A verdadeira face do BE

  • 13 Respostas
  • 3553 Visualizações
*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-0
A verdadeira face do BE
« em: Julho 04, 2005, 11:48:51 am »
Brilhante editorial do Nicolau Santos do «Expresso»

Citação de: "Nicolau Santos"
Não é que de uma mistura de trotskistas e marxistas-leninistas-maoístas se pudesse esperar um resultado brilhante, apesar da reciclagem democrática. O que era suposto, capitalizar o descontentamento de franjas de jovens urbanos e de intelectuais que se acham melhor que o país, está feito. Agora que seria necessário dar o passo em frente para alargar a base de apoio começa a tornar-se evidente que o Bloco de Esquerda há-de-ser sempre o que é: um pequeno partido nas margens do sistema.
 
O exemplo mais acabado da falta de aderência do BE à realidade (e de colagem acrítica ao politicamente correcto) foi a reacção da deputada Ana Drago e do dirigente Daniel Oliveira ao «arrastão» na praia de Carcavelos. A deputada Ana Drago, já famosa pelo neologismo que criou aquando da derrota de Santana Lopes e vitória absoluta do PS de José Sócrates (a «virança», como então lhe chamou), veio agora candidamente informar o país que o que se passou naquele domingo em Carcavelos não passou de pequenos furtos realizados por meia dúzia de pessoas - e tudo o resto resultou da carga selvática das forças policiais sobre os banhistas que correram desordenadamente de um lado para o outro da praia, provocando o que pareceu ser um arrastão, mas que não o foi, como nos explicou a deputada do BE.
 
Na mesma senda, Daniel Oliveira, na sua habitual crónica no EXPRESSO, apelidou de «inventão» o acontecimento e esclareceu-nos que «o arrastão nem arrastinho foi», «os roubos afinal aconteceram depois de uma rixa e no meio da confusão» e os jornalistas, manipulados pela polícia, fizeram o resto: «A maioria dos jornalistas não tem agenda, não faz agenda, não olha sequer para nenhuma agenda. E não investiga nada. São apenas artistas de variedades, prontos para entreter o público com aquilo que o público quer».
 
Fico sempre fascinado com os não jornalistas que usam abundantemente os media para se promover e promover as suas organizações, para depois os criticarem forte e feito. Daniel Oliveira não é o único. Mas para mal do fundador do «Barnabé», às vezes a realidade é demais evidente para ser como o BE quer. Eu não estava em Carcavelos - e suponho que Oliveira também não. Mas estava a minha filha e um grupo de amigos ao pé da bola do Nívea. E o resultado que fazem do que aconteceu - e dos roubos e tentativas de que foram vítimas - não bate certo de todo com a benigna visão do que aconteceu que têm os bloquistas Ana Drago e Daniel Oliveira, sempre muito politicamente correctos.
 
