A-7P CORSAIR - os acidentes

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TOMKAT

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« Responder #30 em: Novembro 12, 2005, 12:33:47 pm »
Citação de: "psychocandy"
Citação de: "TOMKAT"
Recordo com alguma saudade o "rugido" das passagens dos A7.

Vivo relativamente próximo de Monte Real, e o som da passagem dos A7
faz parte do meu imaginário.
(apaixonado desde tenra idade por aviões  :wink:
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Cabeça de Martelo

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A-7
« Responder #31 em: Novembro 12, 2005, 01:43:31 pm »
Eu lembro-me bem como era quando eles passavam por cima da minha escola, a criançada parava de fazer tudo só para plhar para os bichos!
Não era um avião particularmente bonito, mas vai ficar sempre na minha memória o som daquela máquina de guerra!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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« Responder #32 em: Novembro 12, 2005, 05:37:30 pm »
Citar
Não era um avião particularmente bonito...


Por isso os americanos lhe chamaram SLUF, Short Little Ugly Fellow! :D


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TOMKAT

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« Responder #33 em: Novembro 12, 2005, 06:59:39 pm »
Esta semana (terça-feira) um F16 pregou um susto nas zonas da
Marinha Grande e da Batalha ao quebrar a barreira do som
"por breves segundos" segundo fonte da Força Aérea. :)

O F16 andava em exercicios segundo a mesma fonte.
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pedro

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« Responder #34 em: Novembro 12, 2005, 07:11:13 pm »
devem ter tido um susto :lol:
 

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TOMKAT

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« Responder #35 em: Novembro 12, 2005, 11:01:11 pm »
Citação de: "pedro"
devem ter tido um susto :lol:


Tão assustados que houve inúmeros telefonemas para bombeiros e afins para saber da causa dos "estrondos".

Parece, segundo fontes da Força Aérea, que não ouve estragos materiais.
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PereiraMarques

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« Responder #36 em: Novembro 12, 2005, 11:05:06 pm »
Há uns anos é que um Tornado da "Luftwaffe" fez uma rázia supersónica sobre a Vila de Monte Real partindo todos os vidros. A conta seguiu para a "Luftwaffe", que pagou tudo...

Cumprimentos
B. Pereira Marques
 

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« Responder #37 em: Novembro 13, 2005, 05:52:11 am »
Citar
Há uns anos é que um Tornado da "Luftwaffe" fez uma rázia supersónica sobre a Vila de Monte Real partindo todos os vidros. A conta seguiu para a "Luftwaffe", que pagou tudo...


Não terá sido um F-15E da USAFE que estava num exercício por cá...?


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Charlie Jaguar

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« Responder #38 em: Novembro 13, 2005, 12:19:15 pm »
Citação de: "p_shadow"
Não terá sido um F-15E da USAFE que estava num exercício por cá...?

Também estou curioso em saber mais sobre este incidente supostamente envolvendo um Tornado alemão.

Que eu tenha conhecimento, os dois últimos incidentes supersónicos envolvendo aeronaves estrangeiras ocorreram em 1996. Em Outubro desse ano, durante o curso TLP que decorria em Monte Real, um F-15E da 48th FW passou acidentalmente a barreira do som sobre o concelho de Pinhel, distrito da Guarda, a cerca de 12.500 pés de altitude. Os estragos foram de monta e a tripulação norte-americana recebeu guia de marcha para voltar à RAF Lakenheath.

O segundo incidente supersónico envolveu um F-16A belga da Esquadra 31 "Tigers" a 27 de Maio de 1996. A aeronave (que se encontrava na BA11 no decurso do Tiger Meet) necessitava efectuar experiências de motor para colocar de parte a hipótese de avaria. O problema é que o piloto belga levou o seu caça a passar a barreira do som a uma altitude inferior à recomendada, ao largo da costa alentejana (mais precisamente entre Grândola e Santiago do Cacém) cerca das 14h30. Ao que a FAP apurou, o F-16 da Esquadra 31 violou as regras ao executar o teste supersónico a uma altura inferior à estipulada e assim causou um enorme susto às populações locais que julgaram ter sido outro caça que se havia despenhado, ao exemplo do que sucedera com um Hawk T.1 da RAF no dia anterior na BA11 no decurso das comemorações do aniversário da Força Aérea.

Salvo-erro já este ano, os nossos dois F-16 de QRA tiveram que passar a barreira do som sobre o Alentejo e a uma relativa baixa altitude dada uma "emergência" com um võo comercial que se encontrava a sul de Faro. A FAP não quis esclarecer o porquê do sucedido apenas dizendo que "teria havido necessidade disso dado o teor da mensagem do comandante da aeronave civil em apuros".  :wink:
« Última modificação: Novembro 13, 2005, 04:12:43 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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TOMKAT

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« Responder #39 em: Novembro 13, 2005, 03:42:33 pm »
Uma pergunta para os mais informados?
Qual a altitude mínima para um avião militar, mesmo em exercícios, ter autorização para ultrapassar a barreira do som?

Sei que há zonas/corredores específicos para ese efeito.
 :?
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« Responder #40 em: Novembro 13, 2005, 06:57:10 pm »
Este "episódio" do Tornado já aconteceu à vários anos, para ai no principio da década de 90. Veio publicado no Correio da Manhã, que apesar de não ser um grande jornal, é dos jornais diários que trata melhor assuntos relacionados com a defesa e as forças armadas...Quanto aos pormenores não posso garantir nada, porque apenas tenho a notícia de memória...Por outras palavras, eu não estou a tentar "engrupir" o pessoal aqui do fórum...esta notícia e os respectivos pormenores é apenas o que me veio à memória...

Cumprimentos
B. Pereira Marques
 

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psychocandy

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« Responder #41 em: Novembro 14, 2005, 02:16:50 pm »
Ja aconteceram varios, um deles nos anos 90 com os nossos na altura novos F-16, um outro com os F-15E em pinhal novo(ou uma terra com um nome parecido) e mais recentemente ah cerca de 2 semanas outra vez com os nossos F-16 :p
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Charlie Jaguar

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« Responder #42 em: Novembro 14, 2005, 09:20:04 pm »
Citação de: "psychocandy"
Ja aconteceram varios, um deles nos anos 90 com os nossos na altura novos F-16, um outro com os F-15E em pinhal novo(ou uma terra com um nome parecido) e mais recentemente ah cerca de 2 semanas outra vez com os nossos F-16 :p

Com os nossos F-16, a primeira destas ocorrências deu-se no final de 1994 ou 95. Como era necessário testar o motor P&W F-100-PW-220 de um determinado caça - e a área no mar reservada para esse efeito encontrava-se debaixo de muito mau tempo, algo que poderia colocar em risco o salvamento do piloto caso este se tivesse que ejectar - optou-se por efectuar o teste sobre a zona de Monte Real, a uns 12.000 metros de altitude.

Segundo a FAP, o "sonic-boom" foi mais perceptível para as populações locais dada a velocidade do vento ser bastante elevada nas camadas superiores da atmosfera. Caso contrário não teria havido grande problema. O caso com o F-15E deu-se sobre o concelho de Pinhel, distrito da Guarda.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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typhonman

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« Responder #43 em: Setembro 11, 2009, 07:44:52 pm »
 

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s0lb3rg

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« Responder #44 em: Setembro 11, 2009, 10:41:56 pm »
A-7,uma grande máquina??, não vejo onde,a parelha de alerta durante algum tempo foi constituída por esta aeronave, e em caso de intercepções os aviões comercias tinham que abrandar!Acho que foi a pior parelha de alerta que Portugal teve!
Enfim, são só opiniões!