Substituição dos Allouette III

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LM

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #495 em: Janeiro 31, 2018, 05:10:35 pm »
Estes são alguns pontos em que eu me baseio em que a escolha da FAP, será que é da FAP?? deveria recair no AW109LUH, por todos os motivos, em especial o possuir duas turbinas, e mais algum....

Não entendo nada de helicópteros ou de procedimentos de compra de material militar... mas já percebi que a escolha de 1 ou 2 turbinas é o ponto de partida para todo o processo; a questão que coloco é o porquê desta opção - de certeza que não foi o MDN / equipa política que, como eu, foram a uns fóruns e ao verificarem que 1 turbina tem custos iniciais / operacionais mais baixos só deram essa hipótese à Força Aérea... será que disponibilizam a verba e a FA que se desenrasque para aparecer com uns helis para apagar fogos?! 

O que estou a ver é que vamos ter helicópteros - mas vamos ter helicópteros com 1 turbina e ainda por cima dos modelos disponíveis é dos mais "orientados" para o mercado civil / policial... parece os NPO VdC, sensores civis e está feito... os "detalhes" que fazem o equipamento ter valor militar são esquecidos.       
« Última modificação: Janeiro 31, 2018, 05:14:24 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #496 em: Janeiro 31, 2018, 08:02:30 pm »
Durante anos e anos a fio o AW109 foi o candidato predilecto nos círculos da FAP para substituir o Allouette III. Da mesma forma que o substituto favorito para a dupla Alpha Jet e Epsilon também foi o PC-21. No entanto nos últimos anos temos visto as decisões que têm sido tomadas - totalmente políticas.

É de notar a grande diferença para o início da década de 2000, no qual substituímos as frotas dos Puma e do Aviocar com aeronaves modernas e com mais capacidade e viu-se um grande salto. Especialmente na substituição dos Puma pelos Merlin.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #497 em: Janeiro 31, 2018, 08:27:48 pm »
pois não o que interessa é te-los operacionais ASAP !!!!
Mas então porque é que os bifes substituiram os Skis dos Battle lynx por trem triciclo, que até nem era, nem precisava ser retrátil ????
seria para fazer inserção mais rápida de pessoal por fast rope?
seria para poderem colocar armamento mais pesado, A/T e ou outro na fuselagem, sem terem os obstáculos dos skis?
seria para permitir que o acft se deslocasse na placa de estacionamento assim que lance motores sem ter que retirar o equipamento auxiliar ou vice versa para que depois de aterrar possa taxiar para qq ponto do aerodromo sem a ajuda do referido equipamento auxiliar....................AFEGANISTÃO ?

Pela minha experiência na aviação, já quase trinta anos, posso adiantar que os trens sejam retracteis ou não, são uma mais valia para qq Heli, pensem no tempo necessário, dois, três, quatro minutos, que um Koala precisa para colocar os auxiliares de deslocamento, as tais rodinhas, se operasse num navio, para o colocarem no hangar, ou em terra para o rebocarem para e do hangar, então se estas manobram forem efectuadas em situação de stress e ou em combate são uma pequena maravilha para todos os envolvidos.
Estes são alguns pontos em que eu me baseio em que a escolha da FAP, será que é da FAP?? deveria recair no AW109LUH, por todos os motivos, em especial o possuir duas turbinas, e mais algum....o ALIII FOI UMA EXCELENTE ESCOLHA POR PARTE DOS RESPONSÁVEIS DE ENTÃO, É O QUE VOS DIGO !!!

Exactamente, Tenente. É por isso que o Exército Britânico, quando progrediu do Army Lynx versão AH.7 para a final AH.9, entre outras modificações importantes trocou os skis pelo trem de aterragem fixo.

AH.7


AH.9A



De facto, a melhor escolha seria sem dúvida alguma o A109LUH, bimotor, mais potente, mais seguro, e que até já opera o INEM mas na versão civil. O AW109 é um velho amor da FAP, há referências em revistas da especialidade do interesse do ramo neste helicóptero tão longínquas como 1978 quando ainda era o Agusta A109 Hirundo.

No entanto, para isso teria de se cancelar este concurso e lançar outro, e se o processo formal de aquisição já de si se encontra atrasado, esperar ainda mais algum tempo deixaria tudo numa situação bem complicada. Reduzidos a 5 Alouette após o acidente de ontem (3 operacionais em Beja, outro em manutenção e um em Alerta SAR no AM1), urge avançar com isto o quanto antes. 
« Última modificação: Janeiro 31, 2018, 08:35:58 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #498 em: Março 06, 2018, 12:56:24 am »
Segundo Nuno Rogeiro a escolha está feita.

AW119 Koala
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #499 em: Março 06, 2018, 08:39:23 am »
Agora uma fonte credível sff  8)
 

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mafets

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #500 em: Março 06, 2018, 09:22:41 am »
Segundo Nuno Rogeiro a escolha está feita.

AW119 Koala

Extraordinário. Chega a uma conclusão que o pessoal do fórum à meses que já lá tinha chegado (para quem confunde F16 com f15 e não sabia que os Egípcios nunca deixaram de operar submarinos, nada de novo).  8) ::)

Cumprimentos
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #501 em: Março 06, 2018, 10:41:13 am »
 

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raphael

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #502 em: Março 06, 2018, 12:19:44 pm »
Agora uma fonte credível sff  8)

 ;D :D

Ao que tudo indica ele soube através de uma fonte credível. :G-beer2:
Um abraço
Raphael
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #503 em: Março 06, 2018, 02:21:24 pm »
Agora uma fonte credível sff  8)

 ;D :D

Ao que tudo indica ele soube através de uma fonte credível. :G-beer2:

É verdade. O Charlie Jaguar, no forum defesa a 10 de Novembro de 2017.  ;D :nice:

Citar
Golpe de teatro: o ministro da Defesa rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pela Airbus referente ao concurso de fornecimento de cinco helicópteros ligeiros para a FAP, sobrando agora apenas a Leonardo.

Citar
Rejeitado recurso da Airbus no concurso dos helicópteros para a Força Aérea
10 DE NOVEMBRO DE 2017 14:51
Manuel Carlos Freire

A Leonardo, herdeira do fabricante dos helicópteros EH-101, é a outra empresa candidata num concurso de 20,5 milhões de euros.

O ministro da Defesa rejeitou esta sexta-feira o recurso feito pela Airbus Defense and Space no concurso de fornecimento de cinco helicópteros ligeiros para a Força Aérea. Azeredo Lopes falava no final do debate parlamentar sobre o orçamento da Defesa para 2018, onde o papel futuro da Força Aérea no combate aos fogos foi uma das questões mais abordadas. Aquele concurso lançado há alguns meses, no valor de 20,5 milhões de euros, prevê a aquisição de cinco aparelhos com opção de compra de mais dois para substituirem os Alouette III, que datam da guerra colonial.

O recurso da Airbus Defense and Space (fabricante das aeronaves de transporte C-295) tinha natureza hierárquica porque, como o ministro da Defesa delegou as respetivas competências no chefe do Estado-Maior da Força Aérea, as decisões deste responsável não eram passíveis de contestação, explicou uma das fontes ouvidas pelo DN. Sendo eliminada a Airbus Defense and Space, a Leonardo (antiga Agusta Westland, construtora dos helicópteros EH-101) fica como candidata única no concurso dos helicópteros ligeiros para a Força Aérea.

https://www.dn.pt/portugal/interior/rejeitado-recurso-da-airbus-no-concurso-dos-helicopteros-para-a-forca-aerea-8908262.html
« Última modificação: Novembro 10, 2017, 10:49:47 pm por Charlie Jaguar »


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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #504 em: Março 06, 2018, 04:05:39 pm »
Boa tarde.

Vão escolher o helicoptero AW119 Koala que tem skis!...
Porquê que não escolhem a versão que tem rodas e que é mais versátil?...
Não parece nada lógica essa escolha!...
A quem pider explicar o motivo, agardeço.
Cumprimentos,

Jean-Pierre.
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #505 em: Março 06, 2018, 04:18:46 pm »
Boa tarde.

Vão escolher o helicoptero AW119 Koala que tem skis!...
Porquê que não escolhem a versão que tem rodas e que é mais versátil?...
Não parece nada lógica essa escolha!...
A quem pider explicar o motivo, agardeço.
Cumprimentos,

Jean-Pierre.
Dos helicópteros a concurso tanto o Koala como o Ecureuil têm skis (após a desqualificação da Airbus ficou apenas o primeiro). O que tem rodas é o A109, pai do Koala  o qual é bimotor e mais caro. Além disso, skis fica mais barato a manutenção que poupas nos pneus e hidráulicos.    ;) 8)


Saudações
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #506 em: Março 07, 2018, 02:59:46 pm »
Agora uma fonte credível sff  8)

 ;D :D

Ao que tudo indica ele soube através de uma fonte credível. :G-beer2:

É verdade. O Charlie Jaguar, no forum defesa a 10 de Novembro de 2017.  ;D :nice:

Citar
Golpe de teatro: o ministro da Defesa rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pela Airbus referente ao concurso de fornecimento de cinco helicópteros ligeiros para a FAP, sobrando agora apenas a Leonardo.

