Armas ligeiras: Modus Operandi

  • 176 Respostas
  • 44594 Visualizações
*

Death Angel

  • 47
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Dezembro 29, 2008, 03:16:53 pm »
Tyr se não for indescrição...é militar em que unidade???  :amazing:
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Dezembro 29, 2008, 03:44:37 pm »
Actualmente sou militar de engenharia, e mais não digo, para poder falar à vontade.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #17 em: Dezembro 29, 2008, 06:11:53 pm »
Citação de: "tyr"
ou seja é mais provavel sermos atingindos por um projectil quando estamos em pé (quer em movimento quer parados, obviamente que este ultimo permite o tiro ajustado do inimigo) do que deitados.

Sim. Isso é obvio. Mas se ficarmos paradinhos deitadinhos é que também não é nada bom.

Citação de: "tyr"
parece que não consigo fazer ver que um cenario de combate numa linha da frente é extremamente diferente, de um cenario limitado, do tipo policial, golpe de mão, emboscada ou escaramuça (apesar de nestes as taticas usadas para combate numa linha da frente, poderem ser utilizados).

Sim eu sei que estou habituado a combater em unidades pequenas. Mas quem não está??!! A maior parte do pessoal não faz treino com mais de 20 pessoas na nossa equipa.

Citação de: "tyr"
E num deslocamento num cenario destes, o pessoal não deve permanecer em pé muito tempo, ou seja o tempo que se faz o deslocamento é para levantar, sprintar (e quando digo sprintar é 3 ou 4 passos) e amandar nos para o chão (usando uma das tecnicas ensinadas, ou se a fadiga ja for muita, ao calhas).

Eu sei perfeitamente que não podemos estar em pé muito tempo. Eu estou a dizer exactamente o mesmo.
Mas desde o tempo que se levanta , dá uns 3 ou 4 passadas em sprint na direcção dejada,até que se deita outra vez dá perfeitamente para mudar o carregador.

Citação de: "tyr"
é que numa assalto a uma posição, teremos algumas metrelhadoras a despejar, algumas dezenas ou centenas de homens a despejar as espingardas, e disparam ou ao calhas na direcção geral da nossa força ou contra o que vêm a mover-se. E do nosso lado temos pessoal a fazer fogo supressivo, para ver se o IN não consegue fazer tiro ajustado.
e uma coisa importantisima que se esquece é do factor Fadiga, que é uma limitação enorme, para alem do medo e do stress inerentes a uma situação dessas.


Não me esqueci de nada disso. Sei bem o que é não ter forças nas pernas depois de 15min a disparar instensivamente, a resgatar companheiros feridos, etc, etc.
Uma coisa é certa a arma continou sempre a trabalhar como deve ser. É esta que me salva a mim e aos outros. Posso me levantar e correr mais devagar mas o fogo devastador na direcção do inimigo continua sempre. E tudo o que tem a ver com ela funciona a mil à Hora. As perninhas é que talvez já não. Eh!Eh!
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Dezembro 29, 2008, 11:13:30 pm »
Citação de: "tyr"
e ultimo espião, com fogo automaitico, consegues cortar a linha de deslocamento de um individuo, mas acertar num alvo diminuto que se encontra no chão (e a disparar na nossa direcção) torna se mais dificil.


O mesmo pode ser dito sobre as duas situacoes!!!
Agora explique-nos como e que algo parado e presa mais dificil do que algo em movimento?
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Dezembro 30, 2008, 12:32:49 am »
Aqui a questão não tem a ver com o parado ou o movimento, pois o tiro ajustado é muito reduzido (o que existe é quantidades monstruosas de tiro sem precisão, granadas a rebentar, estilaços a voar, muito fumo), numa situação de combate, o que interessa é o tamanho do alvo, e se o que vemos desse alvo se encontra com o capacete, o rosto parcialmente protegido pela própria arma então mesmo que o atingamos os danos serão potencialmente mais moderados. Para alem de numa situação de stress em que existem muitos alvos potenciais, o instinto normal leva a disparar contra o que se move em deterimento do que esta estacionario, sobretudo quando este esta colado ao chão e apresenta um alvo muito reduzido (mais uma vez saliento que me refiro a uma situação de combate dito convecnional), se tiver mascars, para se esconder mais verdade se torna, pois estamos escondidos entre movimentos/disparos.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #20 em: Dezembro 30, 2008, 12:51:45 am »
Citação de: "tyr"
Para alem de numa situação de stress em que existem muitos alvos potenciais, o instinto normal leva a disparar contra o que se move em deterimento do que esta estacionario, sobretudo quando este esta colado ao chão e apresenta um alvo muito reduzido (mais uma vez saliento que me refiro a uma situação de combate dito convecnional)...

