GNR e PSP - Que futuro????

  • 22 Respostas
  • 11679 Visualizações
*

PEDRO GALVÃO

  • Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
Senhor Trafaria
« Responder #15 em: Julho 07, 2008, 12:06:30 am »
Nada é um poço de virtudes mas o que o senhor tem dentro da sua instituição a nível de chefias é uma vergonha!!
O senhor algures disse que os oficiais nem aparecem!!!!
Carpe Diem
 

*

PEDRO GALVÃO

  • Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
E mais...
« Responder #16 em: Julho 07, 2008, 12:08:43 am »
Alguém neste Forum disse que me pleno século XXI oficiais da PSP quando solicitados para irem ao local das ocorrências inventam mil e uma desculpas!!!! O senhor sabe bem daquilo que falo!!
Carpe Diem
 

*

Boinanegra

  • Membro
  • *
  • 15
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Julho 13, 2008, 11:44:50 pm »
Em 1996, numa viagem de trabalho a França, falei com 2 elementos da Gendarmerie National. Ambos uniformizados, tinham apenas uma diferença. As insígnias da farda eram, de um em ouro e do outro em prata. Questionei sobre a razão e explicaram-me que o quadro destes militares fora drásticamente reduzido, passando a maioria a um quadro eventual, isto é, só eram mobilizados quando fosse necessário reforçar a Gendarmerie em grandes eventos.

Na vila urbana de Sospel, perto dos Alpes franceses, com uma população de 7000 habitantes, a segurança estava a cargo da Police National.

Realmente temos um atraso e grande, em compreender que as áreas urbanas têm exigências que vão para além daquilo a que uma força militarizada pode responder.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: E mais...
« Responder #18 em: Julho 14, 2008, 12:05:12 am »
Citação de: "PEDRO GALVÃO"
Alguém neste Forum disse que me pleno século XXI oficiais da PSP quando solicitados para irem ao local das ocorrências inventam mil e uma desculpas!!!! O senhor sabe bem daquilo que falo!!

Mas desde quando é que é suposto um oficial da PSP ter que ir às ocorrências???

Por acaso lá na sua tropa os oficiais fazem "reforço" ou "porta-de-armas"???
::..Trafaria..::
 

*

PintoX

  • Membro
  • *
  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Agosto 01, 2008, 02:20:04 am »
Boas a todos! Sou novo neste forum, mas encontrei inúmeros debates aos quais me quis juntar e discutir opiniões.

Relativamente a este tema, na minha opinião penso que é utópico uma fusão das forças, tudo por uma razão: era o pior erro estratégico que um Governo podia fazer. Se centralizasse todo o poder numa única força (GNR+PSP) , nenhuma outra em Portugal conseguiria fazer frente num caso, por exemplo, de Golpe de Estado. "Dividir para reinar" é certo, e é isso que o Governo faz. Para além disso, não seria de bom tom fundir polícias com diferentes naturezas, porque acaberia por mais tarde haver mais conflitos: pois os modelos de educação/instrução e os valores diferem.

Quanto às polícias municipais, eu não veja a razão de existência, até porque não são orgãos de polícia criminal.
 

*

PEDRO GALVÃO

  • Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
Senhor Trafaria
« Responder #20 em: Agosto 04, 2008, 01:08:59 am »
Antes de tudo os militares nada têm que ver com assuntos de segurança interna apenas o que está na Constituição (revisite-a)...
Segundo, um oficial de polícia é formado para melhor apoiar a acção dos restantes elementos hierárquicos no terreno, é essa a sua obrigação...
Terceiro, como na instituição PSP não há cultura institucional os pseudo-oficiais não estão presentes quando deveriam de estar...
Quarto, tenho pena que a Lei da Mobilidade Especail não seja aplicada à PSP pois aí é que a população veria a vergonha dentro da PSP...
Carpe Diem
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #21 em: Agosto 04, 2008, 01:47:55 pm »
Citar
Antes de tudo os militares nada têm que ver com assuntos de segurança interna apenas o que está na Constituição (revisite-a)...
E por acaso alguém aqui disse o contrário? Aprenda a ler... ou a interpretar!

A PSP é uma força de segurança, disciplinada, uniformizada, armada e hierarquizada. As funções e atribuições de cada carreira (e das várias categorias dentro destas) estão perfeitamente definidas em função do grau de complexidade da cada uma.
Os oficiais são formados para comandar e dirigir... com tudo o que isso implica, em termos de funções e deveres de cada um e de respeito pelas funções e dignidade dos outros.

Citar
Segundo, um oficial de polícia é formado para melhor apoiar a acção dos restantes elementos hierárquicos no terreno, é essa a sua obrigação...


Como operacional de policia que sou e sempre fui nunca senti falta de apoio ou de solidariedade (pessoal ou institucional) por parte de quem me seguia imediatamente acima na hierarquia, portanto, aos que tinha que recorrer em primeira instância. Jamais... Mas talvez vc pertença a outra força que nao a PSP.
::..Trafaria..::
 

*

camufix

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Agosto 04, 2008, 02:56:12 pm »
Vou expor rapidamente a minha opinião.

PSP - Cidade

GNR - Vilas, Aldeias

Policia municipal... sempre que os vejo não sei porque lembra-me os policias da lego... Foi uma invenção que não entendo...

O grande problema na minha maneira de ver a situação, nao é as duas forçar coexistirem, mas sim onde existem, sou de aveiro e dentro da cidade existe quartel da GNR e da PSP... não entendo dado que é a PSP que patrulha a cidade.. espaço desperdiçado é o que é....

Outra situação que me faz confusão... ao passar na ponte da barra (aveiro) para chegar a praia, observo barcos da: Policia Marítima, Marinha, GNR Brigada Fiscal... eu acredito que tenham competências especificas... mas... num pais como o nosso... em aveiro... parece um disperdicio de recursos... acho que realmente deveria ser apenas uma força... Como a Guarda Costeira como foi sugerido.

Em relação a GNR e a PSP, como já disse é cada macaco no seu galho!

Sou militar e devo admitir que não me vejo a passar para a PSP, por isso entendo que para um militar da GNR, também não deva ser algo fácil de "engolir", como para os agentes da PSP passar para a GNR, penso que esta fora de questão!

Só espero realmente que parem é de inventar mais forças policiais... um dia destes inventam o que? Uma força para policiamento só de jardins?