Ao mesmo tempo, anda o BE a colar cartazes pelo país com os dizeres «Foi para isto?» e uma fotografia de José Sócrates, de cara zangada, e mais umas frases «Aumento de impostos, aumento de combustíveis», etc. A questão é saber o que é que o Bloco faria se fosse Governo, que medidas proporia para colmatar o défice acumulado. Não espera certamente resolver pelo lado do combate à fraude e evasão fiscal o problema. Na verdade, o actual director-geral de Contribuições e Impostos, que Bagão Félix queria despedir por motivos pessoais, espera já este ano recuperar 317 milhões de IRC através do combate à evasão fiscal e mais 200 milhões de IVA através do combate à fraude. Há muitos anos que não se viam tais resultados. O BE conseguirá fazer melhor? E o brilhante economista Francisco Louçã como é que consegue fazer a quadratura do círculo: controlar o défice, sem aumentar impostos, nem congelar carreiras na Função Pública, reduzir o desemprego, mas aumentar os impostos sobre as empresas e os bancos, esperando que o investimento suba e o consumo também, sem desequilíbrio nas contas externas. É esta a receita que o BE propõe. Sendo o melhor dos mundos, tem um problema. Não funciona. É como o arrastão. O BE não gosta, mas existiu. Às vezes, a realidade atrapalha muito.
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7276
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 04, 2005, 12:23:50 pm »
O que impressiona é o tempo de antena que esta gente tem. Mas a minha experiência nos meios académicos (cada vez mais associado a uma mentalidade "escolástica medieval" onde predomina o efeminado políticamente correcto) aponta para um divórcio cada vez maior da realidade, apesar do que os senhores "doutores" nos querem fazer crer.
O problema residirá - em parte - num sistema autoalimentado em que os professores antiquados soixant-huit promovem meninos recém-licenciados sem qualquer tipo de experiência profissional e de vida a seus assistentes (futuros professores) e que MUITO contribuem para a continuidade de muitos "emoções progressistas" desligadas da realidade e que vão infectar as delicadas consciências dos nossos dóceis mas muito ignorantes jovens...
Professores de sandálias e barbas demasido crescidas (mas vestindo Lacoste) falando dos amanhas que cantam, rodeados por jovens aduladores de cabelo crescido, que não gostam de sabão, com T-shirts do Ché e bebendo coca-cola...
Futuros ministros...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7485
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • +4594/-871
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 04, 2005, 12:47:35 pm »
Aqui há uns dias, vi escrito, creio que no blog referido no texto (não me lembro bem) um parágrafo onde se descrevia o que aconteceu.

Em termos genéricos o que estava escrito era:

Aquilo não foi nada. O que ocorreu foi que chegaram à praia dois grupos de jovens, e houve algum atrito entre eles.

Ou seja, em português corrente:
Dois gangs de criminosos organizados chegaram à praia e começaram à porrada uns com os outros.

Mas de tudo, o que mais me deixou perplexo foi o que vi a seguir:

Não aconteceu nada. Os jovens apenas chegaram à praia e começaram a “RETIRAR” algumas coisas.

Ou seja, em português corrente:
Os gangs de bandidos chegaram à praia e começaram a roubar a torto e a direito.

Por este andar, da próxima vez que os gangs de assassinos, fizerem a sua próxima vitima nas carruagens da linha de Sintra ou nos becos da Cova da Moura, à facada (e não haja dúvida que vai haver próxima vítima), vamos ver o blog Barnabé, ou outro a dizer:

Não aconteceu nada. Apenas foi efectuada uma inocente remoção de vida, utilizando pequeno e praticamente inócuo objecto cortante.

Esta senhora Ana Drago, e outros indivíduos, de facto começam a tornar o ar irrespirável. Toda a gente vê os bandidos, muita gente já foi roubada, assediada, e até morta pelos gangs, e estas pessoas querem pintar o assassínio, o roubo, ou a violação, com palavrinhas bonitas, para fingir que nunca aconteceram. Até o arrastão virou arrastinho.

Devem achar que as pessoas são todas estúpidas, ou então cegas. A morte, passará a ser a mortezinha. O assassínio, remoçãozinha de vida, o roubo, passará a chamar-se retiradinha.

Não tarda, vamos ter o Bloco, a endossar a criação do Sindicato Nacional dos Amigos do Alheio, e a participar nas manifestações a favor da extinção da policia, porque a existência de policia, é um atentado aos direitos democráticos dos bandidos, que também têm direito ao seus postos de trabalho.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 04, 2005, 01:14:59 pm »
Toda a gente sabe que toda essa conversa de não ter acontecido qualquer arrastão tem o objectivo tentar tapar o sol com a peneira na questão tão sensível que é a racial. Se todos vós nasceram com bons olhinhos devem ter reparado que os ditos "jovens" estavam escuros mas não era do sol, ora, na AR um deputado do PP lembrou-se de invocar a questão de Carcavelos (sem sequer mencionar as raízes dos "jovens") e de imediato essa menina Ana Drago rotulou o deputado de racista e xenófobo, ao que o deputado respondeu e muito bem, "Quando se fala de bandidos não-brancos, somos apelidados de racistas, afinal de que lado está? Dos bandidos? Ou da gente honesta?".
Para quem ainda não tinha aberto os olhos sobre este partido de drogados e terroristas de esquerda, com estas e outras talvez se apercebam.
"History is always written by who wins the war..."
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7276
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 04, 2005, 02:10:18 pm »
Ainda me lembro quando no Canal 2, aos domingos, Ana Drago "comentava" a "realidade" portuguesa e mundial. Espantado, perguntava eu para os meus botões: quem é esta garota que manda estes bitaites?
O que é que ela tem de especial?
Ela é filha de quem?
Quem é esta dondoca e porque é que lhe deram e dão tanto tempo de antena?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

fgomes

  • Perito
  • **
  • 475
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 04, 2005, 06:04:45 pm »
O que é mais engraçado é que estes indivíduos, levam vidas bem burguesas e em completa contradição com as ideias que defendem...
Quanto aos meios académicos, como bem observa o Luso, têm bastante influência desta área política. Será por isso que é tão difícil à Universidade estabelecer colaboração com a sociedade civil?
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7276
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 04, 2005, 06:31:09 pm »
Sem ter dados para generalizar apenas posso dizer nas relações que tive com 3 universidades diferentes indicam que o Professor Universitário tende a cultivar ou a imagem ou a ideia pura, refugiando-se num mundo à parte onde a sua pretensa superioridade de príncipe perfumado do conhecimento não é exposta perante a realidade.
Isso vê-se bastante em Planeamento: demasiada ênfase nos "desfavorecidos"; nas "políticas inclusivas"; na "integração de minorias"...
- E os outros?
Mentalidade de escravo, como diria Nietzsche.

Portanto, como convencer um empresário que quer coisas diferentes e úteis que funcionam e que sejam baratas que tem que dialogar com alguém com pouco sentido prático?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 05, 2005, 02:14:43 pm »
Citação de: "fgomes"
O que é mais engraçado é que estes indivíduos, levam vidas bem burguesas e em completa contradição com as ideias que defendem...


 8) Que ofensa para "Chico" Louçã esse grande representante do proletariado, filho de um Almirante bastante conotado com o anterior regime, que após uma vida de grandes sacrifícios (de estudante a professor universitário foi só dificuldades) que é hoje, por motivos óbvios devido ás suas origens e ao seu passado proletário, um digno representante das classes mais desfavorecidas.

O Homem quando fala é com conhecimento de causa. :wink:  8)
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

Pantera

  • Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 08, 2005, 04:26:13 pm »
E agora ainda vamos ter que levar com a nova lei da nacionalidade.

Em relação ao artigo está de facto bem escrito,é pena que o povo não o leia,e aprenda alguma coisa com ele.

*

Moi

  • Membro
  • *
  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Julho 08, 2005, 11:16:58 pm »
Já cá faltava a prosa bufa de quem quer respirar ar saudável, de preferencia com a ordem e o respeito dos outros tempos, aquele em que um certo senhor estava em todas as esquinas (e devia voltar a estar para alguns, dizem...)... blá... blá... e o diabo a quatro...

Enfim... vale a pena lembrar certas coisas...

Como o PP, por exemplo, o partido que desde o 25 de Abril menos propostas de lei, ou alteração às mesmas, apresentou na assembleia da República... sendo por isso o que menos contribui para a efectivação da Democracia...

Já agora é o mesmo que na noite de 20 de Fevereiro ficou indignado por tamanha votação na Esquerda, e nos partidos a que eles chamam de radicais, nenhum outro país civilizado e da Europa o tinha feito, dizem eles, ou melhor disse o Paulinho da Feiras, o que comandava um partido (re)criado por si que desde o seu abandono se eclipsou...

