Miseria, Fisco e Emigraçao

  • 68 Respostas
  • 17410 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7064/-9429
(sem assunto)
« Responder #45 em: Dezembro 19, 2008, 06:15:31 pm »
legionário  :Palmas:

vc diz as verdades que muitos não gostam de ouvir!!!

Citar
Mais vale ter um emprego razoável e um salário de miséria do que andar a aturar bifes, francius e outros tantos


pois então eu devo ter um azar do caraças, pois a maior parte dos tugas que me aparecem á frente só me dão é vontade de imigrar...e para bem longe!!!!! :roll:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1447
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +225/-4413
(sem assunto)
« Responder #46 em: Dezembro 19, 2008, 06:44:34 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Meu caro a minha mulher ganha 500€, por isso sei o que é viver com pouco. Mas vivo de cabeça erguida e sem ninguém me mandar bocas, piadas ou outros tantos.

Atenção tenho dois casos de emigração na minha familia, por isso eu sou o último que vai atirar pedras por alguém querer emigrar.

Mas acjo que entre mudar para outra região eir para outro país, primeiro devia-se tentar a primeira solução.

Conheço um individuo que veio agora de Angola e estava a ganhar 3 vezes mais lá do que cá! Cada um safa-se como pode.


Tmbem ando a vêr se arranjo um trabalho em Angola  :)
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #47 em: Dezembro 19, 2008, 07:23:46 pm »
À situação actual de Portugal e dos Portugueses, poderá se fazer um paralelismo interessante com a situação que se vivia no séc.XIV.
Lá pelo ano de 1300 e tal...

Eramos então uma quadradinho nesta Península Ibérica, um país bisonho, triste, fracote, que lá ia resistindo, sem no entanto, ter uma afirmação mundial, ou capacidade de fazer algo além fronteiras. A maior parte das pessoas viviam( sobreviviam!) mal, fora os poderosos, esses sempre se iam safando...
O Rei, esse, era fraco.
"Ontem" era Dom Fernando, hoje é o  Primeiro Ministro Sócrates.

Até que os portugueses "emigraram". Só que estes foram de caravelas e naus.
Para a África, depois para a Índia, e depois para o Brasil...
O país estava de cofres cheios.
E assim foi vivendo ao longo dos séculos, com mais território menos território, nem sempre nas melhores condições, mas dava para os gastos.
Até deu para fazer uma última campanha em África, já na altura do Dr.Salazar.

Chegamos a 1975 e fez-se uma borrada total.
Fez-se não, fizeram.
Uma borrada de todo o tamanho, repito.
De 2 milhões e 300 mil km2 de superfície passámos a 92.000km2.
Assim, sem mais nem menos.

Não houve consulta às populações do Ultramar, abandonaram-se esses territórios, outrora portugueses, à sua sorte...

-Deixou-se Timor sem mais nem menos...levaram com a Indónésia em cima. Hoje tem lá ao pé os sacanas interesseiros dos Australianos para chuparem os recursos naturais de Timor até ao tutano.

-E em África, todos sabem o que se passa. Uma tristeza que enfim, nem vale a pena falar.

Armando Cortesão disse «O Império de além-mar é a própria razão da sua existência», pelo que a sua manutenção é, para Portugal, «uma questão de vida ou de morte».

Abandonaram Angola, Moçambique, Guiné, Timor, Cabinda e todos os outros territórios sem consultar as populações.
Mas só os territórios em que predominavam populações não brancas foram abandonados!
Não é hoje tão discutido aqui no Fórum a União Portugal/Cabo-Verde?
Então porque não entregaram os Açores ou a Madeira? Muitos dizem, e com verdade.

Não sei se se lembram do estudo dos espanhóis sobre Portugal em que afirmavam que "sem o seu Império, Portugal tornava-se um país inviável".

Pois bem meus amigos, voltamos infelizmente ao Portugal do séc.XIV.
Um quadradinho de gente valente e esforçada, mas aparentemente adormecida.
"Não se governa nem se deixa governar" já diziam, à muito, muito tempo, e estavam mais que correctos!
Não há melhor frase que caracterize o nosso (agora)pobre e pequeno país, sem dúvida...

Ele ainda não morreu, contudo!
E sabem porquê?
Deixo-vos uma frase do Grande Professor José Hermano Saraiva.
"Nós não temos ouro nem prata. Mas temos uma coisa muito mais valiosa: O povo Português"
 :wink:
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1447
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +225/-4413
(sem assunto)
« Responder #48 em: Dezembro 19, 2008, 07:30:17 pm »
Citação de: "P44"
legionário  :Palmas:

vc diz as verdades que muitos não gostam de ouvir!!!

Citar
Mais vale ter um emprego razoável e um salário de miséria do que andar a aturar bifes, francius e outros tantos

pois então eu devo ter um azar do caraças, pois a maior parte dos tugas que me aparecem á frente só me dão é vontade de imigrar...e para bem longe!!!!! :roll:


Obrigado, mas por causa disso...
qualquer dia inda vou preso amigo P44 :):)
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
(sem assunto)
« Responder #49 em: Dezembro 19, 2008, 08:34:17 pm »
Citação de: "TOMSK"
"Ontem" era Dom Fernando, hoje é o  Primeiro Ministro Sócrates.

Li em qualquer lado: quem é fraco, vota no fraco... se calhar a maioria dos portugueses são fracos.  :wink:[/quote]

Tivemos o ouro, prata, especiarias e quê? Afundamos-nos no rego em que estamos.
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #50 em: Dezembro 19, 2008, 11:22:42 pm »
Citar
Li em qualquer lado: quem é fraco, vota no fraco... se calhar a maioria dos portugueses são fracos.

A maioria dos portugueses votou naquele que parecia forte. Contudo, o forte veio a provar que é fraco.:twisted:
Se vamos estar sempre à espera dos EUA que nos protejam a nós e aos nossos interesses, então estamos desgraçados. Os americanos já deram provas que a amizade com Portugal é só quando lhes convém e onde convém.

Citar
Porque as ilhas não tem recursos naturais como pitroil, ouro, diamantes, prata etc.

Isso não, mas têm uma Base das Lajes, mesmo ali à maneira no meio do mundo...
E quem é que está lá nessa base?  :P

Não sou salazarista, mas se havia algo que admirava naquele homem era a sua obstinação perante as enormes pressões e isolamento que sofreu por parte das potências. Se os interesses de Portugal estavam primeiro, então que se lute por eles, mesmo contra todos!
Pena minha, isso hoje já não se vê.
Caímos no politicamente correcto, na obediência às ordens de Bruxelas, enfim...
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #51 em: Dezembro 20, 2008, 01:03:45 am »
No Livro 1509 de Tessaleno Devezas e Jorge Nascimento Rodrigues há uns paragrafos interesantes sobre a temática que o TOMSK referiu:

Citar
Foi sempre uma razão de espanto para os historiadores a constatação da pobreza de Portugal nesta época (século XVI). O pais que conseguiria o poder hegemónico em 1509, imperando sobre um comércio já de dimensão global, era uma terra pobre e pequena da periferia da Cristandade, carente de cereais e matérias-primas essenciais, em que o grosso da população sofria de doenças e onde a taxa de mortalidade era muito elevada. Ainda hoje, uma característica que chama a atenção de quem viaja pelo interior de Portugal, é o aspecto árido, estéril e rochoso de boa parte das suas terras. Esta visão era bem mais impressiva naquela época, pois se adicionava ainda a escassez de gentes, pois a densidade populacional no interior era inferior a 10 habitantes por quilómetro quadrado.

Portugal importava cerca de um quinto dos cereais que consumia, e este facto foi, aliás, um dos factores da Expansão portuguesa em direcção ao Magrebe e ao Atlântico – a procura de terras cultiváveis, daí resultando o rápido crescimento do povoamento e do cultivo de cereais e açúcar nos arquipélagos atlânticos, Madeira e Açores, e a produção em escala de cereais nos enclaves portugueses em Marrocos.

Também foi a escassez de alimentos e proteínas que levou os portugueses à procura de novas zonas de pesca, gerando as navegações para ocidente para as águas geladas do Atlântico Norte. Deve-se salientar, entretanto, que esta penúria, embora muito marcante era uma característica da época em toda a Europa, que vivia o período de crise do Feudalismo carente de mão-de-obra, alimentos e principalmente ouro.
« Última modificação: Dezembro 27, 2008, 01:17:03 am por André »

 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
(sem assunto)
« Responder #52 em: Dezembro 20, 2008, 02:06:48 am »
Citação de: "TOMSK"
A maioria dos portugueses votou naquele que parecia forte. Contudo, o forte veio a provar que é fraco.:twisted:
Se vamos estar sempre à espera dos EUA que nos protejam a nós e aos nossos interesses, então estamos desgraçados. Os americanos já deram provas que a amizade com Portugal é só quando lhes convém e onde convém.

Só que nessa altura Portugal estava enfraquecido com uma guerra em várias vertentes entre mãos.
Em relação aos EUA não sei se já reparaste mas as pessoas olham esse país como supremacia e o "bom" incapaz de mal algum.


Citar
Isso não, mas têm uma Base das Lajes, mesmo ali à maneira no meio do mundo...
E quem é que está lá nessa base?  :P

É mais deles que nossa, um dia quando quiserem compram-na como quem compra o Alasca lol. Por outro lado não teriam qualquer oposição caso a ocupassem.


Citar
Não sou salazarista, mas se havia algo que admirava naquele homem era a sua obstinação perante as enormes pressões e isolamento que sofreu por parte das potências. Se os interesses de Portugal estavam primeiro, então que se lute por eles, mesmo contra todos!
Pena minha, isso hoje já não se vê.
Caímos no politicamente correcto, na obediência às ordens de Bruxelas, enfim...


Estamos no Portugal onde a maioria têm um preço, portanto não vale a pena lutar muito, é até alguém dar o $ certo.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
(sem assunto)
« Responder #53 em: Dezembro 22, 2008, 03:25:09 pm »
Citação de: "P44"
legionário  :Palmas:

vc diz as verdades que muitos não gostam de ouvir!!!

Citar
Mais vale ter um emprego razoável e um salário de miséria do que andar a aturar bifes, francius e outros tantos

pois então eu devo ter um azar do caraças, pois a maior parte dos tugas que me aparecem á frente só me dão é vontade de imigrar...e para bem longe!!!!! :roll:


E fala o burguesista... :twisted:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7064/-9429
(sem assunto)
« Responder #54 em: Dezembro 22, 2008, 04:06:16 pm »
Citar
Queria-te ver a safares-te com o salário que eu e a minha mulher temos...felizmente não fazemos vida de ricos e vivemos de acordo com os nossos salários (coisa que infelizmente poerdeu-se).

então já somos 2...

Citar
Falem o que falarem, a verdade é que vejo muito menino que troca de carro como quem troca de camisa, muita gente que vai para o Brasil passar férias quando está cheio de dividas.


continuamos a partilhar do mm estilo de "modus vivendi"

E em relação a emigrar, se dependesse só de mim, há muito que me tinha ido embora...e para bem longe! :twisted:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #55 em: Dezembro 22, 2008, 04:17:34 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Falem o que falarem, a verdade é que vejo muito menino que troca de carro como quem troca de camisa, muita gente que vai para o Brasil passar férias quando está cheio de dividas.


Estava a ver que ninguém tinha a lucidez de colocar o dedo na ferida.
A culpa do estado em que estamos é nossa.
Portugal nunca foi rico, e os portugueses nunca ganharam bem.
O problema é que se começou a ganhar um pouco melhor. Quem ganhava mais começou a comprar bons carros, e os carneiros sem meio dedo de testa foram atrás e para não parecerem mais pobres que o vizinho vai de se endividarem com carros, casas, plasmas, férias, etc.
O Estado deve ajudar estas pessoas a pagar os empréstimos? O tanas. Tivessem tido juízo.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1447
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +225/-4413
(sem assunto)
« Responder #56 em: Dezembro 22, 2008, 07:09:29 pm »
Quem fez dividas para passeios , carros e plasmas que as pague !
Existe uma outra faixa de populaçao que vive com muitas dificuldades porque os salarios simplesmente nao chegam para viver.

Nao deitem poeira para os olhos, ok ?
Como é que se vive com um salario minimo em Portugal ? Façam la as continhas ! Na Grédia a geraçao dos 700 revolta-se, e em Portugal a geraçao dos 450 so nao se revolta porque ...porque, olha nem sei !

Por outro lado, tudo na nossa sociedade incentiva ao consumo e aqui se deveria fazer alguma coisa tambem, mas este é outro assunto que até merece ser desenvolvido.
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #57 em: Dezembro 22, 2008, 07:36:52 pm »
Não conheço agricultores que vivam na miséria.
Tenham uma horta - como o meu pai teve muitos anos no centro de uma cidade subúrbio de Lisboa - que já ajuda a equilibrar as contas.
As pessoas mais remediadas que tenho na família são uns tios que ganham ambos o salário minímo. Ainda lhes sobrou para comprar uma casa e um carro para a filha.
Mil euros/mês chega para uma família que saiba ser poupada.
E não falo de mim, que sou um estroina de primeira - porque felizmente trabalho 12 horas por dia para o poder ser.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1447
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +225/-4413
(sem assunto)
« Responder #58 em: Dezembro 22, 2008, 08:40:38 pm »
Boa lançada Lancero ! essa da agricultura na cidade é excelente ideia !
poupa-se uns trocos ,nao se morre à fome e é ecologico :)
Um homem vem cansado do trabalho e ainda tem que ir plantar batatas e dar milho às galinhas ; o meu pai faz isso mas ja é reformado, tem tempo...e é obrigado a isso porque apesar de ter andado a serventear pedreiros desde a idade dos 9 anos a reforma dele nao chega aos 400 euros...e descontou sim senhora, poupe-me esse argumento se esta a pensar em utiliza-lo!
Eu punha nas hortas era os meritissimos juizes, deputados e demais politicos  assim como certos sectores do funcionalismo publico que se regalam com as mordomias e as reformas absurdamente altas que andamos nos todos a pagar. E a fazer companhia a estes parasitas punha tambem alguns banqueiros e sobretudo certo ministro que pretendia aumentar as pensoes de 2 euros por mes para o povo nao se habituar mal !
Se foi para isto que fizeram o 25 de abril, deixassem la estar o Marcelo Caetano que estavamos se calhar melhor a esta hora !
« Última modificação: Dezembro 22, 2008, 08:51:03 pm por legionario »
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2341
  • Recebeu: 144 vez(es)
  • Enviou: 424 vez(es)
  • +572/-320
(sem assunto)
« Responder #59 em: Dezembro 22, 2008, 08:47:40 pm »
Citação de: "legionario"
Se foi para isto que fizeram o 25 de abril, deixassem la estar o Marcelo Caetano que estavamos se calhar melhor a esta hora !


Às tantas...  c34x
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist