Em relação aos F é engraçado como não se aprendeu nada desde essa altura.
Continuamos com F comprados com a ajuda da NATO e agora ainda vamos nos meter num que o americanos não só sabem todas as missões que fazemos, como podem nos por de castigo e ficamos sem F para voar.
Naquela época era tudo por baixo da mesa, só a França e Alemanha nos vendiam coisas, todos os outros cumpriam o embargo por causa da guerra em África.
E se a França é daqueles que faz o que quer às claras, ninguém manda na França, era o que mais faltava, a França vende o que quer a quem quiser lol, Alouettes, Pumas, blindados, etc.
A Alemanha já era mais pela calada, e interessante de saber essas histórias, por causa dos grandes investimentos na base de Beja e outros em Portugal (assunto também interessante) na época da guerra fria, a Alemanha tinha interesse em manter boas relações com Portugal, e Portugal queria aproveitar isso para adquirir material militar, em relação a África a Alemanha era tipo Suíça, nem defendia nem atacava a política portuguesa, não se metia.
Os Fiat supostamente tinham sido construídos para a Grécia e a Turquia que acabaram por não os comprar, a Alemanha comprou-os e depois vendeu-os a Portugal (à quem diga que foi sempre o destinatário final), Portugal só teve que se comprometer com a Alemanha que esses aviões seriam apenas para operar em Portugal, mas a definição de "Portugal" podia ser interpretada diferentemente, a Alemanha aceitava o jogo de palavras para proveito de ambos.
A compra dos B-26 também dava um filme metendo mercado negro de armas dos EUA, etc, muitos dos aviões acabaram por não vir pois foram apanhados pelo FBI e tudo engavetado, ainda chegaram a Portugal 6 ou 7 que formaram uma Esquadra em Angola.