Engraçado que eu atiraria precisamente ao que está paradinho e que não dá trabalho nenhum é só virar para lá a mira. E nem que seja ao pezinho que estava exposto. Basta por lá um tiro que ele vai-se mexer logo, ou não! Eh!Eh!
Nos relatórios da Normandia os soldados que se chegaram à frente foram os que mais se safaram. Os que ficaram paradinhos ficaram mesmo paradinhos.

Citação de: "tyr"
...se tiver mascars, para se esconder mais verdade se torna, pois estamos escondidos entre movimentos/disparos.


O que chama máscaras é protecão ou apenas esconderigio??
E se estamos escondidos e preferencialmente com protecção entre movimentos melhor ainda se torna para trocar de carregador e voltar logo ao combate por trás da protecção.
Assim não perde tempo.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #21 em: Dezembro 30, 2008, 12:57:19 am »
Citação de: "oultimoespiao"
Citação de: "tyr"
e ultimo espião, com fogo automaitico, consegues cortar a linha de deslocamento de um individuo, mas acertar num alvo diminuto que se encontra no chão (e a disparar na nossa direcção) torna se mais dificil.

O mesmo pode ser dito sobre as duas situacoes!!!
Agora explique-nos como e que algo parado e presa mais dificil do que algo em movimento?


Eu não sou atirador, mas esta conversa de andar a correr de um lado para o outro em combate dá-me calafrios :?
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #22 em: Dezembro 30, 2008, 01:04:38 am »
Citação de: "tyr"
e se o que vemos desse alvo se encontra com o capacete, o rosto parcialmente protegido pela própria arma então mesmo que o atingamos os danos serão potencialmente mais moderados.


Tem de ver mais ferimentos de balas.
A arma não o protege nada, balas atrevessam armas a brincar. O capacete talvez se tiver sorte.
E se for atingido não há danos moderados. Uma bala fura e fura muito.
E o as placas traumaticas estão só no peito e costas, não protegem a cavidade entre a omoplata e a clavicula que é só dos piores sitios para levar um tiro.
Já para não falar que as pernas estão completamente expostas com a parte mais irrigada para cima.

Estar deitado é sem duvida bom, mas não por muito tempo.

A palavra chave é "MOVE, fire and Manouver". Fogo rápido e letal, sair da mira do inimigo, reposicionar e fazer tudo de novo .
« Última modificação: Dezembro 30, 2008, 01:09:21 am por ACADO »
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #23 em: Dezembro 30, 2008, 01:07:19 am »
Citação de: "Lightning"
Eu não sou atirador, mas esta conversa de andar a correr de um lado para o outro em combate dá-me calafrios :?


Não tem comparação...
Para isso no tempo de Napoleão então...

Se voltassemos a esse tempo o melhor seria mesmo rezar e correr muito. Mas lá está, correr muito. Ah!Ah!
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Dezembro 30, 2008, 09:44:37 am »
ACADO, por acaso eu estou a falar de uma coisa que em portugues se chama fogo em movimento (não vale a pena usar nomenclaturas de uma força maior que a nossa que perdeu militarmente uma guerra numa frente, enquanto nós ganhamos uma outra guerra militarmente em pelo menos duas das frentes, apesar de politicamente a acabarmos por perder).
O deitado que eu digo, não é ficar estacionario. é sim ficar deitado a dar cobertura aos que avançam, que por sua vez nos hão de cubrir a nós.
Eu estou a falar de parte da postura para assaltar uma posição entrincheirada com campos de tiro na ordem das centenas de metros (o ultimo caso de uma força ocidental fazer tal coisa que me recorde e tenha conhecimento, aconteceu na guerra das malvinas, em que duas forças militares colidiram).

E o que o lightning diz demonstra aquilo que eu me quero referir, num avanço a correr, o pessoal é ceifado (tal como acontecia nos assaltos da 1 Guerra, nos assaltos da 2ª guerra mundial, ja o pessoal só corria, quando o tinha que fazer, de resto, coladinho ao chão, e o resultado, foi menos baixas).

