Primeiro-ministro britânico ameaça sair da União Europeia

  • 16 Respostas
  • 5434 Visualizações
*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7443
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-862
Re: Primeiro-ministro britânico ameaça sair da União Europei
« Responder #15 em: Janeiro 24, 2013, 12:40:32 pm »
Isso é o que pensam alguns senhores da City de Londres.
É verdade que há uma parte da elite britânica que defende uma ligação maior com os Estados Unidos e com os países da Comonwealth. Basicamente, a mesma coisa que nós fazemos relativamente ao Brasil e aos países africanos.

O problema é que a City, onde se maneja parte da economia mundial, não está realmente em contato com o resto do Reino Unido e não se apercebe dos problemas. É claro que com uma visão muito mais liberal dos negócios que o resto da Europa, os britânicos absorviam parte do choque, mas num mundo cada vez mais concorrencial, se a União Europeia de um momento para o outro decide fechar as fronteiras, como é que os ingleses vão ficar se estão de fora ?

Fora da União Europeia, a Grã Bretanha fica fora das salas onde se decide o que se vai fazer. Por muito que a City de Londres queira ser o 51º estado, a verdade é que o primeiro ministro britânico tem assento nas reuniões da União Europeia, mas não tem assento - nem vai ter - nas reuniões do governo americano.

Portanto, para condicionar de alguma forma uma economia de grandes dimensões (Norte-americana ou Europeia), os britânicos só podem influenciar a Europa.
E mais uma vez, isso é algo que os políticos britânicos entendem, mas as elites financeiras da City não percebem.

Outra coisa que não entendem, são os problemas que poderão advir para a própria existência do Reino Unido como o conhecemos, quando se aproxima um referendo na Escócia, sendo que os dirigente escoceses já avisaram que não pretendem sair da UE.

Para os países da Europa, os problemas são para os que dependerem mais ou menos da economia britânica. Os turistas britânicos no Algarve poderiam ser afetados, e as exportações poderiam ressentir-se. Mas os países da UE precisam menos da Grã Bretanha que a Grã Bretanha precisa da UE. por cada libra que exportam para a América os ingleses exportam cinco para a União Europeia.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5407 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7062/-9428
Re: Primeiro-ministro britânico ameaça sair da União Europei
« Responder #16 em: Fevereiro 18, 2013, 06:18:51 pm »
Metade dos britânicos quer sair da União Europeia
Uma sondagem publicada pelo "Financial Times" mostra sentimento "antieuropeu" a crescer.
Luísa Meireles
10:54 Segunda feira, 18 de fevereiro de 2013



Só um em cada três britânicos votaria pela manutenção do Reino Unido na União Europeia, revela hoje uma sondagem publicada pelo "Financial Times".

Segundo os dados, se o referendo sobre a permanência do país à União Europeia anunciado pelo primeiro-ministro David Cameron para 2017 se realizasse amanhã, 50% dos britânicos votariam pela saída, 33% a favor e 17% não sabem ou não votariam.


O jornal comenta que estes resultados revelam que o sentimento anti-Bruxelas está a aumentar no país.

Quando David Cameron anunciou a realização do referendo, no final de janeiro - uma ideia apoiada por 50% dos eleitores - disse que seria capaz de convencer o eleitorado dos méritos da decisão de ficar, se fosse renegociada a relação do Reino Unido com a União Europeia.

UE não é prioridade

Mas dos que pretendem a saída, apenas 12% disseram que em caso de renegociação do estatuto mudariam de opinião, ao passo que 41% mantiveram que não mudariam o seu ponto de vista.

A sondagem revela que, mesmo preocupados com a situação económica do Reino Unido, apenas 31% dos britânicos pensam que ela ficaria mais fraca fora da UE; 34% acham que o seu país não beneficia de todo com a adesão.

A UE, revela a sondagem, é apenas a 14ª prioridade (em 15) para os britânicos. A saúde, educação e o crescimento económico são as três primeiras preocupações.

A sondagem foi realizada pela Harris Interactive, abrangendo 2114 adultos, entre 29 de Janeiro e 6 de Fevereiro, logo após o discurso de David Cameron.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/metade-dos-brit ... z2LHA76iui
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas