HUMVEE NO IRAQUE

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HUMVEE NO IRAQUE
« em: Junho 09, 2004, 11:49:12 pm »
Olá pessoal,

No link abaixo há um artigo interessante sobre o Humvee no Iraque:

http://www.defesa.ufjf.br/arq/Art%2088.htm

Um abraço a todos.
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
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Volta Redonda
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Rui Elias

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« Responder #1 em: Junho 11, 2004, 10:58:02 am »
Em relação ao Exército português julgo saber que foram adquiridos alguns humvees, que estão em Timor e outros cá.

Não sou um perito nestes assuntos, mas julgo que pela sua largura, estas viaturas não se adequam a determinados tipos de terreno.

Mas também não sei se o Exército português pensa adquirir em grandes quantidades estas ou outras viaturas tácticas para substituir os velhos Toyotas Land Cruiser que possiu, e os UMM's.

Noutros tempos possuíamos Land Rover's, mas agora em termos de viaturas, nada previsto.

Relativamente à sua prestação no Iraque, até se costuma dizer que no verão em Bagdad a temperatura é de 40 graus célcios, mas no interior de um Humvee atingido por um RPG-7,  a temperatura atinge facilmente os 1.200 garus célcios :mrgreen:
« Última modificação: Junho 11, 2004, 11:32:06 am por Rui Elias »
 

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JNSA

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« Responder #2 em: Junho 11, 2004, 11:23:28 am »
O Humvee tem sofrido um bocado do sindroma "Stryker", mas injustamente, na minha opinião...

Enquanto o Stryker foi sempre publicitado como um substituto para forças mais pesadas, arriscando-se por isso a críticas sempre que comparado com um IFV, o Humvee nunca foi nada disso - ele é pura um simplesmente um Jeep com maior espaço interno e melhor performance todo o terreno, que nos últimos anos tem tido alguns upgrades ao nível de blindagem.

Assim, é lógico que ele não sobreviva a um ataque com um RPG, ou com uma bomba feita com um obus de 152mm - ele nunca foi desenhado para este tipo de cenário! :?

Há que ser realista - se se quer andar numa cidade/aldeia, os veículos têm de ter dimensões limitadas, o que também se traduz em blindagem limitada.

Citar
Mas também não sei se o Exército português pensa adquirir em grandes quantidades estas ou outras viaturas tácticas para substituir os velhos Toyotas Land Cruiser que possiu, e os UMM's.

Noutros tempos possuíamos Land Rover's, mas agora em termos de viaturas, nada previsto.


O Exército usa uma mistura de Land Rovers, Toyota's Land Cruiser e UMM Alter como viaturas ligeiras TT e administrativas (sem contar com as cerca de 2 dezenas de Humvee). Actualmente creio que não há quaisquer planos para os substituir por uma viatura nova (e de preferência, de um único modelo, para facilitar a logística). Na minha opinião, isto é uma falha grave, pois um exército não vive só de CC's e IFV's - precisa de viaturas ligeiras, de meios logísticos, de comunicações e centros de comando (algo que se discute pouco nestes fóruns - também admito que não tenho grande interesse em discutir as bandas em que um rádio opera...  :wink: )
 

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emarques

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« Responder #3 em: Junho 11, 2004, 02:09:48 pm »
Citação de: "JNSA"
ele é pura um simplesmente um Jeep com maior espaço interno e melhor performance todo o terreno, que nos últimos anos tem tido alguns upgrades ao nível de blindagem.

Pois, esse é que é o problema apontado por alguns ao Humvee. Que o desempenho todo-o-terreno não é assim tão bom. Encontrei isto num fórum de discussão sobre veículos TT.

Citar
'" the military hummers are a sweet piece of machinery "


Oh no they're not - they are a sh1t piece of machinery, as I have said many a time in print without anybody challenging me, including Arnie! After I told the world that the king was not wearing any clothes, in my military column in IOR, and this was picked up by one of the wire agencies, my views were reported as far away as Australia, prompting me to duck every time I heard an Austrian accent.

When I first ran into Hum-vees, c.1989 with USAEUR on a Corps-level exercise, I believed the bovine scatology spouted by MPs who were running de-regulated hard tops, but I soon realised I had been had. On my next assignment the point was rammed home when I was running off-road in convoy with an M1A1 cavalry patrol and the Hum-vees accompanying us were pulled out by umpires as the going was getting too difficult for wheeled vehicles - they flagged me through saying something along the lines of "that's one of these Brit Land Rovers. Let it go, it can hack it!" It could and it did.

In the Gulf in '91 I smirked at the Hum-vees bellied-out in sabkha over which Land Rovers had cruised at will. On the Camp Lejeune training area in '96 I took a Discovery along flooded tracks that the USMC refused to attempt as their vehicles were not rigged for deep wading - then reversed back through the worst stage so that my escort sergeant could get a snap of me doing it all over again (and I am not much of an off-road driver). When working at Fort Bragg a couple of weeks later, another escort sergeant let me drive his Hum-vee on the ranges in the morning so that he could drive my Disco in the afternoon to enjoy some real off-road fun.

