Alguém sabe se este esforço também está a ser feito para a marinha? É que segundo algumas fotos os navios estão um pouco maltratados e com ferrugem
Será que depois do "Tu porque no te callas !?" as compras a Espanha ainda se confirmam ?
A Armada Venezuelana anunciou, hoje, que vai iniciar o fabrico de minas submarinas, radares, sonares e torpedos pesados e ligeiros, para submarinos e fragatas respectivamente, num projecto que implica a modernização e repotenciação da sua frota.
Num comunicado da Armada Venezuelana, a que a Agência Lusa teve acesso, as autoridades militares venezuelanas explicam que a "modernização dos submarinos" terá lugar em três fases que implicam nomeadamente o "desenho de torpedos feitos na Venezuela".
Segundo a Armada, trata-se de um projecto "que se desenvolve pela primeira vez no país e oferecerá, além de avanços estratégicos para a defesa da nação, uma transferência tecnológica que permitirá a independência do exterior (estrangeiro) em matéria de manutenção das unidades".
Por outro lado, precisa que "três dos sistemas" que usarão os submarinos "Sábalo" e "Caraíbas" "fabricam-se na Venezuela, graças a um trabalho conjunto entre a Fundação Instituto de Engenharia e a Direcção de Ciência e Tecnologia da Armada".
O primeiro dos três projectos consiste no uso de "engenharia de reversa de 32 placas de sistemas integrados de sensores submarinos", consideradas como "equipamento nevrálgico de controlo" e a criação de "bancos de prova" e "esquadrões de submarinos", para diagnosticar e reparar eventuais avarias "em questão de minutos", em desenvolvimento há quatro anos.
O segundo projecto, "com 80 por cento de avanço" consiste em substituir o "equipamento de controlo de máquinas e o desenho de uma estratégia de verificação de submarinos" por componentes venezuelanos e deverá estar concluido até finais de 2008.
Este mecanismo será provado inicialmente num "submarino Sábalo S-31" adaptado ao sistema de controlo de mastros e de 'snorkels', que passará a estar supervisionado por um computador.
"Entre as melhoras do sistema está o arreado de emergência, que não possuem os submarinos actuais e que permitirá uma imersão rápida e o manejo individual de cada um dos mastros e periscópios".
Permitirá "ao operador controlar sensores de desgaste de máquinas e possui alarmes de temperatura configuráveis" e conta com equipamento resistente à gravidade e altas temperaturas.
"O terceiro projecto é o fabrico de torpedos para os submarinos S-31 e S-32, que contempla o levantamento de informação e redesenho destes artefactos pesados", diz o comunicado.
Por outro lado, o documento precisa que, uma vez que este projecto avance, "prevê-se produzir, no país, os torpedos livianos que vão a bordo das fragatas, assim como minas submarinas, radares e sonares".
Os projectos vão ser desenvolvidos por 250 profissionais, entre militares e civis.
Lusa
já agora a titulo de curiosidade , esta "GC-12" é irmã da nossa saudosa Pero Escobar F-335
Estou a ver mal, ou o submarino das fotos no inicio do post tem bandeira portuguesa?
.... eu sei que uso oculos, mas parece-me que tem...!!!
Bunnys Adventure & Cruise Shipping Co., Ltd
Registered address: c/o H & J Corporate Services Ltd, Ocean Centre, Montagu Foreshore, East Bay Street, New Providence, Nassau, Bahamas
Sector: Ship Owner
Country: Germany
Bunnys Adventure & Cruise Shipping Co., Ltd (hereafter referred to as BACS) is a privately-owned company that was registered in the Bahamas in 1993. Subject to confirmation with the Portugal (Madiera) flag registry
Um pouco "off-topic" ou nem tanto.
Com este acidente fiquei bastante preocupado com a qualidade dos projectos e construção dos estaleiros Navantia senão vejamos:
A 8 de November de 2018 o HNoMS Helge Ingstad (F313) colidiu com o MT Sola TS. Resultado a fragata quase se afundou e o navio tanque ficou incólume. Estaleiro construtor Navantia, Ferrol entrada ao serviço 29 September 2009.
A 30 de Março de 2020 o AB Naiguatá (GC-23) da marinha da Venezuela colidiu com o navio de cruzeiros Resolute. Resultado o patrulha Venezuelano afundou-se. Estaleiro construtor Navantia en la localidad gaditana de San Fernando.
Navios militares, por definição super compartimentados, afundam-se em pouco tempo após colidirem com navios civis, sem estes sofrerem danos significativos. Estranho!!!!
Um pouco "off-topic" ou nem tanto.