Ou seriam eles «jovens urbanos e intelectuais que se acham melhor que o país»... Nã....  :roll:

Eles que arregaçavam tanto as mangas... por falar em arregaçar... então e os professores de barbas compridas que falam dos amanhãs que cantam... pelos vistos eles devem saber algo que os outros não sabem...

Talvez os outros, os que pensam saber o que são os amanhãs que cantam, saibam que o Amanhã que canta era uma música francesa sobre a juventude ... e que por acaso um comunista a caminho do cepo disse «morrerei pelos amanhãs que cantam»... o que ficaria imortalizado para... a direita...

A mesma que passa e repassa a canção como sendo um manual de qualquer tipo, ou uma corrente filosófica de qualquer indole... mas que na realidade não justificam... como em muitas outras coisas...

(O Batista Bastos fez a papinha toda na sua última coluna de opinião... no jornal de negócios... vale a pena ler...)

Mas se esses professores politicamente correctos e efeminados sabem do que falam, que não se calem as suas vozes a cada esquina, ao menos isso.. que estes não esperem a queda de uma cadeira qualquer...

Quanto ao Francisco Louçã filho abastado de um Almirante... bom... seria melhor dar a notícia da nova paternidade ao homem, já que ele continua a pensar que era filho de pessoas humildes... e que vivia numa casa onde não havia televisão... dai o seu gosto pela leitura... como ele explicita numa entrevista, dada esta semana curiosamente (a actualidade dos factos é de facto hilariante...) na revista do correio manhã, ou do diário de notícias (por aí...) deste Domingo...

Quanto á Ana Drago... De facto aí concordo com a sua falta de qualquer coisa... mas e terão os forunistas capacidade para ler as outras opiniões e factos... os mesmos que desmantelam a tese dos 500 marginais... para 40 ou 50...

São dezenas o que é preocupante, mas seria de esperar que um tão elevado grau de escolásticos não fosse nas cantilenas da comunicação social sensacionalista... alguma da qual dias depois apresentou novos números... os mesmos dos relatórios policiais, «espionais», etc... e o Camandro...

Ou nesse capítulo, também farão parte da multidão hululante de seguidores??

AI JASUS.. isso é que não...  e Jota Cristo os livre de coabitarem com as demais alminhas que são guiadas pela Televisão, pois eles sim sabem de tudo...

Como alguém disse... Fica-se em maus lençóis quando começamos a ver o inimigo como queremos... e não como ele é... (esses drogados de uma figa...)

A não ser que a realidade os atrapalhe...

GORA EUSKADI ASKATUTA
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7276
(sem assunto)
« Responder #10 em: Julho 08, 2005, 11:36:44 pm »
Olhem amigos: temos entre nós Prado Coelho!
Seja bem vindo, Doutor!

Ilumine estas pobres almas obscurantistas e retrógradas!
Brilhe para nós que todos agradecemos!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Moi

  • Membro
  • *
  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Julho 08, 2005, 11:53:53 pm »
Uma ressalva...

40 ou 50 deliquentes «assaltantes»...

Outra ressalva, a medicina não é a minha especialidade... nem tão pouco a iluminação das almas... Nem de SR-71 chegaria a tais «alturas» ou a tão brilhante estrela...

Quanto ao Prado Coelho... ainda não cheguei a tão proveta idade...
Talvez por isso não mostre saudosismo pelo quer que seja.

Mas longe de mim querer entrar em conversa restrita a um grupo de «amigos»...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7276
(sem assunto)
« Responder #12 em: Julho 09, 2005, 12:05:52 am »
Deixe-se dessas coisas, oh Moi!
Se está aqui considere-se um dos amigos! :wink:
Ou não lhe agrada a companhia?
Desde que respeite Portugal por mim está em casa...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Moi

  • Membro
  • *
  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Julho 09, 2005, 12:11:23 am »
Perfeitamente.
Por alguma coisa participo num fórum que Defende «algo» (Portugal).

Por «falar» nisso tive uma ideia para um Tópico.