação de: "Typhonman"
E o tão bom hábito portugues de "deitar mais lenha para a fogueira"... :twisted: !!!!
As forças armadas não têm dinheiro para fazer um  programa mensal em horário nobre que mostre ao povinho a dura realidade do investimento em armas aqui na nossa região ?? Para não se falar em ásias e médios orientes ??? Assim um programa entre o noticiário e a novela TOP da moda ??? Para o povinho comparar o que países mesmo mais pobres do que nós gastam em defesa ( ou será ataque ??? ) Acho que já chega de silencio e diplomacia. Eu defendo terapia de choque !
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #27 em: Janeiro 09, 2007, 05:27:46 am »
Fico feliz por constatar que cada vez mais pessoas atentam nos pormenores que giram à volta do fenómeno "comunicação social(?) em Portugal".

Mas gostava de fazer alguns reparos.
Está-se a discutir o timing da emissão da reportagem. Eu acho que, de tão óbvio, este não é o ponto da questão.

Fundamental será perceber-se a razão desse timing. E é aqui que podemos discordar; o canal noticioso agiu por interesses que não conhecemos? Ou agiu pelos seus próprios interesses?

Não querendo estar a defender "a minha dama", e neste caso concreto, eu fico-me pela segunda hipótese. E por isso repito-me: "Os media dão aquilo que as pessoas querem ver!"
Mas não relaxem "na investigação", porque também existem bastantes casos da opção 1 à vista de todos!

Pegando no que o colega antoninho escreveu:
Citar
...agora que os canais de tv estão mais que comprometidos nisto, ai isso estão.....
Por isso a pergunta, quando alguém com eles no lugar faz a pergunta?
Os NPO como é que é???????
É que ainda não vi ninguém na assembleia da republica a perguntar, então que raio se passa??????

As coisas por cá são de tal maneira, que "notícia" não é o que as Forças Armadas têm ou não têm ou onde estão ou não estão, mas sim o que fazem de bem ou de mal.

Perguntem a qualquer um dos jornalistas da área da Defesa, sejam eles prós ou estagiários, cometam gaffes ou não, se são eles que decidem o que fazer ou quando publicar/emitir o que fazem?


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 678
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +10/-10
(sem assunto)
« Responder #28 em: Janeiro 09, 2007, 02:53:24 pm »
O colega P44 acaba de por no FB, um pequeno resumo do DR, onde se dá conta da criação duma comissão, para analisar o método a empregar para o futuro dos estaleiros do Alfeite.
Aí parece estar a resposta ou uma luz, para a novela dos NPO nos ENVC e a
controvérsia com a marinha a afirmar a falta de conhecimentos desses estaleiros com a construção dos ditos..... se calhar se estes fossem construídos no Alfeite, a conversa era outra....
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #29 em: Janeiro 09, 2007, 05:04:20 pm »
Citação de: "antoninho"
O colega P44 acaba de por no FB, um pequeno resumo do DR, onde se dá conta da criação duma comissão, para analisar o método a empregar para o futuro dos estaleiros do Alfeite.
Aí parece estar a resposta ou uma luz, para a novela dos NPO nos ENVC e a
controvérsia com a marinha a afirmar a falta de conhecimentos desses estaleiros com a construção dos ditos..... se calhar se estes fossem construídos no Alfeite, a conversa era outra....


Se não for verdadeiro, é concerteza bem apanhado!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...