Com este acidente fiquei bastante preocupado com a qualidade dos projectos e construção dos estaleiros Navantia senão vejamos:
A 8 de November de 2018 o HNoMS Helge Ingstad (F313) colidiu com o MT Sola TS. Resultado a fragata quase se afundou e o navio tanque ficou incólume. Estaleiro construtor Navantia, Ferrol entrada ao serviço 29 September 2009.
A 30 de Março de 2020 o AB Naiguatá (GC-23) da marinha da Venezuela colidiu com o navio de cruzeiros Resolute. Resultado o patrulha Venezuelano afundou-se. Estaleiro construtor Navantia en la localidad gaditana de San Fernando.
Navios militares, por definição super compartimentados, afundam-se em pouco tempo após colidirem com navios civis, sem estes sofrerem danos significativos. Estranho!!!!
Barco da Marinha venezuelana afundou-se após colisão
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou o cruzeiro de bandeira portuguesa “Resolute” de ter realizado um ato de “terrorismo e pirataria” contra um barco da Marinha venezuelana que se afundou segunda-feira, após colidirem.
Nicolás Maduro instou as autoridades do Curaçau, onde o barco está ancorado, a investigar este “ato de pirataria internacional”.
“Há que rever todos os protocolos para atender este tipo de casos, porque se aplicou um protocolo em condições normais de paz, que se aplica no direito internacional”, que se “convidou a ir até um porto de Margarita (ilha venezuelana) e seria acompanhado em paz e tranquilidade”, disse esta terça-feira à noite.
Nicolás Maduro falava no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, durante a ativação do Conselho de Estado para debater sobre soluções para combater a pandemia da covid-19 e condenar a recente proposta dos Estados Unidos para formar um Governo de transição para a Venezuela.
Segundo Nicolás Maduro, o barco da Marinha venezuelana foi abalroado “de maneira brutal”.
“O barco [de bandeira portuguesa] que investiu [sobre]a nossa nave é oito vezes mais pesado, é como se um gigante pugilista de 100 quilogramas agarrasse um menino pugilista e o golpeasse”, frisou.
Trata-se, disse, “de um ato de terrorismo e pirataria que há que investigar”, porque “se tivesse sido um barco de turistas não teria tido essa atitude de querer agredir”.
“As investigações continuam. As autoridades de Curaçau, em cumprimento dos compromissos internacionais, devem fazer a investigação, informar oficialmente e tomar as providências porque foi um ato de pirataria internacional” disse Nicolás Maduro.
O Ministério da Defesa da Venezuela anunciou terça-feira que um barco da Marinha venezuelana naufragou na segunda-feira após uma colisão com o cruzeiro de bandeira portuguesa “Resolute”, a norte da ilha de La Tortuga, localizada a 181 quilómetros a nordeste de Caracas.(https://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/04/Naiguat%C3%A1-GC-23.jpg)
Segundo o Ministério da Defesa da Venezuela, pelas 00:45 de segunda-feira (05:45 em Lisboa), o barco da Guarda Costeira “Naiguatá GC-23” realizava “tarefas de patrulhamento marítimo” no mar territorial venezuelano, quando “foi atingido pelo navio de passageiros ‘Resolute’ (122 metros de comprimento e 8.300 toneladas de deslocamento), de bandeira portuguesa”.
A colisão ocorreu quando a embarcação da Marinha “efetuava um procedimento de controlo de tráfego marítimo, o que gerou danos de grande magnitude” no barco da Guarda Costeira venezuelana, explica-se no comunicado.
“A ação do navio ‘Resolute’ é considerada cobarde e criminosa, pois não atendeu ao resgate da tripulação, violando os regulamentos internacionais que regulam o resgate da vida no mar. Atualmente, este navio está no porto de Willemstad, capital de Curaçau, onde atracou na manhã” de terça-feira, acrescenta-se.
De acordo com o comunicado, as operações de busca e salvamento, juntamente com o desempenho profissional e corajoso do pessoal venezuelano, “permitiram o resgate na íntegra da tripulação”.
“O Estado venezuelano realiza as ações legais correspondentes”, pode ler-se no mesmo documento.
A imprensa local noticiou que a tripulação do “Naiguatá GC-23” era composta por 44 homens.
O barco foi construído pelo estaleiro Navantia, em São Fernando, Espanha, e entregue às autoridades venezuelanas em 24 de junho de 2009.
