O Ricardo talvez possa fazer uma análise mais detalhada, mas de um modo geral, acho que a escolha dos EH-101 foi a mais acertada...
Sem dúvida João - o EH-101 foi a melhor escolha.
Na altura Rui, o EH-101 competiu com o S-92 e com o Cougar Mk2+ ( Eurocopter ). O Cougar revelou um desempenho bem abaixo dos seus concorrentes, enquanto que o EH-101 e o S-92 tiveram pontuações bastante semelhantes mas com o EH-101 a destacar-se pela positiva e com mais pontos. Logo foi essa a escolha, e ainda bem.
Quanto aos helis que refere, em termos de incêndios também não sou especialista mas penso que os Mi-8 utilizados pelo serviço nacional de bombeiros, são aqueles que possuem as horas de voo mais baratas, e basta instalar a manga de incêndio.
Em relação ao MH-53... é um bom helicópetro, porém tem várias desvantagens em relação ao EH-101. É bastante mais antigo, a plataforma é antiquada, é mais lento, tem capacidades diminuídas no que toca a electrónica, é mais barulhento e possui um custo de operação elevadíssimo. O EH-101 beneficia de todas as vantagens de ser um heli moderno de concepção recente.
O MH-53 nunca substituiria o EH-101, mas sim o contrário. De facto os Marines dos EUA começam a procurar um substituto para o MH-53 ( tal como a força aérea, que nunca recuperou a capacidade de CSAR e SAR a longas distâncias depois da retirada dos seus HH-53. O Pave Hawk deixa muito a desejar ). Um dos concorrentes é exactamente o EH-101, que é oferecido pela Lockeed Martin com o nome de US-101 sendo o outro o S-92.
PS:
O melhor para a marinha não seriam os Seahawks, mas sim o NH-90.
Cumprimentos,