Standing joke in Bosnia in the mid-nineties was that the Yanks refused to take part because the roads were too narrow for Hum-vees - and there could well be an element of truth in that. From my daily Casualty Update e-mails from the Peentagon, I reckon almost as many Yanks have died in Hum-vee flipping incidents as were killed during the direct combat phase. If you clip a high kerb wrong when travelling at speed, the Hum-vee (allegedly) seems to flip just like the M151A1 MUTT used to as the opposite front wheel station 'knelt'.


When US SF Task Force 21 went into the Kurdish sector of Iraq at the start of the recent invasion, they rush-bought Defenders from Solihull as these could be fitted inside helicopters, unlike their issue Hum-vees which were too wide and had to be underslung (a practice which makes the helo more prone to RPG and SAM attack). Only a couple of days ago I heard from a Brit Colonel who had been working with them that US 1st Armoured (Old Ironsides) have bought about fifty Defenders as they are more suitable liaison duties than their high profile Hum-vees.

I rest my case.

Bob'
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
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emarques

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« Responder #4 em: Junho 11, 2004, 02:11:19 pm »
Mais do mesmo:

Citar
"When the original design for the Hum-vee was conceived, in the late sixties, it was intended to be a high speed, low profile recce vehicle - in effect a military dune buggy like the Chenowth. It was never originally intended to replace the general MUTT fleet.

Over the next fifteen or so years, countless government and military committees and bodies threw in their tuppenceworth, resulting in the project evolving into a four-man camel instead of a two-man horse. It was a typical case of Cold War job-sustainment and had nothing whatsoever to do with keeping up with the Abrams tank. Simple fact is that main battle tanks, or for that matter armoured personnel carriers, and light utility trucks(for that is what the Hum-vee is meant to be) do not mix on the conventional battlefield and the only time you will usually see them together is on exercises where they take on 'representative' roles to cut down use of high maintenance tanks and tracks. (The use of Hum-vees with red or blue Nerf balls* on there antennae to represent either enemy or friendly armour became common practice around 1990 on the big European exercises).

When introduced to Europe in the mid-eighties it immediately became apparent that the Hum-vee was too wide and too heavy for the road network and temperate climate off-road conditions found there. Unfortunately, the design committees had taken the Western USA training areas, predominantly the National Training Centre at Ft. Irwin, as the benchmarch for future battlefields. In a sense they got it right, as the two major 'wars' that they had to fight were in the deserts of the Gulf Region. Unfortunately, however, the desert conditions of the Middle East bear absolutely no relationship to those found in the western USA, so the Hum-vee has not been an unqualified success in that part of the world.

Most info appearing in the mainstream media / general motoring magazines plus on the likes of Top Gear is grossly inaccurate and derives from the Hummer myths created mainly by Hollywood. Although ground clearance is nearly twice that of a Defender, the 130 inch wheelbase negates much of this unless running on the level (such as in the sun-baked Mojave where the terrain obstructions are low scrub and light scree or small boulders). Sixteen inches of ground clearance is totally insufficient to run in the tracks of bigger cargo trucks in the type of soft going found most places in the world other than arid desert, and the Hum-vee track is much narrower than a military truck's in any case. As for following the Abrams at speed off-road, once again it only has a chance of doing this in arid desert conditions, as it will belly out over soft going. Due to its flat 'bathtub' underside, once a Hum-vee sinks into either soft ground or sand, suction makes self-recovery damn near impossible, as I have witnessed countless times in the US, Germany and the Gulf.

Some basic comparisons for rag tops doing the same job from mid-eighties to date :-

Hum-vee M998 Defender 110
(Cargo/Troop) (Military Spec)
2416kg empty 1565 empty
1077kg payload 1485 payload
1540kg towed 4000kg towed
4720mm long 4630mm
2160mm wide 1790mm
1830mm high 2035mm


In short the Hum-vee is over-weight, over-width and greatly over-rated. Unfortunately, few commentators have actually driven it in realistic military conditions, but a lot (such as Clarkson in particular) have fallen for the hype.

Bob "
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Rui Elias

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« Responder #5 em: Junho 11, 2004, 02:15:40 pm »
Eu definitivamente não sou um técnico nestas coisas, mas sobre o desempenho dos Humvee como viatura todo-o-terreno, relembro que quando os primeiros se tornaram mais conhecidos, aquando da 1ª guerra do golfo, e se tornaram viaturas visualmente populares, houve 2 humvees que entraram, salvo erro em 93 no Paris-Dakar e nem a meio da prova chegaram.
 

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komet

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« Responder #6 em: Junho 11, 2004, 02:17:44 pm »
Não há nada como um carro japonês  :wink:
"History is always written by who wins the war..."
 

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Rui Elias

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« Responder #7 em: Junho 11, 2004, 03:16:13 pm »
Komet:

Se assim é, o melhor é encomendar rápidamente e em força, como dizia o outro, mais Toyotas ou então Nissans :lol:

Os UMM's podiam ir para o Museu Militar em Sta. Apolónia 8)
 

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Spectral

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« Responder #8 em: Junho 11, 2004, 08:46:04 pm »
Outra vez o Stryker  :?:

Bem, lá vamos :

Citar
Enquanto o Stryker foi sempre publicitado como um substituto para forças mais pesadas, arriscando-se por isso a críticas sempre que comparado com um IFV, o Humvee nunca foi nada disso - ele é pura um simplesmente um Jeep com maior espaço interno e melhor performance todo o terreno, que nos últimos anos tem tido alguns upgrades ao nível de blindagem.

Das 6 brigadas que estão a receber o Stryker, apenas UMA é mecanizada ( Abrams + Bradley). As outras, eram todas ligeiras, heli-transportáveis ou de infantaria a pé ou camião. Logo, esse é mais um dos mitos postos a circular sobre o Stryker.

Citar
Tem razão, Rui, mas a piada nisto é que os americanos pretendem subsituir os Humvee pelos Stryker em algumas patrulhas, sendo estes MUITO maiores, e com um raio de viragem muito superior, logo, manobram ainda pior em terreno urbano  

Há que ser realista - se se quer andar numa cidade/aldeia, os veículos têm de ter dimensões limitadas, o que também se traduz em blindagem limitada.


Claro que o Stryker oferece muitas mais vantagens do que o HUMVEE, em qualquer tipo de patrulhas, urbanas ou não. A imunidade completa a tiros de metrelhadora e a granadas de morteiro, e até a muito maior resistência a tiros de RPG (ao contrario do que os profetas da desgraça têm proclamada, a "jaula" anti-RPG tem funcionada muito bem) tornam-no imprescindível a este tipo de missões. Se o veículo não pode passar, paciência, as tropas que desmontem, porque o Stryker é acima de tudo um APC, ou seja um transportador de tropas.

Só uma nota: no estado actual, um Stryker é tão resistente a RPGs como um Bradley.

Todos estes veículos são necessários, mas nas suas proporções correctas.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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Ricardo Nunes

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« Responder #9 em: Junho 11, 2004, 09:47:01 pm »
Qual é a vossa opinião acerca do "Iguana"?

 :arrow: http://www.sabiex.com/iguana/index.html

O iguana deverá substituir o M113 no exército belga ( que substituição completamente irracional e ilógica ).







Parece-me um bom veículo para complementar os usuais jipes e ser usado mais efectivamente em situações de combate urbano.
Ricardo Nunes
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TazMonster

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« Responder #10 em: Junho 11, 2004, 09:47:16 pm »
Esta semana estive com um MAJ do Exército americano, que elogiou a performance todo o terreno do Hummer.
No entanto também disse que as versões com maior blindagem já não eram assim tão boas em todo o terreno devido ao peso.
Taz
 

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komet

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« Responder #11 em: Junho 11, 2004, 10:36:35 pm »
Ricardo, trata-se de um anfíbio? Parece-me ver uma caixa de hélice de cada lado.
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JNSA

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« Responder #12 em: Junho 11, 2004, 10:38:30 pm »
Bem, Spectral, vamos lá ver se não se volta à discussão do Stryker... :roll:
 

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Rui Elias

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« Responder #13 em: Junho 14, 2004, 12:35:38 pm »
Ricardo Nunes:

Parece-me à primeira vista que poderiam ser uma boa compra para substituir ou complementar os actuas Panhard's que me parecem carros frágeis para situações de combate, ou como carro de assalto.

Pelo menos parecem-me melhores que os Ivecos que a GNR adquiriu para o Iraque, que mais parecem viaturas da ProSegur 8) .

Admito que os Panhard sejam robustos, mas este parece-me melhor, e com maior capacidade de transporte de tropas em missões de reconhecimento e patrulha.

E um EH101 poderia transportar pelo menos um destes para qualquer lugar.

Ou mesmo para substituir em certa medida os "chaimites" de 4 rodas que foram adquiridos recentemente (há uns anitos).

Não sei nada é acerca da blidagem destas viaturas que você apresentou :oops:
 

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Spectral

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« Responder #14 em: Junho 14, 2004, 01:20:52 pm »
Proteção contra 7.62mm perfurante, embora eu não quisesse estar dentro de um debaixo de fogo de uma MG-3 ( já para não falar de uma M2  :wink: )

As Panhards são o predecessores desta classe de veículos ( Iguana, FCLV, EAGLE, Dingo), mas falta-lhes algo importante : o tamanho para serem realmente polivalentes. Apesar do exército francês ter encomendado algumas em versão 5 portas, continua a não ser suficiente.

Todos os Chaimites e semelhantes ( os V-150 com o canhão de 90 mm), vão ser substituídos pelos veículos blindados de rodas, que são uma classe de veículos de características e capacidades completamente diferentes.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

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