FONTE: Correio da Manhã/Agência Lusa / :arrow: https://www.aereo.jor.br/2020/04/01/todas-as-aeronaves-da-plaaf-receberao-revestimento-de-baixa-obervacao/(https://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/04/RCGS-Resolute.png)Perfil do RCGS Resolute
Vocês portugueses vieram caçar briga na área de influência nossa c56x1 ... Ora pois!
:mrgreen: :D ;D
Vocês portugueses vieram caçar briga na área de influência nossa c56x1 ... Ora pois!
:mrgreen: :D ;D
Como já foi dito, aquele navio de português só tem mesmo a bandeira...
Pertence a uma empresa alemã e é operado por uma companhia canadiana.
P.S. Vítor Santos, este não encalhou em águas vossas (não afundou por acaso)? :mrgreen: :mrgreen:
Então mas a peça de 76mm estava avariada ou não tinha munições? Além de o navio ter dois canhões de 20 mm e duas metralhadores de 12,7mm... ::) ::)
Statement on RCGS RESOLUTE incident
In the early morning hours of the 30th of March 2020 (local time), the cruise vessel RCGS RESOLUTE has been subject to an act of aggression by the Venezuelan Navy in international waters, around 13.3 nautical miles from Isla de Tortuga with 32 crew member and no passengers on board.
When the event occurred, the cruise vessel RCGS RESOLUTE has already been drifting for one day off the coast of the island to conduct some routine engine maintenance on its idle voyage to its destination, Willemstad/ Curaçao. As maintenance was being performed on the starboard main engine, the port main engine was kept on standby to maintain a safe distance from the island at any time.
Shortly after mid-night, the cruise vessel was approached by an armed Venezuelan navy vessel, which via radio questioning the intentions of the RCGS RESOLUTE’s presence and gave the order to follow to Puerto Moreno on Isla De Margarita. As the RCGS RESOLUTE was sailing in international waters at that time, the Master wanted to reconfirm this particular request resulting into a serious deviation from the scheduled vessel’s route with the company DPA.
While the Master was in contact with the head office, gun shots were fired and, shortly thereafter, the navy vessel approached the starboard side at speed with an angle of 135° and purposely collided with the RCGS RESOLUTE. The navy vessel continued to ram the starboard bow in an apparent attempt to turn the ship’s head towards Venezuelan territorial waters.
While the RCGS RESOLUTE sustained minor damages, not affecting vessel’s seaworthiness, it occurs that the navy vessel suffered severe damages while making contact with the ice-strengthened bulbous bow of the ice-class expedition cruise vessel RCGS RESOLUTE and started to take water.
Ready to support anytime, the RCGS RESOLUTE remained for over one hour in vicinity of the scene and reached out to the Maritime Rescue Coordination Centre (MRCC) Curaçao. This is an international body which oversees any maritime emergencies. All attempts to contact those on board the navy ship have been left unanswered.
Only after receiving the order to resume passage full ahead by the MRCC and that further assistance is not required, the RCGS RESOLUTE, currently safely moored in the port of Willemstad, continued sailing towards her destination at Curaçao. A full investigation into the circumstances surrounding the incident will now be carried out.
Please address any press inquiries to media@columbia-cs.com only.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o envio de navios e aeronaves para as proximidades da Venezuela a fim de combater o narcotráfico.
O anúncio foi feito na Casa Branca quase uma semana depois que de o Departamento de Justiça (DoJ) do governo americano ter oferecido uma recompensa pela captura do ditador venezuelano, Nicolás Maduro e de integrantes do seu governo, acusados de tráfico de drogas.
A frota enviada é composta de navios, aviões e helicópteros que farão a vigilância da região.
O presidente americano afirmou que não vai permitir que os cartéis da droga aproveitem a epidemia de covid-19 para ameaçar os americanos.
A Guarda Costeira também deve participar das operações.(https://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/04/Enhanced-Counter-Narcotic-Operations.jpg)
FONTE: O Estado de São Paulo / U.S. Southern Command - https://www.naval.com.br/blog/2020/04/02/eua-enviam-forca-naval-para-a-venezuela/
The oil slick caused by the fuel from the Naiguata as it sank. This oil slick appeared the morning after the Naiguata sunk. It is outside of Venezuelan territorial waters (more than 12 nautical miles)
Então mas a peça de 76mm estava avariada ou não tinha munições? Além de o navio ter dois canhões de 20 mm e duas metralhadores de 12,7mm... ::) ::)
Até podia ter peças do Yamato. Vale pouco quando a tática, nem a construção do navio são as melhores.
Os estragos feitos na tinta do RCGS Resolute
(https://ichef.bbci.co.uk/news/660/cpsprodpb/7DAA/production/_111607123_200401_rcgsresolute_curacao_01.jpg)