Défice Dívida Pública nos Últimos Séculos

  • 45 Respostas
  • 15371 Visualizações
*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Março 12, 2009, 10:06:42 pm »
Citação de: "legionario"
PedroM, esta sua frase é discutivel :

"Aliás eu só intervi nesta questão porque achei um abuso e um grande descaramento fazer passar o salazarismo como um período positivo da história de Portugal e que até teria deixado algo de herança, que não um país pobre e arruinado. "

O Portugal do sec XX sempre foi um pais pobre, mas tinhamos das maiores reservas de ouro do mundo, que nos foram de muito jeito depois do 25 abril 74. Por outro lado, eu até ja ouvi o Mario Soares dizer que Salazar tinha equilibrado as finanças ...
Quanto à miséria e ao iletrismo do nosso povo, temos todos pena que 35 anos de democracia nao tenham avançado muito nestes campos.
Os bairros de lata devem estar por ai a aparecer novamente, ja temos outra vez as sopas da caridade, o resto vem a seguir.

Nao ha duvida nenhuma que tinhamos antes do 25 abril um regime autoritario, isso é indiscutivel, mas nao era um pais onde havia a pena de morte como por exemplo em França, que decapitava os condenados à morte e que so acabou com estas praticas em 1979 ;  nos nao  tinhamos sequer a prisao perpétua em Portugal...Por cada caso de tortura ou de repressao praticado em Portugal no tempo do Salazar, eu posso relatar aqui actos documentados bem piores praticados pela França republicana no mesmo periodo...

Na minha opiniao, o principal erro de Salazar, nao foram os tabefes que a GNR ou  a Pide deram nalguns opositores, mas sim o nao ter educado e formado as pessoas. Nesta area fez muita coisa (as escolas primarias, as escolas comerciais e  industriais, etc) mas nao chegou para ficarmos ao nivel europeu... nem nada que se pareça!

Desgraçadamente, o regime pos-abrileiro, tambem esta a falhar e a coisa mais visivel que fez na area da educaçao foi distribuir os diplomas  e as equivalencias do 12° ano  nas caixas de farinha amparo.

Temos certamente mais democracia agora, mas ainda estamos muito longe duma verdadeira democracia. Que democracia pode ter um povo que nao tem dinheiro ? Onde sectores da economia que sempre foram estatais mesmo no tempo do Salazar (por serem de interesse publico e estrategico), passam da propriedade do Estado (do povo) para a propriedade das oligarquias ?
Vivemos numa democracia em que para se ter justiça convem ter muito dinheiro para pagar a um advogado ; para se ter saude ,idem ; e até mesmo para se ter uma reforma vamos ter que rezar para que os fundos privados nao vao à falencia, porque até desta responsabilidade o Estado se quer livrar.
Neste ritmo, quem vai mandar nisto tudo um dia é uma holding qualquer, que faz e desfaz os governos, intoxicando-nos com os seus media para que votemos onde eles querem e recompensando os politicos coniventes com cargos de prestigio e muito dinheiro claro.

Portugal a pouco e pouco esta a perder a sua alma  ( ja tinhamos perdido a honra e fortuna ... :):) )


O salazar e o seu regime nao era nada que se recomenda e nem o convidava para jantar... mas o 25 de abril nao trouxe a democracia... trouxe um "circo" como diz o ultimo portugues com colhoes!
 

*

teXou

  • Perito
  • **
  • 431
  • +0/-3
(sem assunto)
« Responder #31 em: Março 14, 2009, 12:10:14 am »
Citação de: "Duarte"
A Polícia do Políticamente Correcto anda por aí e está atenta..  blx2x1
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
-------------------------------------------------------
" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org
 

*

teXou

  • Perito
  • **
  • 431
  • +0/-3
(sem assunto)
« Responder #32 em: Março 14, 2009, 12:37:17 am »
Citação de: "legionario"
O Portugal do sec XX sempre foi um pais pobre, mas tinhamos das maiores reservas de ouro do mundo, que nos foram de muito jeito depois do 25 abril 74. Por outro lado, eu até ja ouvi o Mario Soares dizer que Salazar tinha equilibrado as finanças ...

Vou so responder a primeira parte, porque o resto so é ... :evil:
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
-------------------------------------------------------
" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Março 14, 2009, 04:31:21 am »
Citação de: "teXou"
Citação de: "legionario"
O Portugal do sec XX sempre foi um pais pobre, mas tinhamos das maiores reservas de ouro do mundo, que nos foram de muito jeito depois do 25 abril 74. Por outro lado, eu até ja ouvi o Mario Soares dizer que Salazar tinha equilibrado as finanças ...
Vou so responder a primeira parte, porque o resto so é ... :evil:


Quando o barroso disse que isto tava de tanga... era verdade, a gente e que nao quis acreditar. agora nem de tanga esta isto virou um "circo"
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6305
(sem assunto)
« Responder #34 em: Março 14, 2009, 11:56:13 am »
Isto assusta a sério. Muito a sério. Estamos mal com esta democracia nepotista? Estamos sem dúvida. Não vivi os anos da ditadura mas todos os meu familiares mais velhos que eu viveram. E por tudo o que dizem, por tudo o que alguns passaram, por eu próprio já ter estado em países que vivem nesse tipo de jugo só posso dizer que prefiro esta democracia à melhor ditadura. É que neste regime ao menos posso tentar mudar alguma coisa.

O que os defensores e branqueadores do fascismo salazarista aqui usam como argumento é que as atitudes e opções tomadas depois do 25Abr são as culpadas de tudo o que aconteceu. Pois tudo tem uma causa e o respectivo efeito. Já o escrevi aqui, mas para os defensores da ditadura só existe uma maneira de compreenderem.  Viverem num regime desses em que se pisam o risco de sequer pensar livremente podem habilitar-se a umas férias pagas pelo vosso adorado regime

Hasta
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4527
(sem assunto)
« Responder #35 em: Março 14, 2009, 07:18:05 pm »
A ideia principal que eu quiz fazer passar, é que : ontem por umas razoes, hoje por razoes diferentes, Portugal continua a ser um pais pobre e sem perspectivas  e de onde as pessoas continuam a sair para procurar um melhor futuro.
A classe politica e os situacionistas actuais invocam frequentemente o espectro do Salazar dizendo : vejam como estamos bem, antigamente era as trevas, a miséria, a tortura !  Nos tempos do Salazar, em todos os paises havia esses cancros, e em Portugal se tinhamos o regime que tinhamos é porque era o reflexo do nosso povo.

A verdade é que Portugal HOJE nao esta nada bem e a culpa  ja nao é do Salazar. Quando ele deixou o poder, deixou tambem um pais em muito melhor estado do que aquele em que  encontrou,  em questoes de segurança, economia e até de educaçao. Afirmar isto, é para muitos situacionistas um crime, mas no entanto é verdade.

O regime actual , tal como o anterior,  nao esta a conseguir pôr Portugal na média dos paises europeus. Mesmo em questoes de liberdade, peço desculpa mas isto esta  a caminhar para um estado Big Brother . Preciso de justificar esta minha afirmaçao ?

Se este regime fosse verdadeiramente democratico, justo e solidario, eu estaria com ele.

Quanto ao Salazar, o homem ja morreu mas se ainda esta tao vivo na memoria das pessoas, é culpa da incompetencia e da cupidez dos nossos caciques pseudo-democraticos que nao souberam implantar uma verdadeira democracia.
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Março 14, 2009, 07:24:35 pm »
Legionario: ele teve quase 40 anos no poder. Seria muito estranho a educação não ter melhorado, já que o Sec. XX foi explosivo em termos de Conhecimento.
Agora, se não estou errado quando ele chegou ao poder, se Portugal estava atrasado para aí 25-50 anos relativamente a outros países, quando o regime caiu, Portugal continuava umas décadas atrasado.
Ou seja Portugal melhorou em termos absolutos, mas não em termos relativos (isto é, comparando com outros países).

Poderias, pf explicar o que queres dizer com o estado Big Brother?
"Ask DNA"
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4527
(sem assunto)
« Responder #37 em: Março 14, 2009, 07:50:36 pm »
O  "BIG BROTHER...is watching you" :).  Custa-me a entender como é que um estado repressivo reprimia tanto, com menos de metado dos policias que hoje existem.
« Última modificação: Março 15, 2009, 07:00:51 pm por legionario »
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Março 15, 2009, 04:09:49 am »
Meus amigos... vejao este MIX e se tiverem alguma duvida vejao outra vez!

Ta tudo dito!!! f2x2x  f2x2x  f2x2x

http://www.youtube.com/watch?v=nLFqx2sTpjk
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18251
  • Recebeu: 5518 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7145/-9528
(sem assunto)
« Responder #39 em: Março 15, 2009, 11:54:59 am »
Citar
Hoje o controle dos cidadaos por parte dos Estados é permanente. Temos nao sei quantos numeros e nao sei quantos cartoes


note-se por ex. que desde de Janeiro de 2009, o BI deixou de existir!

agora o "cartão do cidadão" ( com todos os nossos dados juntos unm só cartão) tornou-se obrigatório!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

PedroM

  • 167
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #40 em: Março 15, 2009, 08:48:16 pm »
Legionário:

Você anda a treinar para cómico? Mas quer comparar o estado da educação em 1968 e em 2008? Tem alguma coisa a ver com a outra?

Alguma vez em 1968 a população portuguesa tinha o nível de escolaridade que tem hoje? Quando houve em Portugal uma população mais instruída do que hoje?

Uma coisa é constatar as insuficiências que existem presentemente, outra completamente diferente é pretender comparar as 2 situações 1968/2008, não tem comparação possível.

E que história é essa do big brother? Será que você está a escrever do fundo de alguma gruta ou de algum bunker com medo das forças de vigilância da terrível Republica Francesa? Não me parece. Mas olhe que no tempo do seu adorado Salazar você teria se dese esconder se quisesse participar num debate destes, senão ainda lhe davam um "calor nas orelhas", mas como você também nâo vê mal nisso...
É evidente que a tecnologia disponibiliza hoje meios de vigilância e controlo que não estavam disponíveis há 40 anos. Por acaso já pensou o que faria o seu adorado líder se tivesse ao seu dispor os meios de vigilância que existem hoje?

A vantagem da democracia é que se você quiser protestar protesta. Aí em França não sei como é, mas aqui em Portugal, basta chamar a TVI ou a SIC e tem logo direito a fazer um comício que passa em vários telejornais.

Passe bem.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4527
(sem assunto)
« Responder #41 em: Março 16, 2009, 06:45:46 pm »
Citação de: "PedroM"
Legionário:

Você anda a treinar para cómico? Mas quer comparar o estado da educação em 1968 e em 2008? Tem alguma coisa a ver com a outra?

Alguma vez em 1968 a população portuguesa tinha o nível de escolaridade que tem hoje? Quando houve em Portugal uma população mais instruída do que hoje?

Uma coisa é constatar as insuficiências que existem presentemente, outra completamente diferente é pretender comparar as 2 situações 1968/2008, não tem comparação possível.

E que história é essa do big brother? Será que você está a escrever do fundo de alguma gruta ou de algum bunker com medo das forças de vigilância da terrível Republica Francesa? Não me parece. Mas olhe que no tempo do seu adorado Salazar você teria se dese esconder se quisesse participar num debate destes, senão ainda lhe davam um "calor nas orelhas", mas como você também nâo vê mal nisso...
É evidente que a tecnologia disponibiliza hoje meios de vigilância e controlo que não estavam disponíveis há 40 anos. Por acaso já pensou o que faria o seu adorado líder se tivesse ao seu dispor os meios de vigilância que existem hoje?

A vantagem da democracia é que se você quiser protestar protesta. Aí em França não sei como é, mas aqui em Portugal, basta chamar a TVI ou a SIC e tem logo direito a fazer um comício que passa em vários telejornais.

Passe bem.


Vc é o perfeito exemplo dos democratas que temos :)
Leia os posts dos outros mais devagar em vez de se empolgar ! e veja se percebe o que lê.
A sic e a tvi que continuem a denunciar as injustiças do nosso pais, de bem lhes serve...; o que eles podiam fazer tambem era trocar algumas das telenovelas  por programas que contribuam a valorizar a nossa cultura porque continuamos com a taxa de analfabetismo igual à da Albania . Infelizmente o poder em Portugal sempre quiz o povo ignorante, e ainda nao apareceu por ca o regime que ponha Portugal ao nivel da europa.
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Março 28, 2009, 01:30:19 pm »
Alguém há-de pagar

"Certo dia, o Dr.Mário Soares foi ao Porto visitar a Casa da Música. E, confrontado com as derrapagens financeiras do mostrengo, o Dr.Soares resumiu a nossa história económica em duas frases:
«O importante é fazer. Depois, alguém há-de pagar.»
Nem mais.
«Alguém há de pagar» devia ser o nosso hino.
Isso vale para a Casa da Música e para a "música" que o governo toca em ano de eleições, ao chutar para 2011 metade das prestações mensais de habitação que as famílias desempregadas não conseguem honrar.
E os juros?
E se o desemprego continuar?
E se a economia portuguesa permanecer moribunda?
Perguntas inúteis.
Quando chegar 2011, o mais provável é alguém chutar a dívida para 2013.
Ou 2015.
Ou 2017.
Isto, claro, se ainda houver país por essa altura.
E trabalhadores portugueses dispostos a suportá-lo."

João Pereira Coutinho
 

*

PedroM

  • 167
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #43 em: Março 28, 2009, 06:24:48 pm »
Notícia do semanário SOL de hoje:

Reservas de ouro atingem valor mais alto dos últimos 30 anos
Portugal é o 13.º país com mais reservas de ouro do mundo. E com a subida de preço do precioso metal, as reservas nacionais atingiram o valor mais alto dos últimos 30 anos. Agora as opiniões dividem-se sobre o rumo a tomar: uns defendem que devemos vender parte do ouro, outros sustentam que o deveremos guardar
O valor das reservas de ouro portuguesas está num patamar histórico, com a subida do preço da matéria-prima. Os activos em posse do Banco de Portugal (BdP) atingiram 9,2 mil milhões de euros em Fevereiro, o montante mais elevado dos últimos 30 anos, com uma valorização de 1,3 mil milhões em apenas um ano. Miguel Cadilhe defende a venda de reservas; Augusto Mateus e João César das Neves discordam.
Portugal aparece em 13º lugar na lista de países e organizações com mais reservas de ouro. Tem 382,5 toneladas, o equivalente a 36 gramas por cada habitante. Aos actuais preços de mercado, são pouco mais do que 800 euros por cidadão e, no total, 5,7% do Produto Interno Bruto. A matéria-prima representa 85,9% do total de reservas do país.
Desde 1999, estão em vigor acordos entre bancos centrais na Zona Euro que limitam a venda de reservas. Ao abrigo desse entendimento, revisto pela última vez em Setembro de 2004, Portugal colocou no mercado 100 toneladas, entre aquela data e Setembro de 2006, para diversificação das reservas externas. O acordo terá que ser revisto este ano e a possibilidade de virem a ser feitas mais vendas está em aberto

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=130377

E esta hem!?? Será por isto que deixamos de ser um país com graves problemas económicos e financeiros? Será que somos o 13º país mais rico do mundo?
Obviamente que não! Esta notícia demonstra bem que um país pode "nadar" em reservas de ouro e ser um país paupérrimo, carenciado de tudo e a sua população viver no limiar da miséria, tal como acontecia em Portugal no tempo do Salazar.

O infeliz regime do estado novo no plano económico deixou 2 mitos.

1º O das reservas de ouro. Hoje vemos que as reservas de ouro, sendo bom tê-las, não transformam um país pobre em rico nem põem uma economia a funcionar.

2º O escudo forte. Como já disse noutro post, o escudo não era uma divisa livremente convertível. O seu câmbio era fixado administrativamente. Havendo poucas operações em escudos era fácil ao governo de então manter o escudo artificialmente alto. Claro que qualquer tentativa para integrar o escudo no mercado cambial livre resultaria numa queda brutal do seu valor, que nessa altura sim, tenderia a espelhar o nível de pobreza do país.

Quanto a mitos estamos falados. Quanto ao resto a obra do estado novo pode medir-se pelos indíces de desenvolvimento económico e humano já disponíveis no princípio dos anos 70. Uma só palavra LAMENTÁVEL!
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Março 28, 2009, 08:47:22 pm »
Caro pedrom o senhor, diz que o ouro não importa, agora claro que não com a moeda unica mas na altura importava e muito.
Quanto ao estado novo, bem tem razão em quase tudo exepto o ponto dos niveis de crescimento, que agora são bem piores.
Portugal esta mal muito mal, e ninguem faz nada.
O povo parece burro por ainda ir nas conversas dos nossos governantes.

Cumprimentos