PE vs PA

  • 19 Respostas
  • 9879 Visualizações
*

Sickness

  • 48
  • +0/-0
PE vs PA
« em: Novembro 06, 2007, 12:51:02 am »
Boas camaradas ...

Gostava de saber quais são as principais diferenças entre a Policia Do Exercito e a Policia Aerea ....

Muito obrigado desde já pela ajuda ...
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7930
  • Recebeu: 1266 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5170/-235
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 06, 2007, 05:50:43 pm »
http://www.policiaaerea.net/home.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADcia_A%C3%A9rea

http://www.lanceiros.web.pt/
http://en.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADc ... C3%A9rcito

Uma das diferenças mais significativas será o tipo de armamento, com a saída dos paraquedistas da FAP, a Polícia Aérea surge como a única força de combate terrestre deste ramo. Neste sentido operam Viaturas Blindadas (Condor e DAF) e armamento antiáereo (canhões "Bitubo" 20mm), além de terem equipas de inactivação de explosivos, cinotécnicas e uma sub-unidade de tipo "Forças Especiais/Operações Especiais" o Núcleo de Aprontamento e Prontidão de Forças, ex-RESCOM.

A Polícia do Exército não tem nenhuma dessas valências, excepto a Cinotécnica, além disso constituiu (ou está a constituir?) um Grupo de Protecção e Segurança a Altas Entidades. Alguns dos elementos da PE tiveram treino de controle de tumultos ministrado na GNR, com vista às missões nos balcãs, mas não sei se actualmente existiram alguma sub-unidade com essa valência.

Outro aspecto a salientar é que a PA faz segurança a todas as instalações da FAP, enquanto que a PE normalmente faz essas funções apenas em órgãos de Comando (Estado-Maior, os vários Comandos, QG das Brigadas, etc.) do Exército.

Numa base rotativa (mensal?) a PA, PE e a PN (Fuzileiros) fazem a segurança alternadamente ao MDN/EMGFA, ao Monumento aos Mortos do Ultramar em Belém, eventualmente ao túmulo do soldado desconhecido...

Por fim, tanto a PA como a PE são normalmente as forças empregues pelos respectivos ramos, em cerimónias de honras militares e protocolares.
 

*

SLBFaNaTiC

  • Perito
  • **
  • 478
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 22, 2007, 08:27:38 pm »
Só uma dúvida quem escolhe a especialidade de PE é o candidato ou é atribuido?
As aberturas dos concursos é quando +/- ? Visto que o site do exercito... Já agora tirar a especialidade e ser colocado não é só no RL2 pois não?

Abraço


PTnet @ mIRC #Policia
Fórum Polícia Segurança Pública: www.forumpsp.net
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 09, 2008, 09:33:25 pm »
dantes a policia do exército era uma espécie de BOPE português, pois entrava pelos bairros mais fudid*s de lisboa.


como são os treinos da policia do exército português?

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1681
  • Recebeu: 393 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +99/-45
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 09, 2008, 10:37:53 pm »
Citação de: "major-alvega"
dantes a policia do exército era uma espécie de BOPE português, pois entrava pelos bairros mais fudid*s de lisboa.


como são os treinos da policia do exército português?


alvega de major não deves ter muito para te saires com essa da PE já ter sido uma espécie de BOPE português.... e já agora entrava nesses bairros para fazer o quê concretamente??? Em que fontes te baseias para dizeres isso?? Agora fiquei curioso! Podias vê-los há uns anos no exterior das Unidades, nomeadamente nas estações da CP a fazer um controlo do pessoal militar, quando existiam soldados do SEN, entre outras acções... agora essa de entrar nos bairros complicados de Lisboa... Há factos concretos? A única acção que poderiam fazer, tal como a PA também já o fez, era ir aos tais bairros problemáticos, onde residia pessoal que era soldado obrigatório e que tinha desertado. Iam lá no sentido ou de localizar o individuo na morada que indicavam quando se recenseavam ou se possível em coordenação com a PSP deter o individuo para o mesmo ser presente a tribunal militar... a long time ago....
A do BOPE já é ir um bocadinho mais além, já são muitos filmes...
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4526
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 10, 2008, 08:24:26 am »
O Major Alvega, nao esta muito errado naquilo que diz .

Quando eu prestei serviço na PA, esta, assim como a PE e a PN, patrulhavam zonas "sensiveis" susceptiveis de ser frequentadas pelos magalas...e isto incluia quase todos os bairros onde se "vivia" a noite .
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11087
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 10, 2008, 09:43:27 am »
E andava atrás de traficantes de droga, assaltantes, assassinos, etc, etc
Acho que não.

Mesmo que essas forças de policia militar patrulhassem zonas da cidade, seria sempre com o objectivo de controlar militares que por lá andassem e pudessem causar disturbios, como por exemplo zonas de bares, prostituição, etc.

O BOPE não tem grande coisa a ver com isso pois pertence à Policia Militar que apesar de ter um nome parecido não faz o mesmo, no Brasil a PM funciona como a GNR, é uma força de segurança.


PS: E isto refiro-me a anos 60/70, plena guerra colonial, em que as Forças Armadas tinham 300.000 militares, era uma grande massa humada que tinha que se controlar.
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Junho 10, 2008, 09:18:20 pm »
baseio-me em fontes como por exemplo, familiares meus militares que já foram da PE, e diziam que há uns 20  anos atrás, quando eram da PE eles iam a bairros lixados de lisboa para fazer rusgas e etc...

, tenho a certeza do que estou a dizer, claro que não era como o  BOPE, visto que nas favelinhas do brazil é necessário entrar de blindados!!! e nas favelinhas tem fuzil G-3 e AK-47, cá em portugal não sei como é o armamento dos criminosos, mas o armamneto do exército português algum é como o do BPE, HK MP-5, G-3 e etc...


cumprimentos
« Última modificação: Junho 11, 2008, 07:03:51 pm por major-alvega »
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1681
  • Recebeu: 393 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +99/-45
(sem assunto)
« Responder #8 em: Junho 10, 2008, 10:53:37 pm »
OK! Vinte anos atrás é muito tempinho mesmo, actualmente a coisa está muito mais soft, em termos do âmbito de actuação está mais restrito. Há 20 anos também não havia enquadramento jurídico para essas acções, mas também poucos se importavam com isso, hoje em dia já não é bem assim.
I rest my case. :twisted:
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7930
  • Recebeu: 1266 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5170/-235
(sem assunto)
« Responder #9 em: Junho 14, 2008, 10:51:01 pm »
Já agora fica a "reportagem" para apontamento futuro, se alguém ainda quiser fazer esta comparação...

PE: http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... stcount=19

PA: http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... stcount=20
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Junho 14, 2008, 10:55:54 pm »
espero que concordem comigo, a nossa policia do exército até tem muito boa formação. concordam??

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11087
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
(sem assunto)
« Responder #11 em: Junho 15, 2008, 12:47:25 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Já agora fica a "reportagem" para apontamento futuro, se alguém ainda quiser fazer esta comparação...

PE: http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... stcount=19

PA: http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... stcount=20


Falta a PN (Policia Naval) :lol: .
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Junho 15, 2008, 12:34:01 pm »
mas porque é que ainda se usam as pistolas walther P38??


não acham que deviam ser substituidas?

*

pmdavila

  • Perito
  • **
  • 366
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Junho 15, 2008, 01:00:33 pm »
Caro major, se estivesse mais atento ao que se escreve neste fórum, veria que neste momento está a decorrer o concurso público para a substituir, juntamente com a G3... :roll:
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Junho 15, 2008, 01:13:28 pm »
Citação de: "pmdavila"
Caro major, se estivesse mais atento ao que se escreve neste fórum, veria que neste momento está a decorrer o concurso público para a substituir, juntamente com a G3... :oops:


e os volkswagen golf da PE tambem deveriam ser substituidos?