ACADO, deves ser uma maquina, para numa situação de combate (não estou a falar de jogos de airsoft com 20 ou 30 elementos), conseguires fazer tiro ajustado, quando à tua frente aparecerem centenas de gajos a dispararem, na tua direcção geral, fragmentos de granada a esvoaçar e a visibilidade reduzida, derivado ao fumo quer das esplosões, quer dos impactos das munições, quer de granadas de fumo lançadas pela força atacante.
os que estiverem em pé a correr, mais de 4 segundos (levantar, 3 ou 4 passos, chão), terão uma grande probabilidade de se apresentarem como alvos para uma rajada ajustada por um gajo com sangue frio, mas de resto é sorte.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

Death Angel

  • 47
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Dezembro 30, 2008, 01:23:57 pm »
Voces nao devem saber portugues! O tyr está a falar numa situaçao de FRENTE A FRENTE em que os inimigos disparam de um lado para o outro sem saberem para onde disparam...mais vale estar no chao E fazer "aqueles" sprints que O TYR mencionou  do que estar em pé e ser apanhado por balas perdidas!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #26 em: Dezembro 30, 2008, 05:07:29 pm »
Citação de: "deathangel1993"
Voces nao devem saber portugues! O tyr está a falar numa situaçao de FRENTE A FRENTE em que os inimigos disparam de um lado para o outro sem saberem para onde disparam...mais vale estar no chao E fazer "aqueles" sprints que O TYR mencionou  do que estar em pé e ser apanhado por balas perdidas!


Você é que não deve saber ler Português.
Mais vale estar no chão e fazer pequenos sprints e mudar o carregador enquanto se muda de posição.
Ninguém disse para andar em pé que nem um doido.
Só que ficar no chão a mudar de carregador é que é ficar parado sujeito a que nos apanhem. Se vai mudar de posição mais vale fazer alguma coisa de util ao mesmo tempo e voltar logo à batalha.
É simples, lógico e não é nada dificil de perceber
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #27 em: Dezembro 30, 2008, 05:23:15 pm »
Citação de: "tyr"
ACADO, deves ser uma maquina, para numa situação de combate (não estou a falar de jogos de airsoft com 20 ou 30 elementos), conseguires fazer tiro ajustado, quando à tua frente aparecerem centenas de gajos a dispararem, na tua direcção geral, fragmentos de granada a esvoaçar e a visibilidade reduzida, derivado ao fumo quer das esplosões, quer dos impactos das munições, quer de granadas de fumo lançadas pela força atacante.

Não sei o que é tiro ajustado!! Só sei o que é tiro rápido ou lento.
E não sei como é que pode falar de uma coisa que provavelmente nunca aqui ninguém deverá ter presenciado que são :
"...centenas de gajos a dispararem, na tua direcção geral, fragmentos de granada a esvoaçar e a visibilidade reduzida, derivado ao fumo quer das esplosões, quer dos impactos das munições, quer de granadas de fumo lançadas pela força atacante..."
Eu sei o que treino, que é fazer tiro, com muitos alvos, visibilidade reduzida devido ao fumo das explosões, aos cenários criados, às granadas de fumo, etc . E sei que acerto nos alvos que quero e eles estão paradinhos.
E são esses os relatórios que vêm do Iraque e Afeganistão onde o inimigo anda a treinar bastante e já não é tão mau atirador como antigamente. Quando tem oportunidade fazem tiros com bastante precisão.

Citação de: "tyr"
os que estiverem em pé a correr, mais de 4 segundos (levantar, 3 ou 4 passos, chão), terão uma grande probabilidade de se apresentarem como alvos para uma rajada ajustada por um gajo com sangue frio, mas de resto é sorte.


Nesse aspecto estamos de acordo.
Se estiver sempre a mudar de posição o inimigo não terá tanta oportunidade de lhe acertar. Até porque ele também tem de se refugiar e quando voltar ao mesmo sítio ou a outro você já lá não está.
Mas o que eu digo é para não mudar de carregador parado e deitado no chão. Isso sim tona-o um alvo fácil.
Aproveite o tempo que se mexe para o fazer. Assim não há momentos mortos e maximiza o tempo.

Quanto aos 20 a 30 elementos de airsoft, não jogo esses jogos.

Quando dizia 20 a 30 elementos dizia um treino de fogo de equipa que é muito dificil ter espaço para fazer com essas pessoas todas. Mas que se faz e é das coisas mais giras de se fazer em termos de tiro.
Mas vocês que estão no exército é que tem facilidade de fazer esses exercicios, não sou eu.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Death Angel

  • 47
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Dezembro 30, 2008, 05:39:26 pm »
Não devem mesmo perceber...Como resposta á sua "resposta" aconselho-o não a ler a bíblia mas sim aquilo tudo que o TYR disse desde o inicio do tópico que está tudo certo, é mais "saudável do que estar aqui a discutir.

 blx2x1  blx2x1  blx2x1
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #29 em: Dezembro 30, 2008, 05:46:22 pm »
blx2x1
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."