Reino Unido: base de dados genéticos resolve casos

  • 2 Respostas
  • 2188 Visualizações
*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Reino Unido: base de dados genéticos resolve casos
« em: Maio 25, 2007, 08:27:35 pm »
Citar
Milhares de crimes são resolvidos anualmente graças à base de dados genética no Reino Unido, a maior em todo o mundo, que é também alvo de críticas pela invasão da privacidade que representa, noticia a Lusa.  

Só entre 2005 e 2006, segundo o governo britânico, os autores de 45 mil crimes foram descobertos graças a vestígios de DNA encontrados pela polícia, incluindo centenas de homicídios, violações, abusos sexuais ou simples roubos.

Estes resultados são possíveis graças à capacidade da Polícia Científica Forense [FSS na sigla inglesa], responsável pela gestão da base de dados, em analisar milhares de pistas por mês.

Os vestígios de DNA, sejam encontrados no local do crime ou pertencentes a suspeitos, são depois comparados com mais de 3,4 milhões de registos existentes actualmente na base de dados britânica.

Criada em 1995, a base de dados é actualmente a maior do mundo e nela estão registados pelo menos 5,2 por cento da população do país, incluindo o primeiro-ministro Tony Blair, que submeteu uma amostra de DNA voluntariamente em 1999.

As regras de recolha de dados genéticos foram alteradas pelo governo trabalhista, que passaram a autorizar a recolha de amostras de todos os detidos, mesmo aqueles que não são condenados, bem como as testemunhas que o autorizem.

A existência de mais pessoas no registo permite também a comparação com pistas de casos antigos, e vários crimes com mais de 10 ou 20 anos foram resolvidos através do DNA encontrado na altura e preservado até agora.

A primeira condenação judicial no Reino Unido a ter o DNA como base de prova registou-se também vários anos depois dos crimes, em 1988, quando Colin Pitchfork foi considerado culpado por ter violado e morto duas adolescentes.

Embora os crimes tivesse acontecido em 1983 e 1986, só depois de comparar as amostras de sémen encontradas nos corpos com o DNA de cerca de cinco mil homens da região é que se descobriu o autor e ilibado o principal suspeito.

No entanto, os sucessos policiais obtidos através deste processo não satisfazem todos e muitos criticam o facto de a base de dados possuir hoje muitos registos de pessoas inocentes.

O Conselho Nuffield sobre Bioética, uma organização independente, criticou no ano passado o facto de a base de dados não ter sido objecto de uma discussão pública e que a forma como a recolha de dados está a ser desenvolvida.

«Está a aumentar a uma taxa de 40 mil pessoas por mês, mas não existem restrições neste país. É à discrição dos chefes da polícia», acusou Sir Bob Hepple, o presidente do organismo, citado pelo jornal The Independent.



http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=813437&div_id=291
 

*

Upham

  • Perito
  • **
  • 503
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 25, 2007, 11:23:27 pm »
Citar
Embora os crimes tivesse acontecido em 1983 e 1986, só depois de comparar as amostras de sémen encontradas nos corpos com o DNA de cerca de cinco mil homens da região é que se descobriu o autor e ilibado o principal suspeito.


Estou mesmo a ver os inspectores da Scotland Yard a mandarem formar os homens em fila numa qualquer vilória inglesa, a distrubuirem um copo de plástico e uma revista porno a cada um, e mandarem-nos ir a um urinol público e voltarem com uma "amostra" de ADN. :twisted:

Estou a brincar, mas este é um assunto muito sério.
Pessoalmente até concordo com uma base de dados com participação voluntária para o comum cidadão, com excepção como é obvio dos criminosos violentos e predadores sexuais para os quais a recolha de amostras deverá ser obrigatória. O problema estará depois na guarda dessa informação e na sua utilização, para alem da investigação policial.
Investigação médica, cientifica? Estudos sociológicos? Quem guarda e gere a base de dados? Sob a tutela de quem?
"Nos confins da Ibéria, vive um povo que não se governa, nem se deixa governar."

Frase atribuida a Caio Julio César.
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 25, 2007, 11:45:06 pm »
Citar
urinol público


Também conhecido em Inglaterra como "rua do centro da cidade às 9 da noite de uma sexta ou sábado" :mrgreen:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman