O Humvee tem sofrido um bocado do sindroma "Stryker", mas injustamente, na minha opinião...
Enquanto o Stryker foi sempre publicitado como um substituto para forças mais pesadas, arriscando-se por isso a críticas sempre que comparado com um IFV, o Humvee nunca foi nada disso - ele é pura um simplesmente um Jeep com maior espaço interno e melhor performance todo o terreno, que nos últimos anos tem tido alguns upgrades ao nível de blindagem.
Assim, é lógico que ele não sobreviva a um ataque com um RPG, ou com uma bomba feita com um obus de 152mm - ele nunca foi desenhado para este tipo de cenário! :?
Há que ser realista - se se quer andar numa cidade/aldeia, os veículos têm de ter dimensões limitadas, o que também se traduz em blindagem limitada.
Mas também não sei se o Exército português pensa adquirir em grandes quantidades estas ou outras viaturas tácticas para substituir os velhos Toyotas Land Cruiser que possiu, e os UMM's.
Noutros tempos possuíamos Land Rover's, mas agora em termos de viaturas, nada previsto.
O Exército usa uma mistura de Land Rovers, Toyota's Land Cruiser e UMM Alter como viaturas ligeiras TT e administrativas (sem contar com as cerca de 2 dezenas de Humvee). Actualmente creio que não há quaisquer planos para os substituir por uma viatura nova (e de preferência, de um único modelo, para facilitar a logística). Na minha opinião, isto é uma falha grave, pois um exército não vive só de CC's e IFV's - precisa de viaturas ligeiras, de meios logísticos, de comunicações e centros de comando (algo que se discute pouco nestes fóruns - também admito que não tenho grande interesse em discutir as bandas em que um rádio opera...
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