Citar
Rejeitado recurso da Airbus no concurso dos helicópteros para a Força Aérea
10 DE NOVEMBRO DE 2017 14:51
Manuel Carlos Freire

A Leonardo, herdeira do fabricante dos helicópteros EH-101, é a outra empresa candidata num concurso de 20,5 milhões de euros.

O ministro da Defesa rejeitou esta sexta-feira o recurso feito pela Airbus Defense and Space no concurso de fornecimento de cinco helicópteros ligeiros para a Força Aérea. Azeredo Lopes falava no final do debate parlamentar sobre o orçamento da Defesa para 2018, onde o papel futuro da Força Aérea no combate aos fogos foi uma das questões mais abordadas. Aquele concurso lançado há alguns meses, no valor de 20,5 milhões de euros, prevê a aquisição de cinco aparelhos com opção de compra de mais dois para substituirem os Alouette III, que datam da guerra colonial.

O recurso da Airbus Defense and Space (fabricante das aeronaves de transporte C-295) tinha natureza hierárquica porque, como o ministro da Defesa delegou as respetivas competências no chefe do Estado-Maior da Força Aérea, as decisões deste responsável não eram passíveis de contestação, explicou uma das fontes ouvidas pelo DN. Sendo eliminada a Airbus Defense and Space, a Leonardo (antiga Agusta Westland, construtora dos helicópteros EH-101) fica como candidata única no concurso dos helicópteros ligeiros para a Força Aérea.

https://www.dn.pt/portugal/interior/rejeitado-recurso-da-airbus-no-concurso-dos-helicopteros-para-a-forca-aerea-8908262.html
« Última modificação: Novembro 10, 2017, 10:49:47 pm por Charlie Jaguar »


Saudações

Por acaso até foi o jornalista Manuel Carlos Freire do DN.  ;D

Agora mais a sério, o processo de aquisição não avança porquê? Tanto tempo desperdiçado...

Só espero que a "eminência parda" do Rogeiro tenha descoberto mesmo agora a pólvora e não esteja a falar com conhecimento de causa pois a aquisição de somente 5 helicópteros, para tudo o que é suposto estes virem a servir, não só é insuficiente como ridícula.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #507 em: Março 07, 2018, 03:23:30 pm »
No máximo serão 5 + 1....
Essa questão do tudo para o que irão servir já é outra conversa.

Porque esta "treta" dos 50 milhões para meios aéreos de combate a incêndios é isso mesmo...uma treta.
Já deviam ter iniciado o processo em Janeiro, já deviam ter os meios alocados...este em cima da hora vai provavelmente levar a um sobrecusto da operação e a coisa vai ficar pelos 80 milhões de euros e a opinião pública vai dizer muito bem...

Existem interesses superiores a querer minar a vontade de bem servir da Força Aérea. As plataformas existentes têm sensores e tecnologia que serão sempre uma mais valia na prevenção...é só quererem aplicá-los.
Vamos ter mais um ano igual aos outros.

Os Koala não vão ser decisivos no ataque direto aos incêndios nos próximos três anos...não é só ter a aeronave agarrar na tripulação e mandá-los para o "caldeirão"....
Um abraço
Raphael
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #508 em: Março 14, 2018, 12:46:04 pm »
Passa depois de amanhã um ano que, em comunicado, o Ministro da Defesa autorizou a aquisição de 5 novos helicópteros militares ligeiros para substituir os Alouette III, e 4 meses após a Airbus ter sido eliminada do concurso e declarada vencedora a Leonardo com o AW119Kx Koala. As negociações estão a ser assim tão difíceis?  :-\

http://www.passarodeferro.com/2017/03/governo-autoriza-compra-de-helicopteros.html


Os Koala não vão ser decisivos no ataque direto aos incêndios nos próximos três anos...não é só ter a aeronave agarrar na tripulação e mandá-los para o "caldeirão"....

E quanto mais tarde chegarem, mais tarde começarão na missão de auxílio de combate às chamas devido aos factores que tão bem referiste. Além de ser uma grande farsa toda esta história de passarem a gestão e operação de meios para a FAP, e de como os novos meios - Koala e KC-390 - serão a salvação vinda dos céus.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #509 em: Março 14, 2018, 06:41:25 pm »
Três opções:
1. O atraso pode ser de propósito para evitar gastar dinheiro.
2. Deram a faca e o queijo à Leonardo/AW e agora estão a ficar gregos para conseguir tudo pelo preço que queriam.
3. A FAP está a tentar evitar outra situação como foi o contrato da manutenção dos EH-101.

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