Portugal - TGV Chega A Dez Cidades

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dremanu

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Portugal - TGV Chega A Dez Cidades
« em: Julho 14, 2004, 05:41:30 pm »
2004-06-17 00:00:00
Transportes - Linha Faro-évora em dúvida
http://www.correiomanha.pt/noticia....5471&idCanal=10

TGV CHEGA A DEZ CIDADES

Estão definidas as estações intermédias onde o comboio de alta velocidade (vulgarmente designado por TGV) irá parar. Para além de Lisboa e Porto, as cidades escolhidas foram Leiria, Coimbra, Aveiro, Viseu, Évora, segundo resolução aprovada em Conselho de Ministros a que o Correio da Manhã teve acesso.

D.R.

Capaz de atingir 350 km/h, o TGV deverá ligar Lisboa ao Porto no espaço de 60 minutos

O diploma prevê ainda uma paragem intermédia na ligação entre o Porto e Vigo, cujos estudos apontam que seja erguida na área de Braga. Definido ficou igualmente a construção de uma estação na Ota depois de aprovada a criação do aeroporto internacional. Na ligação Lisboa-Madrid, uma estação comum a Portugal e Espanha será construída na fronteira, sendo designada por Elvas-Badajoz.

Dependente de estudos técnicos e de viabilidade económica ficou a ligação a partir de Évora com destino a Faro e Sevilha e para a qual estava apontada uma estação intermédia em Beja.

O governo decidiu também aprovar o desenvolvimento da parte portuguesa da linha Sines-Badajoz-Madrid-Paris para o tráfego de mercadorias, em bitola ibérica mas concebida para a futura conversão para bitola europeia, com horizonte temporal de 2008.

Conhecidas as opções do Governo, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, congratula-se com a paragem na sua cidade, mas critica as opções tomadas para as datas de entrada em funcionamento das linhas.

Viseu é a maior cidade portuguesa sem acesso a uma ligação ferroviária. Contudo, de acordo com o plano do Governo só irá receber o TGV em 2015. Por isso, o autarca defende que “na ligação a Salamanca deveria ser dada prioridade ao traçado entre Aveiro e Viseu”.

Para Arménio Matias, Presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Transportes Ferroviários (ADFER), as estações apontadas são insuficientes, devendo no futuro ser criadas paragens no Alto Minho, zona da Guarda, Oeste, bem como garantir a ligação ao Algarve, por Sines. O técnico ferroviário explicou que para a exploração da linha devem ser criadas várias famílias de comboios. Uma que de hora em hora ligue directamente Lisboa ao Porto e uma outra que às meias horas pare em todas as estações.

Arménio Matias acrescentou que na decisão do Governo “o grande destaque vai para a paragem em Leiria, ficando assim corrigido um erro com 150 anos, criado aquando da instalação da Linha do Norte”.

RECURSO A PRIVADOS

CUSTOS

Os custos do projecto ascendem a 12,5 mil milhões de euros, sendo que 10,8 mil respeitam as infra-estruturas. O material circulante (comboios) tem um custo de 1,1 mil milhões e as estações 539 milhões de euros. O Estado considera necessário o envolvimento dos privados.

ABERTURA

As cinco linhas de alta velocidade deverão abrir nas seguintes datas: Porto-Vigo em 2009, Lisboa-Madrid em 2010; Lisboa-Porto, em 2013, Aveiro-Salamanca em 2015, e Lisboa--Faro-Huelva em 2018 (depende de estudo de viabilidade económica). A linha de mercadorias Sines-Badajoz abre em 2008. A alta velocidade não irá parar a modernização do Eixo-Atlântico (Braga-Faro).

José Rodrigues/João Saramago
"Esta é a ditosa pátria minha amada."